segunda-feira

Pós S.Mamede e outras histórias


E depois de S.Mamede?
Nunca me preocupei verdadeiramente com esta questão, sempre disse que depois veria, e iria decidir conforme me corresse a experiência dos 3 dígitos, e mais importante, dependia muito de como iria recuperar do esforço. Só sabia que queria abrandar, recuperar bem.
 
E agora que não vou? Decidi manter a ideia de abrandar… vou voltar ao alcatrão, menos treinos, menos horas…. vão voltar as series, as rampas em velocidade, os Fartleks, os treinos ritmados, o olhar para o relógio… já estava com saudades disto … não sei se já disse isto (talvez apenas umas 350 vezes J), mas eu não me consigo decidir entre trilhos e alcatrão … gosto dos dois, e quando ando muito tempo nos trilhos “bate” uma saudade do alcatrão e vice-versa. Estes primeiros meses de 2015 foram dedicados aos trilhos, ritmos baixos, muitas horas em movimento… venham os bpm a 175-185 durante meia hora seguida J …mas já sei, logo que começar a ler as aventuras dos outros por essas serras fora vou sentir saudades… terei sempre o meu quintal para as matar J
 
Próxima prova?
Após um ano de interregno vou voltar à Corrida de S.João no Porto, dia 14 de Junho – quero bater o meu RP nos 15km o que não me parece nada difícil, caso não aconteça nada de anormal – 1h06,09 conseguidos em 2013. Em 5 anos fiz apenas 3 provas de 15km, sempre a Corrida de S.João e nunca nas devidas condições (ou com 30º graus, ou todo empenado de uma despedida de solteiro de véspera ou ainda vindo directamente de uma lesão). É o meu pior registo a nível de RP’s em estrada. Eu acho que tenho capacidade para fazer ali qualquer coisa por volta da 1h01min. Na Corrida de S.João não deve ser possível, pois além de ter poucas semanas para apurar o ritmo, vai ser muita gente e é provável que esteja calor. Neste momento não me vou colocar nenhum objectivo especifico de tempo, apenas qe quero baixar o RP – lá mais para perto da data já saberei mais ou menos em que forma me encontro e poderei definir um objectivo pessoal pelo qual lutar.
Treinos  da semana passada
E por falar nisso, já comecei a por “lume” nas sapatilhas…na semana passada regressei às series e até fui ver o que valho em 10km. Tal como pensava, a coisa anda um bocadinho enferrujada, mas até pensei que estivesse pior:
3ª feira – 15km com 10x800m a 4,10min/km pelo meio – isto feito junto ao mar pelo passadiço de madeira na zona de Espinho, Aguda, Miramar. Fiquei cansado mas até que me correu bastante bem.
 


 
 
 4ª feira – 11km a rolar em estrada – 1 horita com 200m D+
Sábado – Queria ver se ainda conseguia fazer 10km a um bom ritmo para mim. Coloquei como objectivo mínimo os 45min.  A ideia era ir um bocadinho acima, mas tentando controlar sempre o andamento sem ir completamente ao limite – e assim fiz, depois de 1km de aquecimento sempre a subir lá me lancei nos 10km…Fiães-Caldas-Fiães …os primeiros 5km foram relativamente fáceis, talvez por uma parte do percurso ser a descer ou por eu estar fresco… abusei um bocadinho e a média chegou a estar abaixo dos 4,15min/km…. Depois comecei a ficar com as pernas pesadas… estava calor e a fonte do Parque das Caldas estava ocupado… estava com a boca seca, mas decidi não parar para não perder tempo…. Já sentia bastante cansaço e agora no retorno tinha que gerir muito bem o ritmo, pois até á entrada em Fiães iria apanhar duas subidas, que não sendo nada de outro mundo, a estes ritmos massacram… e assim foi…. baixei um pouco o ritmo e a coisa foi-se fazendo…. Cheguei a 4,22min/km e quando tudo voltou a ficar mais ou menos plano decidi atacar… deu-me uma daquelas artimanhas de motivação … “quero baixar os 4,20min/km” … e lá saí disparado para os últimos 2km e cheguei aos 10km com 4,18min/km … 43,09min aos 10km… nada mau para quem não faz nada disto à meses J …. Tenho uma boa base para começar o “trabalho” J Para dar seguimento nas próximas semanas…
 
Meia Maratona de Cortegaça
Ontem realizou-se mais uma edição (31º) da Meia Maratona de Cortegaça. É a minha Meia Maratona preferida, feita no local onde eu faço muitos dos treinos longos quando estou a preparar uma Maratona. O percurso de ida e volta entre Cortegaça e Maceda, entre Mar e Floresta, é um espectáculo. A juntar a isto uma organização “caseirinha”, mas feita com muito amor e onde não falta nada por um preço baixo. Falhei pela primeira vez desde que corro – desde que a descobri em 2011, tinham sido 4 presenças consecutivas e este anos, por muito que me custasse tinha decidido não participar, pois estaria a descansar para Portalegre. Pelo que ouvi dizer foi mais uma festa, tudo terá corrido bem. Do Cal estiveram 24 atletas presentes, com grande destaque para o Nuno Silva que fez 1h17min, de longe a melhor marca nos últimos anos (ele já tem 1h14 no CV, mas isso foi quando ele era magrinho e cabeludo J). Parabéns campeão, os Trilhos do Perneta a fazer efeito J Espero para o ano regressar a esta grandiosa Meia Maratona.

 
Trilhos do Perneta 2
Só por curiosidade – sabem o que a malta que participou “enfardou” durante e após os Trilhos?





 
100 Bananas, 80 Laranjas, 10 Bolos grandes, 25 Tomates com Sal, 10 Pacotes de Batata Frita grandes, 12 Pratos grandes de Aletria, 50 garrafões de água, 384 garrafas de água 0,33, 180 minis, 1 Balde de Tremoços, 2 sacos de Amendoins salgados, 5 garrafas de Vinho do Porto.
Tirando alguma água, uma ou outra peça de fruta e 80 Minis (não as fui buscar ao frigorifico a minha casa, se não ainda agora lá estávamos J) a malta “varreu” TUDO!!! COMER E BEBER PRÓ CARA…GO J

14 comentários:

  1. Carlos!! Que pena vou ter de não poder contar com a tua fantástica companhia no UTSM. Aqueles últimos 20kms iam ficar para a história!...
    Compreendo-te mt bem entre a estrada e os trilhos. Ando exatamente na mesma dúvida existencial. Eu adoro trilhos, mas pico-me tanto com os tempos em estrada.... :)
    Grande abraço
    Hugo Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo, é uma pena...até já tinha companhia para os últimos 20km e tudo :):):) ...paciência... mais oportunidades de palmilhar uns trilhos virão. Desejo-te a maior das forças para Portalegre ...traz de lá esse caneco :)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Lembras-te do Marco? Sim esse mesmo. Eu também sou fã, e não me importam as bocas fatelas do tipo " Ah e tal,mas tu ouves White zombie e gostas do Marco Paulo? Sim, e ...? :)

    Pois, esse rapaz tem uma música que se adapta bem a este teu dilema...
    "Eu tenho dois amores, que em nada são iguais..." :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não me lembro :) ... Marco e White Zombie estão mais ou menos ao mesmo nível ;)
      Abraço

      Excluir
  3. Ia comentar qualquer coisa, mas perdi-me na foto da aletria... :D Adoro! :)
    Sois uns brutos! Isso foi para correr ou para comer e BEBER? :P
    Beijinhos e bom regresso às séries... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... tás a ver... consolavas-te nos Pernetas... quer dizer, se chegasse a tempo aos abastecimentos :P
      ...são todos uns lambões, é o que é !!!
      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  4. Já estou como tu: ide comer e beber para a vossa freguesia!!
    Vá, vamos lá bater esse recorde na Pampi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria mais ... ide beber e comer pra Pampi que vos carregue ... nos aguardem :)
      Beijinhos

      Excluir
  5. Bela logistica!

    Mesmo um "pequeno treino" implica uma logistica bastante grande se querem que as coisas corram mesmo bem.

    Quanto ao resto...dá-lhe ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade .... não é fácil e tudo feito por carolice ... mas como quem anda por gosto não cansa ;)
      Abraço

      Excluir
  6. Bem para já , ainda estou mais f...lixado , depois de ver essas fotos dos abastecimentos !!
    Já não bastava não ter ido correr ao Perneta , agora não emborcar esses bolos e esses pratos de aletria , fiquei memo lixado !!

    Quanto ao resto , que seja um bom regresso a esses treinos mais "técnicos" eheheh...

    As corridas de estrada mais "tradicionais" e tentarmos bater os nossos RPs , é sempre um desafio aliciante... :)

    Eu estou como tu , nos 15k tenho 1hora certa de recorde , e numa prova dificil , na corrida das Fogueiras em Peniche !
    Sei que se tenta-se numa prova "normal" possivelmente conseguia baixar da hora !
    ...mas nesta fase não me move esses recordes. ;)

    Dá-lhe lume , cá estou para dar força e aplaudir o velhote perneta ! ;)
    aquele abraço
    ajb

    ResponderExcluir
  7. Ai gostas de Aletria??? Tb eu ...fui a minha mãezinha que a fez, mais pró durinho para que se pudesse cortar e comer à mão ...hmmm.... muito bom:) ...tens bom remédio, da próxima vens cá acima ;)
    Quanto aos 15km deves estar a gozar comigo, não? Estás como eu onde???? Tu tens 1h e eu 1h06 ...é 1,5km de diferença, 10% da distância :):):) ... mete-te com um gajo da tua idade páh!!! :P
    Abraço e força aí pró Oh Meu Deus (agora é só grandes provas)

    ResponderExcluir
  8. Duas coisas aconteceram ao ler este post: fiquei cansado e engordei 2 kilos! :D

    Da última vez que fui fazer 10kms para ver como estava, também me correu bem durante 5kms, depois, as pernas demasiado pesadas e perras (e andava todo dormente do lado direito), mandaram-me para uma pequena sessão de séries - 5x 800m fast/200m walk). Acabei por fazer 49minutos. Longe do meu objetivo de entrar ali na casa dos 42m.

    A meia maratona parece que teve lá um caso qualquer com um atleta de um clube mafioso. Mas, tirando isso, do que vi dos comentários da malta que lá esteve, foi uma corrida bem boa! :)

    Trilhos do Perneta, aquilo dos 2kilos! :D

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cansado? Então podes considerar treino o que é bom. Escusado era engordares 2kg ;)
      Quanto à polémica na Meia de Cortegaça, entretanto já soube o que se terá passado, fala-se em ajudas ao vencedor por parte de um colega de bicicleta (existem testemunhas) e cenas de pancadaria no fim. Mas isso não é da responsabilidade da organização ... o resto, que é o que interessa à malta do pelotão correu mais uma vez lindamente :)
      Abraço

      Excluir