domingo

Poucos mas bons - 10ª semana de Preparação


E com o treino de hoje finalizei a 10ª semana de preparação para a Meia do Porto. Daqui a 2 semanas já saberei se esta dedicação toda deu os frutos desejados ou não.

Esta semana que acabou hoje foi já de redução de km semanais, o que não quer dizer que baixasse na intensidade. Reduzi o nr. de treinos (apenas 4), não houve longo mas nos poucos treinos houve muita intensidade:

- 2ª feira – descanso

- 3ª feira – 11,1km num percurso sinuoso, com bastantes subidas e descidas bem ritmado (4,58min/km)

- 4ª feira – descanso

- 5ª feira -  16,1km com 10x400m a 3,35-3,40min/km (no total deu uma média de 4,49min/km) – este tipo de series mais curtas mas rápidas são lixadas….as primeiras 2 ou 3 ainda se fazem bem, mas depois foi a sofrer para completar a serie.

- 6ª feira – descanso

- Sábado – 15,3km – neste treino tive a companhia do meu amigo Badolas (aka José Coelho, aka Rossé Coelho quando vai a Espanha J). A particularidade prevista para este treino era um teste de 10km que deveriam ser feitos na velocidade prevista para a Meia Maratona (4,16min/km). Como precisávamos de um percurso plano fomos para a estrada florestal de Cortegaça. Depois de 2,5km de aquecimento e com as pernas presas do treino de series de 5ª feira, lá iniciamos os 10km…os primeiros km são sempre mais complicados, mas com o passar dos km ia ficando melhor…ritmo constante acima do previsto…chegados aos 5km com 20,30min viramos….o regresso foi feito mais ou menos ao mesmo ritmo, à passagem do km 7 o Badolas entrou em dificuldades, a respiração dele estava completamente descontrolada, mas foi-se aguentando – uma dor abdominal não ajudava. Eu, pelo contrário, parece que com o passar dos km cada vez ficava melhor. Ia incentivando o Badolas, confesso que lhe menti várias vezes em relação à distância que faltava para finalizar os 10km….”aguenta que está quase”….quando entramos nos 2km finais vi que ia dar para baixar os 41min, o que seria o melhor tempo de sempre nos 10km para o Badolas…o facto de ir mais preocupado com ele fazia com que eu nem desse pelo tempo passar. Quando entramos no último km apanhamos uma ligeira subida de uns 300m que neste caso faz grande mossa…o Badolas estava prestes a “estourar” mas aguentava-se (é do CAL caraças)…deixei de lhe mentir em relação à distância quando disse “bora…só mais 200 metros”….passamos a “meta” com 40,50min (4,05min/km)….grande Badolas….melhorou o melhor tempo aos 10km em mais de um minuto. Está de parabéns, nem tanto pelo tempo conseguido mas pela grande luta que travou e ganhou nos últimos 3km – vi bem o que ele sofreu (não é para qualquer um) – amigo Badolas – dia 15/9 tb vai sair novo recorde para ti. No que diz respeito à minha pessoa, impecável…dos 3 testes que fiz, foi o 2º mais rápido mas foi o que acabei melhor…sinceramente continuava naquele ritmo, não sei durante quanto tempo mas sentia-me muito bem – era a confiança que precisava para ter a certeza que fiz bem o meu trabalho nas últimas semanas. Tou pronto para a luta – venha o dia 15!!!

 
- Domingo – 13km de corrida descontraída para fazer km.
 

No total deu ca.55km, dentro do plano – poucos mas bons!!!

Na próxima semana tenho 5 treinos agendados, num total de 55-60km. Quase tudo treinos descontraídos, com excepção de 5ª feira onde farei um treino de series (8x800m a 4min/km).

Tá quase……

16 comentários:

  1. Tá quase sim senhor, e o trabalhinho está feito! Vais fazer uma excelente marca!

    As series de 400... pois...são durinhas (como outras) que que dão resultado, oh se dão! Para atletas de qualquer nível! Até para o meu! Uma pessoa faz uns treinos diferentes e nota logo!

    continuação da boa preparação e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana...vamos lá ver, daqui a exactamente 2 semanas já sei :)
      Beijinhos e boa semana tb para ti

      Excluir
  2. Estou a ver que qualquer dia és sub 20 na meia maratona (os sub 30 já estão no papo)!
    E o Badolas fez um grande treino mesmo quase lhe caindo a bolas (hi hi hi hi hi)
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até rimou :)...o meu amigo só visto, sofreu a bem sofrer mas aguentou-se muito bem...o problema dele não é ritmo, é a resistência...treina pouco ou quase nada e faz tempos para os quais eu tenho de me "matar"...se ele treinasse o que eu treino, ninguém o apanhava.
      Quanto a mim...vamos lá ver como corre.
      Abraço

      Excluir
  3. Já só faltam duas semanas??! Xiii, para onde foi o tempo?...
    Parabéns aos dois, dia 15 vai ser só bater recordes! :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa a voar....principalmente o das férias :)
      Vamos lá ver....
      Beijinhos e boa semana.

      Excluir
  4. Estás como o aço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhó Nuno por aqui...que honra!!! Obrigado....sabias que me motivas? Penso..."se este gordo consegue correr a meia em 1h14min, eu, magrinho, espadaúdo e lindo de morrer, tb tenho que conseguir!!!" ...agora que estamos entre nós diz-me..."tu cortas caminho, não cortas"? :)
      Um abraço grande Nuno, vemo-nos dia 15!

      Excluir
  5. Bons treinos! Um bocado à bruta, mas assim é que se conseguem grandes resultados!
    Tens duas virtudes fundamentais para alcançar um sucesso: vontade férrea e disciplina de treino.
    Continuação de bons treinos até à meia do Porto, agora já mais em fase de descompressão!

    ResponderExcluir
  6. Excelente semana de treinos Carlos. Estás mais do que preparado para dia 15. Agora é (como dizes), reduzir a carga, porque o trabalho está feito.
    Parabéns também ao teu amigo Badolas pelo record nos 10km.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Tiago, é verdade, penso que estou preparado...fiz o que tinha que fazer e tive a sorte de não me lesionar e de ter conseguido manter-me motivado. Agora é "esperar activamente" pelo dia 15 :)
      Abraço

      Excluir
  7. Já te disseram e reforço: a tua disciplina de treino leva-te longe. E vai levar-te longe (ou mais rápido, que é o que pretendes) no dia D!
    Eu também sou assim: se estabeleço um plano, uma meta, um objectivo... Ninguém me demove. Se ando ao sabor do vento (como agora) as coisas não correm tão bem...
    Tenho que me por na ordem. E rápido!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela, espero que sim.
      Tens que arranjar um objectivo, uma prova qualquer que te "obrigue" a treinar...logo a seguir à Meia do Porto engato na preparação para a Maratona do Porto e depois vou ter um belo e merecido período de "ao sabor do vento", que tb sabe bem (cada coisa a seu tempo).
      Beijinhos e boas corridas.

      Excluir
  8. Grande semana! Séries de 400m...brrrrrrrr as minhas "favoritas"...
    Tenho andado a ler o teu blog desde o inicio, tipo livro de corrida (até interrompi o do Killian porque "teu" era mais interessante!). Expressões como "soltar o Javali" ou "estopinhas" passaram a fazer parte do meu quotidiano(embora os meus amigos fiquem a olhar para mim com cara de interrogação). Ainda não acabei, mas uma coisa que já deu para ver, é que quando te propões a um objectivo o resultado é só um! Com todo este treino, vai ser certamente uma grande corrida!
    Um abraço e boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rui...mas tu tás bom da cabeça? A ler o Papa Kilometros desde inicio? Há cá cada maluco...masoquismo levado ao extremo :) ... muito honrado com o teu interesse, obrigado.
      O que costumo fazer (no trabalho tb), é colocar-me objectivos difíceis mas (muito importante)...realistas e atingíveis. Isto obriga uma pessoa a trabalhar/treinar para o atingir, e se por acaso não consegues é chato, mas o trabalho feito para o conseguir fez-te mais forte e mais rápido e garanto que estarás sempre melhor do que estavas antes de propores a esse objectivo.
      Grande abraço e bons treinos para a Maratona

      P.S. Eu não me responsabilizo se os teus amigos te colocarem de parte por causa do "soltem o javali" e outras pérolas do género. Tenho dito!!!

      P.S.2 - e escrever no teu blogue, não???? A malta quer saber como andam a correr os teus treinos e nada...acho que andas a ler coisas que não deves e depois não tens tempo de escrever...:D

      Excluir