segunda-feira

Meia Maratona Sportzone 2013 - um dia sim....


Preparei tudo de véspera como habitualmente, deitei-me cedo q.b. e bastante tranquilo….a noite foi razoavelmente bem dormida e às 6.30h estava a levantar-me. Check às pernas…tudo a 100% - é hoje!!!

Pouco depois estava a chegar ao ponto de encontro com a malta de Fiães e arredores, vestindo a camisola branca do CAL (equipamento alternativo)….o Gil e o Badolas perguntam: “tens a outra camisola no carro?”…..”que outra camisola?”….”não viste a mensagem do Sr.Dias ontem?”…”vi, até respondi”….saco do telelé e volto a ler a sms, que no fim diz qualquer coisa do género “…OBS: por fvr tragam o equipamento principal”….UPPSSS!!!....$$$#/&%#&%( ..decidi ir a casa mudar de equipamento, pequeno desvio de uns 20km…muito bem feito.…mania de não ler as mensagens até ao fim.



Passamos por Grijó para encontrar a malta vinda de Lamas e rapidamente seguimos viagem até ao Porto. Estacionamos no Fluvial eram 8.30h. Equipar, risota do costume e toca a ir apanhar o autocarro até à zona de Partida no Freixo. Como sempre uma grande azáfama, com milhares de pessoas, mas tudo a funcionar muito bem…sempre a chegar autocarros, encher, arrancar…próximo…encher, arranca....pouco depois estávamos na zona de partida, onde encontrei o Grenha Grenha aka Naínho, amigo com quem habitualmente tenho longas conversas nas redes sociais e que fez o baptismo de Ultra tal como eu em Maio na Geira romana. Embora tenha sido apenas a 2ª vez que estive com ele, é como se nos conhecêssemos há muito tempo.

 
 
 
Aqui ainda estava tudo fresquinho


A organização falava em novo recorde de participação, seriam 12.000 pessoas com 6.000 na Meia Maratona e 6.000 na Mini e caminhada. Também o CAL registou um recorde de inscritos numa prova com 26 elementos (16 na Meia e 10 na Mini Caminhada). Faltou apenas o Zé Miguel (devidamente autorizado) e havia a destacar as estreias de dois novos elementos pela equipa – o Hélder e o Américo (estreia absoluta em provas).




a minha lebre ...ó Gil, não foi desta, mas obrigado na mesma companheiro


Depois do habitual cafezinho, descontracção antes da prova, lá nos separamos e fomos para aquecimento. O grupo da 1h30-1h35 juntou-se para um aquecimento curto mas intenso – Eu, Gil, Tiago, Badolas e Luis Miguel. 20 minutos depois estávamos a tentar entrar no nosso curral, do Grupo B (1.30 a 1.45h) – sim, leram bem…tentar…pq não conseguimos…a porta de entrada no curral era na frente do mesmo, o que fazia com que o pessoal que ia entrando ia ficando ali na frente – é compreensível, pois não entro mais cedo para ir lá para trás não é? Uma falha grave da organização, pois tal como nós, houve muita gente a ter que ficar nos corredores laterais em cima dos passeios, fora do curral...
 
….era cá um aperto, ainda por cima estava muito calor…acho que a situação até seria perigosa…bastava os de trás começarem a empurrar que não teríamos hipóteses nenhumas de sair dali. Não entendo como pessoas tão habituadas a organizações gigantescas fazem estes erros….bastava que a entrada fosse na parte de trás dos currais…simples.

Aquela espera ali a levar com o sol em cima durante 20 minutos foi mau – estava calmo e concentrado, mas com calor e um pouco apreensivo por não estar no Curral A – ia ser complicado entrar no ritmo. A partida foi dada à hora marcada, 10.20h em ponto e felizmente não houve problemas…à medida que as pessoas iam avançando conseguimos entrar finalmente na zona da partida e mais de 3 minutos depois estava a passar o pórtico de partida e a dar inicio a esta aventura.

Pois….os primeiros kms foram complicados, um mar de gente a ocupar a estrada de um lado ao outro, que não tinham culpa de ir ali um gajo que queria andar mais rápido. Só não compreendo que haja pessoas da caminhada, que em vez de se irem colocar na zona de partida deles se metem no meio do pessoal que vai a correr….eram carrinhos de bébé, crianças, cães…enfim. Eu lá ia a seguir a minha lebre (o Gil), era por cima dos passeios, sprints e travagens, aos zigue-zagues….no meio do pelotão vejo uma camisola da Porto Runners e uma silhueta familiar (só das fotos, pq pessoalmente ainda não o conhecia)…era o Rui Pinho (Tripas&Nortadas)…cumprimento rápido e diz-me ele “anda daí, que já vais atrasado”… e ia mesmo. Pouco depois chegamos à ponta D.Luis, onde se separa o pessoal da Meia e da Mini, zona de muito público e sempre muito animada…siga para Gaia com ca. de 2,5kms feitos...tínhamos conseguido recuperar tempo e já estávamos próximos dos 4,15min/km de que necessitava, mas já com a respiração bastante ofegante e o coração a mil….pensei….isto agora estabiliza….tá bem abelha. Seguimos pelo cais de Gaia em direcção à Afurada…com os km a passar, sempre mais ou menos a 4,15min/km não conseguia estabilizar a respiração, tudo feito com muito esforço (bpm sempre acima dos 170 quando o normal seriam 160)….calor, muito calor…5km primeiro abastecimento….água e siga…. aos 7km começam a passar os primeiros que já vinham de volta da Afurada…primeiro um contingente de africanos, depois o Rui Silva e o José Moreira…ia-me tentando distrair a ver o pessoal mas todas as habituais artimanhas não estavam a surtir efeito e não conseguia estabilizar….embora fosse dentro da média que necessitava para o objectivo foi aqui que comecei a perceber que hoje não era aquele dia…estava demasiado cansado para quem levava apenas 7/8km de prova…mas insisti…até ao retorno da Afurada apanhamos umas duas ou três subidas curtas mas ingremes que fizeram o resto do “serviço”…subi bem, tentava recuperar nas descidas mas nada….10km, novo abastecimento…duas garrafas de água, metade da primeira vai pela cabeça abaixo, o resto bebo…a 2ª levo comigo como sempre faço…tento aguentar, mas 1km mais à frente tomo a decisão de acabar com aquele sofrimento pois não ia dar mesmo….”vai Gil que eu não posso”…reduzi um pouco, tomo meio gel, bebo um pouco de água e sigo a 4,30min/km…vamos lá ver se é agora que estabilizo…nesta fase ainda pensei que pudesse lutar por um recorde pessoal (1h33,03)…mas tb isso foi sol de pouca dura…um pouco antes de passar a ponte de novo para o Porto decidi reduzir mais um pouco e defini como objectivo apenas chegar ao fim, nas melhores condições possíveis, se possível sempre a correr. Depois da ponte vem a parte que eu mais detesto….ida ao Freixo para o último retorno, e foi o inferno…
 
....desgastado, cheio de calor com o sol a bater em força e com a moral em baixo, lá ia dando às pernas como um robot…os kms pareciam que não passavam….uma eternidade depois chega o retorno, mais um abastecimento (mais duas garrafas, mais mãos houvesse mais garrafas levaria comigo)…16kms….sigo com ritmos entre os 5 e os 5,15min/km….ao voltar a passar na zona da ponte vejo o Ricardo Pires a chamar por mim, mas nem consigo dar-lhe a devida atenção…entro no túnel e dá-se o mesmo fenómeno do ano passado…uma quebra inexplicável…o que vale é que são apenas uns 200m….à saída o Túnel ouço alguém a gritar por mim….”anda Carlos, estás atrasado!!!” … era o Hugo Bastos, outro amigo do FB que nunca tinha visto pessoalmente, mas com quem mantenho algumas “conversas” interessantes teclando nas redes sociais…aliás, durante todo o percurso fui recebendo incentivos do meio do pelotão e tb de pessoas que estavam a assistir….não consegui retribuir a simpatia, pelo que fica já aqui, caso sejam leitores do Papa Kilometros, o meu muito obrigado – sabe muito bem ouvir incentivos. E desculpem não ter dado retorno, mas não dava mesmo.

Passei a Alfandega e um pouco mais à frente vindo de trás passa o meu amigo Badolas …diz ele “então pá…tiveste saudades minhas?”….palhaço J. Quando se estava a preparar para ficar ali comigo dei-lhe um berro “põe-te mas é a milhas…solta-te” e ele lá foi….este meu amigo não gosta muito de andar sozinho….é que ao olhar para o relógio, vi que ele ainda ia a tempo de bater o recorde dele (não deu por pouco...20 segundos apenas). Até ao fim, ainda passou por mim o Grenha, eu ia apenas mantendo um ritmo sempre acima dos 5min/km com excepção para o último km onde acelerei um pouco tendo nos últimos 200m feito um tipo de sprint para chegar abaixo das 1h38min e consegui….1h37,51 para ser mais concreto….nada mau, mas muito longe do que tinha em mente.
 

Fiquei ali na zona de chegada a recuperar durante algum tempo…não me lembro de chegar tão estafado ao fim de uma prova, depois recebi a medalha e tentei sair da confusão para ver se ainda conseguia ver alguns colegas a chegar. Voltei a encontrar o Grenha que estava super satisfeito pois tinha batido o recorde dele (parabéns amigo, mereces). Entretanto encontrei o Gil, o Badolas, o Tiago…ficamos um pouco à conversa e iam chegando o restantes atletas. Ainda tiramos uma foto de grupo (com os que estavam) e decidimos voltar aos carros.
Olhó emplastro, todo bem disposto, nem parecia que tinha acabado de falhor o objectivo por mais de 7 min .... :)
 

A malta do CAL esteve razoavelmente bem. Todos nós estivemos, a nível de tempos, abaixo do habitual, o que é a prova que as condições da prova não eram as ideais. Destaco e dou os parabéns ao Américo, primeiro por ter concluído a primeira prova oficial dele, logo uma Meia Maratona em condições difíceis e ainda por cima abaixo das 2h…que seja a primeira de muitas:

Nome Tempo official Tempo chip Classif. Geral Class.Escalão
Nuno Silva 01:27:03 01:25:40 194 38
Tiago Poças 01:34:22 01:32:13 478 150
Hugo Fernandes 01:36:28 01:35:05 579 121
Gil Correia 01:38:25 01:35:24 692 146
José Coelho 01:39:34 01:36:20 761 242
Carlos Cardoso 01:40:54 01:37:51 837 154
Miguel Barbosa 01:41:57 01:40:38 920 128
José Moreira 01:46:11 01:44:24 1249 272
Lucidio Dias 01:52:53 01:51:33 1867 41
Luis Conceição 01:53:25 01:50:21 1910 548
Joaquim Paulino 01:55:33 01:53:32 2090 51
Américo Gomes 02:00:04 01:58:40 2531 456
Bruno Pinho 02:14:14 02:12:26 3535 991
Ernesto Carvalho 02:41:38 02:41:35 4290 113

Apenas um amigo não consegui-o concluir a prova por ter tido uma infelicidade. Um episódio que nos deixou muito preocupados e que nos fez reflectir sobre muitos pormenores que descuramos nas nossas corridas, por pensarmos que estas coisas só acontecem aos outros. Felizmente acabou por correr tudo bem, mas serviu-nos a todos de aviso. Um dia destes publico um post sobre estes pequenos pormenores tão importantes, em que a maioria de nós facilita.

Voltando à minha pessoa e a esta prova…não consegui atingir o objectivo a que me propus, mas curiosamente e ao contrário do que esperaria de mim mesmo, não fiquei muito desiludido com isto. Sei que sou capaz de o fazer, tentei, dei o máximo durante metade da distância e, embora me tivesse custado tomar a decisão de “desistir” do objectivo, sei (ainda mais agora) que foi a decisão certa….teria aguentado mais alguns kms? Sim, talvez 2 ou 3 ou mesmo 5, mas depois tinha estourado mesmo….se já assim sofri, na melhor das hipóteses teria de desistir da corrida, e isto se não me desse algo pior. A razão prevaleceu sobre o coração e é assim que deve ser. Haverá outras tentativas no futuro.

Aqui ainda alguns registos da minha corrida....

Dados gerais


Ritmo

Ritmo cardíaco....1h2min no red line


o grande culpado....
 
Ainda tive direito a um prémio especial...o Carlos Sá quis tirar uma foto comigo :)

A menina de rosa pediu-me para tirar uma foto (pensava que era comigo mas afinal era com o outro Carlos)...de castigo se quiser a foto tem que vir "busca-la" ao Papa Kilometros (sempre dá mais uma visualização) :)
 

Sobre esta prova, esta foi a minha 4ª participação consecutiva, e foi a que menos gostei (talvez por começar a ser repetitiva para mim). A prova foi mais uma vez bem organizada, tirando aquela situação ao início com o acesso aos “Currais” não tenho nada a assinalar. O percurso continua lindíssimo, e parece que cada vez tem mais público a assistir o que é excelente para os atletas, a festa é quase constante e os prémios são de boa qualidade (a T-Shirt deste ano é fluorescente, boa para se treinar à noite, e a medalha tb é bonita), bons abastecimentos, etc. Se voltar a fazer esta prova será apenas para fazer a festa, ou aproveitar para fazer um treino longo por exemplo. Foi um erro meu, pensar que poderia tentar o sub 1h30 nesta prova,  não só pelo tempo que fez (felizmente isto o homem não controla), mas muito por ser demasiada gente, muitos afunilamentos e o percurso ao contrário do que muita gente diz não é fácil…zonas empedradas, algumas subidas curtas mas ingremes que moem, e zonas expostas a vento são apenas exemplos de pormenores que fazem a diferença no fim.
 
Agora viro-me já para o próximo objectivo que é a Maratona do Porto, aliás o meu plano para as sub 1h30, servia já de base para a Maratona do dia 3/11. Por isso, os longões ao fim de semana. A minha ideia inicial era (e é ainda) baixar o meu recorde que está em 3h29…se conseguir manter o nível, acho que um tempo entre 3.15 e 3.20 poderá ser possível. Vou treinar para isso, mas uma coisa aprendi ontem…se as condições à partida não estiverem para recordes, prefiro abandonar a ideia logo de início e desfrutar a corrida.

27 comentários:

  1. Excelente descrição do percurso. Fico mesmo com inveja de não ter ido~á prova... Por vezes temos que é desfrutar da corrida e colocar para trás das costas os tempos. Estava muito calor e com tanto pessoal a correr seria dificil obter bons tempos. Boa sorte para a maratona e força aí campeão...
    Um abraço e bons Klm´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos...foi pena não teres vindo, pq é efectivamente uma grande festa e um percurso que vale a pena.
      Abraço

      Excluir
  2. Carlos,
    Primeiro: gostei muito do relato. Descritivo q.b, emotivo e sincero.
    Segundo: demonstras, além de um grande atleta que já desconfiava que o eras, que tens a capacidade e o discernimento de avaliar as tuas reais capacidades em prova. E isso é muito positivo e importante.
    Terceiro: dadas as condições, que NUNCA podem ser descuradas, acho que fizeste uma excelente prova, porque acima de tudo lutaste contra várias coisas: não só o calor, mas acima de tudo lutaste contra a frustração de a dada altura abandonares um objectivo e isso poderia ser, para muitos, o motivo suficiente para desistir. Correr em prova frustrado, desmotivado porque já não se vai conseguir alcançar o objectivo e porque se abandonou um sonho... Poderia ter sido o "fim".
    Quarto: as lições e aprendizagens que retiraste deste dia. Não só quanto à tua prestação, mas também face ao infeliz episódio que (mais tarde partilharás connosco) aconteceu ao teu colega.
    Quinto: leste o que diz a medalha? Finisher!! Ah pois é!

    Sexto: e por tudo isto acho que MEIA-MARATONA SPORT ZONE 2013 - UM DIA SIM!

    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, agradeço imenso estas tuas palavras.. soube muito bem ler isto. E tens razão...afinal foi um dia sim...vou alterar o título.
      Beijinhos e vê lá se vais treinar :)

      Excluir
    2. Para tua informação estou de saída com as sapatilhas (brrrrrrrr!!!) nos pés!! ;)

      Excluir
  3. Cá para mim fizeste a prova com o travão de mão puxado e não sabes...

    Bom relato, como sempre, que nos leva a correr a teu lado mesmo não estando lá!

    Para a próxima será melhor, e desejo-te boa sorte para a Maratona!

    P.S.: gosto da alcunha Badolas... ehehehhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luis. Olha, se calhar foi isso...mas não cheirou a queimado?

      Badolas é já de família...com esta brincadeira, já é mais conhecido que o Papa :)

      Abraço

      Excluir
  4. É mesmo assim, Carlos, há dias que apostamos tudo e sai nada e noutros, que não damos nada, sai um tempo inacreditável. Faz parte.

    Eu estive presente nessa Meia em 2008 e só tenho boas recordações. Achei-a lindíssima e um dia regressarei.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão. É lindíssima e uma festa...acho que vale a pena se for para desfrutar. Mas o melhor é participares na Maratona, assim fazes o percurso completo :)
      Abraço

      Excluir
    2. Está nos planos, só não sei o ano. Quem sabe 2014 ou 2015?

      Excluir
  5. Olá Carlos. Foi um dia "não", mas soubeste jogar com ele de forma inteligente. Nem sempre é fácil ter esse discernimento. Além disso, estava calor! Enough said! :)
    Sabes que tens dentro de ti esse sub-1h30, agora é uma questão de escolheres outro quando.
    Entretanto, valores mais altos se levantam e toda a sorte para o dia Sim da Maratona!

    Parabéns! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute. E afinal foi um dia sim...a Anabela "abriu-me" os olhos...cheguei ao fim, são e salvo e isso é que é importante.
      Beijinhos .... como podes ver estive com o teu "padrinho" para a Serra D'arga...tá quase (que inveja)...para o ano não falho (espero eu)

      Excluir
  6. 1h30m já não é para meninos...mas pelo que tenho visto dos teus treinos tens capacidade para tal...algo correu mal, é altura de analisares isso e corrigires. A verdade é que não estava á espera de te ver naquelas condicções aos 17km ( ías de rastos) mas também já me aconteceu. Devias aproveitar esse momento alto de forma para ires a Ovar fazer a Meia. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hugo, quando passei por ti estava morto. Paciência. Eu já estou inscrito em Ovar à muito tempo, mas não devo ir...a minha segunda filha nasce por essa altura. Se por acaso até der para ir, pode ser que tente...é das meias que mais gosto mas costuma estar calor. Tu vais?
      Abraço e obrigado pelo apoio

      Excluir
    2. Não estou inscrito na de Ovar...vou tentar fazer um treino na de Guimarães já no próximo domingo (fazer um teste à maquina)1h40m.

      Excluir
  7. Estás de parabéns Carlos. Fizeste um óptimo tempo tendo em conta as circunstâncias.
    Não deu, não deu. Há mais oportunidades e tu consegues sem dúvida.
    E se calhar até foi melhor assim. Não será preferível bater um recorde pessoal acabando bem e feliz?
    Agora muita força para a maratona!
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa....é como dizes, haverá outras oportunidades.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Parabéns pela conclusão da prova Carlos,
    pelas fotos a galera se divertiu bastante.
    Pena não alcançar teu objetivo mas tens outras oportunidades.
    Bons treinos para a Maratona.
    Boa semana
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ju. Da próxima corre melhor.
      Bjinhos

      Excluir
  9. Muito bom Carlos. E isto é mesmo assim: por muito bem preparados que estejamos, há sempre "n" factores em jogo e as nossas expectativas podem sair furadas...

    Importante é sabermos adequar o nosso objectivo e andamento ás circunstâncias e ainda assim tirar partido da Corrida, do ambiente, de tudo!

    Agora é pensar na Maratona, e vamos a ver se nessa nos encontramos. Vai ter de ser! Quero ver se alinho na Partida! Bem lá de trás, claro que é o meu lugar. (o que não aconteceu nesta Meia, pois por gentileza da organização tive dorsal VIP, o que por um lado até me faz sentir mal...estar ali a estorvar quem corre mais que eu, e são mais que as mães, por outro deu-me imenso jeito pois posso aquecer à vontade e poucos minutos antes do tiro entro no espaço da Partida) Claro que dentro desse espaço me posicionei o mais atras possível e lateralmente...para não ser atropelada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Maratona vamos encontrar-nos de certeza...é muito menos gente. Tás a evoluir muito bem. Bjinhos

      Excluir
  10. Quem me dera a mim, fazer 1h37 numa meia maratona. Claro que tu vales mais que isso, mas quando o corpo não quer...
    Fica para a próxima.
    A Maratona vai correr melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, podes chegar lá como eu...quando comecei fiz 1.52 (mais ou menos). Vai fazendo o teu caminho, com os treinos e provas longas chega a resistência...depois treinas a velocidade e vais ver como os tempos começam a baixar.
      Quanto a mim, ontem já treinei e senti-me muito bem...está tudo no sitio :)
      Abraço e obrigado pelo apoio

      Excluir
  11. Parabens Carlos , que belo relato , grande post ! :)

    ...quanto a isso de "recordes", sei bem o que passaste ! eu bati o meu á 15 dias numa das Meias Maratonas mais duras que por aí há (dizem os mais experientes) ;) , mas tava num dia "sim", resolvi arriscar e correu bem, como podia ter corrido muito mal !

    ...de certeza que vais bater esse teu recorde por boa margem, num dia dos tais "sim" e sem grandes "alaridos" , nem vais dar por isso :D

    ...quando corro com esses objectivos pré-definidos , a pressão de fazer um bom tempo para mim é mais um peso do que um incentivo , prefiro meter na cabeça que interessa é acabar bem , sem lesões e com alegria e saúde , depois logo se vê !

    ...por exemplo na Maratona do Porto , a minha estreia , nem posso pensar em tempos !! senão ficava já com o stress e com a cabeça em constante rotação no red-line (e eu não quero nada com o red) !! :P
    ...o meu objectivo é mesmo acabar e saborear o empeno :D

    bons treinos e boas corridas
    abraço
    AB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu tenho visto o que andas a fazer ....tás no que eu costume de chamar "numa forma estúpida" :)
      Gosto de me colocar a tal "pressão" com um objectivo claro...motiva-me. No dia em que isso me prejudicar, deixo-me disso.
      Domingo não era aquele dia...ontem treinei e senti-me super híper bem, fiquei com a certeza que tá tudo cá dentro, é só apanhar o dia certo e pimba...sai um tempo canhão.
      Não tenho dúvidas que vais fazer uma bela Maratona - tás em grande, e embora seja a tua estreia já fizes-te algumas Ultras, sabes o que são distâncias longas. Mas atenção...a estrada é diferente, e uma Maratona é um bicho difícil, é preciso respeitar...conheço muito boa gente, com grandes marcas em provas mais curtas, que não a acabaram ou sofreram a bom sofrer só para terminar. Respeitinho e vai correr bem...e lá nos encontraremos.
      Abraço e dá-lhe com força

      Excluir
  12. Anônimo7.8.14

    Já passou um ano, mas li o seu relato com muita atenção. Sinceramente, obrigado. Manuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pela atenção dispensada. Abraço

      Excluir