terça-feira

Caminhadas para os Caminhos do Tejo


Que tal este título? Bela chalaça hein? "Caminhadas para os Caminhos" é muita bom ... confessem lá ... é pena este ano não atribuírem o Nobel da literatura … depois de um músico/poeta ou poeta/músico ter ganho no ano passado, quem sabe não teria hipóteses um corredor de fim de semana/bitaiteiro … com a qualidade de textos que por aqui abundam, aliado aos erros ortográficos que aqui coloco apenas para dar uma certa graça à coisa e me diferenciar dos outros, acho sinceramente que as hipóteses seriam muitas … fica para o ano J
Mais uma semana se passou ... já faltam menos de 3 semanas para tentar a minha maior distância de sempre … rais parta o tempo que não pára um bocadinho, pelo menos podia andar mais devagarinho um isquinho (estão a ver … alguma vez viram “um isquinho” num texto literário??? … Nobel da literatura já J).
Continuo com aquela sensação de não ter feito o mínimo sequer, de estar completamente atrasado numa preparação que devia ter sido feita há meses como estou a fazer agora, mas que não fiz … nem de perto. A única vez que me propus a fazer uma aventura assim grande (o CCC ) estive meses e meses a fazer km e km, desníveis, horas nas pernas … treinei a “sério” e colhi o resultado … não só no CCC como depois posteriormente em outras provas. Agora??? Sinto-me a melhorar muito, mas precisava de mais 1 a dois meses J
Mas não os tenho … por isso só existe um caminho, seguir em frente e de sorriso nos lábios (enquanto as pernas e o corpo não começarem a “ganir”) … vamos lá agarrar o desafio pelos cornos, da melhor forma possível, usando as tácticas pernetas ….
Depois da aventura Aveiro-Granja estava curioso como o corpo ira reagir. Muscularmente até reagiu bastante bem, mas mais uma vez a nível das articulações foi um bocadinho mais complicado (mas nada de anormal). Descansei 2 dias e na 3ª feira voltei aos treinos e logo com uma Maratona de Roma a abrir, sempre nas calminhas …. ao inicio bastante solto mas a partir dos 7km com as pernas a começar a pesar, sinal que o treinito de sábado ainda estava nas pernas. Normal.

uma Maratona de Roma para abrir a semana em grande ... 


4ª descansei e na 5ª feira à noite arranjei companhia para mais um treino pelas encostas do Porto e de Gaia. Foram 17km bem porreirinhos (tirando a companhia) e calminhos onde me senti já bastante solto … nos últimos 2km decidimos abrir um bocadinho a passada e a 500m do carro deu-me uma fisgada no gémeo esquerdo, um aviso tipo “não achas que estás a abusar?” e eu abrandei …
Sempre focados na corrida ... daí os bons resultados, ou não ...

sempre que aparecia algo interessante aproveitavam sempre para parar ... não há condições

mais caminhada ...  

outra caminhada .... 

mais uma foto com ar de inteligentes (mas é mesmo só o ar) 

sim ... temos uma delegação na baixa do Porto e não sabíamos 

feito ... e bem feito ... e fez-se história ... o primeio bi-diário do Badolas ... depois de 6km de manhã ... 

mais 17km à noite ... ainda vai dar em pró o moço ... 


5ª não tive tempo para correr e 6ªfeira fui à massagem, desempenar um pouco … o gémeo esquerdo estava bastante mal tratado e merece cuidados especiais. Também não corri nesse dia e no dia seguinte também não porque novamente não tive possibilidade … há outras prioridades. 
Mas no domingo houve treino longo … ao fim do dia. Local escolhido: mais uma vez Porto e arredores. E mais uma vez com companhia, desta vez com a Dora. Saímos de Rio Tinto, seguimos até ao Freixo … marginal do Douro, Ponte Infante, Serra do Pilar, Caves do Vinho do Porto, Ponte D.Luis, Ribeira, marginal do Douro, Ponte Arrábida, Hospital Santo António, Clérigos, Avenida dos Aliados, Coliseu, Poveiros, Antas, Campanhã, linha do metro de Rio Tinto … nem sempre a correr … algumas paragens (tomar café, comer um bolito, largar um “javali” ou outro, fazer umas fotos, descobrir mais uns recantos na cidade) … muito tranquilo nos primeiros 15km para depois fazer a segunda parte sempre a correr. 30km em ca.3h40min – precisava de mais horas em cima das pernas mas foi o possível e não foi mau J

a subidinha clássica ... desta vez feita a caminhar ...



lá pelo meio descobrimos isto ... o Porto e Gaia estão em constante transformação e há sempre coisas novas por descobrir ... adorei esta arte de rua... 






muitos parabéns a esta malta ... trabalho espectacular, adorei mesmo ... 

estavam umas cores lindas de fim de dia ... 


a evolução de espécie em nova versão ... 



amigos Badolas e Zé ... vão-me desculpar a franqueza mas gostei muito mais desta companhia para treinar ... não sei porquê, não entendo ... ;) ... mas vocês não são maus de todo, um bocadinho chatos e refilões mas acho que é mesmo só isso ...

não foi mau de todo .. 
 


Esta semana ainda vou dar carga a estas pernocas que já pedem clemência, para depois nas duas últimas semanas reduzir a uns “joggings” e carregar baterias. No feriado haverá um último treino longo, talvez no Quintal dos Pernetas para ser diferente … umas 5 horitas em cima das pernas seria o ideal. Veremos. Faltam 53km para chegar aos 300km em Maio – é desta J


TIC, TAC, TIC, TAC


11 comentários:

  1. Já pensaste tomar algum suplemento de Condroitina e Glucosamina para as articulações? Há uns tempos experimentei e gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ... não tomo absolutamente nada de suplementos já faz uns anos. Talvez esteja na hora ... obrigado pela dica, vou informa-me melhor.
      Abraço

      Excluir
    2. Olha, mas não querendo ser desmancha prazeres, mas...sabes o que ajuda mesma na prevenção de dores nas articulações e comigo funcionou comprovadamente? Reforço muscular..ginásio..just sayin' ehehe

      Excluir
    3. Não foi comigo mas tomei há uns tempos e os joelhos pareciam que se queixavam menos.

      Estão outra vez a ganir, se calhar...

      Excluir
    4. Filipe ... eu sei :( ... mas nãooo apeteceeeeee ... um dia, quem sabe um dia ... e afinal já tomei Glucosamina há um anito atrás, prescrito pela médica de família ...
      Hélder ... deve estar na hora :P

      Excluir
  2. Bom, este comentário tem que ser muito rápido. Apenas para dizer que foram bonitos treinos numa bela cidade e não te preocupes com a comparação CCC pois tu és diferente do que é normal para os outros atletas.

    Tchau, tenho que ir! Um abraço e bom resto de preparação

    ps - Se estás intrigado com a minha pressa, é que vou reunir assinaturas para te propor ao Nobel da Literatura 2019. Tu mereces! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... agora fizeste-me rir :) ... eu nem falo sueco nem nada ... mas tenho um ano para aprender :P
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Apenas fiquei preocupado com o "overtraining" do Badolas.

    Bidiário???? De bidé ou duas vezes???

    Tu vê lá se metes juizo no moço.

    Não treinaste, treinasses, agora é acenar e sorrir :).

    Esse do treino no Porto parece ser giro mas o pouco que conheço daquilo não é plano e eu agora só faço treinos de desnível zero, de resto é cansativo, o que acaba por ser maçador.

    Boas férias.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também eu ... além disso está a decepcionar toda uma legião de fieis seguidores da filosofia de treino que implentou há uns anitos. Mas desde esse treino não voltou a correr, ainda ontem não apareceu ... teve uma noite anterior difícil diz ele ... tudo normal portantos, foi só um momento de loucura ocasional :)
      No Porto plano só junto ao Rio e Mar ... mas não tem tanta piada, e fazendo assim as subidas nas calmas (leia-se, quase sempre a caminhar) não cansa nadinha :)
      Obrigado :)
      Abraço

      Excluir
  4. Mais uns treinos e depois é manter esse espírito!
    Força para a empreitada!

    ResponderExcluir