terça-feira

Trilhos dos Pernetas 2.5 - o Dia P (take 2)


(só queria frisar que isto são os Trilhos dos Pernetas vistos pelos meus 4 olhinhos, apenas isso)

Depois de apanhar o Lobo em Espinho (o raio do alentejano é Perneta de gema e fez mais uma vez uns 800km para dar uma mãozinha  - lembram-se? “quando corre um corremos todos”) siga para o quartel-general … chegamos ainda antes das 6h e não tarda começam a chegar os outros Pernetas todos.

ganda Luis ... veio de Almodôvar e trouxe mais 5 
Começa a azáfama de imediato… quem estivesse a ver a coisa de fora, a apreciar aquelas formiguinhas todas num rodopio aparentemente sem nexo diria – “mas que raio de caos é este??? “ … a verdade é que é mesmo um “caos organizativo” mesmo típico dos tugas em geral e dos Pernetas em particular. Mas tb à boa maneira tuga as coisas vão funcionando, em cima do joelho a gente desenrasca. Haja boa vontade, e nesta malta temos boa vontade que chegue e que sobre.



Quantos são??? ... hein??? 

Um vassoura bem preparado ... ganda Zé 

Eu estava concentradíssimo em colocar os batedores nos trilhos, para fazerem cada um a sua voltinha, para verem se as fitas colocadas nos dias anteriores estavam nos sítios e reforçar uma ou outra. Confesso que as marcações eram a minha maior preocupação … é o ponto fulcrar para que a prova corra bem. Depois dos batedores saírem eu só rezava para não receber nenhum telefonema … quando não me dizem nada é sinal que tudo está no devido lugar. Não demorou 5 minutos e já tinha o Nuno Lima a ligar … “tiraram as fitas todas aqui por trás da Capela” … outra vez? Alguém as tinha tirado no dia anterior, remarcamos e tinham voltado a tirar. “Vou já para aí” .. as minhas preocupações tinham razão de ser. Já no ano passado foi naquele local que retiraram fitas por 3 vezes.
Quando lá cheguei fiquei ainda mais preocupado … não tinham tirado apenas as fitas e atirado para um canto … alguém tinha tirado as fitas e remarcado um trilho em sentido oposto da prova. Agora tinha a certeza de quem andava a fazer aquilo sabia o que estava a fazer … era cirúrgico.  E as preocupações aumentaram naturalmente. E a raiva também … muito gostava eu de saber quem é.


Cabrões de merda...

O tempo passa a voar … toda a avenida da Capela, a Escola onde temos instalado o secretariado e o Bar começam a encher de camisolas coloridas, gente bem disposta que se predispôs a vir passar o dia connosco a Canedo.
Director de Imagem e Director de Comunicação a levar o trabalho a sério ...
Sigaaa ... Cristiana - 2 participações, 2 vitórias
cá dupla.... com Mara dos Reumáticos, "presença" constante nos bitaites pela nossa página
Faltam 5 minutos para a partida do Trilho Longo e eu a chegar à zona de partida … o ambiente está 5 estrelas, muito por causa do nosso Bruno, o mais original speaker do mundo e de Lourosa tb J. O tempo está óptimo para correr, pelo que me dizem o Lobo e o Zé (acabadinhos de bater a zona mais alta dos percursos) as vistas estão desafogadas e lindas, e mais importante, todas as fitas estão no lugar onde devem estar. Discursos da praxe e às 9h em ponto ouve-se soar a primeira vez a “corneta” a gás e solta-se o primeiro pelotão de atletas …dos 125 que estavam inscritos partiram 113 (e chegaram todos).


depois dos 30km do ano passado o mano foi aos 18km e até não se portou mal :)
por falar em famelga ... a minha cunhada, e os meus papás tb vieram mais uma vez :)

15 minutos depois, também a horas partiu a malta do Trail médio e tudo correu sobre rodas. Dos 270 inscritos partiram 254 (e chegaram 252). Excelentes percentagens dito por quem sabe – a malta da lap2go.


o gajo de gaita na mão :)

Faltava a última partida, do Trail curto e da Caminhada que seria às 10h. Nesse intervalo tive oportunidade de conviver um pouco com os “convidados”. Embora os percursos tenham sido todos batidos continuava preocupado, ansioso por ver os primeiros a começar a chegar, sinal que as fitas os tinham guiado até à meta.
Mas antes ainda tivemos a partida do Trail curto e da Caminhada, que envolveu com certeza perto de 500 pessoas. Ás 10 em ponto coube-nos a honra de ser o Bininho a carregar no botão da “gaita” e colocar aquele mar de gente a descer a rampa da Capela. No trail curto partiram e chegaram 218 (em 240 inscritos) e na caminhada foi impossível controlar a quantidade de gente que fez os 8km que preparamos com todo o carinho – inscritos eram 170, na realidade e olhando à quantidade de pessoas que não levavam dorsal penso que teremos passado dos 250 J


Ganda Bininho ... é um dos nossos


Pouco passava das 10h30 e começam a chegar os primeiros dos 18km … que maquinas … de imediato relatam que há alguma confusão com fitas num local a ca.3km da meta, junto a um tanque … identificado o local o Zé segue para lá … mais tarde viemos a saber que alguém retirou duas fitas que marcavam à direita e colocou como se fosse para seguir em frente … lá está, isto é cirúrgico L … foi remarcado. Ninguém se perdeu, mas não sabemos até que ponto não poderá ter influenciado a luta pelos primeiros lugares nesta distância.
Mais tarde viemos a saber que tb no percurso dos 12km fizeram desparecer umas fitas … aí fui eu com o Lobo corrigir e remarcar … todos estes locais onde houve problemas eram já nos últimos km das provas, e sempre com estradas relativamente perto. Quem andava a fazer isto estava em movimento, provavelmente com algum tipo de veículo. 
Até ao final não houve mais problemas … com o passar do grosso do pelotão e com a presença de Pernetas que vinham de outros locais “reforçar” a zona a coisa acabou por correr bem até ao final.
Instalado na meta dediquei-me a apoiar os nossos convidados que estavam a chegar ao fim das suas provas. Os sorrisos estampados nas caras diziam tudo, grupos que fizeram a prova juntos ou que se juntaram pelo caminho a fazer a festa, outros que chegavam “solitários” mais ou menos empenados, mas todos com um sorrisinho de objectivo cumprido, o pessoal estava feliz, mesmo cansados da tareia J 




 
















 

 

olhem que tb fiz uns km ali naquela rampa final ... devia contar para os meus km mensais de treino


... e eu também estava, feliz, bem mais descansado e agora já descontraído. O feedback muito positivo começou logo ali … enquanto uns ainda chegavam outros já lhe davam nas sandes e nas minis uns 200m mais abaixo – a festa era rija no bar da escola J


 este andou comigo no secundário ... tirando a falta de cabelo nada mudou neste últimos 30 anos :P



a mais velha tb esteve presente para alegria do papá babado 




A entrega de prémios prevista para as 13h atrasou um pouco – notamos algumas pessoas impacientes o que é normal. Quem vai ao pódio aos 12km e chegou por volta das 11h já ali estava há muito tempo. Por outro lado ainda havia atletas para pódio em prova e como dizia o regulamento, a entrega dos prémios seria a partir das 13h logo que o último premiado chegasse à meta. É um caso a repensar no futuro - se houver outras. Veremos.



Prémios entregues, multidão dispersada há sempre quem fique mais um pouco … para os Pernetas não há descanso … há que arrumar tudo, entregar a quem nos emprestou, limpar, um sem fim de tarefas … vejo Pernetas por todo o lado … num canto sentado, isolado do mundo, o Paulo Melo … “Então Paulo? Cansado não é?” … nem foi preciso responder, estamos todos … estafados mas felizes, risadas, piadas … fizemos um bom trabalho!!!



Só me quero ir embora … já chega … e cheguei a casa eram quase 20h … (continua)

16 comentários:

  1. Muito bom! Números de participantes muito interessantes, parabéns! Impressionante é essa pessoa que anda a sabotar-vos a prova..o trabalho a que se deu, porra. A vossa dedicação é espetacular. Parabéns, uma vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mau não senhor, e podiam ter sido mais se tivéssemos aceite todos os pedidos que nos chegaram na última semana - mas não conseguíamos assegurar a logística. Essa pessoa ou pessoas é que não dá para entender - não existem outras provas "concorrentes" na mesma zona, não temos "inimigos" (pelo menos que se conheçam) ... não entendo. Enfim. Obrigado. Aquele abraço

      Excluir
  2. Podia dizer 1001 coisas mas só vou dizer isto:
    Nunca fiz uma prova de trail (sim é verdade), mas já sei onde me quero estrear... será certamente nos trilhos dos pernetas!
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que experimentar, seja aqui, seja num outro qualquer :) ... obrigado. Abraço

      Excluir
  3. Epah, mais uma vez, muito bom.

    É sempre bom ler estas coisas, para tentar perceber o que organizar uma prova exige e ver com outros lados o "lado de lá".

    Esse(s) palhaço(s) que anda a brincar com as fitas é que sei bem o que merecia...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Hélder ... aquele abraço

      Excluir
  4. Que trabalheira, mas sabe tão bem chegar a casa (de rastos) com a sensação de dever cumprido...
    E já deram uma coça em quem andou a brincar com as fitas??
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sabe ... :) ... não demos pq ainda não o apanhamos. Mas vai acontecer ...
      Beijinhos

      Excluir
  5. Não concordo com a frase no final "fizemos um bom trabalho".

    E não concordo pois a palavra bom é escassa. O que fizeram foi um trabalho extraordinário, roubando o escasso tempo que vos resta fora das vossas profissões e deveres. São um fantástico exemplo de união, dedicação e saudável loucura, o que mais sobressai num mundo de personalidades egoístas.

    E é por isso que eu, apesar de ser alguém pacifista, sei bem o que fazia a esse(s) sabotador(es)...

    Fantásticas fotos onde se nota muito bem a emoção e prazer dos participantes.

    Muitos parabéns! Vocês são um grande exemplo e inspiração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ohhh João ... muito obrigado pelas palavras simpáticas. É pena não fazeres trail, porque gostava muito de te ter por cá numa das edições ... acho que ias adorar este espirito. Aquele abraço, esperando que esteja tudo bem contigo

      Excluir
  6. Triste e impressionante reconfirmar que há gente feliz com o mal dos outros e pior, o provoca! Imagino as risadinhas consigo mesmo ou a contar o feito aos amigos, deve dar um gozo a raiar o clímax! Essa cena das fitas...é mesmo muito triste, como tristes devem ser as pessoas que o fazem. O que vai na cabeça das pessoas?

    De resto, desde já Parabéns a todos esses Pernetas! Missão cumprida! Parabéns! Sigo para o 3º capítulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia o que move esta gente - mas pelo que ouço por aí é um mal geral. Infelizmente...

      Excluir
  7. Mas que grandes filhos da puta! (Os ladrões das fitas, obviamente!) Mereciam um tronco de árvore pelo cú acima! Mais do que prejudicar o vosso trabalho e o bom nome da prova, estão a colocar em risco os atletas. Como podem dormir tranquilos à noite? Enfim. O vosso esforço em repor tudo a tempo e horas é de louvar. E quando apanharem esse malta, não têm uma história com alguém que vos pode emprestar uma motoserra...?

    Há em média uma quebra de 10% no ratio entre atletas inscritos e atletas que comparecem para a prova. Vocês tiveram 10.4% de atletas inscritos que não estiveram presentes no longo, 5.9% no curto e 9.2% na caminhada. A lap2go tem razão, são excelentes percentagens! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia a gente vai saber quem é ... já andamos a investigar.
      E sim, foi mesmo uma percentagem boa.
      Abraço

      Excluir
  8. Era para me inscrever no trilho curto por ser perto de casa, mas ainda tenho que melhorar a minha resistência. Fiz um trail pela primeira vez há 15 dias e gostei imenso. Quanto às fitas é absolutamente estúpido o que fizeram. Sei que no trail que fiz (foi às 15 horas que começou) durante a manhã, uma das pessoas da organização fez o percurso para garantir que estava tudo ok. Um dos maiores receios que tenho é precisamente perder-me em sitios que não conheço.

    Ainda bem que tudo correu bem. para o ano quem sabe não arrsico ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver para o ano, anda experimentar os Pernetas :)
      Tb tivemos batedores a percorrer os trilhos todos nos momentos antes da prova. Mesmo assim aconteceu ... eram 70km de percurso - impossível controlar tudo.
      Continua a experimentar vários trilhos - o que não falta é escolha :)
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir