segunda-feira

Janeiro 2016? ... perfeito!!



- 10km – 38,48min na S.Silvestre de Espinho (menos 41 segundos que o RP anterior)
- Meia-Maratona – 1.27,49 na Meia de Viana (menos 2 minutos que o RP anterior)
Estas marcas ultrapassam de longe o que tinha como meus limites. O estranho é que não segui nenhum plano nos últimos meses - posso garantir que desde a Maratona do Porto de Novembro passado que corro ao sabor do vento, tendo corrido bem menos do que nos meses anteriores:

Desde Novembro até Meados de Janeiro:
- 494km em 38 corridas (13km de média por corrida) – a média em 2015 foi de 14,32km/treino
- apenas 5 treinos ≥ 15km, e 2 acima de 20km (ambos em trilhos, um de 22 e outro de 35km). Muito pouco para quem gosta de longas distâncias como eu.


O que mudou foram os ritmos. Andei sempre cheio de vontade de dar gás, e foi assim que fiz alguns treinos a velocidade de prova. Semanas houve em que todas as 3 ou 4 corridas tinham médias abaixo dos 4,30min/km, muitas feitas com desníveis consideráveis. Comecei a ser menos “conservador” nos ritmos e deixei de ter “medo” de estourar nas provas … aliás “é até estourar” passou a ser o meu lema … se ia tipo a 4min/km na MM e me sentia bem, deixava-me ir … antes abrandava porque achava que aquilo não era para mim … não quer dizer que não esteja a gerir as minhas provas, mas tenho mais confiança nas minhas capacidades e arrisco mais.
Acho que os tempos conseguidos bastam para considerar que Janeiro 2016 foi um mês de corrida excepcional para mim. A isto posso juntar o facto de ter corrido, de forma não oficial os 15km mais rápidos de sempre (e por duas vezes em 4 dias – 1.02,44 na 4ª feira antes e 1.02,22 na própria MMV) e tb os 5km mais rápidos de que tenho registo em 19,17min (na primeira metade da S.S.Espinho).

Juntando o facto de não me ter lesionado, ter recuperado sempre bem e rápido (excepção nos dias após a MMV em que empenei como à muito que não empenava) acho que Janeiro foi perfeito. No total foram 239km em 16 corridas.
Fevereiro será diferente … a agulha está virada para os trilhos e assim se manterá até final de Agosto. A prioridade são horas ou km nas pernas, desníveis e tenho mesmo que voltar ao reforço muscular (desde Novembro que não faço nada além de correr) e voltar também à Nutricionista para me confessar (eu acho que vou levar tau tau J)… nos últimos 3 meses tem sido uma pequena “catástrofe” a nível alimentar, embora esteja a conseguir manter o meu peso acho que a massa gorda descambou … preciso de “secar” novamente pois o que me espera nos próximos meses não é brincadeira nenhuma. Para já, em Fevereiro só tenho uma prova … o Trail Santa Iria já no próximo domingo.

Vou dando noticias por estas bandas J

20 comentários:

  1. Parabéns pele brutal mês!

    Sabes, cada um de nós tem as suas especificidades. Enquanto eu, por exemplo, tenho que seguir um plano muito bem pensado e seguido à risca para lograr atingir objectivos, há quem funcione melhor ao chamado "deus dará", o que parece ser o teu caso :)

    Força para mais grandes cometimentos, seja em estrada, trilhos ou onde a ambição te levar

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Não sei, nunca segui um plano direitinho ... já o tentei muitas vezes, mas nunca o consegui levar até ao fim. Por isso não sei se funciono melhor de uma forma ou de outra.
      Grande Abraço

      Excluir
  2. Atleta de alta competição é outra coisa!
    Tu corres muito!
    Bem eu também já treinei alguma coisa mas agora estou a gozar a reforma!... :)
    Bem mesmo assim ainda fiz 402 km de "polidesportivismo" em Janeiro (bicicleta e corrida a pé) o que para um reformado da corrida (e muito deformado) não é mau!
    Mas essa coisa da provas tempos, medias etc, etc já não é para mim! Quero é gozar a minha reforma desportiva tranquilamente :)
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 402km de "polidesportivismo" tb não é nada mau, ainda por cima muitos deles bem acompanhado ;)
      O que importa é que te manténs activo e tens prazer em correr e pedalar.
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Bem acompanhado??!!! Pois só se for com a minha "namorada" Francesa mas ela até já está tão velinha! :)

      Excluir
    3. era a essa francesinha que eu me referia ... velhinha mas sabe-a toda ;)
      Aqui diz-se ...."panela velha, sopa boa" ;)

      Excluir
  3. Resumindo... estás a consolidar-te como atleta! O teu corpo já desenferrujou dos vícios da juventude e agora já se habituou a esse tratamento! Mesmo com uma perna às costas as coisas saem bem!
    Força Carlos, estás a caminho do nirvana físico! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... gostei. Nirvana físico!! Estou mais é a ficar caquético ... mas é como digo ..."até estourar" :)
      Abraço

      Excluir
  4. Grande mês de Janeiro companheiro!!! Ajudou imenso tu não andares aí preocupado com tempos nem RP ... foste para ver o que dava a prova e correu bem...estás máquina!!! Agora à tua espera está um desfio enorme!!! Da minha parte podes contar aqui com umas palavras de encorajamento!!! Abraço e Muitos e Bons Klms!!! MÁQUINA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos... sei que posso contar com o teu apoio:)
      Abraço

      Excluir
  5. Assim de repente, parece mesmo um belo mês e uma excelente maneira de começar o ano desportivo.

    Interessante o que escrreves sobre a carga e tempos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seria difícil ter sido melhor :) ... tb achei interessante, por isso é que o partilho ... tantas vezes me andei a matar durante meses para determinado objectivo, e agora saíram assim uns atrás dos outros até com alguma facilidade.
      Abraço

      Excluir
  6. Põe-te na linha, sff.
    Essa do "secar" percebo. Ando no mesmo. Na zona do tronco a coisa até está compostinha, mas o back side...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... mais vale o tronco do que nada ;) ... eu bem tento, mas depois os amigos desencaminham-me e eu sou fraco e não resisto ... mas prontos, vamos tentando :)
      Beijinhos

      Excluir
  7. Olha u carago !!
    Então ando eu a dizer á anos para largares o travão-mental , nas provas que resulta e tu não me ouvias ??? :P

    E essa "tactica" é minha... isso dos treinos sem planos e correr á maluca nesses ritmos de rps , é o meu "segredo" !! ;)

    Dá-lhe lume...

    Sim , agora meu menino , vai piar mais fino !! Acabou a brincadeira. ;)

    Muita força grande Carlos
    abraço
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e pronto ... já só faltava cá esta peça a reclamar os direitos ... Xiii ... acabou-se a brincadeira??? Isso é o quê? Um desafio? Tu sabes que aqui o Perneta não vira as costas a um bom desafio (e a uma francesinha, pizza, hamburger, Fogaça, Bola de Berlim ... tb não) ... não sei o quê, mas Game On!!! :)
      Força nisso grande Artur!!!
      Abraço

      Excluir
  8. Sim senhor! Grande mês!
    Em força para a grande aventura do ano! ;) Dá-lhe papakilometros!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!!! Força para vocês tb, S.Mamede já não está longe ;)
      Beijinhos

      Excluir
  9. Então é esse o truque para bater RPs? Correr mais rápido nos treinos? Isso parece-me uma canseira, gostava mais do truque das bolas de berlim... ;)
    E sim, reforço muscular... Se tu fizeres eu também faço! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... o cocktail explosivo é juntar as duas, correr mais depressa nos treinos e usar Bolas de Berlim como combustível :)
      Reforço muscular??? O que é isso??? .... nem me fales .. esta semana já devia ter duas sessões e até agora arranjei sempre uma desculpa para não fazer ... enfim ... andas a fazer?
      Beijinhos

      Excluir