quinta-feira

Meia Maratona de Ovar 2015 - Viva o Perneta parvo e irresponsável!!!


 
O que é que me deu no domingo passado? Como é que digo que em Ovar vou fazer um teste para a Maratona, que a ideia é fazer um treino longo e tentar fazer a meia maratona em 1,37-1,38 e faço quase 10 minutos a menos? Como é que se baixa uma das barreiras que eu tinha como sendo o meu limite assim, sem estar nos planos? ... eu digo-vos ... não faço a mínima ideia. 

A minha intenção para esta prova sempre foi fazer o tal treino longo, fazer uns km antes e depois, com uma meia maratona pelo meio, no ritmo que quero imprimir na Maratona do Porto. O que me fez arriscar num eventual RP nesta distância? Nada mais nada menos que os treinos de ritmo da semana anterior, que mesmo sendo puxadotes e em dias consecutivos, foram feitos com alguma facilidade, e as recuperações foram ainda melhores ... a cereja no topo do bolo foram os 10km de 5ª feira passada, feitos em condições climatéricas difíceis, em 43,10min, em que no fim fiquei com energia que me permitia continuar sem grandes problemas naquele ritmo... fiquei com a sensação que poderia bater o meu RP que estava em 1.33,02 ... ali foi quando se deu o “clique” e  se iniciou uma luta entre dois Pernetas:

Perneta ponderado e sensato - “calma Perneta parvo e irresponsável, já não vais para novo e o teu foco é a Maratona do Porto daqui a 3 semanas. Nem treinaste especificamente para RP e atenção à recuperação … olha que na próxima semana é a última para dar carga no físico … não te esqueças, o OBJECTIVO é a Maratona … ainda te lesionas como da última vez que tentaste um brilharete destes e deitas tudo a perder. Além disso estás com essa dorzita no joelho direito, convém não abusar.. vá, para o ano pensas em bater esse recorde … além disso o mais provável é nem conseguires, porque treinaste forte esta semana e vais sentir o desgaste na prova… deixa lá isso… vá …esquece ... beijinhos”

Perneta parvo e irresponsável – “vai chatear o cara…go, vai-te fo…PIIIIiiiiiiiiiiii … eu é que sei, porra!!! Tou numa forma estúpida e sei lá se algum dia vou estar assim outra vez … Carpe Diem ou lá como se diz!!!”

Quando dei por mim no sábado de tarde, a simular tempos numa calculadora de ritmos na net a decisão já estava tomada … vou tentar … para baixar o recorde precisaria fazer no mínimo 4,23min/km e para chegar ao meu “sonho” precisava de 4,16min/km … o único problema era o meu joelho direito, que andava a queixar-se de tal forma que na 6ª não treinei e no sábado tb não para lhe dar descanso.

No domingo de manhã voltei a um ritual do qual já tinha saudades – encontrar-me com o pessoal no Beto em Fiães … o que era um hábito em quase todas as provas, este ano tornou-se uma raridade por diversos motivos, mas principalmente por eu andar com objectivos muito diferentes do resto da malta, o que me tem levado a participar em provas diferentes da maioria deles. Sabe bem encontrar os amigos e ir junto para uma prova destas J

Já em Ovar, mais um cafezinho com o resto da malta do CAL. Não demoramos muito, pois embora a ideia fosse “atacar” o RP fui na mesma fazer uns km antes da corrida – lá está, quando o Perneta parvo e irresponsável ganha, é isto J … desde que chegamos a Ovar que chovia com alguma intensidade, contrariando as previsões que davam tempo seco durante a manhã de domingo. A temperatura estava boa para correr e muito importante, não havia vento. Apenas o Gil se juntou a mim na corridinha pré-prova … o resto do pessoal foi-se resguardar no quentinho dos carros até quase à hora da prova. Com o Gil foram 5km em amena cavaqueira … fomos fazer o reconhecimento de parte da grande recta que é a parte final do percurso da meia maratona … é uma recta comprida, com ca.2km que sobe ligeiramente de uma forma quase constante … assim no aquecimento faz-se a brincar, com 19km nas pernas em grande ritmo a história já é outra como podem imaginar e irão ver mais à frente J … o joelho queixou-se bastante enquanto as roldanas não aqueceram, mas depois normalizou … a intenção era fazer esta corridinha em ritmo lento, mas quase sempre andamos ali por volta dos 5,15min/km … voltar ao carro, mudar de camisola, colocar o dorsal, bananinha, isotónico e um gel no bucho … tou pronto!!!

Penetramos na multidão que já se amontoava na zona da partida … perto de 2.000 para a distância maior … conseguimos chegar mais ou menos a meio, e no meio daquela confusão quem ficou ao meu lado? O Paulo Serra do blogue “As aventuras do Serra”, que sigo e embora andemos nos bitaites já há algum tempo e já termos participado nas mesmas provas, nunca tínha tido o prazer de o conhecer pessoalmente … foi ali, 5 minutinhos antes do tiro de partida. Ambiente 5 estrelas como sempre nesta prova … Ovar é muito provavelmente a minha Meia Maratona preferida (com a de Cortagaça mesmo ali ao lado), adoro este tipo de provas, clássicas, (muito bem) organizadas por clubes (neste caso a AFIS) com carinho, de atletas para atletas … o que falta em grandes patrocínios é compensado com dedicação … tudo feito para que não falte nada a quem participa … impecável… é pena que não possa estar sempre presente (foi a minha 3ª participação, a última tinha sido em 2012) porque normalmente se realiza no (ex) feriado de 5 de Outubro, ou desde que deixou de ser feriado, no fim de semana seguinte. Como as minhas filhas fazem anos a 3 e 8 de Outubro, nesse fim de semana tenho sempre festa, e coisas para organizar, etc, etc… mas este ano, devido às eleições a prova foi mais tarde, dando oportunidade do Perneta voltar a estar presente em Ovar J

10,9,8… 1 … zerooooo …. e começou … primeiro paradinho, depois a passo … ca.1 minuto para passar o pórtico e colocar o cronómetro a funcionar … como sempre a fase inicial é complicada e não se consegue entrar em grandes ritmos … como sempre encosto-me à direita, tentando furar onde posso … mesmo assim o primeiro km foi feito em 4,30min/km o que não é nada mau, e a partir daí já foi possível aumentar o ritmo … os primeiros 5km são feitos no centro de Ovar, bem dentro da cidade … ora cortas à esquerda, ora cortas à direita, ora sobe ou desce ligeiramente e os pisos vão variando entre alcatrão e empedrado … aos 3,5km voltamos a passar na zona da partida/meta … já baixei a média para 4,20min/km nesta altura e vou bastante bem, com a respiração controlada e tentando manter um ritmo entre os 4,10-4,15min/km …. uns 50m à minha frente vejo o Gil e o Trigo mais ou menos ao mesmo ritmo … não quero exagerar, conhecendo o percurso sei que ca. dos 8 aos 14km vou encontrar uma zona onde poderei recuperar um pouco do tempo perdido ao inicio … não preciso de parar em nenhum abastecimento pois levo comigo uma garrafinha de isotónico …. estou tão habituado a correr com uma garrafa na mão que posso andar horas assim sem que me faça diferença … mas aproveito as esponjas, mesmo estando a chuviscar sabe bem refrescar um bocadinho a cabeça e a nuca … 7km … já estamos fora da cidade e dirigimo-nos para as rotundas a norte … desde os 5km que vou um bocado mais ofegante e mais em esforço para manter o ritmo … entretanto já passei o Trigo que ficou um pouco para trás e o Gil continua ali à minha frente, com ca.50-100m de vantagem …


Entramos na longa recta que nos leva da zona industrial, passando pela Yazaki, pelo Dolce Vita até cortar à direita para o Furadouro … são sensivelmente 4km ligeiramente a descer … era aqui que eu tinha imaginado acelerar um pouco e ganhar algum tempo, mas não consigo … consegui normalizar a respiração mas não aumentar o ritmo … vou com 4,17min/km de média o que é mais do que suficiente para baixar o meu melhor tempo, mas está longe das sub-1h30, ainda por cima porque a cada placa de indicação dos km (impecavelmente marcado, todos os km tinham placa) vejo que levo mais 120m (o que na melhor das hipóteses são mais 30segundos) … de uma forma geral vou bem e passo os 10km com ca.43min … mesmo não estando a quebrar decido tomar um gel … quando cortamos para o Furadouro a coisa melhora um bocadinho … penso que terá a ver com o facto de poder ver do outro lado da rua o pessoal que já vai entre o km 15 e 16 … grandes maquinas, ajuda a distrair …
 
 
... quando entramos no Furadouro olhei para o relógio e continuava com a mesma média de 4,17min/km … “amigo Perneta, isto ou vai ou racha” …. foi por volta do km 14 … acelerei para ritmos nas ordem dos 4,05 – 4,10min/km … no mostrador do relógio pode parecer pouco, mas depois de ter feito já tantos km garanto-vos que a sensação é que vamos a sprintar … “é até rebentar” … gosto desta faceta de Perneta parvo e irresponsável , mas só quando a coisa corre bem J …. a minha parte preferida desta prova são as 2 ou 3 centenas de metros junto à praia no Furadouro … normalmente junta-se ali um mar de gente que forma uma espécie de corredor por onde o pessoal passa no meio … os incentivos fazem com que as pernas cansadas ganhem novo alento … mas desta vez, parece que está menos gente, talvez devido à chuva … são muitos na mesma, mas quem já lá passou noutras edições sabe a que me refiro … eu curiosamente agora vou bem … 4,16min/km … estou a recuperar mas ainda não chega … entro na recta de saída do Furadouro … agora do outro lado vão os atletas que vão atrás de mim … consigo ver algumas caras conhecidas, alguns colegas do clube e amigos como o Zé Alexandre com o Badolas que vão numa desportiva a ajudar o Eduardo a baixar das 1h50 (o que foi conseguido por larga margem.. hurraaa)… quando na rotunda junto à ria, com ca.17km feitos, vejo o Zé Miguel dá-me uma satisfação enorme (vão já ver porquê) …. nesta rotunda como sempre muita gente … corte à direita … mais uma longa recta, em direcção ao último retorno … a pujança que trazia foi-se … a sapatada que dei no ritmo nestes últimos 3km permitiram-me chegar aos 4,15min/km de média … mas continuo com 120m de atraso em relação à distância que as placas indicam … as forças já não são as mesmas de à  uns minutos atrás mas não vou mal … tento resguardar-me um pouco a pensar nos últimos 2km, que incluem a tal recta longa a subir antes de entrar para a recta da meta … e sei, que para chegar aos sub-1h30 terei que arranjar algures uma forcinha extra para o último km … vou-me distraindo com o pessoal do outro lado da rua, primeiro com os que vão à minha frente, e depois do retorno com os que vem atrás de mim … antes de cortar para a tal última recta (ca.km19) passa por mim um atleta do Caldas S.Jorge e faz-me sinal para o seguir …
 
 
... primeiro digo “não, não… deixa estar que vou bem assim” …. mas numa fracção de segundo decido tentar segui-lo … foram apenas 400 ou 500m mas permitiram-me recuperar alguns preciosos segundos … 4,14min/km …. não tenho força para o acompanhar e regresso ao meu ritmo “normal” entre os 4,10 e 4,15min … já vou em grande esforço  nesta fase …. vai ser rés-vés, mas não posso perder esta oportunidade ….”luta Perneta, luta” …
 
 
... chega finalmente a última rotunda junto aos bombeiros, uma espécie de fim da subida, e entrada na recta da meta …. Já se vê o pórtico de chegada ao longe …. à minha frente vão dois atletas a puxar por uma rapariga da mesma equipa.. um grita constantemente  “anda, não desistas … vais conseguir” …. vão a puxa-la para as sub1h30 … consigo passa-los, olho para o meu relógio … tenho um minuto para chegar à meta …
 
 
... nesta altura ainda não sei se vou conseguir … largo uma espécie de sprint final, o possivel … ao meu lado um outro atleta, que deve estar a pensar que estou a picá-lo quando eu só quero é mesmo baixar a merda da 1h30 … apenas a uma meia centena de metros é que tenho a certeza que vou conseguir e mesmo festejando efusivamente o momento não baixo a guarda … 1h29min49segundos … espectacular J … 
 
não, não me cresceu o bigode nos últimos 50 metros ... infelizmente não encontrei ainda nenhuma foto minha a cortar a meta, o mais próximo foi esta ... venho lá ao fundo todo sorridente...
 
... fui invadido por uma sensação que não consigo transmitir, muito mais que satisfação , foi o cumprir de uma daquelas metas ou sonhos que me pareciam tão longínquos há uns anos atrás …. e agora estava feito e bem feito J … desta vez fiquei com os olhos molhados não pela emoção do feito conseguido, mas porque começou a chover como o caraças …. o Gil estava ali na zona da meta, tinha chegado dois minutos antes de mim … que grande regresso às provas ao fim de meio ano J … fomos juntos até ao meu carro com a firme intenção de ainda ir fazer mais uns km a rolar, mas a chuva intensa e o arrefecer do corpo fizeram-nos mudar de ideias …. Já chega por hoje (estava de regresso o Perneta ponderado e sensato) J

Meus amigos … quem ainda não veio a Ovar correr esta Meia Maratona (foi a 27ºedição) tem obrigatoriamente de a colocar na lista … é espectacular por tudo o que já descrevi mais acima. A organização é Top, caseirinha como eu gosto, não falha nada, o percurso muito variado e bom, tem muita gente a assistir, além das centenas de pessoas que vão na caminhada e nos acompanham durante grande parte do percurso … somos bem recebidos e sentimo-nos bem … os prémios são do melhor … este ano foi a T-Shirt técnica, uma sacada de brindes (bolachas, sumo, água, chocolate, etc, etc) e em vez da medalha o tradicional prato colorido, imagem de marca desta prova (este ano em bordeaux) … ahhh… esperem lá … e um PÃO-de LÓ de Ovar, delicioso doce tradicional da zona JJJ … sabem quanto custou a inscrição … adivinhem lá??? ... se vos disser que paguei 8 euros, acreditam? ...pois é verdade … muitos parabéns AFIS e patrocinadores, obrigado por tudo e até uma próxima.

Foi um belo domingo, não só pela prova, pelo resultado mas por vários outros acontecimentos que me deixaram muito feliz. Já referi o facto de ter voltado a uma prova com amigos, mas fiquei extremamente contente pelo regresso do Gil (ao fim de meio ano) e do Zé Miguel (nem me lembro da última vez que veio connosco a uma prova), assim como tive um gosto enorme de voltar a ver o Filipe em alta rotação como antigamente (há uns dois anitos que ele andava um bocadito em baixo de forma, mesmo assim sempre à minha frente J … voltou a treinar regularmente e lá está …1h22 é de outro campeonato J) … tb é um gosto ver tanta gente a correr pelo CAL , muitos que entraram à pouco tempo (belos RP’s a registar J), outros que transitaram do grupo de caminheiros como o Serafim que lhe ganhou o gosto e já baixou da 1h50 … espectáculo malta J
Uma palavrinha de agradecimento aos muitos fotógrafos presentes, que estiveram ali à chuva a tirar fotografias para nos disponibilizarem recordações únicas desta nossa "loucura". Um obrigado especial à Elisabete ... ainda não foi desta que nos conhecemos pessoalmente... vamos lá ver se é na Maratona do Porto.
Mas nem tudo foram rosas … isto é tudo muito bonito, mas aqui o V/ amigo Perneta passou o resto do domingo a gelo e pomadas no joelho direito … a coisa esteve mal parada … muscularmente impecável, mas o joelho deu-me que coçar … 2ª e 3ª ainda com dificuldades a subir escadas por exemplo, na 4ª já muito melhor e hoje de manhã fui rolar 6km para experimentar a coisa, e já não me doeu nadinha … esta semana, que seria a última semana de carga para a Maratona, vai ser uma semana a paninhos quentes … nada das series previstas e vamos lá ver se no final de semana dá para fazer um longo … vamos ter fé … não vai servir de desculpa na Maratona do dia 8/11 J … é como digo, uma coisa de cada vez, que este ano está a ser espectacular e ainda não acabou J

VIVA O PERNETA PARVO E IRRESPONSÁVEL!!!! J J J

28 comentários:

  1. PARABÉNS CARLOS!Grande relato...é isso mesmo tem que haver emoção ...com muita paixão.Eu tal como tu tb gosto muito dessa prova , corri a minha 10ª em ovar e é das minhas preferidas.Tenho aí 1h32:23 em 2008 agora a maquina anda mais lenta.Fiquei feliz pelo te rp.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Agora andas mais lento mas com a mesma paixão. Gostei de te rever.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns Carlos. Sei bem que a sensação de atingir as metas que nos propomos é fantástica. Realmente o poder da mente é extraordinário!!

    E mais uma vez excelente crónica de uma bela meia maratona!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sabes ... que grande tempo fizeste... muitos parabéns tb.
      Abraço

      Excluir
  3. Parece que acabaste por encontrar alguem equilibrio entre os "Pernetas", saiu record, dor no joelho mas não rebentaste todo!

    Estás num excelente momento de forma, notas-se e nota-se a efectiva paixão e alegria que isso te proporciona.

    No km 4 estás a cortar-te na descida, se não era sub 1:25h :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha sido isso. E sim, estou em grande forma, talvez como nunca ;)
      Abraço e obrigado

      Excluir
  4. Muitos parabéns pelo recorde! Tens uma foto espectacular (não é a do bigode) é aquela em que vais torcendo o c o l h ã o, a dar tudo por tudo! Um abraço e boa recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe.... por acaso está porreira essa foto, ali já estava em fase de luta e a falar sozinho :)
      Abraço e obrigado

      Excluir
  5. VIVA O PERNETA QUE NÃO É PARVO NENHUM POIS SÓ FAZ COISAS QUE O ORGULHAM E MUITO!!!

    Mais uma vez, Carlos, muitos parabéns! Isso é um tempo upa upa!

    E concordo a 100% contigo sobre esta Meia. Adorei tudo na única vez que estive presente. Organização, ambiente e percurso!
    Pena que fique longe, porque é obrigatória!

    Em força para o dia 8!!!!!!!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIVAAA .... hehehe ... muito obrigado João.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Viva o Perneta Parvo e Irresponsável que durante a prova foi ajudado pelo Perneta Ponderado!

    Parabéns Carlos, grande marca!

    Força para a Maratona!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Estas uma maquina e vais fazer sub3h15 no porto :) Confio em ti :)
    é sempre um prazer ler quem escreve como tu escreves! Sai do interior do Perneta :) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não me tentes que a minha versão parva e irresponsável ainda ouve e é um cabo dos trabalhos :)
      Obrigado, posso não ser um Nobel da literatura, mas o que sai da ponta dos dedos é genuíno (e um bocadinho pró parvo).
      Abraço

      Excluir
  8. Brutal! Que tempo!!!
    Venha a maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Edgar, estava a chover :):):) ... venha ela ..
      Abraço

      Excluir
  9. É isso mesmo, Carpe Diem ou lá como se diz! ;) Um bocadinho de "irresponsabilidade" de vez em quando não faz mal a ninguém (tapa os ouvidos ao teu joelho direito para ele não ler isto!!! Ihihih ;))
    Tudo vai correr bem na Maratona, tens-te empenhado e mereces!
    Boa recuperação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu tb acho que mereço .... falta saber se as pernocas e o resto do físico vão colaborar no próximo dia 8 :)
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  10. Viva o Perneta Parvo e irresponsável!!!!! =)
    Brutal Carlos! Mas ca ganda tempo!
    A tua cara nas fotos mostra bem a tua garra e determinação para bateres o RP e baixares da 1h30.

    Bem fiquei curiosa com essa Meia, vou ter que falar com o Vitor a ver se vamos lá no próximo ano experimentar :)

    Muitos parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIVAAA ... foi não foi? :) ... aquela cara foi nos kms finais... se não tivesse dado o máximo tinha falhado por alguns poucos segundos o sub1h30 ... n último km fiz 3,58min ... se ficasse na média da prova (4,13) tinha feito 1.30,04 e ficado com um melão do tamanho do mundo :) ... valeu a pena "arreganhar" os dentinhos :)
      Para o ano vai ser no dia 2/10 ... se vierem pode ser que a gente se encontre por lá :)
      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  11. Viva !!
    O joelhinho que se habitue às grandes velocidades que agora é assim :D

    Por acaso tenho que admitir que este teu blogue é o único de corrida que sigo regularmente !
    Acho inspirador e sincero alguém que mostra esforço dedicação e trabalho para atingir os seus objectivos ! ( E consegue e tudo :D )

    Não há cá treinar às escondidas para depois dizer " ah e tal, consegui e nem treinei, se treinasse é que era ... " ou aqueles posts a fazer-se de "coitadinho", aqui papam-se kilometros e sente-se bem a paixão que tens pela corrida.
    Parabéns por tudo, e até à Maratona !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... eu acho que ele não está para os ajustes, mais 2 semanas e depois prometi-lhe que ia abrandar ;)
      Muito obrigado pelas palavras simpáticas aqui sobre o meu cantinho ... não existe nada a esconder, muito menos ao nosso nível de atleta de pelotão ;)
      Grande Abraço e até à Maratona

      Excluir
  12. Parabéns!! Inveja de tudo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... inveja da boa, espero ;)
      Olha ... força para Sevilha :)

      Excluir
  13. ""não, não me cresceu o bigode nos últimos 50 metros""

    Parti-me a rir !! :)


    E sim...
    VIVA O PERNETA PARVO E IRRESPONSÁVEL !

    Parabens grande Carlos.
    Como já tu disse , ver o esforço , dedicação e sacrificio dar frutos é das melhores sensações que podemos ter.

    Bem sei o esforço que é fazer esses tempos, (e eu tenho um mais lento, eheheh) , mas sei bem o esforço e a "luta " que é...
    Principalmente para um velhote e irresponsavel como eu! (perneta não sou, é mesmo coxo) ! ;)

    E na Maratona , não tenho duvidas que vais fazer um tempo que até a ti te vai espantar ! Acredita , eu sei! ;)

    Continuação de tudo a correr bem...muita sorte.

    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... eu até acho que um bigode me ficava bem, ou não :)
      Claro que sabe bem ser recompensado ... mas olha que os treinos tb me dão um gozo do caraças (nem todos mas quase )
      Aquele abraço e tenho pena que não venhas correr ao Porto este ano ... já me estava a habituar à tua presença ;)

      Excluir
  14. Muitos parabéns companheiro...e eu gosto desse Perneta irresponsável...de vez em quando temos que arriscar mandar o bom senso ás urtigas...Abraço companheiro e agora é buscar esse RP na maratona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... obrigado Carlos. Vou tentar...
      Abraço

      Excluir