sábado

Tou pronto para Pampilhosa ...

Já fechei o tasco para esta semana – amanhã é dia de descanso, antes de entrar em estágio para o Trail da Pampilhosa, que vou ganhar de certeza absoluta, ou não me chame Anecleto J
 
Esta semana fiz apenas 3 treinos em que percorri 46km. A coisa não esteve fácil, a Isabel com uma amigdalite a antibiótico e com febre nos primeiros dias – além de ela já dormir super mal, ainda tínhamos que nos levantar de 2 em 2 horas para ir controlando a temperatura.
Apenas na 3ª feira, por volta das 23h tive um tempinho para uma corrida – foram 10km de um “Fartlek de Rampas” pelo centro de Canedo que durou 46min (4,35min/km) e teve 160m D+, divididos por 8 subidas que fui encontrando por caminho, uma mais longas e suaves, outras curtas e inclinadas … já não fazia este tipo de treino à algum tempo… gostei, mas foi durinho.
Para 5ª feira estava combinado um treino com o Badolas, em Canedo pelas 22h – no menu umas series de 800m a 4,30min/km … voltar às series com calma era a ideia, e no total queríamos fazer 15km. O azar foi tanto, que quando o Badolas chega a minha casa, além de chover começou a trovejar … ainda ficamos uns 5 minutos à conversa cá fora à espera que a trovoada passasse, mas um forte relâmpago seguido de um estrondoso trovão (até deitou a luz abaixo) fez-nos desistir do treino … aquilo estava ali por cima de nós, e costumamos passar por muitas zonas com árvores – não íamos arriscar. Paciência L Mesmo sem ter grande esperança, deixei o equipamento preparado para a manhã seguinte e coloquei o despertador para as 5.45h .. e não é que a Isabelita ajudou J
… foram 13km com 6 x 800m2 (intervalos de 400m a trote) a uma média de 4,20min/km … ao inicio senti as pernas um pouco pesadas do treino das rampas, mas depois até o fiz com alguma facilidade. Demorei 1h02 o que dá uma média de 4,47min/km com 177m D+. Uns alongamentos, banho, pequeno almoço e estava pronto para o dia de trabalho, bem disposto e com a questão da corrida arrumado … se a Isabelita, um dia, quem sabe, começar a dormir bem, é a esta hora que eu vou fazer os meus treinos J
Para hoje tinha previsto um longo … qualquer coisa entre 20 a 25km … estava um bocadinho apreensivo pelo facto de ter apenas 24h de recuperação do treino de séries. Decidi ir em ritmo de passeio de Canedo a Fiães, via Vila-Maior, Sanguedo.
esta neblina matinal acompanhou-me o treino todo... eu gosto..
 
a esta hora era a lua de um lado...
 
 
e um lindo nascer de sol do outro :) ...
 
 
ainda passei no lugar do Monte, onde viveram os meus avós maternos ... desta vez não entrei na casa..
 
 
e na Avenida de Fiães onde este fim de semana se realizam as festas da N.S. das Neves... logo à noite apareço por lá para reviver os bons velhos tempos ...
 

mas desta vez nada disto ... boca fechada moço ...
 
 
 
 
e isto muito menos ... aiiii... os churros do Isaac são tão bons... normalmente como uma dúzia deles :(
 
 
olha... pelo menos vou curtir o concerto do Augusto Canário :)
 
 
A ideia foi passar por casa dos meus pais para dar os parabéns à minha mãe que hoje faz 68 aninhos … a ideia tb foi ir pelo percurso mais difícil, procurando os desníveis e fazê-los sempre a correr … e assim lá fui... até casa dos meus pais foram ca.10,5km com mais de 300m D+ … haviam de ver a cara da minha mãe quando me viu a entrar pela cozinha dentro, de flor em punho (roubada de um vaso dela, xiuuu… isto é segredo J) a cantar-lhe os parabéns J
Muitos parabéns Mamã … venham ainda muitos e bons …
 
…aproveitei para beber, encher a garrafinha que levava e depois de meia de converseta lá me pus a caninho para a segunda parte, regresso a Canedo via Caldas S.Jorge, Lobão, Vila Maior … mais uma vez a procurar desníveis … paragem no Parque das Caldas para beber e siga … cheguei a casa muito bem … foram 23,1km com mais de 1000m de D acumulado (metade positivo) que cumpri em 2h13 (5,45min/km -e não, nunca parei o relógio :P) … impecável … tou pronto para a Pampilhosa J
Em relação ao plano alimentar que estou a seguir, a coisa anda correr bem e tenho cumprido religiosamente a penitência que me foi dada. Muita gente diz que custa mais ao inicio, outros dizem que custa mais lá para a frente … não fosse o “chamamento do Açucar” não haveria problemas de maior (as bolachas no armário da cozinha passam a vida a chamar por mim, tal como os bolos na vitrine da Pastelaria do Beto onde vou tomar café ao meio-dia, já para não falar nas sobremesas no Restaurante Mamã e por aí fora)… mantenho o nr. de refeições que fazia antes, só mudei um pouco a ementa (leia-se, existem restrições) e não sinto fome o que é excelente. Ando a dizer a toda a gente que estou de “dieta” … os que me conhecem riem-se pois sabem bem o que eu gosto de comer, e até provocam (amigos da onça J), mas também sabem que eu sou cabeça-dura e uso isso como motivação extra … é como dar a conhecer um determinado objectivo para uma prova … ajuda a motivar, embora saiba que no fundo só me interessa a mim J … quando me virem a entrar na recta da meta na Maratona do Porto, lado a lado com os quenianos a discutir a vitória vão deixar de me gozar JJJ
e amanhã é domingo e posso abusar ... lembram-se do bolinho gelado caseiro, cheio de natas, leite condensado e bolacha (e nozes... frutos secos de casca grossa posso) ... é disto que eu estou a falar ... nham..
 
Bem … agora vou ali lanchar uma folhinha de alface, meia ervilha e uma casca de ovo … bom fim de semana!!!

13 comentários:

  1. Parabéns à Mamã Papa Kilometros!

    Eu continuo a dizer que a dieta poderá custar é ao início. E digo poderá pois se estivermos com uma motivação alta para a cumprir, nem custa!

    E que lindas fotos! Correr muito cedinho pode custar mas é bem recompensador!

    Um abraço e FORÇA para o Anecleto na Pampilhosa! (e tomara que os quenianos não leiam isto para serem apanhados mais de surpresa no Porto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... os quenianos não percebem português.
      Abraço e obrigado

      Excluir
  2. Antes de mais ainda bem que a piquena já esta melhor e parabéns à mamã papa quilometros.

    Até fizeste uma corridinha para lhe dares os parabéns, que bonito ;)

    Eu também gosto muito de correr de manhã, o problemas são mesmo as noites ou melhor, como são passadas, as horas...hoje nem o despertador ajudou :( (a sério, deve ter havido falha na electricidade e as pilhas de reserva já devem ter ido ...).

    E o bolo tem frutos secos, logo podes e é saudável, tem os omegas e coiso.

    bom, Anecleto, força!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo bem o que escreves .... é assim, por isso é aproveitar quando a oportunidade surge.
      Abraço

      Excluir
    2. Eu também ando a treinar de madrugada, custa mesmo muito nos primeiros tempos, mas depois torna-se "normal"... E as vantagens são muitas!

      Ainda hoje, eram 7 da manha e já tinha o treino feito

      Abraço

      Excluir
    3. Eu sei disso Sérgio, mas quando tens uma pequena que não te deixar dormir de noite, de manhã não há força para um gajo se levantar.
      Abraço

      Excluir
    4. Compreendo-te perfeitamente!

      Mais para a frente quando ela estabilizar os sonos

      Abraço

      Excluir
  3. Carlitos, filho, tu prepara-te MESMO para a Pampilhosa!
    Olha que aquilo vai ser dureza!! E se estiver calor (como se prevê...) pode vir a ser um trail-tomba-gigantes! Faz cuidado!!! :)

    Até domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porreiro pá... assim a minha vitória terá mais valor ainda :)
      Ass: Anecleto

      Beijinhos e até domingo

      Excluir
  4. Um gajo está um tempo afastado dos blogs e perde tanta coisa ! ;)

    Ora então , sim senhor, é isso tudo e mais ainda... :P

    ...é mesmo destes posts que gosto de ler...abrangentes, divertidos, informativos, e claro com o toque de prosa do grande Carlos ! ;)

    Continuação de grandes treinos , e tudo a correr pelo melhor...

    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) "toque de prosa ..." ... não sabia que tinha disso, mas gostei ;)
      Aquele abraço e obrigado

      Excluir