quarta-feira

300km em Março e pequenas formas de me motivar


Resultado de imagem para 300 number
O mês de Março correu muitíssimo bem – foram 17 treinos de corrida, onde fiz 300km (17,65km por treino de média)…tentei privilegiar as horas de treino (foram pouco mais de 35 horas) e menos os ritmos, assim como os desníveis (quase 22.000m de acumulado, sensivelmente metade de desnível positivo). Fiz apenas uma prova, mas logo os 67km de Vila de Rei, que naturalmente ajudaram a chegar a estes números, bastante bons aqui para o Perneta J … aliás, tenho que recuar a Agosto de 2013 para encontrar um mês com mais de 300km nos meus registos (337,57km, na preparação para a Maratona do Porto, o que ainda hoje é o meu melhor registo num mês).

Mas nem tudo foram rosas J … reforço muscular, além de pernas nas subidas e descidas que se atravessaram no meu caminho, zerinhos, nada, niente, nothing, NICHTS!!! J ….para compensar, reforço alimentar é com farturinha, mas pouco daquilo que um “atleta” deve ingerir e muito daquilo que é proibido…. ando a comer que nem uma larva, com especial destaque para pão e doces …diariamente, em quantidades industriais…enfim…também temos que ter algo a melhorar no futuro, não é? J

Voltando aos 300km, não foi uma meta fácil de atingir…não sei como é com vocês, mas eu uso pequenas coisas como motivação para ir buscar aquele bocadinho extra, a maior parte das vezes não planeadas e decididas durante a corrida que estou a fazer...só a título de exemplo, entre outras:

- acabar o treino em 4,59/min em vez de 5min/km

- subir uma rampa daquelas que a gente sabe sempre a correr

- fazer a 9ª serie, mesmo que só estejam 8 no plano

- ver uma ruina, uma antena, uma casa, num alto de uma serra e ir até lá a correr

Não sei se estas pequenas coisas nos fazem melhorar no aspecto de desempenho, a nossa forma física (acredito que poderá até ser contra produtivo em alguns casos), mas a mim dão-me uma satisfação imensa quando consigo atingir estas pequenas metas auto-impostas por impulso, e um sentimento de vitória que é mais uma injecção de moral e motivação. Quando não consigo (e acontece muitas vezes), não vem mal ao mundo, pelo menos tentei, dei tudo e isso deixa-me também satisfeito.

Isto para dizer, que para chegar aos 300km tive que me motivar desta forma…a meio do mês de Março tive a noção que poderia chegar lá e fixei o objectivo. Á entrada para a última semana e meia faltavam pouco mais de 60km, por isso, seriam “peaners”. Acontece que não contava com uma última semana tão fraca e à entrada para os dois últimos dias faltavam ainda 33km…muito dificilmente lá chegaria…mas na 2ª feira fiz 26km de treino longo de estrada, a um ritmo bem rápido para a minha forma actual (4,59min/km …lá está, poderia ter sido 5min/km ou pouco mais que teria sido excelente na mesma, mas ficou mais bonito ver um 4 do que um 5 nos registos….nem que para isso tenha feito os últimos 5km a 4,37min/km e ter ficado tão empenado, mas tão empenado que não lembra o diabo J….empenado mas satisfeito)…e ontem à noite, depois de muita luta interna (vou, não vou, vou sim, que se lixe..afinal qual a diferença entre 300 e 293,7km, é páh não posso deixar passar esta oportunidade), por volta das 22h, lá me meti em cima da passadeira e a muito custo fiz exactamente os 6,3km que me faltavam (nem mais um metro)…vou ser melhor do que se não o tivesse feito? Acho que não….Isto interessa a mais alguém além de mim? Claro que não….mas que fiquei com um sorriso de orelha a orelha, ai isso fiquei J

28 comentários:

  1. Como são importantes esses pequenos nadas que nos deixam um sorriso de orelha a orelha!

    Um abraço e PARABÉNS pelos 300 Km! :)

    ps - Não sei é como consegues correr em passadeira. Experimentei uma vez e garanti que não mais. Uma tortura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Não gosto muito de correr na passadeira, mas quando não tenho outra hipótese vai mesmo assim :) ...custa o dobro (no mínimo) :)
      Abraço

      Excluir
  2. Muito km...eu que corri 200 ...estas em forma .Compreendo os teus truques de motivação também o faço e um dia vou escrever sobre isso. Abraço e continua a motivar-te a ti a a todos os que te seguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser....S.Mamede não me vai dar tréguas :)
      Obrigado....Abraço

      Excluir
  3. Esta 'posta' está a fazer-me lembrar alguém que quer fazer esta distância, em 5 ou 6 dias...
    Esquece... Não disse nada...

    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What???? Queres contar-me alguma coisa????
      Beijinhos e boa páscoa para vocês tb

      Excluir
    2. Nada, nada...
      Não disse nada.

      Boa Páscoa!

      Excluir
    3. Bem me parecia :):):)

      Excluir
  4. ahaha estou a imaginar-te chegar aos 6300 metros e parar de repente! Bom mês! Também já não tenho um mÊs de 300 há algum tempo.. Bom boost para São Mamede hein? :) Abraço e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha que foi mesmo assim....custou-me taaaaanto...
      Abraço e força para a Miut

      Excluir
  5. Faço praticamente todas essas pequenas coisas para me motivar :) ainda na quarta fiz séries e eram exatamente 8, acabei a oitava chateado porque poderia ter dado mais, então pronto siga lá para uma de bónus :p

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que não estou sozinho nestas maluquices, e que os "craques" tb fazem o mesmo :):):)
      Abraço

      Excluir
  6. Esses pequenos objectivos são muito importantes Carlos!
    E os pequenos excessos são normais. São, não são??...é que eu também ando a cometê-los... =p

    Beijinhos e que Abril seja ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe....esses excessos é que são difíceis de eliminar...
      Beijinhos

      Excluir
  7. Parabéns pelos 300! Tás fóte!

    Os objetivozinhos extra são bons motivadores! Porque não?
    A ruína, a antena,.. ainda vá! Mas se fores atrás de águias, falcões, gamos ou coelhos a coisa pode dar para o torto, tem cuidado! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso tou...tenho 3 quilitos a mais :P
      Abraço

      Excluir
  8. Um post deste no dia 1 de abril e achas que a malta vai na tua cantiga?
    Vá lá teres corrido 30kms!

    A única coisa que me faz correr mais um pouco é acabar com números certos ou engraçados, tipo: 11,11kms, 43,21 segundos, etc e tal.

    Este ano fazes 3000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apanhado :):) para ser sincero foram 300,02km :)
      Tb tenho a mania de acertar os nrs., mas só na distância...
      Não sei...acho que não chego aos 3.000km (em 2013 cheguei)...estou muito atrasado, em Janeiro fiz apenas 55km...mas vamos indo vamos vendo, pode ser que a meio do ano passe a objectivo :)
      Abraço

      Excluir
  9. Parabéns pelos 300km! Parece que este foi o mês dos gulosos os km's. :) Também ultrapassei essa barreira e fiz um dos melhores meses de sempre em termos de km's e D+. Essa dos 4:59 é tão familiar! Ainda ontem sai só para rolar um pouquinho, mas ao fim de 2km o objectivo mudou para não vou colocar no Strava um treino com média acima de 5/min!
    Ás vezes penso que em vez de corredor sou mas é um coleccionador, um coleccionador de km's! Quando nos dias de inverno, com chuva e frio, não apetece ir correr penso: e depois como fica o total mensal?!? E vou calçar as sapatilhas! :)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e retribuo os parabéns!! Somos muito parecidos :):)
      Aquele abraço

      Excluir
  10. Já estou como o Eduardo, cá pra mim isto foi treta do 1 de Abril! :P Aqui há uns dias a queixar-de do cansaço e falta de tempo e tal... e agora pimba, toma lá 300? Muito duvidoso... ;)
    Mas dou os parabéns na mesma, só para não ser mau-feitio! :)
    A minha motivação é ter de terminar os treinos sempre com números redondinhos: 10km, 15km... quanto muito 10,5 ou 15,5. Nem sempre dá... Mas quando isso não acontece fico chateada e com medo que venha daí mal ao mundo!! ihih :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tu achas que neste cantinho se brinca??? Aqui só se fala de coisas sérias!!! :)
      Obrigado ;)
      Tb tenho a "mania" de arredondar a distância - nunca te acontece estares ali ás voltinhas para fazer 15km certinhos e aquilo passa do 14,99 directamente para 15,01??? Lol...fico pior que estragado :):) manias :)
      Beijinhos

      Excluir
  11. Bela marca! Essas manias acho que todos temos um pouco. Uns mais que outros, mas também tento sempre arredondar as distâncias, ou chegar a determinado ponto. É tal como dizes, se conseguimos ficamos satisfeitos, se não conseguimos ficamos satisfeitos porque tentámos (e ficamos desertinhos de voltar a tentar). Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mais Edgar. Aquele abraço e boas corridas.

      Excluir
  12. Excelente amigo! e só por esse sorriso de orelha a orelha que nós corredores tão bem conhecemos, já valeu a pena os 6,3 kms extra :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida...mas custaram mais do que uma Meia Maratona a dar-lhe gás :)
      Abraço

      Excluir
  13. É uma marca fantástica!!! 300... fonix!
    Também sou adepto das "mini-metas"... às vezes conseguem-nos dar pequenas satisfações que, como dizes, nos rasgam um sorriso de orelha a orelha... e são estes sorrisos que nos fazem correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal quase todos temos as mesmas "manias" e ainda bem :)
      Obrigado pela visita.
      Abraço e boas corridas

      Excluir