segunda-feira

Trilhos do Perneta - até que correu bem (acho eu)



Quero começar, por onde normalmente se acaba….pelos agradecimentos.

Quero agradecer a todos os amigos, que me ajudaram a organizar este evento, e foram muitos….normalmente não se colocam nomes para não se esquecer nenhum, mas vou arriscar na esperança de que isso não me aconteça (se acontecer desculpem que não é por mal):

Samanta, Bruno Pinho, Zé Alexandre, Gil, Badolas, Filipe Fontes, Pedro Lino, Ricardo Pires, Américo, Zé Miguel, Nuno Lima, Helder Silva, Richard e Raúl Silva…..todos eles participaram activamente a correr, e de uma forma ou outra foram muito importantes para estes Trilhos do Perneta. Abastecimentos, logística, apoio durante o treino, reconhecimento dos percursos...vocês são um espectáculo!!!

Mas também houve pessoas que não correm e que ajudaram….obrigado à Ana, Isabel e João Pedro (esposa, filha e cunhado do Zé Alexandre – as espectaculares lembranças foram ideia e execução deles), à Isabel Castro (madrinha da minha Inês e grande amiga da família que nos presenteou com um bolo de canela e maça que estava delicioso), à Inês e à minha sogrinha Irene (pelo tb delicioso bolo de iogurte e por tomarem conta das meninas lá em casa para eu poder andar aí a correr)


Por fim o meu obrigado também a todos que se deslocaram ontem a Canedo para participar nos Trilhos do Perneta, e que fizeram com que passássemos uma manhã divertida, a correr e a caminhar no meio da natureza.
Pronto…espero mesmo não me ter esquecido de ninguém.

Agora, em relação aos Trilhos do Perneta….tenho que puxar a cassete atrás….à pouco menos de um mês, enviei um mail aos meus amigos corredores mais chegados, a convidá-los para um treininho aqui pelo meu quintal. As respostas positivas foram imediatas, e começaram as brincadeiras habituais, com uns a dizer que traziam as bolas de Berlim, outros o Vinho do Porto, outras ofereciam o sumo e por aí fora…a ideia inicial sempre foi um grupo restrito, tal como outros treininhos que vamos organizando.

Eu, na brincadeira, lá me pus a fazer uma espécie de cartaz alusivo ao evento e toca a colocar no blogue...
…daí a ir parar ao Facebook, começar a ser partilhado (inclusivamente pela Spiridon – embora aqui já haja “mãozinha” de um amigo que eu cá sei) foi um instantinho. Começaram a aparecer pessoas a contactar com interesse em participar e a coisa foi crescendo….eu assustei-me um pouco, porque não tenho experiência nenhuma em organizar este tipo de eventos e pouca experiência em trail…além disso, pouco mais de 3 semanas não dá para grandes organizações. Mas pronto, com a ajuda do pessoal (tão ou menos experiente do que eu) lá se organizou a coisa o melhor que se sabia – e quem dá o melhor, a mais não é obrigado.

Sei que chegamos a sábado passado com mais de 50 inscrições confirmadas, e a “sorte” é que no mesmo dia se realizou o Ultra Trail da Padela, uma prova de 10km em Aveiro, além de outros eventos aqui na zona…se não teria sido o “descalabro” pois houve muitas pessoas a dizer que gostariam de participar, mas que já estavam inscritos em outras provas. Ufa…

Do grupo faziam parte pessoas de níveis completamente diferentes. Tínhamos atletas que se estavam a estrear no Trail, pessoas que nunca tinham corrido mais que 7 ou 8 km em estrada, até atletas muito experientes, já com vasto currículo nestas andanças, atletas com participações no Campeonato Nacional de Corrida de Montanha e outros com Trails daqueles que todos nós sonhamos um dia ter no currículo. E como juntar isto num grupo só? Não sei…apenas sei, que iriamos ter 3 distâncias (dentro do mesmo percurso)…10km para os estreantes, 20km e 30km que seria a volta completa. Postos de abastecimentos e carros para trazer o pessoal de volta à casa partida aos 10 e 20km. Entre mortos e feridos, haveríamos de nos desenrascar J

No sábado ainda houve algumas desistências por vários motivos, e no domingo de manhã, à hora combinada juntou-se um grupo de ca.40 pessoas para “atacar” os Trilhos do Perneta.
Antes de iniciar, uma surpresa para todos os participantes…uma lembrança alusiva ao evento…todos os créditos, desde a ideia até à  execução foram do Zé Alexandre e da Ana (e familiares que deram uma mãozinha)….além deles só eu é que sabia disto…eu sou suspeito, mas acho que ficou fantástico, acho mesmo que melhor era impossível…tudo manufactura, cada exemplar é único….obrigado Zé, Ana e família J


 O tiro de partida foi dado às 7.40min, com 10 minutos de atraso, uma espécie de desconto de tempo para algum atleta atrasado.

Desta vez, não tenho muito para contar no que diz respeito à minha corrida …estava um pouco apreensivo, e a minha preocupação durante todo o percurso foi com o pessoal, com o percurso…queria que tudo corresse o melhor possível. Com isso não desfrutei da corrida como o faço quando vou apenas participar, o que não quer dizer que não tenha adorado a experiência.

Posso tentar dar uma ideia do percurso, com a ajuda das fotos pode ser que quem não esteve presente possa “sentir” um pouco o que vivemos ontem.

Até aos 10km – um percurso que incluía um pouco de tudo o que encontramos nas provas de trail, evidentemente em escala mais reduzida, mas tinha subidas curtas e duras, escalada, descidas acentuadas, molhar os pés….

Saídos do largo da Capela da Sra.da Piedade (Canedo), descemos pelo cruzeiro, passamos por entre umas casas e enfiamo-nos no mato para subir uma encosta de “calhaus”….parece mais difícil do que é na realidade, mas além de ser divertido coloca-nos o coração a mil….pior são os 200m que temos de correr até voltar ao alcatrão, pois é um terreno remexido, de terra muito solta e empapada da água, que cansa para caraças…

 …depois de um pouco de estrada, entramos nuns trilhos mesmo por trás de minha casa, para descer até junto a um riacho, e enfrentar a primeira subida em trilho de terra, daqueles para caminhar….curta mas ingreme…tb é aqui que se dá o meu primeiro engano…parei para tirar umas fotos e quando dei por ela, o pessoal já tinha subido o trilho até ao fim em vez de cortar à esquerda….à valentes, 200m assim a subir…estavam cheios de vontade …. Sorry J
 

…cortando à esquerda, passamos num trilho muito estreito, com mato tão denso, que nos arranhava as pernocas….tínhamos apenas 1km feitos mas já havia gente a reclamar que precisavam de levar pontos…agora, que já passou, posso confessar que me enganei e usei o trilho errado…o certo não tinha vegetação e era paralelo a este, uns 10 metros mais abaixo J

Estava na hora de descer até à ETAR de Canedo…mais um engano meu….na descida falhei um trilho…a vegetação cresceu nas últimas duas semanas…o que vale é que a malta era porreira e não levou a mal….começa bem, que vergonha, e logo mesmo atrás de minha casa J 

Chegados à ETAR estava na hora de molhar os pezinhos para atravessar um afluente do rio Inha....nada de especial para quem faz trail regularmente, mas é giro ver o pessoal  habituado à estrada ou que se está a estrear nisto do trail a pensar “WTF???”….pois é….faz parte…e estavam com sorte porque o tempo estava excelente, e molhar os pezinhos até ajudava a refrescar….haviam de fazer isso no inverno, com chuva e frio. Foi uma parte divertida.
…depois uma estrada florestal e voltamos ao alcatrão para enfrentar uma subida dura de uns 400m, que obriga a maior parte a caminhar….escusado dizer, que o grupo já ia muito partido nesta altura. Eu ia mais na frente, mas tinha o Bruno a fechar o pelotão. Depois dessa subida, voltamos a entrar num trilho, desta vez a descer até junto ao rio, para um dos pontos mais importantes do percurso
….a ponte que serviu de inspiração ao Zé Alexandre e à Ana para a nossa lembrança dos Trilhos do Perneta, numa envolvente mística e lindissima…esta ponte já teve corrimão, mas da última vez que lá tinha passado (à duas semanas atrás) estava sem corrimão, e a escorregar pra caraças…só existe uma solução segura de a passar….de quatro….foi talvez o momento mais divertido de todo o percurso…

…siga que se faz tarde, novamente a subir, por trilhos sobre pedras, algo escorregadio que iam ter novamente à ETAR, para voltarmos à estrada (todas secundárias sem transito nenhum) e enfrentar mais uma subida curta mas dura....antes de voltarmos aos trilhos, existe uma fase plana, uns 500m em que corremos por entre umas casas circundadas por campos…
...casas antigas de gente mais velha que vive do cultivo desses campos…foi nesta fase que tive uma experiência engraçada…estava eu à espera do pessoal mais atrasado, ao passar numa casa, está uma senhora agarrada à vassoura à porta da sua casa…eu vou a passo, e ouço-a a incentivar o pessoal, antes de reparar em mim…meteu conversa comigo…foi mais ou menos isto…

Ela – “isto sim, faz bem….se eu fosse mais nova!!!”

Eu – “ó senhora, nunca é tarde para começar”

Ela – “isto é uma corrida? De onde é que vocês são?”

Eu – “não…é um passeio, e somos de muitos sítios diferentes..olhe, eu sou daqui de Canedo”

A mulher larga a vassoura, vem ter comigo ao portão e dispara…

“de Canedo? De onde? Que família? Casado? Tem filhos? Vai à missa?”…pronto exagerei, mais só um bocadinho

Eu – “só estou aqui emprestado….deixe-se de conversas e venha cá mas é tirar um foto comigo”
Digam lá se eu não sou um sortudo com o mulherio. Tb não é de estranhar, bonito e simpático só podia dar em sucesso J

…pouco depois estávamos a enfrentar nova subida ingreme em terra, que obriga a caminhar, antes de fazermos uma estrada florestal que desagua em frente ao antigo infantário onde a minha Maria andou.

 Uma descida em alcatrão, e voltamos a trilhos em terra, tudo plano agora, passamos por baixo de um pontão da A32, um descampado e voltamos a uns trilhos plano que serpenteam por um floresta antes de chegar a Gião, junto à Igreja onde tem um parque onde terminava o primeiro percurso e estava instalado o primeiro abastecimento – tivemos bolas de Berlim, bolo de maça e canela, bolo de iogurte, bananas e laranjas, barras energéticas, batatas fritas, amendoins salgados, isotónico, sumos, água e vinho do Porto….neste aspecto acho que não falhou nada, ninguém se pode queixar que passou fome ou sede J


Nesta fase ficaram 9 atletas…foram quase 10km com 400m D+, que demoramos ca.1h40min a fazer…muito bom e puxadinho para quem não está habituado. Parabéns!!!

Dos 10 aos 21km – uma fase de “descanso” ao início, muito corrivel, que incluí estradas secundários para fazer ligações, passadiço ao longo do rio Uíma e uma subida dura no fim.

…foi a parte em que aconteceram alguns imprevistos.

Depois de termos saído do abastecimento 1, logo entramos em trilhos florestais, sempre plano….1,5km depois entramos na civilização em Lobão, para fazer a ligação aos Trilhos de Vila Maior…
...ritmo já bem mais certinho, sempre a correr…ca.13km, olho para trás e não vejo o pessoal que fecha o pelotão…paramos mas não havia forma de eles aparecerem…telefonema….um atleta torceu o pé e não consegue continuar….valeu-nos o Raúl, atleta de BTT que conhece aqueles trilhos…pedi-lhe que levasse o grupo até ao passadiço em Fiães, que mais tarde nos juntaríamos a eles.

Voltei para trás e não demorei muito a encontrar o resto do pessoal….o “lesionado” efectivamente estava com muitas dificuldades em pousar o pé…estávamos no meio do mato e não havia hipótese de vir ali de carro…o abastecimento 2 dois estava apenas a ca.500m, e o Helder ofereceu-se para ir com eles (o atleta lesionado e mais um amigo) até ao carro que estava no abastecimento e leva-los ao ponto de partida. Grande Hélder. O resto do pessoal que tinha ficado para trás lá seguio  viagem comigo até ao tal passadiço, onde encontramos o resto do grupo que já vinha de regresso e ao qual nos juntamos.

Esta zona do passadiço é muito bonita, sempre ao longo do rio Uíma, vai de Lobão, passando por Fiães até Sanguedo neste momento (talvez 3km???). O projecto é para continuar, ligando mais freguesias do concelho da Feira. É um investimento que vale a pena, pois dá gosto ver as pessoas que se deslocam ali para fazerem desporto…correr, caminhar….espero que continue a crescer.

Voltando aos Trilhos do Perneta, percorremos todo o passadiço até Sanguedo, para depois voltarmos aos Trilhos florestais, agora sempre a subir durante 1,5km…durinha esta parte…..antes de descer até à fonte onde estava instalado o abastecimento 2 com ca.21,5km feitos.

Aqui ficaram mais 12 atletas.

Dos 21km até aos 30km – esta fase inclui a “Dª Amelia” e é quase sempre a subir….tudo o que desce sobe, por isso…

Esta última fase começa com a Dª Amélia….quem gosta de trail, gosta deste bocadinho….são ca.900m de distância, sempre em trilho de terra batida, num estradão que foi aberto para passagem de condutas de gás….uma primeira descida muito acentuada, bastante técnica, ideal para quem gosta de “destravar” a mota…passar um riacho, engatar logo numa subida ingreme pa caraças, voltando a uma descida ao fundo da qual se enterram os pés em lama coberta por relva…quem for demasiado rápido arrisca-se a ficar sem as sapatilhas….para voltar a enfrentar uma subida ingreme, curta mas dura até uma central eléctrica…a Dª Amélia tira o fôlego a qualquer um….
….depois foi fazer ligações por trilhos e alguma estrada secundária por Vila Maior até voltar a Canedo…quase sempre a subir. Aqui lembro-me das de já levar as pernas pesadas…no sábado anterior tinha andado a fazer a última parte do percurso 2 e todo o percurso 3…15km e quase 600 D+….agora sentia o esforço nas pernas…mas sem problema de maior.


O ritmo era lento, mas sempre a correr e certinho. Zona desportiva de Vila Maior, A32, Zona Industrial de Canedo…chegamos à entrada da portagem da A32 e logo de seguida mais trilhos florestais, mais 1,5km a subir….até chegarmos a uma fonte (que é do ano de 1900)….tava quase…com as confusões da etapa 2, a maior parte do pessoal já levava mais km do que o previsto, pelo que decidi encurtar ligeiramente o último percurso, evitando a parte final que tinha preparado, e que incluía uma última bela subida mesmo por trás de minha casa…acho que o pessoal ia gostar, mas também não fiquei triste por não a fazer naquele momento J

Os últimos 500m são em estrada, e estavam concluídos os Trilhos do Perneta…ca.30km e 1000m D+…uns fizeram um pouco mais, outros um pouco menos, mas isso não interessa nada. Demoramos pouca mais de 4 horas.

Ao chegar à Capela fiquei contente por ver o atleta que se tinha lesionado e o seu amigo. Já estava melhor, e parecia que afinal não seria tão grave como se pensava. Espero bem que sim.

Ainda houve um 3º e último abastecimento, mais umas conversas, e para constatar que parece que a coisa tinha agradado ao pessoal. O pessoal ia desmobilizando, e antes de regressar  a casa ainda tivemos tempo para um último brinde com vinho do Porto.

Por falar em Vinho do Porto, decidi oferecer as 3 garrafas que ganhei na 3 Maratonas do Porto em que participei (8ª, 9ª e 10ª edição) – uma para cada abastecimento – achei que seria a altura ideal para as beber, e não haveria malta melhor do que esta com quem as partilhar.  A 8ª foi toda, a 10ª quase toda e a 9ª não se abriu pq ficou esquecida na mala do meu carro J…..o pessoal além de gostar de correr, tb gosta da pinga….cambada de borracholas é o que é J Confesso que contribuí com a minha parte…1 copito em cada abastecimento….pimba…vai buscar J 

Por fim, este treino foi gratuito (evidentemente), mas pensamos em pedir aos participantes para oferecerem bens alimentares, se pudessem e quisessem, que serviriam para distribuir por famílias necessitadas aqui de Canedo….o resultado foi este….

Espectáculo esta malta da corrida. Obrigado a todos os que contribuíram….solidariedade e corrida mais uma vez unidas.

Resumindo…e olhando ao feedback que fui tendo, parece que o pessoal ficou satisfeito com os Trilhos do Perneta. Espero mesmo que tenham gostado (que não tenham dito isso só para me ver feliz) e desculpem lá qualquer coisinha que tenha corrido menos bem.


Adorei esta experiência!!! Com certeza haverá mais Trilhos do Perneta.

44 comentários:

  1. Muitos PARABÉNS.
    5*, venha lá o próximo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Richard, tb deste a tua contribuição para estes trilhos do Perneta. Haverá outros com certeza.
      Abraço

      Excluir
  2. Gostei muito! Paisagens bonitas (adorei essa subida dos "calhaus :) ), bons abastecimentos, lembranças originais e brindes com vinho do Porto??!! Sim, senhor, de fazer inveja a muita organização. ;) Quero participar numa segunda edição! :)
    Estão todos de parabéns!
    Beijinhos
    PS. A foto com a senhora está um espectáculo. Pôs-te logo um bracinho de cima! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os calhaus estão a 200m de minha casa, um dia lembrei-me de os subir e agora é obrigatório, no inicio ou no fim de um trail no meu quintal (e às vezes no inicio e depois no fim outra vez).
      Já te disse....se um dia vieres para perto do Porto e tiveres tempo (com ou sem Trilhos do Perneta) organiza-se uma visita guiada.
      Obrigado. Beijinhos

      P.S. Pois...a senhora é uma malandreca, aproveitou-se ...hehehe

      Excluir
  3. Excelente!
    Para além das provas há estes treinos convívios que são outra vertente da corrida.
    Já há uns anos um amigo meu, muito conhecedor destes meandros da corrida, me falava nestas iniciativas que já se faziam lá fora e que haveriam de cá chegar.
    Felizmente estão a chegar e em força!
    Os Trilhos do Perneta foram um sucesso por terem sido organizados de corredores e para corredores e ainda com a ajuda de familiares e amigos de corredores!.
    Que venha o segundo Trilhos do Perneta mas deixo-te aqui uma modesta sugestão: limitar o número de inscrições! Pode parecer “chato” mas uma iniciativa destas se tiver um número muito elevado de participantes já implica problemas logísticos que não estão ao alcance de um evento entre amigo e perde-se o espírito da “coisa”!
    Penso que este ano tiverem um bom número de corredores para as coisas puderam funcionar na perfeição e até talvez “caibam” mais alguns (vocês é que sabem disso) mas não convêm passar de determinado número de participante na minha modesta opinião!
    Parabéns a todos os correram e organizaram (e muitos fizeram as duas coisas!).
    Um abraço e contem sempre comigo para ajudar na divulgação que é a única coisa que me é possível fazer estando tão longe de vocês (mas perto do coração).
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, obrigado...as tuas opiniões são sempre bem vindas, pois tens experiência nestas andanças. A gente aprende com os "erros"....tens razão, para não se perder o espirito da "coisa" tem que haver um limite...acho que 50 dá perfeitamente....é preciso é ter mais pessoal conhecedor dos trilhos que vamos percorrer, talvez dividir o grupo em dois níveis, sei lá....haverá mais edições e até já existem ideias para tornar a coisa mais original.
      Abraço Jorge.

      Excluir
  4. E esqueci-me de referir a vertente solidária que foi tão nobre e bonita.
    Algo simples mas que resultou e foi verdadeiro e não como naquelas corridas “solidárias” em que os organizadores cobram 15 a 20 € de inscrição e depois entregam 1€ por atleta as instituições de solidariedade social!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois....fiquei mesmo contente pela adesão do pessoal...é tão simples, é só pedir e a maioria adere...não custa nada.
      Coisas simples que mudam a vida de quem precisa, nem que seja só uma ou duas refeições mais dignas.
      E sabes que mais...quero estar presente na distribuição, e quero levar a minha filha que tem 8 anos, para que ela veja que a vida não é o mar de rosas em que ela (e eu) temos a sorte de viver.
      Grande Abraço Jorge.

      Excluir
  5. Espectacular, muitos parabéns Carlos! Deve ter sido uma manhã perfeita! É este o verdadeiro espírito da corrida, gostava muito de ter participado! Os troféus então não se fala, estão muito muito bons! Fiquei cheio de vontade de participar numa próxima. Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Foi uma excelente manhã...fazer o que gostamos, entre amigos é do melhor. Pode ser que tenhas a oportunidade de vir a um eventual Trilhos do Perneta 2....acho que ias mudar de opinião em relação ao Trail :)
      Os troféus estavam o máximo!!
      Abraço

      Excluir
  6. Estiveste em grande a organizar este evento.
    Trilhos e paisagens muito bonitas que eu pensava só encontrar nas serras (bem... Canedo é quase isso)
    Aqueles abastecimentos foram de fazer inveja a qualquer prova oficial.
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estivemos!!! E a tua contribuição foi preciosa....sacrificaste parte dos teus trilhos para que o grupo pudesse continuar. Grande Hélder!
      Aquele abraço e domingo lá estaremos para conquistar o Paleozóico.

      Excluir
  7. A Anabela dos Run Baby também foi?! Ah não... Pensei que fosse ela com tanta pergunta mas depois vi a foto e vi que não era ela... :P Fico contente pelo evento ter corrido muito bem! Se fosse mais perto iria porque gosto muito deste tipo de eventos muito bem organizados e com paisagens espectaculares! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Sr. Sílvio, sempre a implicar comigo, hein!...

      Excluir
    2. Obrigado Silvio. Talvez numa próxima oportunidade dê para vires cá acima. Quanto à Anabela, não veio desta vez, mas de uma próxima vai cá estar de certeza...aliás, ela e mais uns 15 Run Baby Run....ainda temos contas a ajustar ;)
      Abraço Silvio

      Excluir
  8. Que espectáculo! Confesso que tanto quero dizer que nem sei bem o que dizer.
    Provaste que entre MUITAS virtudes, tens uma outra, a de organizador e, pelo que vejo, dos BEM BONS!

    Verdadeiramente espectacular onde até a vertente solidária não ficou de fora.

    MUITOS E MUITOS PARABÉNS, CARLOS. ÉS UM EXEMPLO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mas não exageremos João :)
      Aquele abraço

      Excluir
  9. Apesar de ser suspeito, pois foi a primeira vez que corri 30km no meio do monte, não sou de todo experiente nestas andanças, sem conhecimento de causa posso afirmar que foi sensacional, mais, foi "FABULÁSTICO".
    Um super obrigado ao Carlos, pela manhã espectacular que nos proporcionou.
    Basicamente adorei tudo, destaco alguns pormenores que adorei do teu quintal:
    - a subida dos calhaus
    - a passagem da ponte das lembranças
    - a D.a Amália, encheu-me de alegria ter passado por "ela"!

    Outro obrigado a todos os que colaboraram e aos que participaram, foram uma companhia espectacular. Sabe estar estar no meio de "boa gente"

    Carlos, comigo podes contar, não só para participar como para colaborar, além do reconhecimento, apoio na corrida, ... acho que posso ser útil na parte de comunicação gráfica e reportagem!
    Estás tramado, acho que não tens hipótese, vais mesmo que dar continuidade aos "Trilhos do Perneta".
    No próximo levo um garrafão de "tintol", couratos e um taperware com uma feijoada, isso sim dá energia pra correr! Não menosprezando as bolinhas de Berlim que souberam altamente! (Obrigado a quem as levou)
    Um obrigado também à Salomé (a minha + que tudo),que fez um salame delicioso, e se preocupou imenso para que não me faltasse nada! Inclusive o saco com as ofertas solidárias.

    Um grande abraço e obrigado a todos!
    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tony..tás uma máquina...fonix...treinas pouco e chegas ali e pimba...30km na maior. Gostei mesmo muito que tivesses vindo...parecias um menino no recreio....as tuas expressões não enganam, gostaste mesmo e acho que ficaste cliente :)
      Uiii...tu tás bom da cabeça? Ofereceres-te para dar uma ajuda nas partes de comunicação e afins??? Vais-te arrepender...hehehehe...
      Esqueci-me do Salame de chocolate da Salomé...um muito obrigado a ela tb. Por acaso nem cheguei a provar....não sobrou uma fatia lá por casa? Podias trazer para o trabalho ;)
      Aquele abraço e até à próxima.

      Excluir
  10. Na qualidade de puro "outsider" devo dizer que acompanhei o nascimento do vosso trail desde a nascença e por intermédio do meu amigo Pedro Lino. Na verdade esta energia não é nova no vosso grupo de amigos cujo espírito de amizade e camaradagem já pude viver na primeira pessoa em algumas provas de estrada que tive o prazer de fazer com alguns de vós. Tenho de vos dar os parabéns não só pela prova mas pelo vosso espírito, pela forma como nasceu, como cresceu, como decorreu e pelo enorme prazer que se vê na cara de todos os que de alguma forma estiveram nela envolvidos. A vossa energia e amizade é um exemplo para muitas organizações e para um espírito desportivo salutar. Espero ser um de vós nas próximas edições. Muitos parabéns!!!

    Rui Abrantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui, obrigado pelas simpáticas palavras e pela visita a este cantinho. Serás sempre bem-vindo ao grupinho....só precisas trazer boa disposição. E tens razão, o nosso grupinho é fantástico.
      Abraço e contamos contigo para uma próxima.

      Excluir
  11. Parabéns Carlos! Melhor que muitas provas , de certeza. Quando não se exige , tudo corre muito melhor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Mas qual é a pancada da malta do trail em querer molhar os pés! :P Confesso que foi só por isso que não fui! (isso e os 350km que nos separam) :)
    Foi sem dúvida uma grande iniciativa! Eu fiquei fã deste tipo de treinos, o ambiente é sempre muito bom e não há aquela "pressão" das provas. Permite desfrutar do caminho e da companhia!
    E claro, a ideia da vertente social deu ainda um maior impacto à coisa.
    Muitos Parabéns! Abraço.
    PS-A foto da subida das pedras está muito fixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Molhar os pés faz parte ;)
      Este tipo de eventos é mesmo do melhor.
      Abraço

      Excluir
  13. Parabéns Carlos, pelo evento informal que organizaste! As opiniões são favoráveis e já não te safas da 2ª edição!
    A malta quer é disto... Branco, velho, tinto e jerupiga, com bolas de Berlim! ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, parece que não...mas eu gostei, e por isso não custa nada ;)
      É cada combinação...mas marcha tudo!!!
      Abraço e espero que já estejas melhor

      Excluir
  14. Parabéns companheiro...correu tudo bem e é isso que importa!!! Quem sabe se para o ano não temos aí uma prova oficial?
    Do que leio o pessoal gostou de partilhar esses trilhos e anseia por mais!!!
    Vá pensa nisso e para o ano espero ter no calendário nacional o ultra trilho do perneta!!!
    És grande companheiro.

    Abraços e muitos e bons klms!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Prova oficial não me parece....isso acarreta muita responsabilidade e não estou para isso. Eu quero é correr, divertir-me e rir-me muito com pessoal porreiro que tem os mesmos gostos.
      Aquele abaço

      Excluir
  15. Carlos, muitos parabéns a ti que tiveste a iniciativa de organizar um evento destes. Assim se vê a tua verdadeira paixão pela corrida: gostas de correr e gostas de proporcionar aos outros, e a ti mesmo, momentos de convívio e amizade em torno da corrida.
    Tiro-te o chapéu pela iniciativa e reforço a minha (quase) certeza que és uma pessoa de coração grande e generoso. É nestas coisas que se vê a nobreza das pessoas.
    Estás de parabéns! Tu e todos que tornaram possível os Trilhos do Perneta
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha outra exagerada. Muito obrigado pelas simpáticas palavras. Sabes bem, que quando se faz algo com gosto e sem interesse, normalmente a coisa funciona....é o nosso caso....somos uma malta fixe, e um dia destas juntamos aqui tb a malta fixe dos RBR e vai ser uma festa de arromba ;)
      Beijinhos

      Excluir
    2. Claro que sim, Carlos!! Não havemos de encostar as sapatilhas sem fazer um treino de "equipas"!!! :))

      Excluir
  16. Muito bom!! Vejo aqui uma futura prova oficial... e de fazer inveja a tantas outras já existentes!! Tenho pena de não ser perto, se não tinha sido mais um que tinhas que aturar ai!!

    Abraço e boas corridas! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova oficial nem pensar....se vires bem, o que falta num Free Run em relação a uma prova oficial? Apenas o cronómetro para medir o tempo que levas a concluir a prova. Num Free Run, usufruis e divertes-te mais pq é tudo bem mais descontraído e podes superar-te na mesma. Ahhh e fica bem mais em conta.
      Abraço

      Excluir
  17. Carlos, grande relato e fotos muito bonitas!
    A organização da prova tem futuro :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado....tenho que te corrigir.....A organização de novos treinos livres tem futuro :)
      Abraço

      Excluir
  18. rssssssss gostei da conversa com a senhora !!! Muito lindas as imagens, amigo. Parabéns pela participação. Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivana...Hehehe...pois é...a senhora era uma "simpatia" ;)
      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  19. Só tive pena de não estar aí para poder participar, mas fica para uma próxima oportunidade!
    Dá gosto ver e fico super contente em saber que o trail está vivo e a crescer na minha terra natal!
    Ainda deu para reconhecer alguns trilhos e estradecas... E o passadiço também já corri nele... ;)
    Muitos Parabéns pela iniciativa e que venham mais Trilhos do Perneta para eu poder também participar! ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder....quando estiveres cá por cima avisas, e tal como já falamos, fazemos um treininho. Mas tens que ter calma, pq aqui o velhote não tem o teu andamento :)
      Abraço

      Excluir
  20. Olá Carlos!
    Já tinha comentado ontem mas se calhar não ficou gravado.
    Parabéns pelo sucesso dos Trilhos do Perneta! Uma organização de fazer inveja a muitas organizações de provas.
    Venha a segunda edição! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Gostei muito e o principal foi que o pessoal gostou.
      Beijinhos

      Excluir
  21. Olha...eu não gostei!
    Não fui!!!!!
    Tenho uma teoria que se aplica a 1ediçoes, seja de sapatilhas, mochilas, PC's, televisões...trails...acho que o teu Trilhos do Perneta encaixa-se na excepção!
    Adorei o relato, e devem ser excelentes 30 km mas o que mais gostei foi ( não, não foi a malta de gatas, nem a subida de calhaus, muito menos a D. Amélia) o charme da Sra. a ser espalhado na selfie contigo! Essa malta do Norte, carago!
    Gostei muito mesmo como conseguiste organizar o treino e de toda a envolvência que conseguiste, os amigos a ajudar, a comida, o transporte, as lembranças finais ( brutais!) e isso não é nada fácil, ainda mais nos tempos que correm.
    Realmente quem tem amigos....
    Muito bom mesmo e os meus parabéns por isso também!
    Mas acredita que houve outra coisa que me tocou: quando escreves que queres levar a tua filha mais velha aquando da entrega/distribuição dos bens alimentares que reuniram.
    Mais raro ainda, tiro-te o boné de corrida também por isso.
    Acho que vou treinar com mais afinco porque os próximos Trilhos do Perneta não me escapam!
    Grande abraço!
    PS: Só abriste as garrafas de Porto porque a tua sogra queria fazer mais uns bolinhos, conta lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jnr. Não fossem os amigos a ajudar, seria impossível. Correu bem e haverá mais, e pode ser que no próximo venhas cá experimentar o "meu Quintal".
      Quanto à minha menina, será uma bela oportunidade de ela ver outra realidade...se serve de alguma coisa? Não sei...espero que sim.
      Abraço

      P.S. Andas atento :)....por acaso estive para publicar a história da minha sogrinha, mas depois pensei que é melhor não....foi num pudim (delicioso) que ela usou um cálice da minha garrafinha da 10ª edição (pensando ser de Porto de 10 anos)...lol....agora só se for do de 9 anos...hehehehe....

      Excluir