sábado

Tá feito....venha ela...


Acabo de chegar de uma corridinha de 20minutos para esticar as pernas…no fim ainda fiz umas 3 acelerações antes do banhinho. É o culminar da última semana de preparação para a Meia Maratona do Porto de amanhã. Estes últimos dias foram em completa descompressão, fiz apenas 3 treinos - é estranho, parece que falta qualquer coisa, mas é assim que dizem os livros:

- 4ª – 11km (4,56min/km) com 5km a 4,13min/km para treinar o ritmo da prova

- 6ª – 6km descontraídos (5,57min/km)

- Sábado – 4km descontraídos com 3 sprints no final

Tá feito….12 semanas de preparação, atrás de um objectivo difícil – treinei bem, cumpri o plano delineado, evoluí, senti-me (quase) sempre muito motivado e desfrutei das corridas…e muito importante, não me lesionei. Partindo do princípio que amanhã acabo a prova, terei feito ca.850km o que dá uma média de 70km/semana – nada mau.

Também existem objectivos que não cumpri….no treino menos visível, mas igualmente importante:

- Alimentação - tinha-me proposto a ter cuidado com a alimentação. Houve uma primeira fase em que melhorei neste aspecto, mas com o tempo voltei aos pecados habituais.

- Musculação – continuo sem fazer quase nada além de correr. Tinha estabelecido reforçar pelo menos os abdominais e tronco, mas tb aqui, apenas um ou outro treino, mas nada de sistemático.

Estes dois aspectos terão que entrar nos eixos no futuro.

Amanhã espero ter um bom dia…tenho a certeza que, neste momento, sou capaz de correr os 21.097m abaixo de 1h30min…terá que ser nos meus limites, sem falhas, mas tenho capacidade para isso. O percurso no Porto e Gaia é plano, lindíssimo…este ano a organização eliminou parte do trajecto que me costuma desgastar mais (ida ao Freixo para última retorno), além disso teremos partidas por tempos o que é excelente e evitará em grande parte os congestionamentos iniciais de uma prova com milhares de participantes (só na meia vão ser + de 5.000) e consequente desgaste que acarreta para entrar no ritmo ao inicio…além disso, este ano terei uma lebre de categoria (o Gil ofereceu-se para me puxar) o que é mais um ponto a fvr….menos bom para mim são as partes em empedrado que me massacram os joelhos e o calor que se vai fazer sentir (pelas previsões devem estar 24ºC na hora da prova)…mas não há desculpas, as condições para atingir o objectivo estão reunidas…novo recorde na Meia Maratona e baixar a 1h30…tou pronto….venha ela!!!


P.S. Agora vou pegar na minha Maria e vou até ao Parque da Cidade no Porto ver a Maratona Canina J

 

16 comentários:

  1. Força para amanha! Tenho a certeza que farás um excelente tempo.
    Boa prova!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e boa estreia para ti amanhã.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Dá-lhe com força Carlos!
    Treinaste bem e vais conseguir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. A que horas vens aqui ao blog partilhar a felicidade de teres atingido o objectivo? Que tudo corra bem! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás 11.49h...hehehe....não sei...darei noticias logo que possível. Obrigado e boa corrida para recorde amanhã para ti.
      Abraço

      Excluir
  4. Muito boa prova amanhã e quando fores a passar no empedrado imagina que estás no UTAM numa zona com mais pedras! :) Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes da UTAM ainda tenho outras coisitas com que me entreter :)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  5. FFFOOORRRÇÇÇAAA CCCAAARRRLLLOOOSSS!!!

    Estamos todos contigo!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio constante João. Acredita que o vosso apoio é uma força extra para mim.
      Abraço

      Excluir
  6. Força Carlos, de certeza que irás conseguir um bom resultado.

    Quanto ao treino e aos objetivos não cumpridos, em particular a musculação, algo que pode fazer toda a diferença e não exigir muito tempo, nem uma inscrição num ginásio, é tirar 5 a 10 min. antes de deitar, 2 a 3 vezes por semana, e fazer umas pranchas ventrais e laterais. Reforçam a faixa lombar e dão mais estabilidade.

    BOA PROVA.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando, pelo apoio e pela dica...assim dito até não parece difícil...acho que é uma questão de sistema. Com uma aposta cada vez mais nas distâncias longas vai mesmo ter que ser :)
      Abraço

      Excluir
  7. Boa Sorte .
    Com esse método e essa vontade vai ser canja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sam...canja não vai ser, mas estou confiante.
      Abraço

      Excluir
  8. Oi Carlos, eu as vezes também não me comprometo com as minhas metas e acabo pecando nos mesmos aspectos que você, alimentação e musculação isso faz diferença. Vou ler o relato da prova, mas já vi por cima que não obteve o pretendido, bom que nosso esporte nos oferece várias oportunidades de evoluir sempre.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju....em Portugal dizemos "Há mais marés do que marinheiros"....venha a próxima :)
      Beijinhos

      Excluir