domingo

1º Teste para o sub 1h30


O meu plano de treinos desta semana (a 4ª) culminava com um primeiro teste, de 10km para testar o ritmo para a Meia Maratona (4,16min/km) – aconselhavam a participação numa prova. Por coincidência tinha uma prova desta distância mesmo à porta de casa, em Espinho, mas decidi-me a fazer o teste sozinho – queria fazê-lo à hora que me desse mais jeito e treinar a parte psicológica – não sei como é com vocês, mas eu em provas, empolgado pelo ambiente e pelos outros atletas consigo ritmos mais altos com muito mais facilidade. Sozinho custa mais.

O treino foi hoje de manhã – decidi fazê-lo na estrada florestal que vai de Cortegaça ao Furadouro, por ser plano (apenas um pouco ondulado). Pouco depois das 6h estava eu a sair de casa devidamente preparado…. :D
 
 
Ainda não eram 7h e já estava eu a fazer uma corrida de aquecimento – fiz 4km ali às voltas em Cortegaça. As pernas estavam um pouco pesadas, pois a semana a nível de treinos foi mais uma vez intensa, não havendo poupanças nem descanso extra por causa da corrida de teste. Segundo o plano teria de fazer um tempo na ordem dos 42 a 42,30min. Estava decidido a tentar fazer um tempo dentro do minuto 41.

Mal iniciei o teste entrei num ritmo mais rápido do que previsto – 1º km a 4,05min/km, 2º a 4,03min/km….senti-me bem nos primeiros 3km, mas depois comecei a andar em esforço, embora conseguisse manter o ritmo alto…dei comigo a pensar “ainda falta tanto….”….passei aos 5km em 20,15min – muito rápido (só para terem uma ideia o meu recorde pessoal nos 10km é 40,29min). Virei aos 6km com uma média de 4,03min/km - no regresso pensava que ia quebrar, mas à medida que ia avançando ia até aumentando ligeiramente o ritmo. Ao km 8 tive a noção que poderia chegar abaixo do meu recorde pessoal e quando entrei no último km dei tudo o que tinha e “passei a meta” (com os braço no ar) nuns incríveis 40,18min, nove segundo abaixo do meu melhor tempo oficial nos 10km. Em treinos nunca sequer me aproximei deste nível…podem imaginar o nível de satisfação….depois de uma breve paragem ainda fiz mais 3,5km a rolar até ao meu carro.

Conclusões do primeiro teste:
- confirmei que estou no bom caminho, fazendo bem melhor do que imaginava
- acho que ainda fazia mais alguns km neste ritmo
- passei tb no teste “mental” – não levei nada que me distraísse (sem colegas, sem música) – ali era eu, a estrada e o meu relógio e tive algumas fases de luta que ultrapassei.
- o plano está a funcionar…é continuar e esperar que me mantenha motivado, e mais importante, sem lesões…

O resto da semana já tinha sido bom – treinei no total 5 vezes e perfiz 67,5km – aqui o resumo da semana:
 
2ª feira – 15km – Treino de series com o Badolas – 8x800m a 3,53min/km
3ª feira – 8k  de corrida descontraída
4ª feira – descanso
5ª feira – 15km ritmados (4,48min/km)
6ª feira – 12km - 8km de corrida descontraída seguido de uma futebolada com os amigos (e depois jantarada de exageros)
Sábado – descanso
Domingo – 17,5km acima descritos

Para a semana que se avizinha o plano contempla 5 treinos com 75km – destaco os Trilhos das 5 Fontes (Trilhos da 5 Fontes ), treino longo de 30km com os meus amigos no próximo domingo.



Boa semana para todos!

10 comentários:

  1. Olá
    Esse foi um treino canhão, muito bom mesmo
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam, para o meu nível foi mesmo canhão, sinto-me a evoluir.
      Abraço e boa semana para ti tb.

      Excluir
  2. Super tempo e em treino sozinho. Claro que em corrida damos sempre mais. Estás mesmo no bom caminho. Força!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem foi um daqueles dias em que tudo corria bem.
      Abraço

      Excluir
  3. Correr sozinho e ainda por cima sem qualqur distracção ora bolas tiro-te o chapéu :) Grande luta psicológica que deve ter sido :) (pelo menos para mim era decerteza)
    Foi um valente treino e um grande tempo :)
    Força nesses treinos :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marta. Foi um bom treino mental...era esse um dos objectivos.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Tempo canhão! Muitos parabéns! Agora que a parte mental já está familiarizada, é mesmo manter o corpo afinado até à prova.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Manter não chega...preciso de mais resistência, aguentar este ritmo (um poquinho acima vá..) durante o dobro da distância - o km que falta nestas contas dou de barato :)
      Ainda tenho 8 semanas.
      Abraço

      Excluir
  5. Homem prevenido, assim é que é! ;)
    Eu também sou como tu, em treinos nunca consigo correr ou manter durante os mesmos kms o ritmo que faço nas provas, deve ser geral, devido ao entusiasmo. A parte mental afecta muito e é a mais difícil de treinar, estás num bom caminho!

    Continuação de bons treinos, beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mai nada :)
      Obrigado.
      Beijinhos e boas corridas para ti tb.

      Excluir