sábado

Era uma vez....

onde está o Perneta? E o Filipe Fontes?
 
..., estávamos no longínquo ano lectivo de 1984/1985, na escola preparatória de Fiães. Havia 2 turmas do 2º ano (hoje o 6º ano). Aqui o vosso amigo, ainda longe de se imaginar Perneta, estava na turma A, juntamente com uma catrefada de outros rapazes e raparigas da mesma idade. Com os anos a passar, naturalmente seguimos cada um o seu caminho, alguns destes amigos estiveram mais presentes no meu percurso do que outros, mas o facto é que nenhum deles ficou no meu circulo mais chegado em idade adulta. Mesmo assim com alguns fui mantendo até aos dias de hoje algum contacto esporádico.
 
Quis o destino, que ao fim de mais de 30 anos, me voltasse a juntar a um destes miúdos, desta vez unidos à volta de uma paixão que nos é comum ... a corrida.
 
Eu e o Filipe Fontes, após o 2º ano, seguimos caminhos completamente diferentes ... aliás nunca mais nos cruzamos - mesmo vivendo na mesma freguesia não frequentamos as mesmas escolas, cafés, eu joguei vólei e futebol e ele não...nada... um ou outro encontro de ocasião na rua talvez. Um dia, corria eu à meia dúzia de meses, fui participar no Grande Prémio das Caldas de S.Jorge e lá estava o Filipe ... deu para uma breve troca de palavras e para levar uma abada daquelas :) ... a partir daqui fomos-nos encontrando cada vez mais, em provas ou até em treinos pontualmente ... daqui até ele me meter o "bichinho" do trail foi um tirinho, e passado poucos meses estávamos a embarcar na Maratona de Paris 2013 com outros amigos. Entretanto ele decidiu mudar para o CAL e agora não existe aventura em que a malta se meta em que o Filipe não esteja presente - aliás, é um dos Pernetas de pleno direito.
 
Isto apenas para dizer, que a corrida, além de me ter dado muitos novos amigos, também juntou novamente alguns dos antigos :):):)
 
 
NOTA: o miúdo da fotografia nr.15 é o Manel ... aquilo é que o gajo corria ... um dia nas Mini-Olimpíadas Concelhias (talvez mesmo em 84 ou 85), esqueceu-se do BI e teve que participar no escalão dos mais velhos .... ganhou as provas de meio-fundo todas ao pessoal 2 anos mais velho - olhem que de 12 para 14 anos é uma diferença do caraças :) ... foi pena não ter tido ninguém que o levasse para o atletismo ... talento natural tinha ele ... no corta-mato nacional de escolas, realizado em Espinho, ficou nos primeiros, sem treinar ...

11 comentários:

  1. Epah muito gira a história. Onde é que se arranja estas fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um amigo meu...penso que terá tido acesso ao livre de ponto da altura e tirou as fotos.
      Abraço

      Excluir
  2. Apesar da fotografia estar pequena, vou arriscar. Serás o nº4?

    É gira a frase "a corrida, além de me ter dado muitos novos amigos, também juntou novamente alguns dos antigos"

    Um abraço e força para esta hora onde deves ter acabado de arrancar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... sou o nr.8 e o Filipe é o nr.2. O nr.4 é o Arcanjo, um primo em 2º grau (primo directo do meu pai) ... de certeza que andam aí uns genes familiares que te poderão ter confundido :):):)
      ... a frase é gira mas verdadeira ... ainda ontem na corrida do S.João encontrei um amigo que jogou comigo futebol quando tinha uns 20 anitos, ou seja, de há meia dúzia de anos atrás ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Mesmo sabendo agora, não ia lá com o n° 8 :)

      Já vi o tempo da tua corrida (voo) de ontem. Parabéns :)

      Excluir
  3. As corridas servem exactamente para isso, ou melhor, TAMBÉM para isso, para fazer novas amizades e para aprofundar as já existentes.

    Eu tenho feito bons amigos no mundo das corridas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olha Carlos tenho tambem uma historia muito parecida ...foi de rir .Um dia um cliente diz-me que não me podia atender que tinha que ir treinar ...eu na altura não ligava á corrida e disse que ele era maluco!!!passados uns 10 anos estou eu na meia da Nazare e ele olhou para mim (já não nos víamos
    á 10 anos) e diz :Eu não acredito no que estou a ver...imagina o que deu....A corrida tem mesmo momentos fantasticos.abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...se fosse hoje dizias ..."então vou contigo" e ainda faziam o negócio entre duas séries de 800m :)
      Abraço

      Excluir
  5. Não percebi...cresceram juntos, moravam perto, e nao se tornaram " amigos" pelo facebuk ou tueter mas sim pela corrida???

    OMD ( sim, além do joelho é uma dor nos cotovelos...) como é possivel?

    Enfim...

    Olha, também não acertava na foto.

    Bonita estória :)

    Abraço a ambos os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo está perdido :) ... por acaso tb somos "amigos" no FB, mas isso foi depois :)
      Mas pq é que ninguém acerta na foto!?
      Abraço

      Excluir