sábado

UTSM 2015 - by Zé Alexandre



Ora aqui está mais um amigo Perneta que respondeu afirmativamente ao desafio de fazer um relato sobre o que viveu no sábado passado por terras de Portalegre. O Zé Alexandre é de todos os Pernetas o que me compreende melhor a nível de "problemas dos joelhos" pois os dele são iguais aos meus, ou seja, do grupo é o mais Perneta a seguir a mim :)

Bem.... aqui vai mais uma estreia mundial neste meu cantinho - estou cheio de sorte - tal como com o do Badolas, também ainda não li pelo que siga, sem qualquer censura....

UTSM 100 klm
José Moreira

Aceitando o repto lançado pelo Perneta Mor o Carlos Cardoso, por forma a contarmos a nossa aventura por terras alentejanas, abaixo deixo o meu testemunho sobre a minha participação no Ultra Trail São Mamede, na variante de 100 klm, em Portalegre.
Esta minha aventura começa em finais de de Dezembro de 2015. Em conversa com os amigos destas aventuras e fazendo a "planificação" para 2015, esta prova aparecia em pelo menos 2 parceiros, o Mor Carlos Cardoso e no Gil Correia. O bichinho pelos 3 dígitos despertou de imediato e daí a convencer o Bruno Pinho e o Badolas foi num instante.
Os 5, 6 meses após a inscrição, seria de muito treino, provas (longas de preferência)  e uma alimentação orientada, SERIA, mas se fosse não era a mesma coisa, sendo eu cada vez mais adepto do método Badolas (não por acreditar nele, mas por necessidade) e assim sendo, pouca há a contar sobre a preparação, ou melhor, a falta dela.
Falando da prova em si:
Dia 15 de Maio de 2015, 6º feira, por volta das 10 horas, recebo uma mensagem do Bruno Pinho "Bom dia, como estás" e eu "Bom dia, bem e tu?", responde-me "Nervoso, ansioso". Até aqui ainda não tinha pensado muito na prova, embora já tivesse tudo preparado e durante a semana tivemos uma reunião para combinar tudo. O nervoso "miudinho" só começou a aparecer assim que deixo o trabalho por volta das 18 horas.
As 19 horas em ponto, o Badolas, o Nuno Lima e o Bruno Pinho estão em minha casa para seguirmos para a Feira apanhar o Fontes. A viagem é rápida, dentro do possível. O pessoal vai todo na galhofa, a cantar (tudo para esconder a ansiedade e o nervosismo, digo eu), a chagar a cabeça uns aos outros, o Badolas tenta, digo bem TENTA colocar ordem, segundo ele "O carro é meu, sou eu que dito as leis", é só piadas este Badolas.........
Chegados a Portalegre, está na hora de andar a procura do estádio de Assentos, é por aqui, é por ali, anda pouca gente na rua para perguntar onde é. Nisto, aparece um nativo que nos diz "A esquerda na rotunda, a direita e tal e quando virem uns FARÓIS, é lá"......... e lá fomos a procura dos faróis.
Encontrado o estádio, só tivemos tempo para levantar os dorsais, galhofa, comer, galhofa, café e mais galhofa e chega a hora de irmos para o controlo zero, tudo OK, só o Fontes se esqueceu do cortavento. Tempo para algumas fotos, mensagem a marida, bjs a Bebeu e pronto, tudo a postos.
Meia noite em ponto e começa a "loucura". A minha expressão é de felicidade, agora já que aqui estava, tinha de acabar esta "empreitada".
Nos 1ºs 2, 3 klmtrs, fico para trás vou "sozinho" no meio da multidão. Ainda falo com alguns "loucos" e mais acima encontro o Bruno Pinho, daí até a meta fomos sempre juntos, era inevitável. Chego ao PAC 1 e encontro o Badolas, fotos, provo um doce típico de Portalegre e bebo café e siga que se faz tarde. Os próximos klmtrs são feitos a 3 até ao PAC 2. Chegados a este PAC, em Alegrete, depara-mo-nos com uma vila muito bonita e organizada, aconselho a visita. Aqui temos animação e faço referencia ao Bruno que alguém tem cerveja. Perguntas ao gato se quer leite, até os olhos brilharam e lá foi ele meter conversa e teve logo direito a um fininho. Daqui até ao PAC 3, Antenas, tivemos as subidas com maior metragem, mas, ou por ser de noite, ou por ainda estarmos bem, até nem custou muito a chegar as ditas Antenas. Durante este percurso, deu tempo para cantarmos os 3, o reportório incluía o Hino do FC Porto, musica brasileira. Chegados lá cima estava um frio de rachar. Só deu tempo para ingerir alguns sólidos e siga. A partir daqui são cerca de 7, 8 klmtrs a descer, é feito em corrida ou passo acelerado. Durante este trajecto o dia começa a querer "nascer", ao longe entre as montanhas vê-se a luz a definir os contornos de cada monte, LINDO. Após o PAC 4, começamos a subir, aqui o percurso não me é muito interessante, devido a alguma vegetação ao nível da minha cabeça, algo que me faz alguma confusão, embora a paisagem atrás de nós seja deslumbrante. Chegados ao ponto mais alto desta subida e com cerca de 43 klmtrs, tenho uma das visões mais imponentes desta prova, em frente a planície alentejana em todo o seu esplendor e ao longe já se podia avistar o Marvão... que SENSAÇÂO!!!!!!
Esta descida até ao PAC 5, foi feita em bom ritmo, quase sempre a correr, tento puxar o Bruno que vem uns mts atrás. Estes klmtrs são feitos na companhia do Augusto Pinto Oliveira, um SR e um exemplo de vida. No PAC 5, tivemos direito a bifanas, que bem que souberam!!!!!! Com 55 klmtrs e cerca de 9 horas e meia de prova, o Bruno recebe uma chamada do Carlos, soube muito bem este telefonema. Começava a preparar-me para o que vinha a ser a subida que me fez pensar em desistir no PAC 6. Até aqui vinha cheio de confiança. O calor já se fazia sentir e ameava fazer estragos. Chegados ao Marvão, cansado, cheio de fome, sede, vejo o Nuno, o Fontes, este com vontade de desistir, tá maluco este menino, PERNETA que é PERNETA, vai até ao fim, o Badolas cheio de vida e o Bruno a chegar logo atrás de mim a distribuir galhardetes por quem passava por ele. Tempo de ligar para casa e recarregar a motivação que andava bem em baixo, mas é nestas alturas que não há treino que supere as palavras vindas das pessoas que mais gostamos. O Nuno Lima, o Fontes e o Badolas juntam-se ao Rui Pinho e avançam. Eu e o Bruno ficamos cerca de 50 minutos neste PAC, mudamos de roupa, trocamos de "pneus", passamos a usar sapatilhas de estrada, estratégia esta acertadissima, tentei ingerir alguma coisa, mas não me estava a sentir muito bem, fiquei-me por um pouco de pão com mel e alguma laranja e muito Isotonico. Tomado um café, que maravilha, arranco para o que resta da prova.
A partir daqui, eu e o Bruno, fomos fazendo contas e vendo a melhor forma de chegar a Portalegre. Se fossemos a passo, chegaríamos por volta das 20 horas, assumindo isto, foi o que fizemos. A descida foi feita também com algum custo, estes percursos Romanos, deixam marcas nos pés. Daqui até ao PAC 7, pouco há a dizer, vamos-nos afastando do Marvão até chegarmos a Castelo de Vide ao PAC 8. Decido enviar um sms para casa a dizer que estou no limite, na qual, recebo como resposta "Anda, agora quem manda somos nós", era isto que me faltava, esta injecção de confiança. O Bruno vinha a dar alguns sinais de desconforto, tento mante-lo "vivo". Chego ao klmtr 89 muito cansado e sem vontade de beber o que tinha no reservatório, estava tudo quente, até que encontramos um tanque com agua corrente, eu sento-me ao pé da bica, com as pernas dentro de agua, o Bruno faz o mesmo e ficamos ali cerca de 3, 4 minutos, muito bom, era o que estava a precisar. Entretanto recebemos do PERNETA MOR uma chamada a dizer que o Badolas está a passar mal no PAC 9. Foi o klmtr mais angustiante . Chegados ao PAC 9, vemos um atleta no chão em dificuldade com os bombeiros e o enfermeiro a volta dele, "É o Badolas" pensamos nós, para nosso alivio, não era, onde está a PEÇA, na ambulância? Um bombeiro vendo as nossas caras de preocupados, pergunta se procuramos alguém, perguntamos se está algum José Coelho (sim, este é o verdadeiro nome do Badolas) na ambulância, a resposta é negativa. Decido ligar e atende-me o Badolas, está tudo bem, recuperou e arrancou. 
Se não sabem, ficam a saber, PERNETA é isto, nada nos ABATE.
A estratégia era de ficarmos mais um pouco neste PAC, mas a vontade, para alem de acabar, era chegar ao pé do Badolas e assim fizemos, arrancamos.
A partir daqui o passo aumentou de ritmo e chegar aos 95 klmtrs onde estava o PAC 10, foi num instante. Aqui, o Bruno ainda teve tempo de comer frango de churrasco e eu a pressiona-lo para acabarmos com esta aventura. Aqui, depara-mo-nos com o que diziam ser uma das partes mais difícil da prova, teríamos de descer cerca de 365 degraus, algo altos e largos. Eu e o Bruno olhamos no topo dos degraus e dissemos "Vai de gás colado?", "Siga" e descemos como se não houvesse amanha. Faltam agora 5 klmtrs para chegarmos, deu tempo ainda para ultrapassar uns colegas, ser felicitado por populares e aí estávamos dentro do estádio a ouvir ao longe o Fontes a gritar por nós. 
Mas deu-me um friozinho na barriga, é, também me dá estas coisas, quando o speaker nos identificou em alto e bom som soltou nos altifalantes do estádio um " Força PERNETAS, ta quase".
Ainda houve tempo para um cumprimento ao Rui Pinho antes da reta da meta e ali estava, a tão almejada META. Com o Nuno Lima, o Badolas e o Fontes a nossa espera, MAS QUE SENSAÇÃO, de conquista, de dever cumprido, indescritível...  
Depois desta aventura, pensei eu que "Pronto, já fiz uma prova de 3 dígitos, ta feito", mas não, a 1ª coisa que faço após cortar a meta é perguntar a organização quando abrem as inscrições para a UTSM 2016, perdi o juízo de vez.
Prova muito bem organizada, muito bem sinalizada, abastecimentos do melhor, mas algo que ficou, foi a simpatia, a disponibilidade dos voluntários, dos bombeiros, todo o pessoal afecto a organização, neste ponto acho difícil haver prova que supere esta. Obrigado a todos.
Até 2016......
Um abraço especial ao Perneta Mor Carlos Carlos pelo apoio antes, durante e depois da prova e ao Gil Correia pelo apoio que foi dando através dos meus amigos.
 
Se conseguiram ler tudo até ao fim, estão no bom caminho para também serem Finalistas de uma Ultra de 3 digitos.
 
José Moreira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Obrigado Amigo.. 

6 comentários:

  1. Parabéns, Zé! Terminar e começar logo a pensar em 2016?! Mas que espectáculo de "aquecimento". ;)

    ResponderExcluir
  2. Espetacular. Tenho pena de não ter conhecido esta malta. Hão-de haver outras oportunidades...e minis pra beber eheh parabéns Zé!

    ResponderExcluir
  3. Grande Zé Alexandre!
    Grande relato! Eu li tudinho até ao fim...assim estou mais descansada, sei que vou conseguir correr os 100 em 2016 ;)

    São Mamede é mesmo um ESPECTÁCULO!

    ResponderExcluir
  4. Epah, com um grupo destes os km devem ser, ligeiramente eu sei, mais fáceis de fazer!

    "atão quando abrem as inscrições para 2016?" - Muito BOM!

    Parabéns e um Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Zé :):) ... mais uma vez fica provado que vivendo a filosofia dos Pernetas é meio caminho andado :) ... não sabia dessa do Speaker .. hehehe... daqui a pouco temos que deixar crescer o bigode para sair de casa de tão conhecido que somos :)
    Aquele abraço e obrigado pelas simpáticas palavras

    ResponderExcluir
  6. MUITOS PARABÉNS pelo grandioso feito.
    E fiquei a saber mais duas coisas sobre os pernetas:
    - O verdadeiro nome do Badolas!!!
    - Que o Zé Alexandre é futurista!
    Porquê futurista? "Esta minha aventura começa em finais de de Dezembro de 2015" (ih ih ih, eu não podia deixar passar esta!)

    Um abraço e boa prova em 2016!

    ResponderExcluir