sábado

Tá dificil esta semana

Ando meio "malandrote" no que diz respeito às minhas corridas. Ando a correr ao sabor do vento, vou correndo como posso (nem sempre como quero). O tempo disponível anda escasso, os "velhos" horários de treino - normalmente ao inicio da noite - cada vez menos podem ser usados porque, com duas meninas, surgem muitos imprevistos que nos impedem de ir correr.

Janeiro tinha sido um mês bem razoável (220km), mas disfarçado pela participação nos Abutres. Fevereiro foi mau, nem 150km fiz....teve vários factores que influenciaram este "mau" desempenho...o mês mais curto, o facto de ter estado os primeiros dias do mês ainda com "empeno abútrico" e tb por ter estado uns dias de molho. Mas mesmo assim deveria ter sido melhor.

Sinto falta do tempo seco e do Sol, sinto falta de ter um objectivo concreto pelo qual "lutar".... isto vai mudar, e já a partir de Março....palavra de "Carlitos". Vou ter que me reorganizar quase a 100%, novos horários, novos planos, adaptados ao meu tempo disponível actual....vai incluir treinos de madrugada, corridas enquanto a Maria está na catequese, noYoga, nas explicações)......tenho que me "reinventar".

Em Março (dia 15) vou fazer mais uma Ultra, em Valongo pelos Trilhos do Paleozóico (45km). Depois disso vou voltar a dedicar-me à estrada durante umas semanas (o que não quer dizer que de vez em quando não faça uma visita aos trilhos do meu Quintal)....meio ano depois de ter falhado redondamente na MM do Porto, volto a tentar baixar a 1h30, desta vez na Meia Maratona de Cortegaça que se realiza em meados de Maio. Serão 2 meses de treinos intensos para voltar à forma que tinha em Setembro do ano passado, e desta vez é para "vencer".

E já comecei a tratar de me motivar....vejam lá o que me chegou esta semana pelo correio....voltei às Nimbus 15....

Vão substituir as Cumulus 15...quase sempre usei Nimbus, e da última vez decidi experimentar o modelo abaixo e poupar ca.30 €. Não posso dizer que não tenha gostado, parecem-me mais leves, mas as já tradicionais dores nas costas (sinal que está na hora de as substituir) surgiu bem mais cedo (ca.700km) do que nas Nimbus (tenho feito entre 1000 e 1200km). Acho que para um gajo de 82kg as Nimbus serão melhores do que as Cumulus.


Em todo o caso fui feliz com as Cumulus, foi com estas meninas que bati o recorde da Maratona no Porto em Novembro de 2013 - obrigado companheiras. Agora, nesta primeira fase, ainda vou treinar com elas, alternadamente com as novas....acho que os 1000km pelo menos vão ter que fazer.


Quando escrevi o texto acima, era 5ª feira fim do dia...além de um treino de piscina na 2ª feira, não tinha feito mais nada...correr? Nem um km....hoje sábado, já consegui fazer alguma coisa...corri 3 vezes e como amanhã terei o dia todo ocupado, já fechei a semana.


2ª feira - Piscina durante a hora de almoço. É só meia horinha dentro de água mas é sempre a dar, numa "espécie" de natação :)


3ª e 4ª - zerinhos


5ª - 10km com 5x800m a 4,10min/km .... aproveitei uma hora de espera enquanto a Maria vai à explicação. Em vez de ir para o café ler o Jornal fui treinar. Cada vez vai ter que ser mais assim, de fugida.


6ª feira - saí de madrugada para mais um treininho...tinha 1h mas fiz quase 1h30min num misto de estrada e trilhos. Corrida de puro prazer - 13km e 400m D+


Sábado - novamente muito cedo com os meus amigos Zé Alexandre e Nuno Lima. A ideia era descobrir as ligações entre percurso 1 e 2 dos Trilhos do Perneta e definir o percurso 2. Não só não conseguimos ligar condignamente os percursos, como tive a surpresa desagradável de encontrar mais de metade do percurso 2 completamente alagado, em muitas zonas impossível de passar. Falta uma semana e vou ter que improvisar, alterando o percurso 2. É pena...pq o que estava planeado era junto ao rio Uíma, zona muito bonita. Paciência. Estava limitado a hora e meia de treino...valeu pelos quase 13km percorridos (quase 300m D+) sobre chuva forte constante.


No total deu ca.36km esta semana...muito pouco. Para a semana corre melhor...o grande destaque vai para os Trilhos do Perneta no domingo - embora isto seja uma brincadeira dá uma trabalheira jeitosa :)




18 comentários:

  1. Boa sorte com os novos "pneus" super-rápidos! :)

    Muitos e bons kms!

    Força Carlos!

    ResponderExcluir
  2. Ai aiiiiii que isso anda descordenado!!
    Vamos lá a pôr isso na ordem caro amigo ahahha :D

    36Km é de Piolha e não de Papa Quilómetros ehehe

    Eu realmente admiro quem consegue conciliar a corrida, com o trabalho, os filhos a mulher e mais uns extras... bolas... São a prova viva de que quando existe vontade vale tudo :D

    Força nos treinos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...ter vontade é meio caminho andado...esta semana já vai correr melhor :)
      Beijinhos e força nisso

      Excluir
  3. Tudo de bom para ti com as novas pantufas!
    Também chegaram umas aqui à redacção do Último Km e são de estrada pois embora o alcatrão faça mal à saúde um pouco não mata e eu já só tinha umas pantufas de trail.
    E umas pantufas de estrada podem bem fazer uns estradões de terra batida já os meus fieis Trabuca não querem nada com o alcatrão!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. Olha, eu uso muitas vezes as de estrada (as que já estão fora de prazo) nas corridinhas no meu quintal (quando está tempo seco) - o impacto no trail não é tão violento e assim dou mais uns km de uso "aos trapos" sem que me dê cabo do costado :)
      Grande abraço e boas corridas

      Excluir
  4. Ufa Carlos, só de ler a tua rotina já estou cansada. Esta semana, só por causa de mudança de horários laborais, custou-me taaaanto ter motivação para treinar.... Imagino ainda com filhos e respectivos horários! Tendo isso em conta, espectáculo de mês!
    E vai tudo correr bem no Trilhos do Perneta, depois podes sempre fazer uma segunda edição quando o tempo estiver mais seco. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaaaa...tás a ver...ler os meus posts pode ser considerado treino e até cansa e tudo :)...nunca é fácil conciliar tanta coisa, mas com força de vontade consegue-se, nem sempre como pretendemos mas de forma mais ou menos satisfatória.
      Aiii...nem fales nos Trilhos do Perneta...uma brincadeira que se transformou numa responsabilidade do caraças....para a 2ª edição pode ser que tb venhas cá acima :)
      Beijinhos e dá-lhe...Almourol tb está quase...tic, tac, tic, tac

      Excluir
  5. Então??? A preguicite aguda também "ataca" a norte, hein??
    Deixa-te de malandrices! Calça as sapatilhas e vai p'rá rua!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de preguicite...apenas infelizes coincidências que fazem com que já esteja equipado e tenha que recolher aos balneários antes do jogo (por 2 vezes)....a vontade está cá dentro, não te preocupes :) ...esta semana já vai ser muito melhor!!!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Força companheiro tu consegues, deita para o lado a preguiça e toca a dar aos calcantes!!! Essas sapatilhas bem fixes e asics claro!!! the best.
    Vais conseguir dar a volta e voltar aos treinos fortes e rebentar com esse tempo da meia maratona!! Abraço companheiro e o pessoal está aqui para te apoiar!!
    Abraço e muitos e bons klms...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem preguiça...é mesmo falta de tempo, ou má gestão de tempo. Mas isto vai ao sitio.
      Abraço

      Excluir
  7. É por isso que gosto de ler este blog: tanta informação útil :) quanto mais que não seja de gestão de tempo!
    E que importante é.
    Olha, eu também sou adepto do treino matinal mas andou mal em Janeiro e Fevereiro mas nada como os impormos objectivos para entrarmos nos eixos.
    Ler este e alguns outros que tantos blogs também ajuda.
    Bons treinos e trilhos do Perneta.
    PS: Que corra melhor agora com a Nimbus que com as Cumulus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jnr, obrigado.
      Se de alguma forma a minha "desorganização" actual te é útil ainda bem :)
      Março vai ser melhor, vais ver ;)
      Abraço

      Excluir
  8. Março será um mês muito mais preenchido deixa lá. Prevêem-se muitos km's :)
    Que os Trilhos do Perneta sejam um grande sucesso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiii...bota km nisso ;)
      Obrigado....os Trilhos do Perneta vão ser giros, espero que o pessoal goste.
      Beijinhos

      Excluir
  9. Isso cá para mim são efeitos do vosso futuro ex mister Fonseca. Consta que em breve será despachado e assim todo o adepto do "folcuporto" correrá mais sob as ordens do novo timoneiro :P (seja ele qual for)

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto...já cá faltavas tu a falar de coisas desagradáveis....e eu que este ano nem gosto de futebol ;)
      Abraço e manda mas é essa fascite cu cara....

      Excluir