segunda-feira

Maratona do Porto - faltam 4 semanas

Com a semana que acabou ontem, fica a faltar pouco menos de um mês para a Maratona do Porto.

O meu objectivo principal, e após algumas semanas de “malandrice”, era voltar a colocar km nas pernas. Não era fácil, porque além do dia-a-dia normal, há a assinalar o nasce não nasce da minha Isabel (ainda não foi desta, mas está quase quase…) e o aniversário da Maria, que foi na 5ª feira, e novamente no domingo para a devida festança….primeiro com os amiguinhos e depois com a restante família. Resumindo, o tempo escasseou mas havendo motivação, boa vontade e apoio da Inês lá consegui treinar 4 vezes, perfazendo ca.77km…muito bom:
- 2ª – 11km ritmados (4,43min/km)
- 3ª – 15km ritmados (4,58min/km)
- 4ª e 5ª – descanso – por falta de tempo…estranhamento andei com dores musculares nestes dias, anormal…
- 6ª – 20km em ritmo descontraído (5,21min/km) com o meu amigo Badolas…incluem umas belas subidas (ca.300m2 D+)…treininho feito a colocar a conversa em dia, quando demos por isso estava terminado.
- Sábado – descanso
- Domingo – 30,5km às voltas por Canedo, num ritmo controlado (deu 5,28min/km). Deixei o equipamento preparado de véspera como sempre…combinei com a Inês, que iria andar ali às voltas pela terriola, que estaria no máximo a 10 minutos de casa…isto para o caso de a Isabel decidir nascer. E assim foi, levantei-me pelas 6h e pouco depois, pus os pés a caminho. Isto de andar às voltas (embora sempre por percursos diferentes), tem as suas dificuldades psicológicas…passar 4 ou 5 vezes pelo mesmo sitio custa (pelo menos a mim)…nem quero imaginar provas de 10km em pista, sempre às voltas J. O treino começou mal…aos 7km senti o fundo das costas anormalmente molhado, diria mesmo encharcado??? …fonix…mais um depósito da mochila pró galheiro….isto é feito para durar pouco, só pode…este deve ter aguentado 4 ou 5 treinos apenas. Depois lá segui viagem com um problema por resolver…e agora? Sem água não dá….não tinha trazido chave, pelo que ir a casa buscar uma garrafa, ter que tocar à campainha e acordar todo o mundo estava fora de questão….tb desta vez não tinha trazido umas moedas como habitualmente…lá está, perto de casa facilitei…hmmm, conheço uma fonte…começo a planear mentalmente o percurso, para chegar lá com uns 18km, para beber e depois seguir….é isso, vou tentar….quando vou a passar pelo centro da vila, ouço uma voz a chamar por mim …”queres uma boleia??” … era a minha querida sogrinha, a entrar na padaria para comprar pão….boleia não, mas uma garrafinha de água J…e lá lhe cravei a dita cuja…um espectáculo a minha sogra….problema resolvido…como é que diz o ditado “quem tem sogros não morre na cadeia”. E lá segui a minha viagem, que me custou um pouco nos últimos 8km, onde incluí algumas subidas (total deu mais 500 D+)…mas foi tranquilo, à tarde já estava recuperado. Foi um belo treino, onde o objectivo era estar mais tempo do que o habitual a correr…foram ca.2h45min….bem bom.
 
Feito.... 
 
Ontem foi tb dia em que as minhas atenções (a nível de corridas) estavam viradas para a Maratona (e Meia) de Lisboa, onde muitos amigos dos blogues e redes sociais estiveram, assim como na Meia de Ovar onde o CAL mais uma vez teve um grupo presente….quero deixar aqui os meus parabéns a todos….há a registar muitos estreantes na Maratona, muitos recordes pessoais…sem dúvida um domingo em grande para a malta que gosta de correr.

Uma palavra muito especial para o João…consigo compreender a frustração, mas já passou, toca a levantar a cabeça…existe muito de positivo no meio disto…a tua “afilhada” tornou-se Maratonista (mas havia dúvidas?) e é nas alturas menos boas que se veem os amigos – e pelos comentários que tenho visto, tu tens muitos e bons. Agora é virar as atenções para Sevilha, onde vai correr bem, de certeza…ainda por cima em boa companhia. Força nisso!!!
Quanto aos meus amigos do CAL – sei que choraram baba e ranho por eu não ter estado presente na Meia de Ovar – sem mim aquela equipa não é a mesma coisa J ….mais uma corrida em que existem excelentes tempos a registar. Que me desculpem os outros, mas tenho que destacar dois:
 
- o meu amigo Badolas – bateu o recorde pessoal dele, que passou a ser 1h34,51…este amigo anda com uma fascite plantar à 3 nas últimas semanas…fez 30km comigo e com o Gil à 3 semanas, depois não treinou mais…fez 20km durinhos comigo na 6ª à noite e no domingo pulverizou o recorde dele em quase minuto e meio. Acham normal? Enfim…

- o meu amigo Filipe Fontes – não pelo tempo que fez (1h22 qualquer coisa), mas sim por ter sido a primeira prova dele como atleta do Clube Atletismo de Lamas. Com o inicio da nova época transferiu-se por vontade própria para o nosso clube….és muito bem-vindo, e espero que seja a primeira de muitas.
 
Pronto, já me alonguei demais….esta semana será marcante…nasce a Isabel (mais dia menos dia). O meu plano de treinos diz 6 treinos com 90km…impossível….vou fazer o que puder (e o que a Isabel deixar) J

25 comentários:

  1. é...as nossas "rotinas" com todos os seus sobressaltos nem sempre ajudam a cumprir os treinos devidos e necessários....

    Tudo a correr com a Isabel, e força!

    ResponderExcluir
  2. Tudo a correr muitíssimo bem com a Isabel, era o que queria e quero dizer! :)

    ResponderExcluir
  3. Carlos, que tudo corra pelo melhor esta semana e parabéns pelo aniversário da Maria.

    Um muito sensibilizado abraço pelas tuas palavras

    ResponderExcluir
  4. Não deixe de nos apresentar a pequena. Espero que ela cumpra as suas noites e deixe o papai treinar.
    Boa semana
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que era bom Ju...vamos lá ver.
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Esta semana o assunto é ISABEL! Esquece lá as correrias!
    Votos de uma hora muito pequenina para a mãe e que a Isabel venha com saúde!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É evidente que a prioridade é a Isabel :)...mas se der para dar umas corriditas :))))
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Tudo a correr bem para o nascimento da Isabel :)

    Abraço e bons treinos (curtos e tranquilos que é o que se quer nesta altura :))

    ResponderExcluir
  7. A família está em primeiro lugar as corridas terão que ficar em segundo lugar. Um abraço e que tudo corra bem

    ResponderExcluir
  8. Será que hoje já temos novidades?? :) Não gostas de correr às voltas, mas esta semana tem de ser.
    Beijinhos e tudo a correr bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sim...sai já um "poste" da minha Isabel.
      Obrigado. Beijinhos

      Excluir
  9. Grande Carlos, "ter" 90km para fazer na semana em que vai nascer a Isabel é muito à frente (se fosse com a "minha" Inês era posto a andar...). Comecei logo a imaginar-te a correr à volta do hospital ;) Que corra tudo bem com a "tua" Inês e que a Isabel venha cheia de Força e Saúde (e já agora que deixe descansar os país à noite).
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha...achas que a minha "Inês" não me põe as malas à porta? É que se isso acontecer não arranjo mais nenhuma que me queira aturar :)
      Obrigado Rui.
      Aquele abraço

      Excluir
  10. Adorei a aventura da água!
    Ainda dizem mal das sogras!
    Grande Badolas! E eu para aqui parado com um problema num pé que não sei se não será o mesmo que o dele!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não digo mal da minha...é um anjo :)
      Quanto ao Badolas é um caso de estudo...ai se ele treinasse..
      As melhoras...
      Aquele abraço

      Excluir
  11. Como ainda não respondeste aos comentários é porque já deve haver novidades em relação à Isabel.
    Espero que estejam todos bem.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mouche Vitor...saem já umas novidades fresquinhas.
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  12. Isso mostra que quando existe vontade e determinação tudo se consegue.

    Espero que tudo corra bem com a tua Isabel.

    Quanto à Maratona do Porto, tenho a certeza que irás fazer uma excelente prova.

    Abraço e bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver Fernando...estou na fase crucial da preparação.
      Obrigado.
      Abraço e bons treinos para ti tb.

      Excluir
  13. Como sempre cá temos um post cheio de boa disposição.
    Obrigada pelas palavras.
    E mais uma vez MUITOS PARABÉNS pela vossa Isabel :)

    ResponderExcluir