terça-feira

Maratona do Porto - faltam 3 semanas - mudança de planos


Bem…a semana que passou foi complicada…a Isabel nasceu na 3ª feira, e como é natural tudo cá em casa se centrou à volta disso mesmo. Tal como previa não houve grande tempo para corridas….esperem aí um bocadinho que eu tenho que ir ali fazer 60ml de suplemento…

..pronto…onde é que eu ia…ahh pois….não havia forma de me ausentar de casa durante muito tempo. Teria que arranjar uma solução para pelo menos dar um bocadinho à sola…e arranjei…”já vou”...desculpem lá, mas tenho que ir mudar uma fralda, é só um minuto…….

…pois, a solução era fazer as pazes com uma amiga, com a qual tenho andado de costas voltadas à já muito tempo..tchanaaammm…cá está ela
 
Não gosto muito de correr na passadeira, é monótono, não consigo os ritmos que faço na estrada e canso-me muito mais…ao fim de meia hora estou completamente suado, diria mesmo encharcado…mas pronto, melhor do que nada…..”O QUÊ? Outra fralda…é a 3ª numa hora…menina Isabel, vamos ter que ter uma conversa…sabes quanto custa cada fralda???”….já volto…tenham lá paciência…

…cá estou novamente…e com a minha amiga treinei duas vezes:

2ª feira – depois dos 30km de domingo nada como 40minutos de natação à hora de almoço – a chamada recuperação activa.

3ª feira – 6km (5min/km) - depois de um dia stressante na clinica, já à noite (bem à noite), e depois da devida atenção à outra filhota e com ela a dormir dei uma fugida de 30min até à passadeira.
 
é assim que se fica após um treino de passadeira
 

4ª feira – 7km novamente na passadeira, mas desta vez com um programa de montanha para me motivar. Bem duro…a maquineta tem 12 níveis de inclinação, a média deu nível 7 e demorei 40minutos sempre a subir. Bom treino.

….só um momento……ok, demorou um bocadinho mais…o raio da miúda demora a adormecer…mas agora tenho mais tempo J…onde é que íamos? Ah…pois..

5ª feira – 15km (4,33min/km) - com o apoio da minha Inês lá se arranjou um tempinho para eu ir à rua. Aproveitei para um belo treino de series – 4x 2km a 4,10min/Km…com o ritmo anda tudo bem.

6ª – descanso

…..”ó vai-me à loja”…afinal não está a dormir ainda…just one second…calma Carlos, calma ….

…tinha a secreta esperança de no fim de semana conseguir fazer um treino de 22-25km, mas não foi possivel.

Sábado – quando me estava a preparar para sair para 2h de treino (já tinha o isotónico misturado e tudo)…toca a campainha..visitas…pronto..não é hoje.

Domingo – nicles.
 

…What??? Outra fralda?...vou à falência, pronto….só mais um bocadinho, quem aguentou até aqui, espera mais um pouquinho….

…onde íamos?...ah sim…como podem ver, fiz apenas 28km esta semana, quando o meu plano de treinos dizia 90km. O problema não é esta semana, são as últimas 3 ou 4, onde tenho falhado praticamente sempre…só para terem uma ideia, levo 115km a menos do que o previsto…isto obriga a mudar os objectivos…3.15-3.20h está fora de questão…vamos ver como corre esta semana (70km no plano) e depois decido….”ok, já vou”…está na hora do banho….

…sinto que estou bem, mas é preciso respeitar a Maratona. Há dois treinos que não fiz, que fazem toda a diferença….dois treinos longos de 34/35km mais lentos, por volta das 3h…no dia 3/11 lá estarei à partida, e praticamente na hora vou decidir o que vou fazer. O mais importante é conclui-la, e em situação normal isso não deverá ser problema.

…oh não…não acredito!!!....cada mamada, cada fralda….minha menina vamos ter mesmo que conversar….bem tenho que ir…até um dia destes!!

…só para dizer que a Isabel tem um sorriso lindo J….pronto, gasta lá as fraldas que quiseres!!!

27 comentários:

  1. Eheheheheh... já passei por isso. Na altura fiquei em grande forma... a mudar fraldas! Era um ás!

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Bons treinos...a mudar fraldas!! É uma fase da vida inesquecível para os pais.
    Quanto ao treino na passadeira, experimenta colocar uma ventoinha de boa potência (comprei uma de inox na worten), e um portátil com um filme ou uma série para ver.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois..já tinha passado por isso mas há 8 anos...já estava meio esquecido :)
      Isso da ventoinha parece-me uma boa ideia...vamos ver.
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  3. Carlos , espectacular !!

    ...e o meu obrigado á Isabel , é que assim se calhar já te consigo "acompanhar" na Maratona ! ihihihihi ;)

    O mais importante é a Isabel e todas as tuas meninas :) , o resto (isso da Maratona) vem por acréscimo :D

    ..., e desculpa lá não concordar , mas cá para mim , apesar de não teres seguido o "plano de treinos" á risca , a motivação , a felicidade de teres as tuas meninas todas bem de saúde e felizes...com isso tudo só podes bater o recorde de todos os teus sentimentos e tempos e emoções e amizades e por aí fora ! ;)

    grande abraço e obrigado por me fazeres rir e sentir-me bem com o teu post !


    PS:
    eu não segui plano nenhum !!
    ainda não fiz nenhum treino longo !!
    ainda não sei onde vou dormir no porto !! ;)
    e estou em panico com a minha falta de confiança !!

    ...mas... , andamento , e depois de ler o teu post , tambem tenho a certeza que o mais importante é "conclui-la" de saúde e divertir-me o mais possível !

    abraço , tudo de bom e a "correr" pelo melhor !!
    Artur Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rir-te à minha custa? Deixa-te andar :)
      Olha, esta semana já está a correr melhor..talvez assim possamos fazer um tempinho bem bom....tu teres pernas para me acompanhar é uma piada boa :)
      Olha....não te esqueças de avisar quando tiveres a história do quarto resolvida, para marcarmos o programinha.
      Abraço

      Excluir
  4. He he!

    Força Carlos! :)

    ResponderExcluir
  5. Hehehe, adorei este relato.
    O mais importante é a família, mas vais ver que com os treinos que vais encaixando vais conseguir terminar a maratona feliz. E não é isso que todos queremos?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Demais esse relato!
    O mais importante é a família que maratonas há muitas! Mas tu mantens algo muito importante que é a determinação em fazer a maratona e treinares conforme podes e te deixam!
    Vais ver que fazes uma grande prova!
    Sabes uma coisa eu nunca fiz treinos para a maratona de 30 ou 35 km (tirando uma prova o saudoso regional de fundo da Associação de Atletismo de Lisboa que eram 30 km e que fiz uma vez) e mesmo assim tenho como recorde na maratona 3.10:27 (agora nem a descer ando assim um km que seja hi hi hi hi).
    O meu treino longo eram duas horas em que fazia uma media de 24 a 25 km. Treino feito em jejum e sem abastecimentos (mas não a hora de calor como é vidente) o que simulava muito as condições fisológicas que ocorrem durante a maratona depois dos 30 km.. Andam para ai muitos atletas a fazer treinos longos carregados de abastecimentos e o corpo nunca treina nas condições que ocorrem numa maratona depois dos 30 km!
    Bem agora também há os géis e no meu tinha tinha-se de fazer os 42,195 só com bebida isotónica e já não era mau!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta semana a coisa já me está a correr bastante bem..veremos. Essa dos treinos em jejum não me parece nada má ideia, tem alguma lógica. Agora não vou experimentar (só faltam 2 semanas e meia), mas numa próxima Maratona talvez. Eu só levo abastecimentos nos treinos longos (um gel ou uma barra) e na maior parte deles nem chego a tomar - o que não pode falhar é isotónico ou água - isso levo sempre e em abundância.
      Ahhh....3.10h é supersónico (pelo menos para mim).
      Abraço amigo Jorge

      Excluir
  7. Estas primeiras semanas são terríveis! Essas rotinas do fralda-mama-banho-dorme-acorda-mama-fralda... É uma fase muito bonita mas que nos desgasta fisicamente. Tem paciência e vai dando uma ajuda à mãe que, nesta fase, bem precisa!
    Os treinos. Pois... Os treinos... Olha, vai encaixando como podes... Agora quem "manda" é a pequena Isabel!
    Beijinhos e vai descansar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão..."quem manda é a Isabel".
      Beijinhos

      Excluir
  8. hahahahaha, que paradinhas são essas??? adorei.
    Boa sorte, com a questão financeiras, acho que na prova com a esteira tu te arranja. rsss
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois....será que os bancos emprestam para fraldas? Nada como tentar...hehehe
      Beijinhos e bons kms

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Carlos...isto os Planos são muito bonitos mas é para quem "não faz mais nada". E a maioria das pessoas faz! Tem trabalho (algumas têm), tem família, tem obrigações, e correr é um hobbie. Mesmo com objetivos, métodos e treino específico para determinado objectivo...não nos esqueçamos que correr é um prazer, um gosto, um escape que temos. O Carlos não estava a pensar arrecadar um prémio monetário chorudo na Maratona pois não? E não vai depender da sua marca na Maratona e nas outras provas...ter mais dinheiro para fraldas pois não? Então...é mesmo assim: vai correr e vai correr BEM! Pois...o plano não foi seguido...mas não me parece que os estragos sejam assim tantos...Olha, o meu "plano" foi à vida dele e eu fiquei com a Maratona na mão e faltam dias!!!!!! Pouco há a fazer e no meu caso se "O mais importante é conclui-la, em situação normal isso DEVERÁ ser um problema.! Que talvez resolva... ou talvez não :) E a Vida continuará, serena e atribulada...totalmente alheia ao facto de eu concluir ou não a Maratona, essa é a verdade. E também totalmente alheia à marca que o Carlos faça... ;) é esta a verdade. Importa sim que retiremos prazer da vivência e que acabemos "bem"! Quer façamos 3 horas ou 6 horas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso até estava a pensar em arrecadar um belo prémio nesta Maratona, um prémio da minha pessoa para a minha pessoa, um belo de um recorde pessoal...mas tens razão...isso só me interessa a mim, e não me vai ajudar a comprar fraldas :)
      Estamos 100% de acordo, correr tem (ou deve) ser com prazer, e cada um lá sabe o que lhe dá prazer...uns gostam de seguir planos ao pormenor outros nem sequer usam relógio, saem de casa, dão a sua voltinha e sentem-se felizes, uns no alcatrão outros na natureza...cada um que siga o seu coração como melhor puder.
      Quanto à "tua" Maratona, não sei...tenho acompanhado a preparação pelo teu blogue, e efectivamente não é o ideal para se correr a distância mítica...mas acho que finaliza-la é possível, nem que seja em 5 ou 6 horas....mas só tu é que podes saber se isso te interessa, se não é preferível fazer antes os 15km da family race e no próximo ano voltar a tentar...a decisão é tua, com a experiência que tens e sendo conhecedora do teu corpo, não existe ninguém melhor do que tu própria para tomar a decisão certa.
      Vemo-nos no Porto dia 3/11.
      Beijinhos

      Excluir
  11. Ah pois, agora quem manda no teu tempo é a Isabel! :) Mas o sorriso vale tudo, não é? :) Há coisas mais importantes nesta altura, e na Maratona vais dar o teu melhor e a mais não és obrigado! Agora vai lá mudar mais uma fralda... ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais importante que as minhas meninas, tens razão. Estou na mesma confiante na Maratona...sou um optimista por natureza, e quando "falho" não me ponho muito tempo a remoer na coisa, o caminho é prá frente...espera aí um bocadinho.....pronto, já tá..mais um euro para a Dodot :)
      Beijinhos

      Excluir
  12. Carlos, vão haver mais maratonas para bater tempos.
    Neste momento, o importante é a família.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Vitor, acho que vai ser nesta mesmo...e se não for, aí sim, haverá outras oportunidades.
      Grande abraço

      Excluir
  13. E que tal meter a passadeira à porta de casa e treinar ao ar livre? Assim estavas sempre de prevenção quando fosse preciso mudar mais uma fralda ?

    Abraço e tudo a correr bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei tás a brincar ou não, mas essa ideia já me passou pela cabeça...o problema é a chuva, e movimentá-la é complicado.
      Obrigado e um abraço.

      Excluir
  14. Boa noite Carlos.

    Está a ser dificil treinares em condições para a maratona mas vais conseguir mostar a tua raça na maratona e concluir bem essa prova.

    Tens que usar a experiência para ultrapassar as dificuldades dessa distância ..

    Um abraço campeão e força ai !!!!

    Bons klm´s

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Carlos. Estou confiante e no dia logo se vê :)
    Abraço

    ResponderExcluir