segunda-feira

Maratona do Porto - faltam 2 semanas


Depois da semana de treinos anterior fraca, entrei disposto a recuperar um pouco na semana que acabou ontem. Estando de licença de paternidade, e a Isabel a entrar em certas rotinas, tinha a esperança de conseguir um tempinho para treinar….e assim foi (quase) sempre…ali, a seguir ao almoço entre as 15h e as 16.30h, dia sim dia não, abria-se a minha “janela de tempo” para correr…

2ª feira – 20km de um percurso bem difícil (300m D+), bem ritmados (4,50min/km) em que cheguei ao fim porreiraço e com pedalada para fazer mais se houvesse tempo.

3ª feira – descanso e uma sessão de abdominais*

4ª feira – 17km em que escolhi um percurso onde procurei subidas – deu quase 400 m D+, e o ritmo foi confortável (5,15min/km). Neste sim, fiquei com a sentir as pernas pesadas.

5ª feira – descanso e mais uma sessão de abdominais*

6ª feira – 15,5km com 10 series de 400m a 3,50-3,55min/km. Já não fazia series à algum tempo e senti-me muito bem. Com o ritmo anda tudo bem, a resistência é que não sei.

Sábado – descanso e outra sessão de abdominais*

Domingo – zerinhos – tinha previsto um treino de 25km ao fim da manhã. A noite foi mal dormida, e com o acumular de poucas horas de sono dos últimos dias, de manhã estava estafado e decidi adiar o treino para de tarde. Acontece que de tarde tive uns imprevistos e já não deu para correr. Treino adiado para 2ª feira.

Total da semana – 52,5km – não é mau, a qualidade dos 3 treinos feitos deixou-me satisfeito e com confiança. Foi pena não ter feito o longo de 25km, mas pronto, nada a fazer..

*Sessão de abdominais – quem acompanha o meu blogue, sabe que eu quase que só corro, que embora tenha a perfeita noção que deveria fazer musculação e ter uma alimentação mais cuidada, não o faço. Na semana passada, vi num daqueles milhares de post no facebook (de um trailer muito conhecido no panorama nacional) o seguinte esquema para uma sessão de 5 minutos de abdominais – aquilo chamou-me a atenção de tal forma que decidi experimentar.


A ideia inicial era fazer o esquema 2 ou 3 vezes – santa inocência – da primeira vez vi-me negro apenas para conseguir cumprir com os tempos estipulados, quando cheguei ao fim da “primeira volta” parecia que tinha feito um treino de series J e acabou logo ali…um minuto pode ser tão loooongoo. No dia seguinte tinha os músculos abdominais, assim como partes dos braços bem doridos, sinal que o treino tinha tido algum efeito. Agora que já fiz o esquema 3 vezes (em dias diferentes…hehehe), posso afirmar que, embora com algumas dificuldades, tenho conseguido fazê-lo com menor esforço. Vamos lá ver se entra na rotina – são apenas 5, 10 ou 15 minutos (não perdi a ideia de fazer 3 voltas num futuro próximo) e sempre é melhor que não fazer nada J

Faltam agora apenas 2 semanas – nesta penúltima tenho previstos quase 50km que espero cumprir – 3ª feira volto ao trabalho, o que dificulta ainda mais arranjar tempo para correr. Vamos indo e vamos vendo…hoje já falhei L.

22 comentários:

  1. Qualquer dia estás com uns abdominais À Ronaldo! eheheh
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tenho os abdominais como o Ronaldo....os do verdadeiro, o Fenómeno :) hehehe
      Bons treinos para ti tb. Abraço

      Excluir
  2. Bons últimos dias até ao dia 3 e rumo à meta.

    Um abraço e tudo a correr bem

    ResponderExcluir
  3. Sugestão: e que tal ir a correr para o trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei nisso e em muito mais....de minha casa até ao meu local de trabalho são ca.11km (bem ondulados como eu gosto)...mas a nível de logística é muito complicado, onde tomar banho? (os meus pais vivem a ca. de 1km)...roupa? (já pensei em voltar a ocupar o armário do meu antigo quarto)....e voltar ao fim do dia? (nunca tenho hora de sair, e como trabalho numa vila e vivo numa aldeia não existe grande opção em transportes públicos para usar (até já pensei em comprar uma bicicleta, ia a correr e vinha de bicicleta, no dia seguinte ia de bicicleta e voltava a correr)...pois, mas neste momento o mais difícil é mesmo dormir...já dormimos poucas horas, imagina ter que me levantar ainda mais cedo para correr...impossível, a não ser que me queira matar. Isto é uma fase, depois veremos...sem stress.
      Abraço

      Excluir
  4. Quase, quase! Vai correr bem! Estou certo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, Paulo. Obrigado pela força e muitos parabéns pela conclusão da Maratona de Amsterdão.
      Grande abraço

      Excluir
  5. De certeza que tudo irá correr bem :)
    Força!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ui, pranchas! Exercício muito completo, sim senhor, e uma pessoa olha e pensa: ah e tal, parece fácil... Pois!!! :) Eu faço uma volta disso e já fico muito contente!
    Nesta altura penso que o teu treino esteja feito, não será pelos 25km em falta que ficarás menos preparado, por isso nada de exageros, o descanso também é treino!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é :)...uma volta é o que eu ando a fazer e já sabe Deus como.
      Tens razão, não são esses 25km que vão fazer a diferença, mas a realidade é que desde a Meia do Porto tenho falhado no plano, e treinos importantes...curiosamente sinto-me bem na mesma, só tenho dúvidas se aguento o ritmo durante os 42km....mas estou a pensar baixar a fasquia, antes de mais quero chegar ao fim e se lhe pude juntar um recorde pessoal tanto melhor.
      Beijinhos e boa semana tb para ti

      Excluir
  7. Podes juntar-te ao sócio cá de casa! Ou está a correr ou está deitado no chão da sala, em cima de um pequeno colchão, a arfar durante 40m...
    Haja paciência!!
    Mas é preciso, Carlos! Eu, contra mim falo: faço muito pouco destes exercícios e quase sempre, em prova, são as costas que me começam a dar sinal...
    Dá-lhe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...agora fizeste-me rir....e quem é que limpa o suor que fica à volta no chão? :)
      Pois é preciso...mas não apetece nada não é? Compreendo...o que a malta gosta mesmo é dar à sola.
      Dá-lhe tb....

      Excluir
    2. E o cheirinho que fica na sala?

      Excluir
    3. Lol...sim, deve ser bom deve...

      Excluir
  8. ...olha , agora deu-lhe prá ginastica ?!?!? :P
    ...toca mas é a correr , vamos embora a correr !!!! :D

    Boa semana de treinos e "ginástica" , prontos !!

    ehehheh
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pronto...já cá faltavas tu a gozar com o velhinho :) é a PDI meu amigo Artur...quando chegares à minha idade vais ver como é que elas mordem :)

      obrigadinho :)

      Abraço

      Excluir
    2. hummm, não vou "discutir" a idade aqui em "publico" !! eheheh...

      ...mas só te digo que sou mais "veterano" que tu , de certeza :D

      ...disfarço é bem , com as corridas e as palermices que digo ;)


      abraço e calma com treinos de ginástica :P

      Excluir
    3. eu sei :) ....para ver quem ganha só falta saber o mês e o dia....mas isso será discutido à mesa, num belo repasto de pasta (que cola no tecto) e com uma música ao vivo de fugir....hehehehe.

      Excluir
  9. Eu não posso fazer abdominais que as minhas hérnias consertadas não deixem!
    Só dá mesmo para correr (quando dá) e muito devagar para evitar muita trepidação não vá o esqueleto acabar de se desmanchar de vez :) ! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Vai dando para correr não vai? Se não for mais depressa é mais devagar......já fazes muito mais do que a maioria das pessoas que eu conheço :)...olha, esta semana comecei a espreitar o calendário de provas de trail para 2014, e uma das que não quero faltar é a de Arouca - Senhora da Mó..ainda não encontrei a data, mas deverá ser lá para final de Abril outra vez. Ainda é cedo, mas vai pensando em visitar a malta e fazer uma corridinha nesta prova onde fostes tão feliz?
    Abraço

    ResponderExcluir