domingo

Objectivo sub 1h30 - 5ª semana de Preparação


Começo por dizer que mais uma vez consegui cumprir o plano de treinos, mas também tenho que dizer que foi de longe a semana mais complicada até à data.

Depois do “brilharete” que foi o teste do passado domingo, a recuperação foi difícil e mais longa do que estava à espera. Depois os meus tendões de Aquiles acusaram o esforço e deram-me que fazer até 6ª feira…aqui o resumo:

2ª feira – 7,1km – Só deu mesmo para uma corrida de recuperação

3ª feira – 13,1km – estava previsto um treino de series, mas não estava nas condições mínimas para o fazer. Com o meu amigo Badolas fiz uma corrida descontraída.

4ª feira – 12km - com muito esforço lá fiz as series previstas para esta semana – 12x1min rápido com 1min recuperação a trote….como foi feito aqui pela zona e não existem zonas completamente planas, além dos planos apanhei minutos a descer e outros a subir…a amplitude dos ritmos foi de 3,53min/km (serie mais lenta) e 3,18min/km (serie mais rápida - sim, leram bem…3,18min/km e não estava no máximo…impossível à pouco tempo…até fui ver se o relógio estaria avariadoJ ). O pior veio depois…fiquei tão cansado, que os 3km de corrida para regressar a casa foram um massacre….cheguei a casa completamente estafado.

5ª feira – descanso e os tendões de Aquiles muito doridos

6ª feira – tinha previsto fazer 8km mas continuava cansado e com dores. Decidi adiar esta corrida para sábado de manhã e em boa hora o fiz.

Sábado - os dois dias de descanso fizeram maravilhas e estava recuperado. As dores nos tendões tinham diminuído bastante e logo de manhã saí a correr – a ideia era fazer apenas 7km e decidi-me a experimentar uns trilhos pelos montes aqui pertinho de casa – foi uma maravilha, o tempo impecável, as dores tinham desaparecido e os trilhos (embora durinhos) eram lindíssimos. Resultado foram 10km de corrida, e só regressei a casa porque não convinha cansar-me demasiado, pois domingo tinha o treininho  “Trilhos das 5 Fontes” com o pessoal.  

Domingo – 32km nos “Trilhos das 5 Fontes” – mas isto merece um post à parte.

No total foram pouco mais de 74km. Para este semana os km semanais vão aumentar para mais de 80 – 5 treinos, 1 de series, 1 de ritmos e um longo de 28 no final de semana são os pontos altos.

Estarei de férias nas próximas 3 semanas, pelo que a disponibilidade para treinar será maior. A ideia será treinar de manhã cedo – gosto de me levantar cedo nas férias (tb para não perder o hábito).

Boa semana para todos!


 
 

14 comentários:

  1. Umas óptimas férias com bons treinos também.

    E sim, os dias de "descanso" ou "descanso activo" só com uma corridinha curta e suave são também parte do Treino e são necessários para assimilar o Treino e para a progressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Acabei à meia hora mais uma dessas corridinhas de recuperação :)
      Escreve quem sabe!
      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  2. A treinar assim acho que tens algumas hipóteses (escassas...) de me ganhar no trail da Pampilhosa. LOL

    Boas férias, Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Ahhhhh....fui apanhado...lol...andava eu aqui a dizer que o objectivo é a Meia do Porto e descobriste tudo...é verdade...ando a esfalfar-me todo para Pampilhosa...é que quero mesmo ganhar :)
      O problema é que ontem inscreveram-se mais dois....e estes não são como eu...são prós...vou ter que os embebedar antes do trail!!!
      Beijinhos e toca a treinar, já falta pouco!

      Excluir
    2. Os outros são prós???????????? Então e tu és a versão quê???? Estás a gozar??? Vou passar vergonha, está visto...
      :)))

      Excluir
    3. Eu comparado com estes dois sou um caracol...eles vão chegar ao fim e eu ainda estou a pensar com que perna devo começar a correr :)
      Mas ganhamos-lhes a beber Gin Tónicos, aposto!!!

      Excluir
  3. E eu a pensar que já ia ler sobre o grande Treino das 5 Fontes! Agora és tu que andas a fazer suspense, não vale!

    Andas feito um queninano nas séries. ;) Acho que o meu relógio nunca viu um ritmo/km com 3 à frente (mas também nunca tentei, verdade seja dita).

    Como costumam dizer, o descanso também faz parte do treino!

    Boa continuação, beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...cá se fazem cá se pagam :) ....vamos lá ver se sai hoje uma dose de Trilhos das 5 Fontes - isto estar de férias não é fácil:)
      Eu para ser queniano tenho que emagrecer uns 30kg, cortar as pernas pelos joelhos, fazer uns caracóis e fechar-me umas 4 horas num solário seguidas :)
      Beijinhos e bom trail em Óbidos.

      Excluir
  4. Belos treinos. E agora queremos é ler sobre o Treino das 5 fontes :)
    Beijinhos e boas férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Os Trilhos saem mais logo (acho eu).
      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  5. Grandes treinos, Carlos!

    E agora, venha o tal artigo dos 32 kms

    Um abraço e boa continuação

    ResponderExcluir
  6. Carlos, estás a dar-lhe forte!!!
    Assim não só fazes abaixo de 1h30 na meia como também ganhas na Pampilhosa da Serra:)
    Esta semana corri 65 km, o meu máximo semanal. Mas nada dessas velocidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, quando estamos motivados tudo se torna mais fácil. Além disso é progressivo, são agora mais de 3 anos de correrias.
      Tu tb estás a evoluir - 65km semanais é muito bom, e no teu caso os ritmos são menos importantes...o objectivo na 1ª Maratona é acabar.
      Abraço

      Excluir