quarta-feira

Carlos Sá vence Badwater - o sonho comanda a vida


Absolutamente extraordinário o feito do Carlos Sá!!!

Não consigo imaginar sequer correr naquelas condições, aquela distância em autossuficiência, "apenas" procurando os seus limites, para mais uma vez os ultrapassar e assim fixar novas horizontes, novas metas, novos limites para testar. Prémios monetários não existem....uma medalha de finisher e uma fivela são os prémios palpáveis que ganhou ontem...o resto são prémios só dele, o sofrimento, os pensamentos, as fotografias da mente...enfim sentimentos....espero ansiosamente um relato dele, partilhando a sua experiência e estes seus prémios, para que também eu possa "sentir" um pouco esta sua aventura.

Já à muito tempo que não ficava tão "agarrado" a um evento desportivo, tentando manter-me actualizado no desenrolar da prova. Então quando ele se isolou na frente....foi mesmo empolgante....ontem cheguei a casa do trabalho e corria a noticia que faltavam apenas 3km para a meta, que ele ia a caminhar e que o australiano estava a 1km e vinha a correr...quase que morria de ansiedade....quando finalmente chegou a boa nova foi uma alegria danada, cheguei mesmo a emocionar-me....

Muitos mas muitos parabéns Carlos Sá - és um herói nacional, um orgulho e um grande exemplo para todos nós -  merece tudo o que lhe está a acontecer, fruto de muito esforço, anos de árdua dedicação perseguindo os seus "limites" - tudo isto ainda tem mais valor por ser conseguido com poucos apoios. Além de um fantástico Super-Atleta o que gosto mais nele é o facto de ser um homem de uma humildade incrível - não preciso de o conhecer pessoalmente, basta ver as aparições em público, os seus discursos ou o sorriso simples que tem constantemente estampado no rosto - o Carlos Sá é como o algodão, não engana.

Um orgulho para Portugal - ontem mais uma vez cortou a meta com a nossa bandeira bem no alto - não vejo este orgulho nos grandes craques da bola, raramente vejo algum a festejar um título com a bandeira de Portugal lá fora.

Espero sinceramente estar enganado, mas acho que ainda não é desta que o Carlos Sá terá o reconhecimento ao mais alto nível em Portugal. Em todo o caso, este feito vai-lhe com certeza trazer novos patrocinadores, que lhe permitirão participar em mais "loucuras" por este mundo fora, e continuar a perseguir os seus sonhos. É como ele diz "ainda bem que ainda não descobri os meus limites".

Muitos parabéns também para toda a equipa que acompanhou o Carlos Sá nesta epopeia, os que estiveram lá com ele assim como os que ficaram por cá. O Carlos Sá não se esqueceu deles na hora da vitória - mais um exemplo de grande humildade:
 
- Carlos Sá logo após concluir a prova
"O primeiro pensamento foi ficar muito emocionado. Foi também uma sensação de dever cumprido, após muitas horas de treino. Hoje faço história no desporto português, nesta disciplina que está em crescendo. Na estreia vencer, num ano difícil, com temperaturas muito altas, com ventos acima de 50 km/h na maior subida. Conseguimos ultrapassar isso, o trabalho da equipa foi incrível"
Espero que isto também sirva para que mais patrocinadores surjam para apoiar mais atletas portugueses neste deporto - temos neste momento já uma fornada de grande capacidade para seguirem as pisadas do Carlos Sá, e com o aumento de provas de trail e o correspondente aumento do nr. de atletas irão surgir certamente mais Super-Atletas em Portugal nos próximos tempos.
Voltando à Badwater, a esta hora ainda estão muitos atletas em prova, a perseguir o seu sonho...respeito e admiração por todos eles.

E para finalizar, que isto já vai longo.....mais umas palavrinhas do Carlos Sá dirigidas a todos nós....

"Nós portugueses vivemos num clima quase depressivo. Temos de ter objetivos muito fortes no nosso dia a dia. É esta mensagem que quero deixar aos portugueses, que acreditem, que lutem, porque sem trabalho, sem sacrifício, nunca vamos conseguir mudar este país".

O sonho comanda a vida!!!


P.S.1. Ontem descobri que eu e o Carlos Sá, além de gostarmos de correr, temos mais uma coisa em comum....ambos somos Carlos Alberto :D 

P.S.1 -  Muitos parabéns também ao Rui Costa pela vitória na etapa de ontem no Tour de France. Teve "azar" - não tinha nada que ganhar a etapa logo no dia em que o Carlos Sá ganhava Badwater. Mais um grande orgulho para Portugal.

8 comentários:

  1. Não há palavras para descrever um feito destes!
    Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jorge...ando mesmo empolgado com isto e sinceramente acho que é caso para isso :)
      Abraço

      Excluir
  2. Grande Carlos Sá! Um feito que demonstra muito bem o que este homem consegue extrair do seu potencial. E como bem refeiste, com muita humildade e com um optimismo que é facilmente observável nas expressões dele. :)

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente, EMOCIONANTE, amigo !!! Parabéns. Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ivana, brutal.
      Beijinho e boa semana para ti tb.

      Excluir
  4. Foi um feito inacreditável!

    Também acompanhei a par e passo e quando viu o australiano aproximar-se daquela maneira, ia-me dando uma coisa. Até que rebentou a notícia da meta e que emoção!

    E logo na estreia!

    Um abraço, caro Carlos Alberto :)

    ResponderExcluir
  5. Ó João...quando alguém me chamava por Carlos Alberto era porque tinha arranjado sarilhos :)
    Não posso dizer que acompanhei a par e passo...não era possível, mas ia tentando....foi mesmo emocionante.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir