domingo

4,16 minutos ao km


Não, não é nenhuma equipa concorrente dos “4 ao km” do João Lima (e amigos), muito menos uma filial mais a norte da mesma – embora modéstia à parte o amarelo me fique bem :)

4,16min/km é o ritmo que terei de impor durante 21.097m para atingir o meu próximo objectivo de corrida.

Iniciei na 2ª feira o plano de treinos de 12 semanas, que espero me leve a atingir um dos objectivos que ainda tenho para este ano – baixar 1h30min na Meia Maratona. O meu recorde nesta distância está actualmente em 1h33,03 e foi conseguido em Janeiro deste ano na Meia Maratona Manuela Machado em Viana. Tirar 3 minutos é obra, mas gosto de desafios, e embora o considere muito difícil de concretizar (para as minhas capacidades) acho que é realista – um ex-colega de trabalho disse um dia “o mais difícil é para os mais capazes” e tem toda a razão :) *.

O dia D será a 15 de Setembro na Meia Maratona Sportzone no Porto – tinha como alternativa a de Ovar a 6 de Outubro, mas é já muito em cima da Maratona do Porto, onde pretendo atingir o outro grande objectivo que me falta para este ano (mas isto fica para outra altura – agora vamos focar na Meia).

O plano de treinos que vou usar como base foi retirado da Runners World alemã (mais uma vez). Introduzi algumas alterações, com uns treinos longos com mais kms, visto que quero enquadrar o plano de forma a depois dar continuidade (+ 6 semanas) para o que pretendo fazer na Maratona em início de Novembro.

O esquema semanal engloba 5 a 6 treinos, um de series à 3ª feira, um bem ritmado à 6ª feira e um longo ao domingo. Pelo meio treinos a rolar com um ou outro de Fartlek ou Rampas. Nestas 12 semanas serão ca.800kms. Pelo meio ainda duas provas que terei de definir – uma de 10kms e uma de 15 a 20kms para servir de teste.  

Vou tentar englobar alguma musculação e melhorar a minha alimentação. Sempre que começo uma preparação mais especifica digo o mesmo, mas depois a coisa começa a descambar. Vamos lá ver se é desta – esta semana (por ser a primeira) já me portei mais ou menos bem – doces (quase) nem vê-los, menos pão (e manteiga) do que habitual e nada de fritos e molhos – pronto, fui uma vez à Pizza, mas esse foi o grande “pecado” destes últimos dias.

No que diz respeito a treinos esta semana (quase) consegui cumprir o plano. Tive sorte, estive na Alemanha de 3ª a 6ª – enquanto vocês estavam numa sauna, eu apanhei tempo fresco (entre 15 a 18ºC), ideal para correr:

2ª feira – 11km - treino de series (com o meu amigo Badolas) – 6x800 a     4min/km

3ª feira – 6km de corrida de recuperação por uns campos verdejantes na Baviera

4ª feira – 15km em floresta (com 50min a 4,43min/km pelo meio) – bem durinho este treino, pois tinha algumas subidas e descidas ingremes.

5ª feira – 12km num parque natural, plano…muito bonito…acabei por andar mais rápido do que o planeado (média 4,58min/km)…senti-me bem e pronto, dei corda às sapatilhas.

6ª feira – dia de regresso a Portugal e descanso

Sábado – 21km – já não fazia nada acima de 15km à mais de um mês – senti-me tão bem…sai cuidadoso, mas comecei a ganhar confiança e acabei com 5,07/min/km, para um percurso com algumas subidas complicadas – muito bom mesmo.

Domingo – 3km de caminhada (de recuperação), englobada no evento “Mosaico Social” – organizada pelo CAL – hoje estou muito feliz com algo que não tem nada a ver com as minhas corridas – isto merecerá um artigo à parte.

No total fiz quase 70km. Na próxima semana volto a estar na Alemanha de 3ª a 6ª – tenho vários treinos e um pouco mais de 60km para fazer. Vamos lá ver.

*O mesmo colega tinha mais pérolas tipo … “agarra-te ao pai que o pai vai voar” ou “viva quem é uma flor”, mas acho que não se enquadra nesta situação :D…. este sabia-a toda, e o mais incrível é que tinha algum sucesso com esta lábia toda junto do mulherio J

10 comentários:

  1. O amarelo fica bem a qualquer um! :)

    Força para esse objectivo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Não vai custar nada!
    Qualquer dia pulveriza o meu, velhinho, recorde na meia maratona (1:28:14 na Nazaré em 1983).
    E tenho a certeza que o meu recorde na maratona (3:10:27 Maratona Nacional do Inatel - Foz do Arelho 21-04-1985) também já era!
    Força campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiiiiii.... Tou muito longe desses tempos, então esse da maratona é que já não é para qualquer um. Obrigado pela confiança e aquele abraço.

      P.S. Ontem ouvi dizer que os nossos amigos de Arouca estão a pensar aumentar a distância da Senhora da Mó para o dobro. Dobro do prazer :)

      Excluir
  3. 4:16/km é estratosférico! Venham de lá esses relatos dos treinos que cá estamos para seguir com muito interesse :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é....hoje é dia de series (7x800m a 4min/km)...ainda faltam umas horas e o meu cerebro anda a arranjar mil e uma desculpas para não as fazer :)
      Abraço

      Excluir
  4. Quando leio estes relatos até me falta o ar... Mas porque é que esta gente corre tanto? Isso não fará mal? :D

    Força, Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que estar em forma para Pampilhosa :) obrigado por essa força.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Anônimo2.7.13

    Força nisso!
    Tenho a certeza que vais conseguir atingir teu objectivo!
    Um beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vou dar o meu melhor.
      Beijinhos e boas corridas

      Excluir