quinta-feira

Encostas dos Mirtilos - Romariz

 

No fim de semana passado fui com a Pikinita fazer mais um dos percursos propostos pela Camara Municipal de Santa Maria da Feira – fizemos a “Encosta dos Mirtilos” em Romariz.

A partida e chegada é junto à Igreja de Romariz – o track dizia que seriam ca.11km com 400m D+ e foi mais ou menos isso que deu..

O percurso lava-nos a fazer uma pequena voltinha por ruas e ruelas antigas de Romariz, com passagem pela escadaria de St.António, por uma Capela e por fim por uma data de casas antigas do inicio e meados do século passado, outrora muito imponentes, agora quase todas desabitadas e a necessitar de serem reabilitadas, embora continuem imponentes.




Depois desta voltinha saímos em direcção a uns campos agrícolas onde começamos a ver o que dá nome a este percurso … as plantações de Mirtilos que nesta altura do ano não existem. o cenário é de caminhos rurais e campos … uma primeira pequena incursão por uma floresta antes de voltar a lugares periféricos de Romariz, ou seja, volta algum alcatrão e algumas estradas empedradas.





Por volta dos 4km o percurso faz-nos sair de uma estrada em alcatrão, para seguir ao longo de um ribeiro para apreciarmos 3 pequenos moinhos reabilitados … o maior deles tem a porta aberta e dá para ver como é por dentro. Muito gira esta parte. O mesmo caminho (apenas uns 200m) é feito de regresso à estrada e é por estrada que se fazem os próximos 2km, pelo meio de uns lugarejos sempre na periferia de Romariz. A última parte é uma picada bem difícil de se fazer a correr, um bom desafio que consigo vencer 😊











Os 4 km seguintes são menos interessantes … são feitos em estradão florestal (eucaliptais na maioria) e para quem corre tem uma boa rampa para servir de desafio, fazê-la toda a correr. Eu fiz 😊 … pelo meio tem uma passagem pelo centro de Romariz e uma passagem pelo Castro de Romariz que quando passamos estava fechado e não deu para visitar … mas com certeza será interessante de se ver.





O último km é de novo em alcatrão, novamente por pequenas ruelas que ficam acima da Igreja onde tudo começou. Está feito :)


A Igreja de Romariz é muito bonita (por fora ...dentro não vi) ... tem pormenores engraçados

como esta porta lateral ...

os paineis de azulejo

ou mesmo estas rachadelas enormes numa das laterais que achei bué de catitas...


No geral tb gostei deste percurso … é diferente de todos os outros, é “menos trail” mas não deixa e ser interessante … acho que de todos os percursos que fiz até agora é o mais adequado a caminheiros visto que passa por diversas pontos de interesse que “obrigam” a parar … tive pena o Crasto não estar aberto mas fica para uma próxima. Vale a pena a fazer esta voltinha..

Para já estou a gostar muito dos percursos propostos pela CMF … aqui o link onde podem ver os percursos que existem e descarregar os respectivos tracks ... são muito diversificados, para todos os gostos e tudo entre 5 a 20min de minha casa. Ainda me falta experimentar alguns mas por agora vão ficar para outras núpcias.

Embora ainda seja permitido deslocar-me para correr, nas próximas semanas vou evitar fazê-lo. Vou continuar a correr, mas vou fazê-lo nas zonas circundantes à minha casa, reduzir as distâncias, ajustar os ritmos. A ideia é manter-me activo e ter uma base que me permita, quando este “bixo” der tréguas, de voltar a treinar em força para alguns objectivos que tenho para 2021, que para já ficam na gaveta.

Cuidem-se!!!  

6 comentários:

  1. Que luxo que é ter percursos desses à porta de casa :) uma pessoa gosta de viver na cidade mas, depois, fica cheia de inveja quando vê estas coisas! Continuem a aproveitar bem esses trilhos, sempre em segurança! Beijinhos aos dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode ter tudo não é? :)
      Beijinhos para as duas e um abraço para o menino

      Excluir
  2. Bom cartão de visita!
    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Por favor tem algum restaurante perto para fazer reservas para um grupo de caminheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, em Romariz mesmo nao sei, mas Santa Maria da Feira fica apenas a 10min de carro e nao faltam restaurantes, dependendo do nr de pessoas, do que se pretende para almoco ou mesmo do bolso de cada um. Obrigado pela visita e boas caminhadas.

      Excluir