terça-feira

Rota das Capelas - Vila Maior

 

No Domingo demos seguimento ao périplo pelos percursos promovidos pela Camara Municipal da Feira no nosso Concelho.

Depois de Santo André e da Rota do Castelo deste vez decidimos ir até Vila Maior para experimentar a Rota das Capelas. Tinha muita curiosidade neste percurso por ser na freguesia vizinha de Canedo onde se situa o Quintal dos Pernetas. Queria ver que trilhos é que usavam e até que ponto interceptavam com os percursos que normalmente percorremos. O percurso anunciava pouco mais de 13km com quase 400m D+.

Quando me levantei e espreitei pela janela não vi geada nem os carros com os vidros congelados. No entanto estava frio. Seriam 9h30 quando começamos e erramos logo na partida … o inicio do percurso era numa Capela em Vila Maior .. nós começamos na Igreja … o que vale é que o percurso passa ali ao lado e não foi difícil entrar no percurso.

O inicio foi por trilhos que conhecemos, por trás de campo de futebol. Passamos aqui nos primeiros Trilhos dos Pernetas da nossa história – na altura ainda tínhamos “receio” de nos enfiarmos na serra e fazíamos os trilhos mais rurais por entre localidades vizinhas. Foi engraçado … o percurso não era bem o mesmo, mas teve muitas partes comuns para chegar à Capela da Na.Sra.da Piedade em Canedo, de onde parte e chega tudo o que é Trilhos dos Pernetas.





a "nossa" Sra.da Piedade

que piada ...

uma vez por ano enchemos esta "avenida" ... em 2020 não foi possivel, vamos ver se o é em 2021

Depois entramos em trilhos “nossos” mas apenas durante 1 km para depois ser tudo novidade para mim. E que maravilha … fui surpreendido pela positiva… gostei mesmo muito do percurso escolhido.









É um percurso que não sendo difícil é puxadinho e feito à minha medida para um treino bem ritmado. Não tem grande tecnicidade mas é bastante diversificado. Adorei mesmo e deixou-me vontade em ir para ali com algum tempo explorar umas zonas para ver se dá umas ligações ao rio Inha que nos permita inovar nuns próximos Trilhos dos Pernetas.

Tivemos alguns enganos por culpa própria que aliados a algumas piscinas que fiz deram 16,5km. Não faz mal, foram feitos com gosto pois este “treininho” deu-me muito prazer.

Depois aproveitamos que ainda tínhamos uma horita antes de termos que confinar e fomos matar saudades à D.Alice … maravilha 😊


o Leão sabe-a toda ... presunto come, pão mastiga e deita fora 


Querem experimentar … aqui o link para poderem descarregar os links destes percursos … relembro que não estão marcados, só seguindo o track num dispositivo GPS.

Próxima paragem se as regras de confinamento o permitirem … Trilhos dos Mirtilos em Romariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário