quinta-feira

Treino de series - by Perneta

 

É 3ª feira e o meu plano diz que é dia de series. Como prevejo perto de 2h de treino a coisa tem que ficar para o fim do dia.

Durante o dia o pensamento de vez em quando foge para o que tenho a fazer. E embora goste destes treinos, hoje não me apetece nada, tenho as pernas doridas e pesadas. Mas sei que as vou fazer, como não sei, mas pelo menos vou tentar.

Na semana passada fiz um treino idêntico, um pouco menos exigente porque as series eram ligeiramente mais curtas … o treino correu muito bem mas fiquei completamente de rastos, morto … acho que exagerei nas primeiras series e depois paguei o preço.

Ao fim da tarde lá me equipo … está bastante frio mas opto apenas por uma camisola térmica de manga comprida e uma T-Shirt por cima, calções, um lenço ao pescoço e as luvas. A coisa vai ser dura e mesmo com este frio a coisa vai aquecer.

O bom de ter alguém que nos orienta os treinos (além de ser entendido na matéria) é o facto de nos “obrigar” a ir mesmo que não apeteça. Existe um compromisso e não quero falhar por preguiça ou “medo”. Vamos a isso.

Começa com 5km a rolar em modo aquecimento … faço o percurso de sempre porque tem dado “sorte” … a descer até ao Europarque e regressar a subir … estes primeiros 5km demoram sempre uma eternidade a passar, não sei explicar porquê. Quando chego novamente ao meu Bairro tenho os 5km feitos … agora são 5x50m de sprints para colocar o coração a bombear com força e habituar um pouco as pernas a uma velocidade mais alta… está na hora da verdade … siga …

Saio disparado para a primeira serie que tem a duração de 9min … não quero repetir o erro da semana passada e exagerar logo de inicio, tenho que equilibrar melhor o esforço com a velocidade imposta … as series são feitas às voltas pelo meu bairro … não é totalmente plano, ora desce muito ligeiramente, ora em sentido contrário sobe ligeiramente … o que parece não fazer grande diferença, a velocidades altas faz bastante diferença e à medida que vamos avançando no treino cada vez mais … acabo a primeira serie numa média muito próxima da semana passada e num estado bem razoável …

….depois de 2 minutos a trote começa a segunda serie, desta vez são 7 minutos … confesso que tento fazer com que o percurso comece sempre na parte a descer para me habituar ao ritmo e conseguir não destabilizar ainda mais a respiração … acaba quase sempre a subir … no fim as contas equilibram-se… acabo este serie como todas, em esforço … o segredo está em conseguir recompor-me o melhor possível nos 2 minutos de trote entre series … nesta fase ainda se consegue …

A terceira seria é de 5minutos … sei que tem que dar no mínimo 1,25km … o último minuto é todo ele a subir e já me custa mesmo muito não baixar o ritmo … feito … mais 2 minutos a trote onde evito caminhar … faz hoje uma semana e já caminhava um pouco entre series porque o coração me queria saltar pela boca … hoje estou um pouco melhor … vamos para as series mais curtas …

Siga para a penúltima de “apenas” 2 minutos … o ritmo desta vai mais alto e deixo-me ir … acaba relativamente rápido e volto a ter 2 minutos para “descansar” antes de entrar na última …

A última é de 1 minuto apenas e volta a ter ritmos mais altos porque sei que acaba relativamente depressa … eu disse última? É a última da primeira serie de series … confuso… no plano diz 2x estas series, ou seja, estou a meio … vem a pior fase agora …repetir as mais longas …

Primeiro a de 9 minutos onde arranco de pernas a tremer e surpreendentemente consigo fazer um ritmo bem bom … depois a de 7 minutos começa com as pernas a tremer e o coração ainda a bater a mil mas tem que ser … dou comigo a pensar que esta tem que ser bem feita, se não conseguir fazer a próxima pelo menos esta fica feita … e assim foi … os 2minutos de intervalo a trote voltam a não chegar para estabilizar e entro na de 5 minutos ainda esbaforido e com um pulmão de fora … as pernas pesam pra caraças e dou comigo a fazer contas do tipo “só faltam x minutos a este ritmo para acabar este martírio” … feito … não consigo evitar caminhar 30 segundos logo após acabar esta … só faltam as duas mais curtas … siga para a de 2 minutos …. feito … volto a caminhar 30s… entro para a última das últimas, apenas 1 min feitos com as pernas a tremer mas muito satisfeito porque consegui fazer um belo treino.

Mas ainda não acabou, resta-me fazer os 3km de retorno à calma que não são nada fáceis porque as tuas pernas pesam 1 tonelada cada uma e o treino está feito e o teu cérebro te diz para parar … engraçado nestes 3 km parece que vamos a arrastar-nos, mas olhando para os ritmos até que não são assim tão maus – faço treinos de recuperação bem mais lentos 😊

Chego a casa, sento-me, bebo muito … demoro 10 minutos para ganhar coragem de me levantar e vou a arrastar-me até à casa de banho. Debaixo do chuveiro com a água quentinha a bater-me no corpo faço um review do treino, estou satisfeitinho da vida … cansado mas não morto como na semana passada … ca puta de treino bom …

23km no total, 8 dos quais para aquecer e retorno à calma, 48min a dar gás com uma média 3,58m/km … o resto são os trotes entre series … estou a voltar aos poucos 😊



2 comentários:

  1. Que espectáculo de treino!!!
    Deu-me saudades das minhas séries que, como é natural pelo nível de cada, nada tinham a ver com as tuas... mas a sensação de superação no duche era muito boa
    Um abraço e força para mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que sentimos parece ser igual, sejam atletas de elite ou malta como nós, cada um ao seu ritmo.
      Abraço e continuação de excelente recuperação

      Excluir