domingo

Périplo pelas São Silvestres do estrangeiro


„Sabe que o seu passaporte está caducado? Não podemos deixar passar!!!” – o agente fronteiriço Al Mohamed, pele escurecida pelo sol escaldante das planícies do sul, barriga proeminente e bigode que me fez lembrar o Chalana não estava a brincar. Olhar fixo com aquelas pérolas negras brilhantes e profundas, monocelha franzida a raspar a unha do dedo grande do pé esquerdo no asfalto … estava tramado …

Vi a minha vida a andar para trás. Ali estava eu com a Pikinita, na fronteira em Leiria no passado sábado de manhã vindo do norte. O carro carregado para ir passar um fim-de-semana prolongado à Amadora a casa dos sogros.

Uns dias antes tinha andado a fazer o resumo do ano desportivo e chegado à conclusão que em 2019 ainda não tinha feito qualquer prova no estrangeiro – não podia ser!!! Para manter a media teríamos que fazer 3 provas em 4 dias – Lisboa e arredores, vai ter que ser.

“Mas senhor Agente Al Mohamed, só caducou há meia dúzia de anos. E se olhar bem para a foto até que estou quase igual, com menos 20kgs, já não tenho cabelo comprido lambido de gel e puxado para trás, não tenho 3 queixos mas contínuo parvo na mesma … além disso tenho os sogrinhos à minha espera e seria uma chatice eles terem que comer o camarão todo sozinhos na passagem de ano … além disso tenho ali aqueles 5 garrafões de verde tinto de Castelo de Paiva que estou a pensar em deixar aqui, porque o carro vai um bocado pró pesado … então, que me diz?”

“Por quem me toma? Está a tentar subornar-me?”

Pronto … fodi o resto … já me estava a ver enclausurado numa masmorra, a dividir um espaço de 5m2 com mais 20 engraçadinhos e como sou um bocado para o tenrinho e banana, desconfio que nunca mais seria o mesmo … ia sair de lá a falar fininho … o pior era mesmo se ficasse a gostar … olha que se calhar … quando a minha mente perversa já me estava a imaginar como seria, o Al Mohamed arrancou-me do sonho … ufa…

“você não é o presidente dos Pernetas??? O Mor??? … é páh … adoro a vossa página e a vossa malta … quem diria … a sério?? Nem acredito nisto …“

35 selfies e uma dúzia de autógrafos depois lá seguimos viagem … mas não sem antes descarregar os garrafões do verde tinto e dele me ter dado o nr. telefone dele para dar à loira boazona … nem vos conto o que o gajo me disse que lhe fazia se ela deixasse …

Chegados a Lisboa, só tivemos tempo de levantar os dorsais da São Silvestre dos Olivais, depois da São Silvestre de Lisboa e seguir para Amadora City para nos instalarmos em casa dos sogrinhos que já nos esperavam com um belo de almoço. Não tivemos muito tempo … estava na hora de voltar a Lisboa, a primeira das 3 São Silvestres começava já às 19h.

São Silvestre de Lisboa, sábado 28/12, 17.30 horas


Mais de 60??? … fiquei descansado, ainda pensei que se referissem à idade

Fonix … era o que havia de faltar … CAL até morrer

Incrível como entre 12.000 pessoas inscritas consegues encontrar a dúzia de pessoas que conheces de antemão – Fumo, Dina e Maria Jasmin (que ficamos a conhecer), Isa, Vitor, João Lima, Inês e Rui, Rita e Paulo, o Luis Lobo e os seus afilhados alentejanos, a Alice Vilaça entre mais alguns … assim sem combinar, uns de cada vez no meio daquela azáfama toda.

Ambiente extraordinário, local de partida emblemático e o tempo embora fresco a ajudar. Perfeito!!! Único problema que não era bem um problema … não tínhamos dado os nossos tempos aos 10km à organização – atribuíram-nos a box de partida dos Mais 60 … a última leva de 3 partidas. Adivinhava-se uma confusão danada e concretizou-se o que não foi grave pois não havia nenhum objectivo de tempo em especial J

Quando finalmente se deu o tiro de partida para o nosso grupo aconteceu o que já esperava … impossível correr. Lá fomos a trote e demoramos quase 7min para fazer o primeiro km … a atenção ia para não nos perdermos um do outro … até aos 4km a coisa melhorou um pouco mas não muito. Conseguimos aumentar o ritmo a custo de muito esforço, de pára e arranca, de zigue-zagues constantes.

Entre o km 4 e o 7 conseguimos finalmente correr mais a sério e fizemos todos os km na casa dos 4,30-4,40m/km … chegados novamente à zona da Praça do Comércia e ao virar novamente para o Rossio as estradas estreitam, o povo aglomera e os ritmos baixam novamente. Não é mau, é da forma que a gente respira um bocadinho para atacar a subida da Avenida da Liberdade e depois a descida para a meta. Nesta prova fui a acompanhar a Pikinita que na subida acusou um bocadinho o esforço para recuperar algum tempo … a meio da prova decidimos que baixar os 50m ainda seria possível.

E não foi por muito pouco … o último km foi feito em 4,13 e a Pikinita foi às lonas para o conseguir … o tempo de chip deu 51,21, mas a distância percorrida foi de quase 10,2km. 


não foi nada mau ...


Gostei muito da prova, tudo muito bem organizado, desde o levantamento dos dorsais, o bengaleiro, o percurso, o ambiente criado, a medalha lindíssima, a camisola de manga comprida da New Balance de excelente qualidade e do saco com ofertas no fim. Valeu muito a pena e será uma prova a repetir caso volta a estar pelo estrangeiro por esta altura J

Menos bom apenas para certas pessoas que vão fazer caminhadas, levam crianças, carrinhos de bebé, etc e tal para uma corrida. Nada tenho contra, mas por amor de Deus, por vocês e pelos outros … coloquem-se no fim do pelotão e não no meio. Será que não se apercebem do perigo?

Ainda houve tempo de ir comer uma natinha e beber uma ginjinha a convite da Inês e do Rui … obrigado J e jantei com a Pikinita pela baixa enquanto o povo desmobilizava. No dia seguinte iria haver mais…

São Silvestre dos Olivais, domingo 29/12, 18 horas

verdades repostas

Ainda não tinham passado 24 horas e já estávamos novamente equipados, uns poucos km mais a leste do dia anterior, nos Olivais para mais uma clássica São Silvestre. Esta completamente diferente da do dia anterior … organização mais caseirinha, zona menos turística, bastante menos gente, mesmo assim acima do milhar. Foi fácil de estacionar … as pernas pesavam um bocadinho, a falta de treinos a fazer-se sentir. Um pequeno aquecimento confirmou as pernas pesadas … na viagem para os Olivais tínhamos decidido que hoje seria cada um por si … eu queria fazer uma de prego a fundo e a Pikinita não estava com grande vontade … perfeito J

Voltamos a ver algumas caras conhecidas, a maior parte do dia anterior. Também vimos a menina que corre e escreve pra caraças, mas que veio apenas assistir … Rute, vê se regressas rápido às corridas e à escrita … o blogosfera corredora sente a tua falta J

E partida … já me tinham avisado que esta era das duras … eu ignorei e meti prego a fundo logo desde inicio … 1km a 8,20min … sim leram bem … devo ter ligado o GPS enquanto ainda estava na box de partida. Isto confundiu-me as contas completamente durante o resto da prova J

Sobe e desce, desce e sobe … as pernas estavam a responder bem, a caixa nem por isso. Senti-a que ia levar com a marreta, só faltava saber quando … passei os 5km ainda com a faca nos dentes e muito perto dos 20min … muito acima das minhas possibilidades actuais … e logo a seguir, numa das duas grandes subidas levei a marretada …

Arrastei-me por ali acima e depois consegui recuperar a seguir, embora já não fosse ao limite pois sabia que aos 7km iriamos ter o Adamastor desta prova … uma subida bem acentuada de mais de 1km … tentei recuperar o melhor possível até lá … tinha o objectivo de ficar no minuto 41 … perdi mais tempo do que pensava … depois de ter vencido a besta ainda levei algum tempo a estabilizar um bocadinho a respiração … ainda havia mais uma rampinha antes da grande descida até à meta e ali foi a acelerar o máximo possível sem me desfazer em 1000 peças … fiz 3,30min no último km e acabei com 42,36min, mas mais uma vez com 10,2km .. fiquei mesmo satisfeito com a minha prestação.




A Pikinita entusiasmou-se também, diz ter passado aos 5km com 23min, que se vinha a sentir bem até que teve uns “apertos” que a fizeram olhar com carinho para uns arbustos pelo caminho e até a obrigaram a parar J … mesmo assim fez 51,30min e 7 lugar no escalão.

Também gostei muito desta, gosto destas organizações mais enxutas e caseirinhas onde tudo é pensado ao pormenor. Se vier para o ano vou ter que me aplicar a fundo para ganhar um bolo rei – é que eles oferecem um bolo rei a quem conseguir fazer melhor tempo que no ano anterior J




Dia de descanso = dar uma volta pela terriola

No dia seguinte tivemos um dia de descanso de correrias – mas não pensem que se descansou. Aproveitamos para ir visitar Lisboa, fizemos 16km no total a subir e a descer aquelas ruas e ruelas. Destaco o almocinho na Alfama, regado com uma garrafinha de maduro branco do Douro (estaria já com saudade de Portugal?) que bateu forte e nos fez descer à baixa meios zonzos mas bem felizes da vida J













São Silvestre da Amadora, 3ª feira dia 31/12, 18 horas



outra vez arroz???



As expectativas estavam em alta – se à partida tivesse que escolher apenas uma das São Silvestres não havia dúvidas – a escolha seria para esta. São imensos os relatos que consideram esta prova como a de maior apoio popular em Portugal, ainda superior à Corrida das Fogueiras que já corri por 2 vezes e é fantástica. A bitola estava bem lá no alto.

Os pais da Pikinita vivem a 1,5km da zona da partida, junto à estação de metro - tinhamos um cafezinho combinado com amigos depois do almoço perto da recta dos Comandos que fica a quase 2km. Decidimos levar o carro para junto da meta e ir a pé ter com os amigos – ida e volta 4,5km de caminhada.

Seriam ca.das 16h30 quando nos deslocamos para a zona de partida e percorremos a pé alguns troços do percurso que iriamos percorrer daqui a pouco. E a festa já se fazia … as pessoas estavam a sair à rua, posicionando-se nas bermas da estrada todos bem dispostos – eram já às centenas em amena cavaqueira e a aproveitar um desfile de motos e carros antigos que faz parte do programa – a coisa prometia.

Nós íamos fazer a prova juntos, curtir o ambiente, embora tivéssemos aquela vontade de a Dora voltar a baixar os 50min. Não iria ser fácil – além de voltarmos a sair do fim do pelotão nos Mais 60min, o percurso é durinho, de sobe e desce.

Estava frio, andamos pela zona de partida e adiamos o tirar a roupa quente o mais que podemos, assistimos à partida da Elite Feminina que se faz 15 minutos antes do restante pelotão (não sei porquê), vimos novamente gente conhecida e fizemos um pequeno aquecimento antes de entrar na nossa zona de partida. Pouco depois estávamos a arrancar.




Foram ca. 2,5km sempre a subir … perto de 2000 pessoas a participar … no entanto as avenidas largas permitiram entrar no ritmo que se pretendia quase logo de início. Não foi difícil atacar aquela subida porque as pessoas a assistir te “carregam” por ali acima. Tinha duas missões – ajudar a Pikinita e filmar a prova com a Gopro J … a Pikinita mesmo a subir consegui baixar ligeiramente os 5min/km .. um pouco antes da primeira viragem passamos em frente à casa dos sogros … e ali estavam eles no meio da multidão que continuava bem divertida … pétaculo.

Viragem onde vi o Zémi e toca a descer 1,5km … aumentamos um pouco o ritmo para ganhar alguns segundos a descer. Notei a Pikinita bastante ofegante … um pouco mais à frente, entre os 4 e 5km no centro da Amadora ela fraquejou um bocadinho e foi preciso adaptar o ritmo. Valeu a ajuda do muito público, a sério … “Bom Ano” era uma constante … palmas … high-fives … e eu aproveitei J … a Pikinita ia na luta … não demorou muito chegamos à temida subida dos Comandos, além da inclinação brutal para prova de estrada, menos iluminada e com menos público … a Pikinita que até sobe bem teve que andar um bocadinho enquanto hidratava … foi uma coisa de alguns segundos apenas …

Vencida esta subida, sabíamos que ainda faltava uma última rampa com uns 200m … voltou o muito público entusiasta. Faz-se a rampa de forma controlada … e faltava menos de 3km que seriam maioritariamente a descer. A Pikinita só não me deu porrada porque teve que se concentrar a “respirar” J … foram km entre 4,30 e 4,40m/km, sempre com muita gente, até que a pouco mais de 1km o público cria um corredor … fantástico … os últimos 500m não foram fáceis, a Pikinita estava nas lonas … a média dava para ficar nos 48min ou até 47 mas a prova teve mais que os 10km … foi na garra que ela foi buscar umas últimas forças para passar a meta com 49,09min de tempo de chip. Fantástica prestação e prova espectacular.

estou de 4 meses .. e depois???

João, Isa, Pikinita, Perneta gordo e Orlando … olhem as caras felizes ..



Com a bitola tão alta não desiludiu nadinha … tudo como imaginava ou ainda melhor. O melhor de tudo sem dúvida o público – o meu muito obrigado a todos que foram para a rua fazer a festa. Só não volto se não puder – pena ser tão longe.

Montei um filme espectacular sobre esta prova - depois de 3 horas de trabalho e ao tentar gravar não sei o que fiz que não só apaguei o filme como a base de dados com todos os filmes que fiz da SS da Amadora - só me apetecia chorar, a sério, ainda hoje quando penso nisso só me apetece bater em alguém. Enfim.



Depois de uma jantarada daquelas que a gente sabe ainda fomos até à baixa de Lisboa ver o Fogo e os Ornatos Violeta, no fundo queimar os últimos cartuchos no estrangeiro J

No dia seguinte voltamos a Portugal e logo que possível vou tratar de renovar o meu passaporte – adorei as 3 provas e se decidir voltar ao estrangeiro para fazer umas provas tenho que estar preparado – é que o verde tinto de Castelo de Paiva está carote J

15 comentários:

  1. Conheceste um belo trio de provas! E estiveram sempre muito bem (eu li mesmo 3.30 num momento nos Olivais?!?)

    Referes que as provas tiveram maior distância mas não te esqueças que tiveste que ir ziguezagueando e isso aumenta significativamente a distância, pois pelo menos Lisboa e Amadora têm mesmo os 10 certinhos.

    Que possas regressar mais aqui ao estrangeiro pois é sempre um prazer receber forasteiros (ih ih ih)

    Grande abraço e um beijinho à Dora

    ps - Corrige a hora de Lisboa, foi às 17.30 e não 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era a descer para a meta :)
      Quase 200m aos ziguezagues dá muito zigue-zague, mas pelo menos em Lisboa é bem provável … foi por demais … mas isso não importa nada.
      Passaporte está renovado :P
      Grande abraço João

      P.S. Corrigido - obrigado

      Excluir
  2. Belo périplo! Não tenho maturidade suficiente para fazer uma prova de 10km sem ser prego a fundo, depois irrito-me com tanta gente.. Essa partida em Lisboa teria sido um pesadelo para mim! Ah, destaque para o facto de neste post não teres falado uma unica vez de problemas fisicos (bom, tirando a parte da gravidez de segundo trimestre). Bom sinal! Siga lá para o super desafiante 20281! ups, quer dizer, 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois .. então é melhor não fazer ;)
      Não querendo deitar já os foguetes, mas uma brincadeira que fiz ontem pode ter sido a prova dos nove … não me ressenti de absolutamente nada. Espero que assim continue porque 7 meses passam rápido :)
      Vamos a isso ….

      Excluir
  3. Olha, belo passeio aqui pelo estrangeiro :D

    Ainda bem que gostaste e que até queres voltar! Ainda não consegui fazer as 3 provas, mas um dia tenho mesmo de fazer a Amadora, dado que só dizem maravilhas da prova :)

    Foi muito bom receber-vos e trocar ideias e experiências de provas! Hei-de falar contigo melhor por causa das bolhas, para a tua grande aventura ;)

    Beijinho aos dois e boa recuperação da maluqueira que fizeste entretanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amadora é obrigatória!!!
      Tou com as pernas que nem cepos, uma brincadeira "controlada" mas para o qual não tinha treinos :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Que belo passeio pelo estrangeiro =P
    Ainda bem que gostaram de cá vir, nós gostámos de vos ver.
    E a São Silvestre da Amadora é aquela coisa espectacular e brutal todos os anos!

    Um excelente 2020 para vocês e em força rumo aquela coisa lá para o Verão... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) obrigado Isa. Bom Ano para vocês tb.
      A gente vê-se por aí.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Ridículo! Inadmissível! No meio de tanta gente, nao vos vi! Tenho que ir eu renovar o meu passaporte? A ver!
    Excelente trilogia de provas, excelente dupla de atletas.
    Beijinhos e abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podias renovar e aparecer aqui em Portugal no dia 1 de Maio 2020 com a tua malta … eu acho que iam gostar.
      Aquele abraço

      Excluir
    2. É feriado e aqui o menino trabalha nos feriados portugueses (e folga em alguns dos estrangeiros lá da Brexitland).

      Mas... em 2021 isso calha num sábado. A ideia já está no ar. Abraco, sem cedilha que este teclado nao tem disso e eu tive preguica de fazer copy/paste de uma.

      Excluir
  6. Ir ao estrangeiro é sempre um prazer.
    Mas, não há nada como a nossa terrinha, não é? :)
    Abraço
    MIKE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, mas olha que organizam boas provas tb ;)
      Abraço

      Excluir
  7. Carlos Cardoso
    Parabéns. Excelente jornada. Um obrigado pela partilha destas tres provas onde a amizade esteve presente. Desejos de um bom ano 2020. IC

    ResponderExcluir