segunda-feira

4º GP de Santa Maria de Lamas


E no sábado lá aconteceu o 4º Grande Prémio de Santa Maria de Lamas. 4 vezes que estive envolvido na organização, 4 vezes em funções diferentes. Fazemos sempre um pouco de tudo mas durante a prova tenho tido sempre missões diferentes para cumprir. No primeiro ano andei feito vagabundo por toda a parte, depois fiz de fotógrafo, no ano passado corri e este ano calhou-me tomar conta de um cruzamento, ou dois J 
Mas o dia começou cedo … quer dizer, eu cheguei mais tarde … este ano havia equipas definidas e a malta responsável por organizar o percurso já andava pelas ruas de Santa Maria de Lamas desde as 7h da manhã. 



Aquilo é agarrar de tudo um pouco, há muitas pequenas “missões” a cumprir para que o ramalhete fique completo. E vão-se resolvendo com muito empenho de uma equipa cada vez maior. E quer-me parecer que de ano para ano, e por incrível que possa parecer, o grau de parvoíce aumenta … não me vou repetir pela enésima vez … não há equipa como esta … ficam aqui algumas fotos que provam que se conseguem organizar eventos com qualidade e divertirmo-nos ao mesmo tempo J



é sempre isto … não me resistem… não as censuro 

isto de organizar provas dá sede .. é preciso hidratar bem … 

aqui sabemos receber bem .. ninguém se há-de queixar de falta de carinho

Almoço a caminho … o moço das entregas

 

Paparazzis era com fartura... 

o Briefing final … enquanto uns se concentravam nas tarefas... 

outros asseguravam que estas reuniões ficassem registadas para a posteridade... 

hidratar sempre… havia um dos nossos que estava encarregue de dar de beber à malta, não é Fernando???

Não esqueçam este moço … descobriu uma bebida chamada cerveja faz umas poucas semanas … isto quase aos 50 ... 

txiii … cum car@&% … foi nesta fase que ninguém entreva no secretariado 

o único atleta que reclamou teve direito ao "livro de reclamações" …  


não vieram ao nosso GP? Ficaram a perder meninos … olhem a categoria ... 

calma meninas!!! Tb há para vocês … é muito Swag … o de óculos a elevar o nível … pétaculo 

Apenas de lamentar a equipa responsável pelo secretariado ter chegado tarde … o secretariado abria às 9h e eles chegaram depois das 10h e o que fizeram:
a)    Agarraram-se logo ao trabalho como gente grande
b)    Pediram desculpas pelo atraso e agarraram-se logo ao trabalho como gente grande
c)    Chegaram de nariz empinado e ar altivo, e foram todos nas calmas tomar um cafezinho como se tivessem a chegar às 7h e estivesse tudo pronto. 
Até estava tudo pronto … aqui os “escravos” das outras equipas trataram de tudo L .. Falta de profissionalismo é o que é!!! É para isso que vos pagam??? Enfim…

Sem stress … os outros põe tudo pronto, são pessoas responsáveis …



Desta vez estive um bocadinho longe da zona da partida e de chegada pelo que não consegui sentir o pulso à coisa durante a prova, mas pelo feedback que tive de atletas e de colegas podemos dizer que correu muito bem (mais um vez). As pessoas parece-me que deram o dinheiro por bem empregue, correram (e caminharam) e divertiram-se.


 






 






Como sempre há coisas que correram menos bem e que podem ainda ser melhoradas, mas nada de grave. Assuntos a tratar numa próxima reunião da malta, de preferência à mesa J
A minha função deste ano teve alguns momentos de tensão – a nossa prova é de 2 voltas e passa pelo centro da freguesia. Naturalmente há cortes de estrada, mas é impossível controlar tudo, tantas ruas e ruelas – por exemplo, existem pessoas que vivem no centro ou que estão nos cafés das zonas “cortadas” e que tem os carros ou motorizadas no centro da acção. E quando algum se lembra de sair na hora da prova é um problema. Tínhamos umas dezenas de pessoas a controlar as passagens principais e uma equipa de policias. Eu era um deles. Tivemos o cuidado de avisar que ia decorrer este evento com cartazes e folhetos colocados nas caixas de correio. Mesmo assim é impossível controlar tudo. E enquanto a maior parte é compreensiva, paciente e colabora há um ou outro que gosta de complicar. Em anos passados chegamos até a ter tentativas de atropelos … este ano felizmente não chegou a esse ponto.
Mas eu tive as minhas discussões … duas mais acesas e numa delas conseguiram-me tirar do sério … a sorte foi que o “senhor” se colocou a milhas, acalmado pelo senhora que ia ao lado dele … não sei como teria acabado a coisa. Imaginem que o homem queria a todo o custo meter o carro pela rua onde temos os pórticos, zona de chegada e partida onde tudo acontece … e porquê? Porque queria ir à missa … para que conste a missa era às 19.30h e seriam umas 18h. Para que conste também, sugeri-lhe estacionar o carro ali onde estava porque até à Igreja seriam no máximo dos máximos 150m. Ouvi de tudo … sempre a tentar ser calmo, mas firme … por ali não passa!!! E lá o deixei arrancar quando não vinha nenhum atleta dizendo que teria de virar à “esquerda” … “A MIM NINGUÉM ME DIZ PARA ONDE POSSO IR OU NÃO! VOU PARA ONDE EU QUERO!!! … e foi por onde eu o mandei, talvez tb fosse para onde queria ir e esta discussão tivesse sido desnecessária J J J*
*Quando eu era chavalo e a minha mãe quando ia trabalhar dava-me sempre (ou algumas vezes J) trabalhos para fazer em casa. Eu dizia sempre que não fazia mas quando ela chegava a casa estava feito J … este senhor no fundo é como eu, não faz mas fez J
A parte melhor foi ter podido assistir à corrida e caminhada, várias passagens por mim. Sempre que podia tentava incentivar com palmas e umas piadolas. Giro ver que a maior parte da malta da corrida na 1ª volta ainda reagia e sorria … na 2ª volta e a 300m da meta a coisa mudou, bem tentavam mas a maior parte já ia nas lonas a dar o tudo por tudo.. espectáculo malta … é que a nossa prova é bem dura. Normalmente faz calor e o traçado com umas belas subidas desafia qualquer um. Faz parte :)

E pronto … foi um dia cansativo. No fim houve convívio até às tantas. Eu com muita pena desta vez não pude ir. Havia princesas à minha espera e um programinha planeado. Acho que sentiram muito a minha falta, pelos vídeos e fotos que iam mandando não deviam ter mais nada que fazer … amigos da onça J
cá tá o moço que descobriu a cevada … eu cá acho que isto vai acabar menos bem ou mesmo mal .. mas isso sou eu com ciúmes de não ter sido convidado pró convívio…

 olhem aqui os amigos da onça todos juntos...

esta recebi eram 1h08 de domingo … a coisa tinha acabado por volta das 19h30 de sábado … façam as contas...

pronto … não é preciso dizer mais nada pois não????


Este ano tivemos 135 atletas a finalizar a corrida (estavam ca.170 inscritos – faltou bastante gente no dia). Com os caminheiros teremos chegado perto dos 200. Olhando ao nr.de provas que havia neste fim de semana por perto (campeonato regional em Monte Real no mesmo dia por exemplo) até não foi mau de todo, embora ache que podemos fazer melhor. A 5ª edição nesse aspecto vai ser melhor!!! J

Não foi pelo preço das inscrições (5 € a corrida e 3 € a Caminhada) - o dinheiro angariado pela caminhada reverteu totalmente para a Cerci de Lamas como habitualmente. Todos tiveram direito a uma T-Shirt técnica e uma medalha de participação. Ainda sorteamos 15 frangos assados por todos e o já tradicional fato completo (com camisa e gravata) oferecido pela Casa Barra. 




Acho que estamos todos de parabéns por mais este evento. Somos um clube pequeno com gente humilde que se empenha a 100% em tudo o que se mete. Adoro este malta e estou grato poder fazer parte desta família de doídos!!! Como é que é mesmo????
“Quando corre um corremos todos”



2 comentários:

  1. Eu acho que o vosso empenho é mais do que os referidos 100%.

    Muitos parabéns a toda a equipa!!!

    Quanto a ti, espero que os gémeos já estejam bem melhores.

    Um abraço e força para uma recuperação à la Perneta

    ResponderExcluir
  2. Obrigado João. Hoje tenho mais um tratamento - espero que o último e que receba luz verde para voltar a correr. Já chega de estar parado :)
    Abraço

    ResponderExcluir