quinta-feira

Venha o circuito anual dos 10km do Perneta


Agora que a Maratona do Porto já era vou continuar a dedicar-me ao alcatrão. Mesmo que as saudades dos trilhos sejam muitas (especialmente do nosso quintal e das Pernetadas) vem aí o já habitual Circuito Anual dos 10km do Perneta, e do qual eu gosto muito.

No ano passado cheguei a Dezembro numa forma estúpida ... tudo o que viesse morria, estava sequinho, sentia-me bem, treinava pra caraças e comia como um desalmado sem que isso me afectasse o rendimento. Vinha de um ano com muitos km e muito desnível nas pernas, fruto da preparação para o CCC, seguido das 24h e das Maratonas do Porto e do Gerês. Os ritmos e velocidade treinava à 3ª feira com o grupo da frente no Running Espinho. Era o suficiente para me sentir bem a ritmos altos.

Com essa base cheguei à época das corridas de 10km ... 3 no total. Primeiro foi Ovar onde cheguei um pouco moído das pernas mas onde fiz a melhor prova de sempre em 10km. E não é o meu RP actual, já o bati por 1 segundo. Digo que foi a melhor prova de sempre porque nos primeiros 500m quase não consegui correr (e numa prova curta sabem como é) e por ter feito uma corrida espectacular pujante de trás para a frente acabando num tempo completamente inimaginável para mim, entrando no minuto 37 (quando ainda 1 ano e pouco atrás só queria baixar os 40min e andei anos para o conseguir).


este menino voou ... mesmo de bigode ... 

hmmm ... acham que eu não ia voltar??  

No dia seguinte fui fazer a do Porto pela 7ª vez consecutiva e foi espectacular por ter feito a prova a puxar o meu primo Pedro.


.. e ao 8º ano vou falhar esta ... mas é por uma boa razão ...

A última prova do circuito anual dos 10km do Perneta foi a S.S. de Espinho, já em Janeiro deste ano. Bati o RP de Ovar por 1 segundo mas ainda hoje não sei como. Já com muitos problemas físicos foi uma luta titânica, um exagero de sofrimento com um resultado excelente mas que não faz sentido por ter agravado em muito os problemas físicos de que padecia na altura.
... foi de "faca nos dentes" de inicio ao fim ...

E pronto ... este ano só fiz mesmo a SS Espinho como prova de 10km no inicio de Janeiro. Aliás, desde que corro fiz apenas 19 corridas de 10km (média de 2,71 por ano). Só para terem uma noção fiz 15 Ultras e só comecei em 2013 neste tipo de provas longas (média de 3,75 por ano) e 11 Maratonas de estrada tb desde 2013 (2,75 por ano). Isto para dizer que faço poucas provas, sou selectivo pela falta de tempo e por isso muitas vezes não vou a mais provas de 10km, tal como Meias Maratonas de estrada - só fiz 18 desde 2010 (média 2,57 por ano), ano em que comecei a fazer provas.

Apesar dos nrs indicarem uma preferência por provas mais longas, a verdade é que não é bem assim (embora a prova preferida seja a Maratona)... eu gosto é de correr seja qual for a distância ... depende da altura do ano ... e como disse acima, agora a seguir à Maratona vem a época das corridas de 10km ... serão provas a fazer no red-line e que vão servir para o meu próximo objectivo que é bater o meu RP da Meia-Maratona, se possível chegar à 1h25min ... Viana??? ... Vamos a ver ... facto é que esta paragem de 2 semanas depois da Maratona do Porto me atrasou novamente mas estou cheio de motivação ... há um longo caminho pela frente, são ca.2 meses que eu vou adorar. Espero que a "bruxa" se ponha a milhas definitivamente e me deixe "sonhar".

Cá está o meu calendário de São Silvestres ...

objectivo = baixar os 40min ... tenho 3 semanas para voltar à forma AM (antes da Maratona) 

objectivo - participar de uma enorme festa organizada pelo nosso Luis Lobo, com a família calense por terras alentejanas, correr&comer&beber 

última paragem antes da Meia de Viana, aferir a forma ... depende de como for a preparação, mas se der para fazer uma gracinha não vou facilitar ... 

E hoje regresso às series ... 10x400m mas sem exagerar muito para ver como estão as coisas .... 

6 comentários:

  1. Grande historial... e belos tempos! Eu também sou de poucas corridas, mínimo 3 semanas de intervalo entre elas mesmo na "época alta". Parabéns pelos feitos e que consigas voltar à forma que desejas. Eu agora sonho com os 39:xx aos 10 e os 1:29:xx à MM, mas lá chegarei...
    Abraço... e dá-lhe com fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim estes tempos são bombásticos, muito além do que algum dia pude imaginar. Para teres uma ideia, o baixar os 40min foi durante muitos anos assim como que um sonho. Esses teus "sonhos" vão-se concretizar, tenho a certeza ... e serão pulverizados em muito - escreve!!
      Abraço

      Excluir
  2. Força para este circuito, que consigas alcançar os teus objectivos e, se possível, surpreenderes-te!

    Grande abraço e... voa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Tentar pelo menos ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Vai lá, tu és capaz ;)

    Abraço

    ResponderExcluir