quinta-feira

CCC - chegou a hora


Cá estou eu, é 5ª feira à tarde e estou a poucas horas de iniciar a aventura de uma vida. Está muito calor, pelo que regressei ao apartamento - já bastou o dia de ontem a levar com sol na moina e não dar descanso ao corpo - mas valeu muito a pena.
 
A viagem coreu bem, sem sobressaltos. Porto-Genéve, um tempinho de espera que chegassem a Anabela e o Paulo de Lisboa e siga de Shuttle até Chamonix.

Não é por ter uma prova que me vou poupar - já que aqui estou é para aproveitar e conhecer, e é isso que tenho feito desde que cheguei. Na 3ª mal fizemos o check-in no apartamento, fomos logo almoçar e dar uma primeira vista de olhos pela Feira do UTMB onde se encontra tudo do bom e do melhor para o nosso desporto - uma carteira recheada é que era, mas vamos ficando por ver e apalpar, uns brindes e já não é nada mau. Compras só as do supermercado, jantar, xixi e cama.

Chamonix fica num vale rodeado por montanhas - seja para que lado te viras, dás de frente com uns imponentes maciços de inclinações brutais ...


 
Ontem de manhã fui de teleférico até ao Aguille du Midi a 3842m de altitude (o ponto mais alto onde eu alguma vez coloquei um pé). De cortar a respiração, desde a própria viagem de teleférico, passando pelas paisagens até a uma plataforma em vidro onde dás literalmente um passo para o "abismo". Eu tenho alguns problemas com vertigens, e acreditem que para mim entrar naquele cubículo de vidro foi já uma superação que me deixou orgulhoso.





















 
ó pra ele todo borradinho .. nem um feijão lhe cabe ... nem sabe onde por as mãos ... onde está o sorriso que o acompanha quase sempre??? :):):) 
 
De tarde fui levantar o dorsal ... apanhei uma fila enorme e estive quase uma hora ao sol. Muito exigentes - tens que levar todo o material obrigatório (ainda tive que comprar umas luvas impermeáveis e uma 2ª camada com mais de 180gr de peso) - controlam 4 peças que são tiradas à sorte e tens que assinar um documento com a listagem de todo o material, em que te comprometes a leva-lo. Durante a prova haverá controle surpresa. Nunca fui tão carregado para um levantamento de dorsal.


 
 
Já ao fim da tarde fui fazer uma corridinha - a Prozis organizou um Sightseeing Tour por Chamonix onde convidava os tugas que se quisessem juntar. Foi uma corrida descontraída de ca.45 minutos para esticar as pernas - ainda eram aí uns 30 e no fim ainda deram uma sacola cheia de géis à malta. Estou com as pernas pesadas e perras, como sempre antes de uma grande prova, portanto nada de anormal e que me tire o sono.
 

 
Jantarzinho numa esplanada a ver a chegada dos primeiros do TDS (gandas maquinas), com destaque para um tuga, o madeirense Francisco Freitas que fez 7º. Grande ambiente. E tava na hora de ir dormir.

a minha parte preferida do dia é o inicio da noite, quando Chamonix escurece e os cumes da montanha mantêm-se iluminadas ... é tão lindo, as fotos não leh fazem justiça ...



 
graande... 
 
 
Hoje de manhã voltei para o centro de Chamonix, onde continuava um grande ambiente e onde continuavam a chegar atletas da TDS. Todos, sem excepção recebidos com grandes aplausos, incentivos ... emocionei-me várias vezes com as caras de sofrimento e os corpos maltratados que contrastavam com um sentimento de enorme satisfação por um desafio superado - isto mais de 15h depois dos primeiros terem chegado - revi-me neles e servirão de inspiração para mim - quero uma dose daquelas. Giro era vê-los depois a caminhar "tipo pato" pelas ruas fora em direcção aos alberges - é o que me espera.


 
olha quem quis tirar uma foto comigo ... 
 
e não se preocupem, que me tenho alimentado bem ... 
 
 
Agora resta-me preparar o que falta para amanhã enquanto está sol e calor lá fora, descansar um pouco, para depois ir jantar. Amanhã parto de autocarro às 6.30h de Chamonix para Courmayeur em Itália. Ás 9h (8h portuguesas) é a partida - 101km e 6.100m D+ depois espero chegar a pé novamente a Chamonix, com cara de sofrimento mas a rebentar por dentro de felicidade. A que horas? Não sei ... diz a organização que a média são 22h - eu tenho até 26.30h. Quero é chegar e conquistar a CCC e o colete de finisher que é espectacular. Estou um pouco ansioso mas tranquilo ao mesmo tempo - sei que estou bem preparado - assusta-me um pouco este calor, que me vai acompanhar nas pelo menos das 9 às 18h - pelo que se diz por aí, tem havido muitas desistências por esse motivo. Umas vezes é calor, outras vezes frio, chuva ou neve - sigaaaa.... 
 
Se algum de vocês tiver interesse em seguir a minha prova pode fazê-lo através deste link - basta colocar o meu dorsal no espaço de pesquisa no canto superior esquerdo e fazer enter - dá para ver onde já passei, em que ponto estou e até de vez em quando um vídeo do último ponto de passagem.
 
Obrigado a todos pelo muito apoio e carinho que me têm feito chegar das mais diversas maneiras. Dou noticias quando chegar a Chamonix, se os meus dedinhos deixarem teclar :) venha de lá esse "caminhar à pato" :)

 

6 comentários:

  1. Grandes fotos, grandes locais! E é giro falares em calor e ver tanta neve :)
    FORÇA! Mostra aí de que é feito um Perneta!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feito, como já estás fartinho de saber ;)
      Abraço e mais uma vez obrigado pelo apoio

      Excluir
  2. Boa corrida Carlos, conte-nos como foi o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feita ... daqui a uns dias conto os pormenores.
      Obrigado. Abraço

      Excluir
  3. Boa sorte! Força has canetas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feito. Obrigado Silvio. Abraço

      Excluir