quinta-feira

Trilhos do Paleozóico 2016 - é já no domingo


 
A edição deste ano dos Trilhos do Paleozóico aproxima-se a grande velocidade. É já este domingo que me vou apresentar na partida para mais uma Ultra, a primeira deste ano. Esta prova tornou-se uma das mais conceituadas provas do trail nacional, e a prova é que no próximo fim de semana vão estar mais de 2000 pessoas a correr pelas serras de Valongo, nas diferentes distâncias que a organização colocou à disposição dos atletas – esgotou tudo, mesmo com a UTAX, que conta para o campeonato ATRP a decorrer na mesma data!!! Será apenas a minha 2ª participação (estive lá em 2014), mas tenho um carinho muito especial pelos Trilhos do Paleozóico por motivos que mais à frente explicarei.

Com esta história de andar embrenhado na organização do Trail do Marco dos 4 Concelhos, não tenho dado a atenção que merece este prova, que é bastante dura com os seus 48km e 2500mD+. Por outro lado é bom não nos preocuparmos demasiado com estas aventuras, e até tenho treinado bem, o que me dá uma boa dose de confiança para domingo. Objectivo é acabar, se possível de uma forma que me permita entrar no avião das 6 da manhã de 2ª feira (vou até Frankfurt) sem necessitar de assistência especial J

Não vai ser fácil … olhem para isto…

Esta prova tem 3 ou 4 subidas que matam um gajo. Grande destaque para o já mundialmente famoso “Elevador” (ou “Eleva-a-dor”). Só a inclinação desta “Besta” é o suficiente para derrotar um gajo, mas os Srs. da organização acharam que não chegava, e decidiram coloca-lo quase no fim da empreitada – depois de várias batalhas duras, no fim teremos então a batalha final – obrigadinho Luís Pereira e companhia, é de amigo J

E porquê um carinho especial por esta prova? Vários motivos … primeiro porque gostei do percurso, gostei de sofrer (sim, a malta gosta de sofrer), de morrer e ressuscitar (pelo menos 3 vezes) e gostei de enfrentar e vencer o Elevador. Foi daquelas provas em que senti que me superei.

Depois, as duas crónicas sobre a minha primeira participação continuam no Top das mais lidas de sempre, mesmo ao fim de 2 anos – a crónica sobre a luta com o “Elevador” foi a que me deu mais feedback até hoje.

E por fim, pela malta que organiza. São pessoas que correm tal como nós (quer dizer, correm bem mais do que eu J), ou seja, sabem o que a malta gosta, e preocupam-se com os pormenores. Vou contar-vos uma história que se passou comigo, penso que será a primeira vez que a conto aqui neste cantinho.

Quando acabei a prova recebi o meu saquinho com os brindes … garrafita de vinho verde incluída J, tomei o meu banhinho, comi umas sandes de porco e bebi a minha mine da praxe e vim embora. Só aí é que me apercebi que os meus colegas tinham um Buff da prova, bem giro. Remexi o saco dos brindes, e não encontrei nada. Azar, devo o ter perdido ou então ao fazer os sacos esqueceram-se de meter um no saco que me calhou a mim.

Passaram-se uns meses, e fui participar na UTDP … acho que era Julho. Quando estava a levantar o meu dorsal, o Luis Pereira (mentor e director do Paleozóico) vem ter comigo e entrega-me um Buff em mãos. Fiquei estupefacto e surpreendido com o gesto, de tal forma que nem me ocorreu perguntar como é que ele sabia que eu não tinha recebido um Buff, se eu nunca me queixei a ninguém. Apenas conhecia o Luís das redes sociais, sabia dos feitos dele como atleta e admirava-o por isso, mas nunca tinha tido nenhum contacto pessoal com ele (tipo conversa ou assim) …  sensibilizou-me muito o gesto para comigo, para com um simples atleta do último terço do pelotão. Isto, para mim diz tudo sobre o homem. Grande Luis, obrigado!!!

E é por isto que eu gosto dos Trilhos do Paleozóico (só falhei no ano passado, pq a minha Maria tinha um torneio de vólei no mesmo dia), e fico extremamente satisfeito com o crescimento e o sucesso desta prova. O Luis e a sua equipa merecem!!!

E domingo lá estarei, com mais de uma dezena de Pernetas (do CAL e não só) nas diversas distâncias … espero no fim poder dizer … Perneta 2 – Elevador 0 J

10 comentários:

  1. Entrar no avião as 6 da manhã de segunda feira até que entras o pior vai ser sair! Mas anima-te que se fosse na terça feira era pior! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... acho que tens toda a razão. Vai ser bonito. Espero que a saída seja por uma manga e não por escadas.
      Abraço

      Excluir
    2. Uma saída por manga em vez de escadas não me parece adivinhar nada de bom! O melhor mesmo é saíres ao colo de uma hospedeira! (espero que a tua "Maria" não ande a espreitar o teu blogue...)! :)

      Excluir
  2. com estórias dessas até eu fico com uma lágrima no canto do olho.

    então, boa prova, pelos visto vocês merecem!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente prova! Diverte-te e dá cabo do eleva-a-dor

    Um grande abraço

    ps - Como terá ele sabido do buff?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2-0 ;)
      Abraço

      P.S. Não faço ideia, talvez tenham falhado os Buff a partir de uma determinada classificação ..

      Excluir
  4. Que bela historia.
    E partilho da tua opinião, organização 5 estrelas , impecável !!

    Essa prova tambem me diz muito !!
    Tenho tantas recordações e historias desse fim-de-semana que até me parece mentira. :)
    e tambem foi em 2014 ;)

    Esse elevador é brutal !
    ...é mesmo um grande desafio, daqueles que vale a pena...
    Estamos a vê-lo cá debaixo...
    Sabemos que vamos sofrer , vai doer , vai ser furdido...

    ...mas vamos lá e vamos com alma e é uma luta do caraças , arde , mas vale tanto a pena !! :) Que inbeja !!

    Na forma que estás , nem dás pelo elevador !! ;)
    Boa sorte e acima de tudo diverte-te.

    Se calhar sem saberes como ainda trazes uns euros para casa !! (não á prémios monetários para os velhotes??) ;)

    aquele abraço
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe.... hoje o Elevador deu luta, mas não me fez sofrer nem metade do que fez à dois anos.
      Correu bem ... para ganhar uns cobres tinha que correr aquela brutalidade em 4 horas, acreditas??? Fonix...
      Abraço

      Excluir