domingo

Maratona do Porto 2015 - semana 11 ... com o melhor longo de sempre



Não há mais nada a fazer … bem ou mal, está feito. Completei a 11ª semana de preparação para a Maratona do Porto, mais uma vez mandando o plano para o galheiro, fazendo o que eu achava que devia e me apeteceu fazer J

Esta semana deveria ter sido para entrar na fase de redução, de km e de ritmos … mas se eu fiz apenas 36km na semana passada, como é que eu vou reduzir ainda mais???... só se deixar mesmo de correr JJJ … brincadeirinha … eu achava (e acho) que não fiz treinos suficientes de 30km … tinha previsto um no fim de semana passado que não pude realizar … por isso, achei que devia fazer um último treino longo, de 30km…

Na 3ª feira foi dia de ir mais uma vez de viagem para a Alemanha … levantei-me ás 5h, apanhei um voo às 8.30h e cheguei à Alemanha por volta das 13h. Almocinho e viagem de 200km até Klingenberg (sim, essa bela localidade), onde cheguei já passava das 16h … tinha um compromisso ao jantar, pelo que tinha ali umas 3 horitas no máximo para o tal treino longo, que iria ser feito nas margens do rio Main, planinho e sem carros J … tinha vários objectivos para este último treino:

- fazer uma média abaixo dos 4,50min/km para ver como me sinto ao fim de 30km
- testar equipamento: sapatilhas, meias
- testar abastecimento: novo gel (a meio do ano, na Alemanha comprei um gel num supermercado para experimentar – andei meses sem usar, pq não tenho sentido necessidade, nem em treinos nem em provas – na MM Ovar usei um e gostei bastante, do sabor e do resultado – psicológico ou não foi após o gel que tive um boost J) … decidi-me por 2 sabores – limão e cola para intercalar … a ideia era usar um aos 10km e outro aos 20km ...


Lá me equipei … ainda era de dia, mas levei o frontal porque já não iria demorar muito para escurecer … sigaaa …
 
 
... conheço os primeiros km (já corri por ali algumas vezes) … tempo bom, seco, 10ºC, pernas soltinhas … entrei logo nos 4,50min/km e quando dou por ela já vou entre 4,40-4,45min/km … hmm.. demasiado rápido?? … sinto-me bem e deixo-me ir na onda … nunca tinha ido tão longe nesta margem do rio … tinha visto uma placa a indicar uma localidade chamada Miltenberg a 14km pelo que a ideia era ir até lá e voltar … mas aos 8km acaba-se o alcatrão e entro num trilho em terra e relva que me dificulta a progressão e me faz reduzir um pouco o ritmo … ainda segui até aos 10km com esperança de voltar a entrar em alcatrão mas em vão … fiz os primeiros 10km em 46,53min e dei a volta … gel no bucho, uma golada de isotónico, tudo feito sem reduzir a velocidade … tudo impecável … siga para os segundos 10km …
… depois de passar a parte dos trilhos na volta, acelerei um pouco quando entrei no alcatrão … agora os ritmos andavam entre os 4,30-4,35min/km … demasiado rápido? Talvez … mas deixa-me aproveitar a boa onda … comecei a fazer contas de cabeça e o objectivo mudou … vamos tentar fazer abaixo das 2h20min … a respiração controladíssima, os bpm ali por volta dos 155 … melhor seria impossível … hora de colocar o frontal pq já estava a escurecer rapidamente e não havia luz pública … aos 16km começo a sentir algum desconforto no gémeo da perna esquerda … reduzo um pouco, mesmo assim sempre ali nos  4,40 …e assim cheguei a Klingenberg com 20km … 2º gel, mais uma golada de isotónico … 46,13 nestes segundos 10km, bem bom J…. passo por baixo da ponte e sigo em sentido contrário na mesma margem do rio … uma parte que desconhecia ... o gémeo já não me incomoda … siga para os últimos 10km …

… passo a meia Maratona em ca.1h38 e o ritmo vai alto, 4,15-4,20 … o percurso não é junto ao rio, leva-me entre casas para uma estrada principal para fora da localidade … corro em cima do passeio, muitos carros … não é nada agradável … a decisão em dar a volta é facilitada quando de repente acaba o passeio … levava ca.22km …  regresso ao ponto de partida, atravesso a ponte e sigo no mesmo sentido que a parte inicial, mas na outra margem … 24km e a média ia nos 4,39min … o objectivo deste longo passou a ser 4,37min/km … porquê? Porque é a média necessária para fazer 3h15 à Maratona, e quero experimentar as sensações de fazer 30km a essa média – vou contar-vos um segredo – alguns de vocês andam por aí a “incentivar-me” para este tempo e eu, alavancado pelos últimos resultados começo a pensar que poderá ser possível … a ver vamos – deste lado do rio o percurso não é mesmo junto ao rio, é em estrada de alcatrão mais larga com o rio ao longe … não existe luz pública e está mesmo escuro … apenas a luz do frontal e de vez em quando uma luz de frente de algumas bicicletas que se cruzam comigo … os km vão passando a bom ritmo … 4,20-4,25 … passo 2 corredores sem frontal e vestidos de preto … primeiro um rapaz e um pouco mais à frente uma rapariga … é preciso coragem andar ali assim … não se ouve nada além do som das minhas passadas e do arfar da minha respiração, um pouco mais descontrolada … 26km … altura de regressar … estou com os 4,37min/km de média mas agora quero mais … chegar abaixo das 2h18 seria fenomenal … continuo a grande ritmo, mas já me doem os músculos anteriores das coxas … sigaaaa … 4,36 de média … será que ainda dá para chegar aos 4,35 .. seria bonito, um nr. mais redondinho J … último km a 4,08 e corto a “meta” com 2h17,39 e a média em 4,35min/km … muito muito bom J … estes últimos 10km foram feitos em 44,29min ... provavelmente  meu melhor longo de sempre …

… parei um pouco para respirar e mudar a água às azeitonas … ainda fiz um km a trote até ao Hotel que me custou pra caraças … o chamado “empeno imediato” … no Hotel onde fiquei não existe elevador, é preciso subir (e descer) estas escadas … ui, ui …
 

 

… já no quarto ainda fiz uns alongamentos ligeiros, tomei banho e fui jantar …
a pedido de várias famílias ...



 
… que grande empeno porra … nem na MM Ovar fiquei assim J … objectivos todos atingidos, o ritmo foi exagerado mas serviu para ver que não estou preparado para as 3h15 (o que não quer dizer que não o possa tentar no dia 8/11 – prevê-se nova luta entre Perneta Parvo e Irresponsável e o Perneta Responsável e Sensato J). O equipamento usado funcionou na perfeição … estou totalmente adaptado às novas sapatilhas  e os abastecimentos funcionaram muito bem – gel muito bom, de abrir, a textura e tb os dois sabores.

No dia seguinte já estava um pouco melhor, mas não fui correr … era para fazer uns poucos km a rolar mas não fui por estar com o meu joelho direito um pouco dorido. Mas na 5ª feira de manhã cedo voltei a correr, a tal corridinha à descoberta de Klingenberg do meu último post.


6ª e sábado descansei e hoje completei a semana com uma corridinha “a pisar ovos” de 15km … para ser sincero, custou-me pra caraças … pernas pesadas e músculos perros … não tivesse eu já alguma experiência nestas coisas de preparar uma Maratona, ficaria preocupado … mas como este fenómeno me acontece sempre, não me preocupo minimamente J  … o melhor deste treininho foi a recepção calorosa de uma das meninas cá da casa …





… na próxima semana vou tentar cumprir o plano J
 
 

24 comentários:

  1. Só te tenho a dizer... "Acredita, é possível!"

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou como o tolo na ponte ... vamos ver. Obrigado
      Abraço

      Excluir
  2. 30 km em 2h17m???
    Tu pareces um foguete ultimamente!
    Olha que não sei não...chegas ao Porto e...aí vai o foguete! ;)
    Força Carlos!!! Tic tac tic tac eheheheh =P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... estou como nunca, é verdade. Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Carlos, há aqueles atletas (onde me incluo) que têm que fazer tudo certinho senão as suas já de si fracas capacidades não vão resistir a invenções. E há aqueles que têm um dom especial. Dom especial por ser o seu, a sua forma de deitarem cá para fora o talento que têm. Tu és um desses casos como conheço, e muito bem, um outro. Para vocês não há planos, não há regras, não há o ser responsável pois isso irá contrariar a sua forma de se esforçarem e motivarem.
    Noutro atleta, criticava o facto de ter feito 30 km na altura de redução. A ti, não. Se achaste bem, apoio por completo.
    Noutro atleta, entre o ir irresponsável ou responsável para uma Maratona, nem hesitaria a dizer de imediato, responsável. A ti, desejo que sejas o Perneta Irresponsável pois esse é o verdadeiro Carlos, aquele que consegue os feitos que já conseguiu e que se prepara para um, e grande, no Porto.
    Se por qualquer razão não o conseguires, ao menos tentaste!
    Força! Solta o Carlos que há em ti!

    Um abraço e a minha grande admiração e os meus parabéns por 30 km em 2.17!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó João, até fico com a lágrima no olho com este tipo de comentários. Obrigado :) .. ainda não decidi e acho que só o vou fazer no dia.
      Aquele Abraço

      Excluir
  4. Olha, em relação ao gel, acho que também já vi por cá essa marca, não experimentei.

    Quanto ao tempo do longo...pois tu é que sabes, mas isso é rápido para cara...go!

    Se vais ou não consguir 2:15h e mais, se queres tentar conseguir é contigo. ão tenho experiência suficiente para dizer que é capaz ou não, não quero estar a incentiver e depois rebentares a meio apenas porque decidiste ir para um tempo que poderás não estar (ainda) preparado para.

    Dito isto, cum catano, que treino do cara...ças!

    Já o escrevi antes e volto a escrever, nota-se bem que está em boa forma e no gozo que isso de dá.

    É aproveitar!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi essa marca por cá ... quanto aos 3.15 tenho o receio de rebentar e depois nem 3.15 nem 3.20 nem o caraças ... vou decidir na hora.
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
    2. vi agora, escrevi 2:15...achas que não consegues???? ahahahah, enfim, estou arrumado.
      quanto ao gel...vou investigar, será que era um multiqualquercoisas e estou a confundir, ou terei visto nalguma loja online...

      Aquele abraço

      Excluir
    3. Já me tinha apercebido ... 2.15h aos 30km ainda era menino ;)

      Excluir
  5. Respostas
    1. Vamos lá ver se a bomba não explode antes do tempo ;)
      Abraço

      Excluir
  6. Bem depois deste relato penso que não precisas de mais incentivos da comunidade corredora !Grande treino!Como sabes já tenho 3h22:04 o que deu 4:49 km de media , por isso sei que vais conseguir com certo a vontade o teu objectivo.Quanto a mim vou estar "k o"por motivos que contarei em breve no blog.abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver ... estou confiante, mas a Maratona é a Maratona e é preciso respeita-la ;) ... é uma pena não estares este ano, ficará para uma próxima.
      Abraço e obrigado

      Excluir
  7. Apenas por aqui passei para te dar aquela palavra de incentivo para o grande desafio de Domingo! Que tudo te corra bem companheiro e fico a torcer para que alcances o teu RP na maratona! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por te lembrares Carlos. Bom trail no Zêzere para ti.
      Aquele abraço

      Excluir
  8. Grande treino Carlos! Muito bom mesmo! Eu nunca fiz mais do que 20km num treino, imagino o que seja fazer um treino de 30km, ainda por cima a um ritmo alto! Um dia...

    um abraço e resto de bons treinos rumo à maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda és um jovem ;) ... tens muito tempo para te aventurares nestas distâncias ... por enquanto deixa-te estar a fazer o que estás a fazer que vais muito muito bem ;)
      Abraço

      Excluir
  9. Carlos, post que é post tem este nível de fotografias que nos habituaste. Sim senhor!
    Na véspera da meia-maratona de Ovar, acabei por ir ao Facebook dar uns bitaites acerca de uma meia-maratona rápida, não faria mal e coiso e tal.
    Dentro da esquizofrenia que nos descreveste ainda bem que tomaste a decisão certa!
    Via-se nos treinos que o tempo estava lá.
    E vou sublinhar que a meia-maratona de Ovar foi um treino, vou dizer novamente foi um treino!
    Se o plano da maratona foi alterado, tem o teu cunho. Alterações forçadas ou não são as tuas alterações.
    Mais tarde quando o presente passa a passado as coisas que são "nossas" ganham outro sabor. São memórias que envelhecem melhor!
    Em minha opinião fizeste um trabalho como deve ser. Foi com muita dedicação e esforço, foi o que transpareceu!
    No dia da prova lá estaremos para o cumprimento antes da prova.
    Eu vou cumprimentar os dois Carlos, desejando como é óbvio um bom debate de ideias ao longo da prova.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luis ... decidi levar os dois Carlos comigo na Maratona, afinal são muitos kms que posso dividir com os dois sem que nenhum fique chateado ... até domingo ainda mudo de ideias umas 500x no mínimo.
      Até sábado... Aquele abraço

      Excluir
  10. Muito bom, estás uma máquina! E fizeste aí um belo treino de teste para a Maratona, com os "abastecimentos" pensados e tudo.
    Bai ser um espectáculo! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver ... esta semana a coisa anda a correr mal ... mas pronto ... siga em frente que atrás vem gente.
      Beijinhos

      Excluir
  11. Só para dizer que se fizeres menos de 3h15, pagas uma francesinha aqui ao velhote !! ;)

    Já tu disse aqui á atrasado...
    Não tenho duvidas que vais voar.

    Com o publico que se espera nas ruas ??
    Com o ambiente espectacular da prova ??
    Com a adrenalina e emoção que vais ter na cabeça e especialmente no coração ??

    Vais voar caro amigo !!

    E parabéns...é uma emoção ver esses treinos e esses tempos!
    Fodassse...que espectaculo!

    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometido ... vou ter que esperar 1 ou 2 minutos na recta da meta só para deixar o relógio passar as 3h15 para não pagar ;) ... e se não fizer pagas tu!!! :P
      Pelos vistos, pela mobilização que anda por aí vamos ter uma edição histórica ...
      Quanto à minha prova, veremos ... esta semana está a correr mal em vários aspectos .... vamos lá ver a disposição para domingo.
      Obrigado pelo apoio.
      Abraço

      Excluir