segunda-feira

Balanço do 1º semestre 2015

Fazer um balanço a meio do ano? Porque não?

Há coisas do caraças…quem acompanhou aqui o meu cantinho nos últimos meses, sabe que o meu foco estava totalmente virado para os 100km de S.Mamede – a minha estreia nos 3 dígitos era o meu principal objectivo para 2015. Fiz a preparação possível, e penso que estaria minimamente preparado para a concluir, se não surgisse nada de anormal numa empreitada com tantas variáveis. Mas pronto… tive que adiar este sonho.
2015 começou espectacularmente bem ou então horrivelmente mal. Confuso? Eu explico... no dia 3 de Janeiro fiz, o que foi talvez a minha melhor corrida de sempre, se olharmos a performance desportiva para um Perneta como eu J … na S.Silvestre de Espinho caiu uma das barreiras de tempo que eu tinha como o meu limite físico … baixei os 40min aos 10km, fiz mais precisamente uns incríveis 39,29min. Espectacular, não? O problema é que uns dias depois o meu nervo ciático inflamou e demorei quase um mês a recuperar. Falhei a Meia Maratona de Viana por causa disto, o que foi pena, porque sentia-me capaz de baixar outra meta que tenho – 1h30min. Não foi fácil e vi a minha “vida” a andar para trás J
 
Depois disso entrei em modo trail, participando em 3 Ultras (uma por mês), sempre com S.Mamede no horizonte. Santa Luzia (48km) em Fevereiro, Vila de Rei (67km) em Março e a Geira Romana (53km) em Abril foram concluídas com sucesso, sempre em crescendo de forma – pelo menos era assim que me sentia.
 
A destacar em Maio, a 2ª edição dos Trilhos do Perneta que correu bem nos aspectos que conseguimos controlar – faltou o tempo aberto para deslumbrar a malta com as paisagens do alto do Camouco – paciência, terão que voltar em 2016 J
 
Em Junho, e para acabar em beleza mais um RP de estrada, desta vez nos 15km da Corrida de S.João do Porto com uma marca que acredito ainda consiga melhorar bastante no futuro (1.03.14).
Alguns números da primeira metade de 2015 aqui do Perneta:
 
 
 Não está mal para quem fez apenas 50km no mês de Janeiro – é caso para dizer, menos mas melhor J

Recordes nestes seis meses:
- 10km – 39,29min na S.Silvestre de Espinho
- 15km – 1.03,14 min na Corrida de S.João do Porto
- 67km – distância mais longa percorrida até à data na Ultra de Vila de Rei, onde tb acumulei o maior desnível numa prova (5746m D) – paneleirices, eu sei J

Por isso só posso concluir que foi um primeiro meio ano excelente, para ser perfeito só faltava mesmo ter feito S.Mamede J
Para a segunda metade do ano já tenho os objectivos definidos ... não será fácil, mas sobre este assunto volto um dia destes…

20 comentários:

  1. Muito bom tempo nos 10 kms e dos 15 kms. Para o ano estamos lá em São Mamede nos 100 kms... quer dizer com sorte vou aos 42 kms, mas encontramo-nos no estádio! Pode ser que a outra também lá vá... com estas marcas ainda manda bocas dos outros... e quantas fotos mete nojo? e quantas minis no final de cada treino?.... e mais importante que isso qual é o rácio de fotos por km corrido e de minis por nº de treinos? :):):) Parabéns e continuação de bons treinos e corridas. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epah...pronto, não tenho mais comentários a fazer depois do Zémi, muito assertivamente, limpar as questões importantes...bom, espera, e rácio de cerveja nacional com estranja? e quantos desses km são nacionais e estaranjas? e quantos javalis soltos por km? Quantas Nimbus por ano? tudo questões pertinentes...

      Abraços

      PS: kayano 21 e zero dores....ohhhh Nirvana e Valhalla!

      Excluir
    2. Zé, Mi, Hélder e Jorge ... obrigado aos 4 :)
      Abraços

      Excluir
    3. Obrigado Zémi, o tempo dos 10k deixou-me nas nuvens, o dos 15km apenas satisfeito pq sei que sou capaz de muito melhor. Então tb tens S.Mamede no horizonte ... eu não sei ainda ... quero fazer uma prova de 100km em 2016, mas depois de ler os relatos da Menina e do Artur estou mais inclinado para a Serra da Estrela ... mas ainda é cedo, tenho muitas variáveis que se tem que conjugar para dar certo.
      Quanto aos rácios de que falas, não tenho esses registos infelizmente ... mas tens razão, é informação importante e até vou enviar um mail à Suunto para incluírem esse tipo registos em modelos futuros :) ... que achas?
      Abraço

      Excluir
    4. Hélder Jorge,
      já seguio um mail para a Suunto com o pedido que o próximo modelo (ou quem sabe uma actualização do Software) inclua já os registos de tais parâmetros, que tão importantes são para a nossa performance desportiva :) ... no entanto, e ao contrário da informação pretendida pelo Zémi, so capaz de ter uma ou outra resposta para dar às tuas questões:
      - Nimbus por ano são 2 a 3 - este ano vou em 1 e meia - as 17 já levam quase 500km, acho que ao contrário de que esperava não devem chegar à Maratona do Porto
      - km nacionais/km etaranjas - eu sou da velha escola e registo cada um dos meus treinos numa folhinha excel - não confio só no movescount - e numa das colunas coloco a zona quando o treino é feito fora do país - se eu quiser (e não, neste momento não quero) consigo dar-te resposta a isso.
      - se estiveres interessado, posso começar a registar essa coisa dos javalis/treino ... só sei que não são tão poucos como isso, mas um nr. concreto não te consigo dar... sorry ;)
      Abraço

      P.S. Então encontraste finalmente as tuas companheiras ideais? Fico contente ... sabes que ás vezes fico farto de usar sempre Nimbus, embora não tenha defeitos a apontar (além do preço elevado), mas depois mantenho-me fiel pq em equipa que ganha não se mexe ... acabaram-se as desculpas!! Porto 2015???

      Excluir
    5. ainda não me inscrevi...

      Obrigado pelos esclarecimentos, meu caro, se quiseres fazemos uma petição online à Suunto!

      E sim, vou (re)começar a folhinha de excel com kilometros, até para ter outro feeling da coisa.

      E sim, os kayano são taaõõ confortáveis...e caros...bom, acho que em Agosto há saldos na decathlon :)

      É nesta altura que penso, mas porque deixaste as GT 2xxx?

      Abraço do Hélder e cumprimentos do Jorge!

      Excluir
  2. Tu és craque, amigo !

    ResponderExcluir
  3. Semestre muito bom! Mas realmente os rácios principais não foram divulgados: "fotografias por km" e "minis por treino" :) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... olha outro :) ... vou começar a ter isso em atenção para futuros balanços, afinal tenho "clientela" para este tipo de informação :)
      Abraço

      Excluir
  4. Bons 6 meses, venham os próximos! Aproveita que estás numa boa maré. ;)
    Beijinhos
    PS: Li algures por aí que te tinhas inscrito numa certa e determinada prova do trail nacional e depois acagaçaste-te?! Quer dizer, "dormiste sobre o assunto"? :P Olha que ia gostar muito de ler sobre essa experiência, vai pensando nisso para 2016. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Menina. Beijinhos

      P.S. E leste muito bem ... sim, pode dizer-se que me "acagacei" ... é verdade ... sabes, às vezes ainda tenho algum juízo nesta cabeça ... ainda hoje andavam lá à minha procura ... mas escreve, um dia este Perneta vai ter essa prova no currículo ... escreve!!!

      Excluir
  5. Força, é manteres o foco nos objectivos que ai vêm!!

    ResponderExcluir
  6. Um bom gestor é assim , faz balanço semestral.São contas á moda antiga mas que como está provado por esta sociedade moderna ainda é o melhor método.Desejo que o segundo semestre seja no mínimo igual sempre com a "roda"no ar.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim... vamos fazer por isso.
      Grande Abraço

      Excluir
  7. Sempre aquela máquina ....

    ResponderExcluir
  8. Carlos

    És sem dúvida um verdadeiro campeão... obrigado por partilhares as tuas experiências...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JP, obrigado pela visita e pelo comentário. Quanto ao resto não vamos exagerar ;) ... e é com muito gosto que partilho as minhas aventuras.
      Aquele abraço

      Excluir