segunda-feira

Meia Maratona de Cortegaça 2014 - um dia que tinha tudo para ser perfeito


No abastecimento do km 15:
“Quer que lhe chame uma ambulância?”
“Não…deixe estar que eu vou indo nas calmas…”
…2km antes tinha acabado abruptamente o que poderia e deveria ter sido o meu melhor registo desportivo desde que corro…não me perguntem como, mas eu tenho a certeza absoluta que ontem era o dia em que eu ia baixar 1h30 à Meia Maratona…eu senti isso desde o 1º km…quem corre sabe que existem dias e dias, e de vez em quando saem assim uns dias mais que perfeitos e ontem era um desses dias…
A preparação para este meu objectivo não foi boa…houve semanas muito boas, com treinos magníficos, mas também houve outras catastróficas para quem teria que estar nos seus limites no dia “D”. Em cima disso, fiquei doente uma semana antes, e passei a semana passada a tentar melhorar da constipação, especialmente dos pulmões e brônquios que estavam uma lástima.
Na 3ª feira bem à noitinha (já passava das 22h) tinha ido fazer um teste que correu mais ou menos bem…as pernas estavam soltas (pudera, com a falta de treinos só podiam), a velocidade estava lá, mas estava com dificuldades em respirar (inspirar principalmente), a tosse atacava de vez em quando e era um tal de expectoração a sair enquanto dava à sola….com certeza não terá sido um espectáculo bonito de ser ver J Mas fiquei satisfeito, pois estava bem melhor do que esperava – ca.12km em 54minutos (pelo meio tinha feito 5km ao ritmo que pretendia imprimir na Meia). O problema veio depois, antes de deitar, os pulmões pareciam que iam pegar fogo, ardiam, era cá um calor no peito que nem vos digo….e assim adormeci. De manhã já estava tudo em ordem.
Na 5ª ao fim da tarde ainda fui rolar 10km, dos quais 4km foram por trilhos (não resisti). Tudo sem forçar muito…no fim 4 rampas e tava feito. Venha domingo….
…e o Domingo chegou….Meia Maratona de Cortegaça…não me canso de dizer que é uma das minhas provas de estrada preferidas. É um percurso de ida e volta, o que normalmente faz com que as provas sejam monótonas…mas não esta…quase todo o percurso é feito por uma estrada florestal, que liga Cortegaça a Maceda, numa paisagem que mistura floresta, com dunas, sempre com a maresia no ar…treino aqui algumas vezes durante o ano, e além do percurso em estrada mais visível, existem circuitos em trilhos espectaculares por entre as matas, tanto junto às praias como da parte de cima. O percurso não é plano, é ondulado…ligeiras ondulações que no fim perfazem menos de 200m de desnível acumulado. A grande dificuldade poderão ser as grandes rectas, especialmente quando se entra na fase da “luta”, quando o corpo está a ficar sem energia….gosto de treinar ali por isso também…treino mental.
Tal como eu, a malta do CAL adere bastante a esta prova…eramos 17 inscritos (participamos 16, pq o Américo estava lesionado e não pode ir) na Meia e mais uns quantos na Caminhada (não sei ao certo, mas pelo menos 8 contei). O nível geral desta prova é bastante alto, não sendo uma prova que gasta rios de dinheiro em publicidade, nem feita numa grande cidade, reúne muito aquele tipo de atleta federado, mais velho e experiente…como todos os anos, tb vêm atletas de topo do pelotão nacional…caso do Licínio Pimentel, do José Moreira, Youssef El Kalai e da Analia Rosa, só para mencionar os mais mediáticos. No total eram mais de 1000 inscritos e viriam a finalizar 987, e 75 equipas.
Ambiente excelente, bom tempo…estava sol, ca.19ºC, mas corria uma brisa (por vezes forte) que ajudava a refrescar. Fiz um bom aquecimento com o Gil que iria ser a minha lebre, com o Badolas e o Filipe Fontes. Perto da hora prevista de partida lá nos chegamos para perto do pórtico, mas ao passar pela sede dos “Falta D’Ar” (equipa que organiza esta prova) vimos a fila interminável de gente que ainda estava a levantar dorsal, e deu logo para perceber que era impossível começar a horas. Pouco depois a confirmação…a partida iria sofrer um atraso de meia hora…10.30h. Ok…deu para confraternizar mais um pouco com a malta da corrida e conhecer pessoalmente o Joaquim… e voltamos para aquecimento…afinal havia um recorde para bater e havia de começar logo a carburar. Desta vez, fomos cedo para a linha de partida, e conseguimos colocar-nos no 1º terço do pelotão.
O tiro de partida foi dado às 10.30h, e o meu relógio desta vez começou a funcionar desde o primeiro metro…ALELUIA!!! A avenida principal que nos leva para fora de Cortegaça é larga, e permite-nos rapidamente entrar no ritmo…desde o primeiro metro que me sinto muito bem…pernas muito soltas, respiração controlada desde início …excelente…vamos a isso…rotunda do barco = 1km….à direita pela estrada da mata…sempre certinhos, sempre fortes e controlados.…lado a lado com o Gil, nada de conversas, nada de confraternizar…concentração máxima…apenas de vez em quando um “vamos muito rápido”….já disse que o percurso é ondulado, e algumas ligeiras subidas levam alguns a quebrar um pouco…nós é ao contrário…atacamos as subidas e a velocidade até aumenta…aproveitamos as descidas para recuperar…parecemos robots…todos os km são feitos entre 4,12-4,15min/km…a média anda nos 4,13-4,14min/km….5km é hora de gel….meio gel da Isostar (90gr, de rosca)…a esta velocidade custa abastecer, comer e beber descontrola-me a respiração e preciso de quase 1km para recuperar a respiração, mas conseguimos manter o ritmo…os km vão passando….partes do percurso tem as sombras das árvores, outros estão expostos ao sol, e estes custam um pouco mais…não tarda estamos a chegar a Maceda…primeiras casas, começa a aparecer público…10km (42,11min)…excelente, 20 segundos de vantagem….esta parte é completamente exposta ao sol e a mim, psicologicamente afecta-me sempre…talvez por ser a meio do percurso…está tudo bem…pernas muito soltas ainda…
...hora do segundo abastecimento…a rosca do meu gel não quer abrir, o Gil oferece-se para tratar do assunto e consegue…
....tomo metade e bebo água….novo descontrole da respiração….começo a distrair-me com o pessoal que vem no sentido contrário, Francisco Terra, Badolas e muitos outros…vou recebendo incentivos de muitos deles, mas não respondo a não ser com um ou outro levantar de mão…prioridade é  restabelecer a respiração controlada….e vou preocupado com uma picada que sinto no gémeo direito que veio de repente…não deve ser nada….ca.km 12 digo ao Gil que vou com essa dor estranha….o Gil tinha assumido as rédeas após o retorno, tinha entrado ao serviço a minha lebre…disse-me “vamos forçar até aos 15km, aguenta que ali à frente começa a descer e recuperas”….pois, mas não cheguei à descida….ca. do km 13 uma forte dor obriga-me a parar pela primeira vez….”fod…agora não”….paramos, massajei o local, tentei voltar a correr mas não dava…”vai Gil…não te preocupes comigo”…tive que insistir com ele….e ele foi….ao vê-lo partir pensava “não acredito nisto….não pode”…cerrei os dentes e voltei à estrada….fiz o km mais rápido de toda a prova (4,09min/km) antes de mais uma forte dor me obrigar a parar novamente…
…só me apetecia matar alguém…aquilo não podia estar a acontecer comigo, não hoje, não agora, não com uma prova que estava a correr de forma tão perfeita, não numa fase em que me estava a preparar mentalmente para a luta que iriam ser os km que faltavam…
…mas o destino quis assim…estava feito…ainda não seria desta…e agora? Fico por aqui e espero que chegue o carro vassoura? Não…nunca desisti de uma prova, tb não vai ser hoje…nem que vá a caminhar até à meta – eu sei que pode ter sido uma decisão estúpida, mas foi o que decidi…ser racional nestas alturas é complicado. E assim fui….a caminhar, a mancar, a correr cerrando os dentes….sempre a ser ultrapassado….por muitos companheiros que se preocupavam comigo….outros armados em parvos com bocas foleiras do tipo “então pá, acabou a gasolina?” – eu dava-te a gasolina se estivesse minimamente em condições meu palerma.
Custou-me muito ir ali, mais pelo azar que me tinha assolado do que propriamente pela dor física que estava a sentir….ia parando de abastecimento em abastecimento, e perguntava sempre se tinham gelo, ou um spray qualquer que me pudesse aliviar a dor…mas não…ia refrescando a zona com água fresca e ia andando…e assim cheguei novamente à rotunda do barco…
…não foi desta forma que tinha imaginado este filme…tinha-me imaginado ali, todo empenado a ir buscar as últimas forças para atacar o último km, puxado pelo Gil e pelo Paulo Pereira, entrar naqueles últimos 500m cheios de gente a incentivar, a largar um sprint…1h29 qualquer coisa e mandar-me para o chão, exausto, feliz…
...mas o destino quis que fosse diferente….ali ia eu, a arrastar-me por causa de uma lesão estúpida (todas são estúpidas, mas esta, logo hoje???), cheio de energia e a ser ultrapassado constantemente, com dores mas a fazer questão de fazer este último km a correr (sou mesmo estúpido)…as pessoas estavam ali a aplaudir como no meu filme…mas o relógio à muito que passara da 1h30min….mesmo assim chego abaixo de 1h45…não vou mentir, estou desiludido, muito, sei que a culpa não é minha, foi um azar, mas o que querem…estava triste e lixado porque hoje era O DIA….
Legenda: 1) espectáculo..13km sempre certinhos; Lnão é preciso dizer nada; 2) tentativa de voltar...não deu
Foi ali....
mesmo "cabeçudo" ainda dá para esboçar um sorriso..
…passo a meta e oiço chamar por mim…é o meu colega de trabalho Marco que veio ver a prova, com ele estão o Gil e o Badolas….fico ali um pouco à conversa, respondendo às preocupações deles…grandes provas fizeram….recebo a medalha e vou para junto do pessoal…ainda vejo a chegada de alguns colegas…os rostos de alegria de muitos a cortar aquela meta fazem-me sentir um pouco melhor, afinal é aquilo que conta, dar tudo e acabar….eu desta vez não dei tudo porque não me deixaram….chega o Hélder com quem fui de boleia para Cortegaça….espero por ele…vamos para casa…
…não sou pessoa de me lamentar com azares durante muito tempo…almoço em casa dos pais e gelo…já estou outra vez na risota, mais uma vez a levar na cabeça do meu pai e do meu irmão por causa da excelente época do FCP (sim, eles são do clube do milhafre, e estão de uma forma que ninguém os consegue aturar J)…à tarde já em casa, mais gelo no dói-dói, e as filhotas para me distrair…ao fim da tarde, saímos para ir comer com um pessoal amigo….pronto, já passou…quer dizer, a dor psicológica porque fisicamente está difícil…grande dificuldade em caminhar…é uma dor conhecida, está a fazer um ano que tive uma crise destas….demorou quase 3 semanas a ser debelado….fiz exames, mas quando os fiz a dor já era e não acusou nada….vamos esperar 2 ou 3 dias e veremos.
Voltando à prova, o pessoal do CAL esteve em grande..por equipas ficamos em 21ºlugar em 75 equipas…individualmente houve excelentes tempos, havendo a registar, estreias e até recordes pessoais:
 Destaco o Badolas e o Zé Alexandre com excelentes recordes pessoais, algo inesperados, porque não era com essa intenção que se apresentaram em prova. Eles para a semana vão à Geira Romana e era apenas para ser um treininho, mas sentiram-se bem e lá foram andando e acabaram por pulverizar (o Zé Alexandre por quase 3 minutos) os seus melhores tempos na distância.
Uma palavra especial de agradecimento ao Gil, meu companheiro desta aventura…estás com azar com o pupilo J…duas vezes que andaste a trabalhar para mim e duas vezes que te deixei ficar mal J ..até o gel ele me abria para eu não me cansar J…grande Gil…tive muita pena de não podermos fazer aquele últimos 8km juntos….era a partir dali que ia começar a verdadeira luta e eu sei que tu tinhas a corda preparada para me puxar…fiquei muito contente por saber que acabaste por ser muito útil ao Francisco Terra (Parabéns Francisco…tás em grande!!!) e o ajudas-te a fazer o que eu tb queria ter feito….afinal encontraste o pupilo certo a quem ajudar J….quanto a mim, à terceira vai ser de vez.
Uma palavrinha para a organização da prova. Excelente….pequenas falhas apenas…meia hora de atraso que eu desculpo sem problema nenhum…tudo 5 estrelas, abastecimentos reforçados com muita água (afinal estava calor), ai aquelas esponjas sabem tão bem…e este ano substituíram a T-Shirt de algodão por uma camisola técnica bem catita. Tudo por 7,50 €…ah pois é, uma Meia Maratona bem organizada por este preço não se vê assim em qualquer lado. Um pequeno reparo apenas para a organização caso leiam isto…nos abastecimentos deviam ter um kit de primeiros socorros, com o essencial apenas, caso algum atleta necessite de uma intervenção simples…vaselina, spray de gelo (que jeito me tinha feito), umas pomadas, pensos…pensem nisso, não custa muito. Eu bem vi que andavam por ali uns bombeiros de bicicleta para trás e para a frente a dar apoio, mas quando eu precisei não houve…bem sei, e vi, que houve dois ou três casos graves que necessitaram de apoio por isso tb aqui nada a apontar.
Quanto a mim….Meia Maratona sub 1h30 – 2 … Papa Kilometros – 0…mas isto não fica assim…


Uhuuuu...Meia Maratonaaaa .......I’ll be back!!! J

31 comentários:

  1. Cum catano, homem! Isso foi uma epopeia, mas há dias sim e depois...mas a recuperação psicológica já foi e isso é importante, vamos ver a fisica.
    Seja como for, é bonito ler todo o apoio que foste tendo.
    Não era o dia, haverá o dia!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De apoio não me posso queixar de forma alguma...antes, durante e depois....sou um sortudo.
      Vai ser em Outubro...vais ver ;)
      Abraço

      Excluir
  2. Que azar!
    Mas agora é mesmo necessário recuperar isso como deve ser ser (lesões mal curadas são um perigo) e voltar ao ataque!
    Tu já tens a meia abaixo da 1:30 nas pernas agora é só acertar no dia D!
    (Ao ler isto dei conta de um dado curioso: já tive "montes" de lesões! Sou mesmo um lesionado cronico! Mas nunca me lesionei durante uma prova! O mais que me aconteceu foi cair e esfolar um joelho! No final ainda fui à ambulância dos bombeiros mais para ver se era tratado por uma bombeira que por outra coisa ;) mas a ambulância era nova e eles não conseguiam achar o kit de primeiros socorros :)))))))))) )
    Forte abraço campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até tenho tido sorte (estou a bater na madeira)....hehehe....tu és uma enciclopédia de histórias divertidas de corridas....mas olha que aqui o teu amigo tem uma melhor...quando parti o meu joelho (a jogar à bola), veio uma ambulância, meteram-me numa maca..ao colocarem a maca na ambulância a coisa empancou a meio e nem para a frente nem para trás.....tiveram que chamar uma segunda ambulância....olha, foi uma risota (ainda estava a quente e não me doía)...se estivesse a morrer bem que ficava ali :)
      Abraço

      Excluir
  3. Isto quanto mais nós planeamos pior é, e quando menos se espera é que as marcas saiem! Eu também pertenço a esse clube, o "Não Planeies a Longo Prazo FC"
    Eu sei que tu sabes que eu sei! :)
    Não desistas que estás lá e todo o treino acumulado irá servir para a próxima! Aponta já o objectivo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá...Outubro...Meia de Ovar.
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  4. Eish..cum caraças... Há dias assim realmente. Foi pena, porque sem duvidas que tens a hora e meia nas pernas! De certeza que é uma questão de tempo.. Bem, de qualquer maneira parabéns pelo relato, gostei muito de ler! A certa altura era eu que me apetecia lançar-te uma corda pra te puxar eheh Essa organização faz-me lembrar a dos 20km de Almeirim! Também muito barata e onde não falha nada.. Ora aí está uma boa prova para fazeres ;) Troco por uma ida aos pernetas! eheh Um abraço e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe. Correu mal, mas fiquei com a certeza que 1h30 está ao meu alcance.
      Quanto aos Pernetas olha que está a ser cozinhado um belo de um Ultra passeio....quando houver algo de concreto eu aviso ;)

      Excluir
  5. Nem sei bem o que dizer...
    Revi algumas coisas do teu texto, na parte bronco-pulmonar e na parte de no dia, pimba, acontecer uma coisa qualquer. Foi por situações assim, um conjunto de azares nos dias que não podiam acontecer, que acabei por não conseguir baixar dos 50 aos 10.
    Mas tu vais baixar dos 1.30 na Meia, e a vingança vai ser com um tempo daqueles!!!

    Cura agora isso o mais rapida e eficazmente.

    Força!!!

    Um abraço

    ps - E mesmo assim fazes abaixo de 1.45?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Há dias assim....paciência, nada a fazer...é olhar em frente...e para mim já passou. Agora é recuperar..tenho muitos planos para a segunda metade do ano :)
      Sim...1.44,42....é para tu veres como é que eu ia aos 13km (54min e qualquer coisa, acho eu)....depois precisei quase 1h para me arrastar nos 8km finais.
      Abraço

      Excluir
  6. É uma questão de tempo até baixares da 1h30m.

    Boa recuperação e espirito positivo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado....aponta aí...6 de Outubro 2014 é o dia!!!
      Abraço

      Excluir
  7. Concluir a prova com dores e de campeao. Calma e nada de stress pois outras provas virao. Agora descanso e recupera bem para a pampilhosa. Abraco e forca ai campeao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Á campeão ou uma burrice desgraçada...podia ter-me lixado, mas na altura não pensei nisso.
      Espero bem estar em condições de ir a Pampilhosa.
      Abraço

      Excluir
  8. O vermelho fica te muito bem... ;) já experimentaste correr de azul? Pode ser que dê sorte... Um abraço e as melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio....de vermelho e verde..cores do CAL...que fique bem claro :) ...eu numa assembleia propus mudar a cor do equipamento para azul (às riscas brancas)...quase que era apedrejado até à morte :)
      Abraço

      Excluir
  9. Não desanimes!! Há mais marés....
    Quanto à época do FCP só digo que "é melhor perder de vez em quando do que ganhar de vez em quando" (palavras del President)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado....já está ultrapassado...quer dizer, a parte psicológica pq a perninha ainda vai demorar uns tempos.
      És dos meus??? Só podias...dá cá um abraço :D

      Excluir
  10. Pois... Que te posso dizer? A sorte não estava do teu lado...
    À parte disso, devo confessar que estou absolutamente chocada com a atitude de outros corredores que, ao ver-te a andar, gozam contigo... Epá, sinceramente desconhecia que isto, nos dias d'hoje, acontecesse... Acho vergonhoso e até me deixa nauseada.
    Se alguns deles ler isto aqui fica o meu apelo: façam o favor de presentear as provas em Portugal com a vossa ausência. Gentinha assim não faz falta!

    Quanto a ti, meu amigo, rápidas melhoras! Mesmo rápidas, ok??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa lá....quero acreditar que era a brincar...eu é que ia ali lixado e não gostei muito....mas, tenho que dizer que a maioria preocupou-se comigo, muita gente me perguntou se estava tudo bem, se precisava de ajuda, etc....isto é como em todo o lado, existem sempre uns parvalhões, mas a grande maioria é impecável :)
      Obrigado....tenho exactamente 19 dias para recuperar ;)
      Beijinhos

      Excluir
  11. Grande azar Carlos. Mas à terceira é de vez! :) E quando conseguires bater o teu recorde à Meia, ainda te vai saber melhor precisamente pelas dificuldades que tiveste que ultrapassar.
    Ela não se vai ficar a rir! O PapaKilometros vai voltar e em grande!!!
    Beijinhos e rápida recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. A menina Meia Maratona que me aguarde...aqui o velhote não desiste...aliás, estes episódios são transformados em motivação extra.
      Beijinhos e boa prova domingo

      Excluir
  12. Foi pena Carlos, mas vais voltar ainda mais forte.
    Agora é recuperar bem da lesão.

    Abraço e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor.
      Abraço e força aí para S.Mamede

      Excluir
  13. Tenho pena que ainda não tenha sido desta, Carlos... :( E depois de todo o empenho nos treinos! Mas voltas e vingas-te, como concluíste, e muito bem, à Exterminador: "I'll be back". :)
    Boa recuperação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pena, mas já está ultrapassado....obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  14. Oh menino Carlinhos o padre domingo vai fazer uma reza e ficas sem dores e pronto para treinar.. enfim coisas que acontecem ..
    Mas tu és mais teimoso que os teus insucessos! Por isso Outubro tem dia hora e local :)
    Pode ser que tente apanhar a tua boleia. e a tua cordinha... com o mesmo objectivo.. mas eu apontava para janeiro na manuela machado.. sempre fresco o tempo.. :)
    Boa recuperaçao.. e domingo eu faço um km por ti :)
    E não deixo o do rio escolho um mais difícil porque tu és dos duros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estás-te a habilitar a levar uma tareia, ai estás, estás...engraçadinho :D
      Vamos a ver se o Padre chega a rezar a missa...ainda me dá qualquer coisinha e pimba..é que nem o posso ver :)
      Em Outubro lá estaremos...está dito, está dito...agora conto contigo....e se não der em Outubro, volta-se à carga em Janeiro em Viana ;)
      Abraço

      P.S. Obrigadinho pelo teu km....escolhe um dos bonitos....amigo da onça :P

      Excluir
  15. Força nisso Carlos !!

    ...eu como não percebo nada disto , acho que isso foi da preparação toda "catita" para a coisa ! :D

    ...isto para a nossa "casca-grossa" só lá vai á bruta !! :D

    Isso tinha que acontecer , já está !
    Agora é recuperar em força e voltar ainda mais forte !

    ...e agora sim , ficaste com a certeza que baixas essa hora e meia á vontade ! ...é só ser um dia normal ! :)

    as melhoras rápidas...
    abraço grande Carlos

    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Artur...por acaso até tens razão...no domingo fiquei com a certeza que consigo, não é fácil mas vou conseguir.
      Abraço

      Excluir
  16. E irás conseguir concerteza, mais tarde ou mais cedo.

    O importante agora é recuperar que outras oportunidades irão surguir.

    Boa recuperação.

    Abraço

    Fernando Varela

    ResponderExcluir