segunda-feira

Plano furado


Cá estou eu, acabadinho de chegar do último treino desta semana. Tive que recorrer à passadeira, e fiz apenas 6,5km numa espécie de “tirar o peso da consciência”. Esta 2ª semana do meu Plano sub1h30 foi uma confusão generalizada, cheia de imprevistos, correspondentes alterações, falhas, trocas e baldrocas:

2ª feira – 30min de piscina (1km numa espécie de natação) – até aqui tudo em cima, a cumprir escrupulosamente o plano J

3ª feira – dia de series, duras e…..zerinhos. Isabelita meia adoentada, noite mal dormida, despertador toca às 5.40min mas não havia condições mínimas para eu ir. Além disso chovia às pazadas J Ao fim do dia tb não houve possibilidade.

4ª feira – 15,5km com 8x800m (média 4,03min/km)- lá fui fazer o treino de series semanal. 6 da manhã andava eu pelas ruas de Canedo – tive sorte, na altura em que estive a treinar não chovia. Isto de fazer series custa (e estas custaram pra caraças), mas assim de manhã cedo custam ainda mais. Mas fizeram-se, parti-me todo mas só pela satisfação final e motivação extra que me deram já valeu a pena.

5ª feira – no plano era dia para rolar, e umas rampas no fim…mas…zerinhos. Era para treinar enquanto a Maria ia às explicações, mas à última da hora tive que me reunir com a Conferência Vicentina cá da terrinha para ultimar os pormenores da distribuição dos alimentos angariados nos Trilhos do Perneta (já foi quase à um mês e ainda ando de volta deste assunto – mas já vejo a luz ao fundo do túnel – próxima semana haverá novidades sobre este assunto)

6ª feira – como a Inês ia trabalhar domingo, fui fazer o longo previsto para domingo na 6ª feira…eram para ser 30km, mas as 3 horas que tinha disponíveis passaram a 2 e só deu para 22km, onde em vez de andar em plano, procurei umas belas subidas…no fim deu 336m D+ e uma molha daquelas J.

Sábado – inicialmente seria um dia de descanso, mas depois da semana atribulada queria fazer ao fim do dia meia dúzia de km a rolar. Népias, zero, zerinhos…com a esposa adoentada não deu.

Domingo – sair de manhã cedo para treinar como habitualmente estava fora de hipótese – tinha as meninas para cuidar. Pensava eu que ao fim da tarde, quando a Inês regressasse, haveria uma “brecha” para eu fazer um belo treino de ritmos. Tivemos visitas!!! Só deu mesmo agora à pouco para ir fazer meia hora no tapete, os tais 6,5km.

Como podem ver, esta semana foi um caos….o Plano não passou de intenções, e cada vez mais é assim. Já tinha dito aqui, que a Janela de tempo para eu treinar é curta, e raramente existe o Plano B, muito menos o C*. Mas não me queixo…mesmo assim, consegui fazer ca. 45km e cumprir 2 de 3 treinos importantes, em que assenta a minha preparação para o objectivo… 1x series, 1 x longo…faltou o de ritmo.

*Acho que vou ter recorrer mais vezes ao Plano Z (a “terrível” Passadeira) – ando a mentalizar-me para isso J

Venha a semana 3 do Plano – 5 corridas e 75km previstos e que vou fazer – falta pouco mais de um mês e ainda estou longe da forma que necessito para chegar ao objectivo.  

23 comentários:

  1. Os planos são ideais muito bonitinhos que esbarram na voragem do dia a dia.

    Mas está nas nossas mãos conseguirmos dar a volta ao assunto e tentar conciliar o melhor de dois mundos.

    Um abraço e força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão...mas foi mesmo demais, parecia de propósito. Mas esta semana já vai correr melhor.
      Abraço

      Excluir
  2. Pois é Carlos, isto do tempo é uma coisa lixada. Os meus treinos são sempre de madrugada porque se não vou logo de manhã à tarde nem vale a pena pensar no assunto. Na maioria das vezes nem tempo para escrever tenho à noite quanto mais correr! :)
    De qualquer maneira 45km com series e um longo parece-me bastante uma boa semana!
    Boas corridas, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Rui...eu até tenho ido de madrugada, mas esta semana nem sempre foi possível...a Isabel está doentita, acorda de noite e depois quando toca o despertador às 5.40h não há força para ir treinar. Mesmo assim não foi mau de todo, mas este plano é de apenas 7 semanas (costumam ser 12)...não dá muita margem para falhar. Esta semana vai ser boa!!!
      Abraço e mais uma vez parabéns por Almourol

      Excluir
  3. Os planeamentos foram feitos para ser alterados. Melhores semanas virão. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que sim...esta vai ser uma boa semana.
      Abraço e parabéns tb para ti pela conquista de Almourol

      Excluir
  4. Se a vida fosse toda certinha era cá uma chatice!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Digamos que normalmente é assim, fazemos planos tudo certinho, e depois acontece sempre imprevistos. Mas calha-nos a nós dar a volta a esses imprevistos. :)

    Força para esse objectivo e para os treinos.
    E as melhoras das meninas :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente desenrasca-se :)
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Epah séries de manhã ainda é uma coisa que não me assiste.. O meu organismo ainda não está preparado para isso! Guardo os 3 treinos leves para fazer de manhã, as séries e rampas têm que ficar para os ginasticados treinos ao fim do dia! Estás a fazer as séries de 800 à mesma velocidade que eu, temos que acabar o ano os dois sub 1h30! Com a diferença que tu é já daqui a umas semanas.. Ah, e se tu andas pela estrada, eu decidi dar uma nova oportunidade ao trail! Vou aos 21km de Sesimbra e aos 21km de Mafra. Curtinhas e leves, mas pronto, ver se desta vez não perco o entusiasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver...pelo que tens feito ultimamente acho que consegues esse objectivo facilmente.
      Quanto ao Trail, acho que vais gostar...tenta não levar muito numa de competição.
      Abraço

      Excluir
  7. Eu acredito que vais conseguir!!! Apesar desses incidentes de percurso vais trabalhar para conseguir atingir esse objectivo... Abraço companheiro e muitos e bons klms!!!

    ResponderExcluir
  8. Desculpa a pergunta, mas este teu plano é para que objectivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.,
      estou a treinar para tentar baixar 1h30min na Meia Maratona (11 de Maio em Cortegaça).
      Obrigado pela visita e boas corridas.

      Excluir
  9. ...mas qual "planeamento" qual quê :D

    já tiveste o exemplo da Maratona... :P

    ... , e a nossa "experiência" ;) , também nos diz que se treinarmos "normalmente" , e a nossa "cabeça" tiver bem e se acordarmos no dia da prova , virados para o lado certo , não á cá falta de treinos no "planeado" , que impeçam um grande resultado e uma corrida divertida ! :D

    olha que "cuidar" das tuas meninas é um treino espectacular !! ;)


    abraço grande Carlos

    e bons treinos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o Artur dos "Trilhos" :)
      uiii...se for pela experiência tá feito....nem preciso treinar...e tens razão...afinal é só ter a cabeça "limpa", é só acordar para o lado certo no dia da prova...fácil ;)
      As minhas meninas são um espectáculo...e olha que dão-me cá um treino que nem imaginas :P

      Abraço e boas corridas tb para ti

      Excluir
  10. Só de acordares às 6h da manhã e te dedicares a um treino de séries já tens 20 pelo empenho! Xiça!!! :) De resto, eu acredito que consegues, já provaste que tens a ginástica bem organizada e uns dias compensam os outros. Força nisso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute. Hoje fui outra vez às 6 da manhã fazer series, e correram lindamente :D ....esta semana vai ser boa!!!
      Beijinhos

      P.S. Então? Andar novo????

      Excluir
  11. Palavra feia, palavra muito feia e irreproduzivel aqui apesar ser um blogue do norte..portanto, caos total e ca. 45km...ok...vou deixar de ler estes blogues...vou dedicar-me à sueca! Aquilo é lixado, os velhotes de 80 anos dão cada coça!
    Bom, a outra opção é: treinar mais, ok, fico por esta, afinal nunca gostei de sueca...do jogo...pff, regras difíceis.
    Sei que sou o cromo que menos pode opinar aqui em termos de km e experiência quilométrica mas...a cabeça focada no objectivo é pelo menos 60% dele cumprido, o resto, bom, tens que correr depressa! Deixa-te de ronhas!
    Abraço.
    PS: espero que estejas a ler este comentário DEPOIS de ca. 10km com 8*800m a 3'35"/km pelo meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Jnr (tens que me dizer o teu nome), para tua informação aqui o velhote, hoje às 6 da matina andava nas series....não foram 8 (foram só 4 - fraquinho), não foram de 800m (foram de 1600m - á pois é!!) e não foram a 3.35 (foram a 4,04 o que tb não é nada mau) e por fim não foram 10km (foram 12)...hehehe
      Olha que sueca tem muito que lhe diga....por acaso gosto de jogar (já não jogo à muito tempo) mas tem que ser com um pessoal mais jovem....com os velhotes não temos hipótese, eles sabem os truques todos e se forem eles a embaralhar já perdeste :)
      Abraço

      Excluir
    2. Bom, foram menos mas a distância foi maior logo já compensou e com ganho!
      Eu também gosto da sueca, o jogo, mas com velhotes...esquece!
      Só se levarmos uma garrafita de bagaço ou aguardente;).
      Abraço,
      Helder ( o j é de Jorge)

      Excluir