quinta-feira

Estrada Vs Trilhos




O que me leva a escrever este “poste” foi mais uma discussão facebookiana a que “assisti” no outro dia. De vez em quando, tem vindo à baila uma certa “rivalidade” entre atletas de estrada e atletas dos trilhos, sempre pautadas por um certo extremismo que eu não consigo entender. E parece-me que esta “rivalidade” está em crescimento, talvez pelo facto de estarem a aumentar os corredores em ambas as facções.

Esta “discussão” em particular, foi lançada por um atleta de topo dos trilhos em Portugal, que num treino em estrada se cruzou com um outro atleta (este da outra facção, um puro estradista) que ficou admirado com o ritmo que o atleta dos trilhos conseguia impor. E pronto….lá começou o esgrimir de argumentos de um lado e de outro…uns é porque os de estrada são uns ignorantes, se viessem fazer uma prova de montanha iam ver o que custa, os outros da estrada a dizer que o Carlos Sá foi à Meia Maratona do Porto e “só” fez 1h16min…no meio disto tudo e resumindo os argumentos mais ou menos "científicos", os estradistas diziam que na estrada é que é, ao que os outros, os dos trilhos, retorquiam que não havia nada melhor e mais difícil do que correr na natureza…mas anda tudo maluco, ou quê???

O que é que o cú tem a ver com as calças? Estamos a falar de modalidades completamente diferentes, que naturalmente tem exigências físicas diferentes. Toda esta discussão em torno de dizer quem é o melhor é uma estupidez e não faz sentido nenhum em minha opinião, muito menos quando quem o discute somos nós, os atletas de pelotão, que andam nisto por paixão e que nunca vão ganhar nenhuma das provas onde entramos. O Killian será sempre melhor a subir umas montanhas que o Kipsang, mas de certeza que o Kipsang será sempre melhor na Maratona que o Killian…e qual é o problema? Cada macaco no seu galho!!!

Meus amigos…ainda (reforço o ainda, pq não sei quanto tempo é que vamos continuar a ter este “privilégio”) somos livres de escolher o que queremos….por isso se gostam mais de correr em estrada, corram em estrada, se preferem os trilhos, siga para a natureza….se não se conseguem decidir (ou adoram ambas) como eu, façam as duas…mas corram porra…quero lá saber qual é teoricamente melhor ou mais difícil, se o Carlos Sá é melhor que o Rui Silva …quero lá saber…admiro os dois…eu adoro é correr, e adoro colocar-me desafios e tanto me consigo (pelo menos tento) superar em estrada correndo atrás dos meus recordes pessoais, como nos trilhos, tentando desafiar os meus limites em distância, altimetria ou outra coisa qualquer. O resto para mim são tretas…

Ahhh….e como em todas as “guerras”, idiotas existem em ambos os lados!!!

Vá…toca a calçar as sapatilhas (ténis é um desporto J) e bora lá dar à sola!!!

 

36 comentários:

  1. Carlos, foste buscar um tema que já estive n vezes para falar.
    Tal como tu, tenho ouvido e lido completas parvoíces sobre o tema, o que já seria mau e incompressível, chegando ao cúmulo de haver quem odeie e menospreze o outro lado (sim, conheço casos de ambos as, digamos, facções).

    Correr é bom, correr é um prazer e cada um faz o que melhor lhe sabe ou pode, e deveria haver união e, especialmente, RESPEITO de parte a parte porque, no fundo, não há uma parte, existe sim um todo que somos nós atletas e que escolhemos o que melhor nos apraz.

    Viva a corrida!!!

    Um abraço e ainda bem que vieste levantar este tema que permitirá aos sensatos darem a sua opinião

    ResponderExcluir
  2. Muito bem "dizido", Carlos, apoiado! Também considero uma discussão sem sentido nenhum. Cada um deve optar pelo que gosta mais ou até correr umas vezes em trilhos, outras em estrada, conforme lhe apetecer. E andar a fazer comparações para quê? É correr e deixar correr. :)
    Beijinhos
    PS: Já a questão das sapatilhas-vs-ténis... Desculpa lá mas aí já é outra história!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Isto é como comparar futebol com futsal... sem sentido realmente :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora aqui está mais uma bela comparação :)
      Abraço

      Excluir
  4. Então e Sporting com o Porto!, opah...sinceramente!
    Sabem...sou extremamente ignorante no que concerne a um determinado tipo de net, facebook, tweter..enfim, pois embora tenham muitas vantagens confesso que me vou mantendo com actividade reduzida porque a quantidade de trolls é imensa e também porque já dei para esse peditório: 1-atletismo: velocidade é que é, fundo é uma treta, corta Mato é que é, de resto é andar as voltas,;
    2- bicicleta - estrada é que é, pois sim, btt é que é bom, de resto é...
    Enfim, as redes sociais, o facto de não estares cara a cara com o interlocutor permite outro à vontade e em última análise, agressividade nas palavras e postura.
    Depois temos o fenómeno do Trail Running( Corrida em Trilhos ;) ) que é recente pelo burgo e como tal leva a posturas e a ideias pré concebidas de quem cá anda há anos a gastar calçado desportivo.
    Por outro lado, temos a malta dos trilhos em que pelo que me apercebi até podiam ter outro tipo de postura, quase sem olhar à média/ritmo mas com o aumento de participantes e muitos vindos da estrada...:) leva a que radicalismos apareçam.
    Aconteceu o mesmo no btt/ciclismo de estrada...nem falo da pista...
    O extremismo é sempre idiota e fundamentado em preconceitos mas em alguns casos a situação é tão ridícula que quase não merece ser falada/ debatida.
    Resumindo...
    Corram, sejam felizes, e se quiserem ter um debate de ideias façam isso mesmo...debatam :)
    Agora...Tennis é um desporto!
    E futebol de praia é brincar na areia!
    É tão fácil...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mais...corram e sejam felizes. Futebol de praia é brincar na areia??? Nisso somos bons :D
      Abraço

      Excluir
  5. Na brincadeira digo que o alcatrão faz mal à saúde mas já fui um estradista puro (também não havia mais nada!...) e acho que o importante é ser feliz a correr onde se quer e como se quer!
    Eu considero-me irmão de todos os corredores sejam de estrada, trilhos ou pista, assim como me considero irmão de todos os ciclistas e betetistas e de todos o que amam o desporto!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Jorge...ser feliz a correr onde se quer e como se quer.
      Abraço

      Excluir
  6. O melhor é mesmo equiparem-se e sairem de casa, seja qual for o tipo de desporto.

    ResponderExcluir
  7. :) Acho que resumindo é mesmo isto: "anda tudo maluco, ou quê?!"

    E pronto, amanhã vou ali calçar os ténis (ora toma lá nota sff:

    Ténis - [Desporto] Sapato desportivo, em lona ou material semelhante e com sola de borracha.Ver imagem = SAPATILHA

    e vou ver se corro qualquer coisa! Em piso misto: estrada e terra batida, a ver vamos.

    E eu sou daquelas que gosto de estrada mas também gosto de trilhos, mas sou muito medricas e têm de se pro suave...cá nada de radicalismos e beira de abismos....para isso já me bastam outras situações :)

    ResponderExcluir
  8. :) Resumindo: " ... anda tudo maluco, ou quê?!" Ai anda tudo maluco anda!

    E olha, amanhã quero ver se vou calçar os ténis, sim ténis e ora toma lá nora se faz favor:

    Ténis: 2) Sapato desportivo, em lona ou material semelhante e com sola de borracha = SAPATILHA

    e vou ver se corro alguma coisa que já ando é a rebolar em vez de correr!

    E será num misto de estrada e terra batida.

    E eu gosto de estrada, gosto sim, mas também gosto de trilhos, de correr na Natureza, ouvir os passarinhos e o ribeiro a correr, mas...MAS sou uma grande medricas e têm de ser trilhos suavezinhos que isto de percursos técnicos, escarpas e beiras de abismo, oh pá, para coisas dessa já me chega a vida! (ok, ok,eu sou medricas, admiro e confesso)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei nota Ana :)...obrigado.
      És medricas mas vais na mesma...aquela última descida para Arouca na Senhora da Mó não é fácil :)
      Beijinhos e boas corridas, sejam elas no alcatrão ou nos trilhos a ouvir os passarinhos.

      Excluir
  9. só tenho uma cena a dizer:

    olha lá tripeiro , "sapatilhas" é aquilo que se calça na ginástica desportiva !

    ...como só sabes correr (isso agora seja no alcatrão ou em trilhos , é uma discussão tão idiota, que nem vou gastar o teclado, eheheh) , dizia , como nunca fizeste ginástica , não sabes !!

    se quiseres, ainda tenho aqui dois pares dessas sapatilhas, e levo-tas e vais correr com isto !! ...quero ver !

    :D

    abraço grande Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que agressividade....não tragas essas "sabrinas" que nós calçamos números diferentes :P ...além disso de certeza que me ficam mal, não combinam com a cor do equipamento do CAL...já a ti devem-te ficar a matar :P
      Abraço Grande Artur

      Excluir
  10. Sim essa discussão entre estradistas e traillers é estúpida, eu não perco tempo com essas discussões mas já assisti a algumas e acho uma parvoice. Eu tal como tu gosto de correr e é isso que me dá pica seja em estrada nos trilhos ...Bem companheiro fica bem e vamos é apreciar o que é importante CORRER !!! Abraço e muitos e bons Klms!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Carlos...
      Abraço para ti e boas corridas

      Excluir
  11. Muito, muito bem! Vou partilhar isto! Também me tem irritado profundamente estas discussões, que nem sequer deviam ser discussões de todo!

    ResponderExcluir
  12. Vou ali correr até à Mata de Alvalade em trilhos e alcatrão e já volto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, isso não se faz! Isso é ao lado de minha casa e eu estou a trabalhar. Argh, que tortura :P

      Bom treino :D

      Excluir
    2. Olha Silvio...hoje fui fazer 22km, dos quais uns 17km foram em alcatrão, 3 em trilhos de terra e pedra e os outros 2 em passadiço de madeira :)
      Abraço

      Excluir
  13. Eu pessoalmente, tornei-me um grande apaixonado pelos trilhos, mas isso não faz com que não goste de estrada... até porque os meus treinos são uns 80% em estrada. O que não gosto é do aproveitamente das organizações das provas de estrada hoje em dia... preços abusivos. Mais rapidamente pagava o mesmo valor ou até mais por uns trilhos. Mas lá está, é uma questão de gosto/preferência e acabam por ser modalidades com objectivos bastante distintos, o que faz com que não seja uma comparação um pouco injusta.

    Abraço e bons treinos! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso das organizações, preços abusivos, etc, já é outro tema interessante...pode ser que um dia desses faça um "poste" sobre isso. Concordo em parte contigo, mas não é só na estrada.
      Abraço e bons Trilhos :)

      Excluir
  14. Vais calçar as Sapatilhas??? Então vais dançar Ballet ?? ou para a ginástica???

    Ahhh já sei... essa vem no seguimento das discussões Idiotas... :P
    Mas para não haver discussão... o melhor mesmo é correr descalço..

    Abraço
    E bons treinos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foniz...já me lixas-te com essa :D ...eu e Ballet, Dança, Ginástica??? Não me parece, e não é por falta de "sabrinas" (pronto....ou "sapatilhas")...é mesmo por falta de jeito :)

      Fazemos um acordo....que tal SAPATOS DE CORRER??? :)

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Aquele abraço

      Excluir
  15. Totalmente de acordo Carlos! (até no "ténis é deporto! ;) )
    Pessoalmente prefiro estrada, mas não tenho problema em dizer que para mim os treinos de trail são um excelente complemento de resistência e força!

    ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiuuu...olha lá os comentários da facção dos "Ténis", "eles" são do caraças :D
      Quanto a preferires a estrada...acho muito bem...eu neste momento tb, mas a partir de meados de Maio já volto a preferir os trilhos....e agora??? A que fracção é que pertenço???
      Abraço e bons treinos (a correr, a nadar e a pedalar)

      Excluir
  16. Nos meus outros "dois amores" também se discutem temas parecidos... BTT ou Estrada, Freesurf ou Surf de competição?
    A minha conclusão é "deixa-os falar" que não se chega a conclusão nenhuma :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...parece que não é só com as corridas. É deixar andar...o que se pode fazer?
      Abraço

      Excluir
  17. Só agora consegui vir comentar este teu artigo que considero de uma grande importância.
    Concordo inteiramente contigo. Em vez de guerrinhas entre pessoas que no fundo têm a mesma paixão deveria era haver companheirismo, compreensão e amizade. Todos temos os nossos gostos, uns gostam mais duma coisa, outros mais de outra. E ambas as vertentes têm coisas boas e coisas menos boas. Faz parte. O importante é cada um viver a sua paixão sem menosprezar a paixão dos outros.
    Eu cá estou como tu, tanto gosto de correr em estrada como em trilhos. São duas coisas parecidas e ao mesmo tempo distintas, ambas me dão prazer e alegria e isso é o que importa.
    E agora vou calçar os meus TÉNIS =P e vou ali fazer um treino misto entre estrada e trilhos :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr Isa. Agora vai lá treinar, não te esqueças das Raquetes e das Bolas :P
      Beijinhos

      Excluir
  18. O que importa é o pessoal praticar exercicio fisico e divirtir-se :). Muito pertinente o post!
    Sei que segues o blog JRR e Amigos, mas reparei que não consta na tua lista de blogs. Se quiseres podes acrescentar :) E continua a nos visitar e a comentar os posts :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, verdadinha.
      Sim, eu sigo o JRR Desporto e se não constava na minha lista foi por esquecimento...agora já está :)
      Abraço

      Excluir