segunda-feira

A seguir à tempestade vem...




o Bonanza??? ….nunca percebi muito bem este dito popular….uma Tempestade = catástrofe = algo que correu muito mal = tombo gigante…ok…esta parte eu entendo….agora, porque raio a seguir vem o Bonanza? O que é que a família Cartwhrigt* poderia fazer para amenizar a tempestade que tinha sido a minha semana de treinos anterior???

*a família Cartwright eram 4, tudo gajos…o chefe da família era o pai, viúvo, chamado Ben, que tinha 3 filhos (Adam, Hoss (o meu preferido) e o Little Joe (o preferido do gaijedo). Sabiam que os 3 eram filhos de mães diferentes??? Ahh…pois é…o Ben era fresco para assar, era, era…e isto nos Estates, nos longínquos anos 60 do século passado J

Pois…a semana anterior não tinha corrido muito bem, resumindo, não tinha sido nenhum Tsunami, Terramoto, mas uma pequena tempestade tropical, tinham faltado ritmos e km. No início da semana passada estava motivado e confiante que iria cumprir o plano, e a coisa até começou muito bem….

2ª feira – 30min de piscina (ao fim de 4 treinos de piscina, começo já a notar uma melhoria significativa na natação….agora além de fazer as 40 piscinas mais rápidas, faço-o sem grande esforço)

3ª feira – Treino de series às 6 da manhã – 4 x1600m a uma média de 4,03min/km – senti-me muito bem…já começo a notar melhorias tb nos treinos mais rápidos…no total fiz 13km.

Até aqui cumpri o plano na íntegra….mas a semana tem 7 dias e não apenas 2 J

4ª feira – Isabel doente = noite mal dormida = sem capacidade para me levantar cedo = à noite, sem vontade, mas com peso na consciência, lá vou ao tapete fazer 7km que me custaram como o caraças.

5ª feira – zero…Isabel continua doente = noites mal dormidas = sem capacidade para me levantar cedo = à noite tb não dá para ir

6ª feira – Isabel continua doente = noite mal dormida = sem capacidade para me levantar cedo = ao fim da tarde abriu-se uma “brecha” e fui fazer um teste ao ritmo…o objectivo era fazer 10km em 42,30min, o que dá 4,15min/km de média, ritmo esse que necessito fazer para chegar abaixo da 1h30 no próximo dia 11 de Maio. Que grande treino fiz….depois de 2km de aquecimento, lá me lancei pela estrada fora, sempre ligeiramente abaixo de 4,15min, para ganhar alguns segundos que sabia que iria perder nas subidas que o percurso escolhido apresentava (não tenho 10km planos na minha zona)….e assim foi, os km iam passando, nuns andava um pouco mais rápido e noutros um pouco mais lento, mas a média andou sempre mais ou menos no que pretendia. Dos 7 aos 8km tive a primeira e única grande dificuldade, mas fiz o que se deve fazer numa situação destas…acelerei…e estabilizei novamente…cheguei aos 9km com 8 segundos de vantagem e dei “gás” no último km, aproveitando os 500m finais, que eram a descer, para acabar com 42,01min…muito bom, meio minuto mais rápido do que o que preciso.
uma "performance" destas merece uma "selfie"
Conclusões: estou rápido, mas este treino fez-me ver que ainda estou longe de conseguir aguentar este ritmo até aos 21km…no entanto estou no bom caminho e ainda tenho 4 semanas (a última não conta)…agora é não baixar a guarda, preciso de resistência e velocidade.

Sábado – dia de descanso

Domingo – tinha combinado com o Gil e o Filipe, fazermos um treino longo de 30km na zona de Cortegaça…inicio do treino seria às 6 da manhã, pelo que teria que me levantar às 5h. Não fui….entre a meia noite e as 4 da manhã, dormi apenas hora e meia…a Isabel estava muito melhor, mas não sei porquê nessa noite decidiu que não dormia ninguém lá em casa…e assim não havia hipótese de ir fazer o longo. Durante o dia tb não deu, visitas e tal…e só fiquei “livre” eram 22.30 da noite….e agora? Pois…não é quando se quer, é quando se pode…e lá saí para a rua e improvisei - fui fazer um treino que gosto muito…um “Fartlek de Rampas”* como eu lhe chamo.

*Fartlek de Rampas” - consiste em escolher um percurso com subidas, se possível com diferentes tipos de inclinações e comprimentos. É simples…sair a correr, no ritmo que se quiser, mas sempre que aparecer uma subida no percurso, é subi-la como se não houvesse amanhã…dar-lhe “gás”….custa? claro…mas sabe tão bem, torna o treino durinho mas divertido…as recuperações são feitas depois em plano, ou então a descer…como vos der na real gana…importante é subir a “matar”, conquistar as inclinações…é quase como um treino de rampas, mas sem aquelas repetições no mesmo local, que se tornam monótonas. Eu acho que este tipo de treino me ajuda bastante, é apenas um feeling, não tenho dados científicos para o comprovar. Experimentem fazê-lo 1x por semana, durante um mês e depois vejam como se sentem.Aqui os dados deste meu “treininho”:

16,1km no total, média 4,45min/km, 192m D+

Rampa 1 – 1100m a 4,33min/km (30m D+)

Rampa 2 – 410m a 4,12min/km (15m D+)

Rampa 3 – 460m a 4,04min/km (15m D+)

Rampa 4 – 180m a 4,14min/km (10m D+)

Rampa 5 – 290m a 4,07min/km (9m D+)

Rampa 6 – 230m a 4,07min/km (9m D+)

Rampa 7 – 610m a 4,10min/km (24m D+)

No total, esta semana, fiz ca.50km, ficando longe dos 70 que tinha previsto. Faltou um treino a rolar e metade do longo. Mesmo assim estou muito satisfeito com a semana…3 treinos muito bons, estou a ficar solto e sinto-me rápido (para o meu nível, claro)…ainda estou longe do que pretendo, mas também ainda tenho algumas semanas. Esta semana gostava de conseguir aumentar os km – vamos a ver.

Ahhh…e o que tem o Bonanza a ver com os meus treinos da semana que passou? Nada, nadinha, nicles….sei lá, eu treino quase sempre no escuro (madrugada ou noite)…a explicação para os ritmos "estratosféricos" desta semana poderiam residir no aparecimento de um ou mais elementos da famosa família Cartwright, …como já “bateram a bota” à uns aninhos (acho eu), se me aparecessem à frente, durante um treino, eu acho que nem o Wilson Kipsang me ganhava…mas não…a “Bonanza” desta semana foram mesmo a minha motivação e as minhas perninhas (velhinhas e arcadas). J



30 comentários:

  1. Nossa, show de bola teus treinos, amigo ... Parabéns !! (eu me lembro, vagamente, desta série Bonanza ... Por aqui, em Porto Alegre, no Sul do País, passava ... mas me lembro muito pouco do tal programa ... é, sou velha hahaha ... já tenho 50, por isso lembro) Meu carinho e bons treinos, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana...nós deste lado do Atlântico costumamos de dizer que "velhos são os trapos" :)
      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  2. Lembras-te do anuncio da regisconta?
    AQUELAAAAAAAAAAAAAA MAQINAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah, muito bom!

      Excluir
    2. Lembro-me vagamente do anuncio, mas a "música" ou slogan é por demais conhecido :)
      Obrigado.
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Espero que a Isabelinha já esteja boa e hoje deixe os papás descansarem melhor.
    Agora, para uma má semana não me parece mal, tinhas era mais planeado e assim soube a incompleta.
    É nestas alturas que percebo que tenho mesmo que atinar e arranjar um plano de treinos decente...e um objectivo ( para alem da melhoria da forma fisica, e sanidade mental blá blá blá) de jeito.
    Tambem gostava do Bonanza, em especial da musica :) e acredita se visse algum nem o Bolt me apanhava!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Isabelinha está quase quase boa....as últimas duas noites já foram normais...um espectáculo a minha menina :)
      Pelos comentários, acho que passei a imagem que foi uma semana má...não queria dizer isso...não fiz o que tinha planeado mas fiquei muito satisfeito com o que fiz. Na anterior é que achei pouco....sabes, tenho um bocadito dificuldade em exprimir-me.
      Eu gosto de planos...corrijo....gosto de objectivos e depois elaborar um plano para tentar atingir esse objectivo...ajuda a motivar e faz-nos evoluir....mas nem sempre...tb gosto de andar ao "sabor do vento"...durante um ano, existe tempo para as duas fases.
      O raio da música do Bonanza não me sai da cabeça desde ontem....é o dia todo a cantarolar a coisa....fonix....já chega :)
      Abraço

      P.S. Podes começar já por fazer um "Fartlek de Rampas" por semana :)

      Excluir
    2. Ainda bem que a Isabelinha está melhor!:)
      Rampas é coisa que não falta aqui...vai ter que ser...
      Abraço

      Excluir
  4. Bem gostava de fazer um treino contigo, mas tinha que dar muito RedBull ás sapatilhas....onde vai ser a meia de 11 de Maio? Vou a Albacete nesse dia tentar baixar a 1h40m ( uma divisão abaixo :-s ) ;) Forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luis....a 11 de Maio é a Meia de Cortegaça. 1h40??? Para ti é canja.....quanto a treinar comigo, é fácil...quando estiveres cá pelo norte avisas, e a gente marca qualquer coisinha.
      Abraço e até um dia destes algures por aí

      P.S. Tens que experimentar um Trail....um gajo sempre bem disposto como tu ia gostar de certeza absoluta.

      Excluir
  5. Tás em forma ...
    O bonanza era fantástico, mesmo a preto e branco, sem HD nem 3D nem outras modernices. Ainda lembro em casa da minha avó, quando havia mais consumo de energia, a imagem da televisão a encolher e ficar distorcida...mas não importava.
    bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Sam.....o Bonanza já era a cores...a TV da tua avó é que deveria ser a preto e branco...hehehe...
      Abraço e bons treinos para ti tb.

      Excluir
  6. He he he! Eu sou de 1960. Ora o que significa isso? Que acompanhei a Bonanza desde o inicio! E o Hoss também era o meu preferido, claro está!
    Ri-me com a tua introdução pois na minha imaginação de puto reguilas chanfrado, sempre que ouvia esse ditado, pensava que estavam a falar da série!!!

    Força Carlos!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ver, e o Bonanza foi transmitido (nos estates) de 1959 a 1973...fonix. Eu nasci em 1972 e estive 10 anos na Alemanha, onde me lembro de ter visto muitos episódios...dobrados em alemão, incluindo a música do genérico...hoje passei o dia cantarolar a dita cuja..em alemão....não consigo tirar a melodia da cabeça :)
      Ai....quando tu eras um puto reguilas....pois, gastaste as asneiras todas quando eras miúdo :)....eu fui ao contrário....bem comportado, uma joia de um moço até aos 13 mais ou menos...depois os meus pais acharam, que colocar-me numa escola "melhor" é que era, e aprendi tudo o que não devia rapidamente :)....
      Abraço João

      Excluir
  7. Cá estou eu novamente! E a música? Mas o que me partia todo era aquele alto efeito especial da fogueira. Delirava com isso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiii...devem ter queimado uma montanha de mapas antes de acertar na coisa :)

      Excluir
  8. Pronto... hoje não me calo! E o cozinheiro chinês com aquela enorme trança! :)
    Agora prometo calar-me! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tás on fire.....pois era, já nem me lembrava do chinês...hehehe...

      Excluir
  9. É a "bonança" meu caro... a "bonança"! Tou a ver que o oxigénio já só te chega às pernas e não te chega ao processador! :)

    Também gosto de treinar rampas tal como tu, embora o faça incluindo as rampas nos percursos habituais. Esse tipo de treino trará benefícios nos treinos seguintes pois quase que dá a impressão que as retas se transformam em descidas! Isto porque esse treino vai trabalhar músculos que não estão tão rotinados a trabalhar a impulsão, mas que ficarão mais disponíveis para o fazer ;)

    Bom texto! Já me arrancou um sorriso da cara!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonança? Não sei o que é isso :) ...é Bonanza em português?
      hehehe..

      Abraço e boas rampas

      Excluir
  10. Olha que essa ideia das rampas é bem boa! Deve cortar bem com a monotonia, e tenho aqui uns percursos bons para isso! Pra semana já vou experimentar. Andas é a treinar muito bem, tu! Eu cá aposto em 1h26! Carrega Carlos Cardoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1h26??? Tás doido...nunca na vida:).. Se conseguir 1.29,59 já serei o corredor mais feliz do mundo em Cortegaça...é o meu limite, e para isso acontecer terá que ser uma conjugação perfeita de várias situações.
      Experimenta um treininho destes de rampas...vais gostar e faz efeito.
      Obrigado.
      Abraço e espero que já estejas melhor

      Excluir
  11. A isto chamaria muita força de vontade para ultrapassar as dificuldades.
    Olha que a experiência desta semana te poderá ser muito útil para atingires o objectivo no dia 11 de Maio.
    Como sabes nas corridas (sobretudo nas longas distâncias) passa-se por vários momentos e por vários estados de espirito logo as experiências desta semana poderão contribuir para naquele dia fazeres a meia-maratona em menos de 1h30m! Força!
    As melhoras da filhota!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joel, eu sei...já tenho alguma experiência em "sofrimentos" e considero a parte psicológica um dos meus pontos fortes. O "problema" está nas pernas...mas isso treina-se :)
      A Isabel já está quase boa :D
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  12. Mesmo numa semana má e tal, olha-me só pra esses treinos??!! Vou deixar de vir ler estas coisas, para não me sentir uma calona desmotivada! :D E esse "fartlek de rampas", eu bem tento, eu bem tento.... ;)

    Beijinhos e as melhoras da Isabel!

    PS: Eu lembro-me vagamente dessa série... Isso significa que estou velha por me *lembrar*, ou sou uma jovem por me lembrar só *vagamente*?... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi uma semana má....foi uma semana boa...induzi-vos em erro com a minha lenga lenga....nasci na Alemanha, não tenho culpa... (desculpas esfarrapadas)..hehehe
      Ahhh...já fazes Fartlek de rampas (pelo menos tentas)...está explicada a tua grande evolução nos últimos meses :)
      Obrigado....a Isabelita já está praticamente boa.
      Beijinhos

      P.S. És uma "chavala", não tens como te interessar pelo Bonanza...mas olha que o mulherio na altura gostava muito de ver a serie pelo Little Joe....da "Uma casa na Pradaria" já te deves lembrar, não? Mas ele aí já estava velhote...já devia ter uns 42 anos :D

      Excluir
  13. Para mim isso parecem-me grandes treinos. E ir treinar às 10 e tal da noite! É só para quem tem mesmo MUITA força de vontade.
    Vais arrasar na meia!
    Beijinhos e as melhoras da pequenota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser Isa...é quando se pode :) ...e só custa sair, seja a que horas for, depois de começar a dar à perna, o prazer é o mesmo.
      A pequenota já está boa...obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  14. Olha que por acaso ontem fiz uma coisa dessas das rampas.... epah apeteceu-me... podia-me ter dado para pior, mas pronto.
    Conquistei as rampas sempre a dar no gás. :)

    O bom é quando se chega lá acima :)

    Apesar de não teres chegado ao pretendido de treinos, aqueles que fizeste foram muito bons ;)

    Força!!!!
    Continua!!

    As melhoras da pequenita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa....se fizeres esse tipo de treino com alguma regularidade vais notar evolução.
      Obrigado...a Isabel está como o aço.
      Beijinhos

      Excluir