segunda-feira

Maratona do Porto - falta 1 semanita apenas


Já não há mais nada a fazer….agora é esperar pacientemente até domingo e enfrentar a “besta” olhos nos olhos.



Concluí ontem a última verdadeira semana de preparação para a Maratona do Porto. Uma semana em que todos os dias ia alterando o estado de espirito em relação à “empreitada” e as dúvidas ora apareciam, ora voltavam a dissipar-se, ora estava cheio de confiança e decidido a tentar um bom tempo, ora desmoralizado e decidido “apenas” a acabar.…esta será a minha 5ª Maratona e de todas é a que tenho mais dúvidas em como enfrentá-la.

Fosse à um mês atrás, estava cheio de confiança, os treinos estavam a correr (muito) bem, fazia longos de 30km a 4,48min/km, chegava bem ao fim e recuperava rapidamente. Mas entretanto a situação mudou drasticamente…nas últimas semanas não tenho conseguido treinar nem de perto o que queria e devia. O último longo foi quase à um mês, e a média de 5/6 treinos semanais passou a 3. Resultado….em vez dos ca.850km previstos vou fazer “apenas” 650km, que é o pior registo em quantidade de todas as 5 Maratonas em que participei (apenas Madrid em 2012 teve uma quilometragem idêntica).

Por outro lado, os treinos que tenho feito, são mais intensos, de ritmos mais altos, que consigo fazer sem grandes dificuldades….estou com força, consigo atacar bem as subidas que meto nos meus percursos. Outro ponto a meu favor é já saber o que é correr uma Maratona, tendo corrido 4 em dois anos espero que estas experiências me sirvam de alguma coisa no domingo. E finalmente, até à data este ano já fiz mais de 2500km, ou seja, deve ser o suficiente, para em condições normais, acabar a 5ª.

Vamos ao resumo semanal – na 3ª feira regressei ao trabalho, após 2 semanas de licença de paternidade. Se já era complicado arranjar tempo para correr, assim mais complicado se tornava – no entanto, e com o apoio da Inês e restante família lá deu para ir treinar 3 vezes, sempre à noite por volta da hora de jantar:

- 2ª feira – sessão de pranchas apenas.

- 3ª feira – 15km a 4,55min/km – treino ritmado que concluí com algum cansaço, dores nas costas e no Aquiles esquerdo. Desmotivou-me, porque depois de uns dias parado esperava fazer um treino sem grandes dificuldades.

- 4ª feira – 30 minutos de natação na minha hora de almoço, para descontrair e tentar recuperar. Embora o tempo seja escasso (tenho 1 hora para almoço), gosto deste bocadinho e vou fazê-lo mais vezes no futuro.

- 5ª feira – descanso – estranhamente continuava com os músculos das pernas cansados e sem vontade para correr. Uma das razões pode ter a ver com as poucas horas de sono que tenho (temos) tido….a média nas últimas semanas tem sido de 4 ou 5 horas por noite, e sempre com interrupções. Assim não há corpo que aguente.

- 6ª feira – 15,5km a 5,10min/km – obriguei-me a ir. Continuava cansado e os primeiros kms foram complicados…mais lá para meio comecei a melhorar e até fui razoavelmente até ao fim. Cheguei cansado e a pensar que deveria fazer a Maratona apenas para concluir.

- Sábado – descanso e sessão de pranchas – mais animado, pois as dores nas pernas tinham desaparecido. Os músculos estavam soltinhos como deve ser.

- Domingo – 15,1km a 4,55min/km – a única hora que arranjei para correr, foi à hora do jogo do meu Porto com o Sporting. Vejam lá que troquei ver o jogo da bola por uma corridinha – espero que os meus amigos do futebol não leiam isto J Saí para uma corrida descontraída, sempre entre 5 e 5,15/min por km. Senti-me muito bem, solto, de tal forma que no regresso acelerei um pouco sem forçar muito e cheguei ao fim com uma média de 4,55min/km e como se não tivesse ido correr. Acho que ontem era um daquele dias em que a bateria dura, dura e dura…resultado: moral novamente em alta, e a ideia volta a estar focada em melhorar o meu tempo nos 42,195km. 

Total deu 45km, um pouco aquém dos 50 previstos, mas tb fiz o tal treino de natação que não estava no plano.

Nesta última semana, ainda quero fazer um treino mais ritmado na 3ª feira (uns 12-15km), e durante o resto da semana mais dois curtos e descontraídos só para desenferrujar as pernas.... Vamos lá ver, quantas vezes é que ainda vou alterar os planos para o dia D J …. acho que a decisão final será tomada quando começar a contagem decrescente no domingo, junto à linha de partida.

Certinho direitinho é que não vou arriscar nas 3h15-3h20h...não sou louco, a Dona Maratona não perdoa faltas de respeito....mas entre 3h20 e 3h29min42seg existem outras possibilidades, não é?

 

 

31 comentários:

  1. Desconfio (tenho a certeza) que a maratona te vai correr muito bem!
    Se calhar essa quebra no treino até te vai dar mais força!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Claro Carlos! Acho que de facto não deves apostar no teu melhor porque houve aí uns deslizes na preparação. Mas isso em nada retira o prazer que possas ter na Maratona. Vai com juízo e vais ver que talvez ainda o teu corpo te surpreenda e te sintas muito bem para apertar lá para o fim. É preciso é que esse fim não venha demasiado cedo, não vá dar o caso de rebentares antes da meta. Já fizeste 4 (como eu...), tu sabes isto tudo e muito mais! E olha, este teu novo objectivo...olha que não é para todos!!! Um grande beijinho e até domingo, na Partida claro...porque depois do tiro da partida, o meu campeonato é outro... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ambos os dois" vamo-nos desenrascar bem :)
      Beijinhos e até domingo ou quem sabe, sábado na Pasta Party

      Excluir
  3. A semana anterior é gira. Tanto voa como não anda! :)

    Um grande abraço com tudo a correr pelo melhor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso até nem estou tão ansioso como habitualmente (talvez mais lá para final da semana venha a ansiedade)....é que isto já são muitos anos nestas andanças.hehehehe....ai meu Deus!!!
      Obrigado João e um grande abraço para ti.

      Excluir
  4. Eu acredito! No dia logo vês como o corpo se sente e ajustas o objectivo.
    Estás forte (fizeste sessões de pranchas duas vezes esta semana!;) ) e já sabes ao que vais, a experiência é uma mais valia.
    Só uma questão: como é que em 1hora de almoço tens tempo para 30 min de natação, com a logística toda que isso implica?? Gajos.... :)
    Levaste os auriculares na corrida de ontem e por isso é que o treino te correu bem? (Eu não gostei....)
    :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso não tenha ficado claro: os auriculares para ouvires o jogo, óbvio ;)

      Excluir
    2. Obrigado pela confiança! Quanto à piscina é fácil:
      - saio do trabalho, menos de 5min até à piscina
      - equipar são outros 5min
      - 30min na piscina de um lado para o outro
      - 10-15min para banho e vestir
      - 5min para regressar ao escritório
      Vês....fácil :D
      Beijinhos e boa semana para ti

      Excluir
    3. Em relação aos auriculares...acertastes em cheio....fui a ouvir o relato...quando saí de casa o Porto já ganhava 1-0. Fui na minha (satisfeito claro) e o Sporting empatou estava eu a 2km de casa....fo....., car....., morcões do car....., sempre a mesma mer...... não jogam a ponta de um corno......piiiiiiiiii.......GOLOOOOO.....saltos, braços no ar, 2 series de 1000m a 3min/km, YESSSS, eu sabia, nunca duvidei de vocês..."e o Bruninho vai pró piiiiiiii".....ainda bem que naquela hora não andava mais ninguém na rua :) .... Ao contrário de ti eu até gostei. Deixa lá....tinhas que ter algum defeito :)
      Beijinhos e boas "caminhadas"

      Excluir
  5. Força Carlos!
    Com essas dúvidas todas, acho que a prova te vai correr muito bem. Já tens muitos km nas pernas e esta já é a 5ª maratona.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. ...bem tinha aqui "temas" para comentar que nem sei por adonde começar !!

    ...mas vou deixar para domingo , principalmente a do "jogo de futebol" , é que senão fores muito rápido a saír á minha frente , ainda fazes um bocadinho de natação no douro , é que se calhar faço uma entrada á Mangalá , o sr do apito claro que não marca falta , e ficas a nadar até ao Barco Rabelo mais perto e já não me apanhas !! ;)

    Porque a nossa força é Brutal !! :D
    ...cá vos esperamos em Alvalade para a desforra !! ;)

    ...com mais ou menos treinos e ginástica cueca e kms e sono...ainda te vai correr melhor do que se tivesses isso tudo controlado ao km !

    Força nisso grande Carlos , vais conseguir na "voa" ! :D

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha-me este marmanjo....eu já andava desconfiado...só podia....olha, deixa lá, mais defeito menos defeito já nem deves notar :) ....eu em Alvalade??? Tás doido....já no "Dragom" é raro, quanto mais fora. Prefiro gastar as economias nas inscrições duns trails, que é bem mais saudável, tb com empenos mas de estirpes diferentes... :)

      Quanto a domingo, para tua informação só vemos o rio Douro quase com 20km nas pernas....barcos Rabelo então, só lá para os 25km....se se me mandas ao Douro é que chego primeiro que tu, atravesso a nado a direito da Foz para a Afurada para o retorno (e ainda refresco as ideias)...

      Vou-te corrigir....VAMOS conseguir!!!

      Sábado na Pasta Party????

      Abraço e força nisso

      Excluir
  7. Vá, porta-te bem! Canaliza toda essa força interior para as sapatilhas (brrrrrr!!) e acelera pela estrada fora!
    Não és um papakilómetros? :)))

    Boa prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe...sapatilhas não é no "Ballete"??? Sou um Papakilómetros com muito orgulho!!! Falaste-me ao coração, apelaste ao sentimento, agora ninguém me segura :)
      Obrigado.
      Beijinhos e bom Trail Camp (tou com inveja)

      Excluir
    2. Não estás nada, não sejas assim! A maratona, e ainda por cima a do Porto, é uma prova fantástica!
      Aguentasse eu os 42kms e uns trocos e o meu coração ficava dividido!!

      Excluir
  8. Cá para mim, vais ficar surpreendido com o tempo que irás fazer :)
    Não tenho dúvidas que te irá correr muito bem.
    Agora venha ela para a enfrentares de frente.

    Boa Maratona!!! Força!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que tenhas razão. Obrigado pela força.
      Beijinhos

      Excluir
  9. Realmente... não se troca o nosso Porto por nada! Imperdoável!
    Sim, também sou azul e branco :)

    Corre sem medos e com cabecinha! Já nos habituaste a boas supresas!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que és dos meus....poucos mas bons :)
      Vamos lá ver como corre...obrigado.
      Abraço

      Excluir
  10. Contagem decrescente Carlos... Falta muito pouquinho.
    Chegas ao dia e logo vês como te sentes. Sabes que às vezes quando menos esperamos... ;)
    Uma optima semana, tudo a correr bem até ao grande dia.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase, tá quase Isa. Ainda não sinto a ansiedade por enquanto. Obrigado pela força.
      Beijinhos

      Excluir
  11. Sem querer entrar em despiques infantis... PORTO! :D
    Tenho a certeza que 2 sessões inteirinhas de pranchas equivalem no mínimo aos 5km em “falta”!
    Com a tua experiência tenho a certeza que serás capaz de “ouvir” o teu corpo e responder à altura da situação. Porque quem faz mais de 2500km em menos de 10 meses está habilitado a fazer uma maratona independentemente de o último treino longo ter sido há 3 semanas!
    Agora é acumular energia e comer muita massinha! Boa prova no Domingo e os mouros (mas azuis) cá do Sul estarão a torcer por ti!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiuuu.....não é por nada, mas acho que não devemos aprofundar estas coisas se não ficamos a "falar" sozinhos, a 3....eu, tu e o Luis Estevão :)
      Já comecei com a massinha hoje ao meio dia....vou comer tanta, que chego a domingo e vou a rolar pela Avenida da Boavista abaixo....pelo menos poupo energia nessa parte do percurso:)...vai correr bem, tenho um feeling que sim!
      Obrigado pela força Mouro Azul :)
      Abraço

      Excluir
  12. Vai dar tudo certo Carlos.
    Estou torcendo.
    Bons Km
    Ju

    ResponderExcluir
  13. Força Carlos,

    tenho a certeza que a prova te vai correr bem ainda que no último mês possas ter treinado menos.

    Talvez isso possa ser benéfico pois o descanso também faz parte do treino, e como já ouvi alguém disser (confesso que não me lembro quem) "os músculos têm memória".

    Vai em frente e verás que vai correr bem, e tenho a certeza que no momento em que precisares irás ter a força suficiente para os ultrapassares.

    P.S. - Treinar/correr com phones pode quebrar a monotonia do treino, especialmente nos treinos longos, mas penso que ir a ouvir o relato não é o melhor.

    P.P.S. - É verdade, sou do SCP, mas não quero deixar de te dar os parabéns pela vitória do FCP.

    Abraço e boa prova no domingo,

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Fernando.
      Quanto aos phones e ao relato, foi uma excepção. Quando joga o Porto e se eu sair para treinar costumo fazê-lo, mas é raro...até gosto. Obrigado tb pelos parabéns pela vitória do FCP...o teu SCP deu boa luta, e está a voltar a ser um clube grande..espero que volte a conseguir erguer-se.
      Aquele abraço e bons treinos

      Excluir
  14. Ora cá está a "dita"maratona .A forma como te aplicas vai dar resultado estou em querer que vais ter uma surpresa , para isso basta gerir bem a primeira parte ,um grande abraço e pensamento positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança Joaquim. Vamos lá ver....eu acredito!!!
      Abraço

      Excluir