domingo

Maratona de Paris - 8ª semana de preparação


Mais uma semana boa de preparação embora só tenha treinado 3 vezes - gostava de ter treinado mais uma vez pelo menos, mas por diversos motivos não foi possível. No entanto qualquer um dos 3 treinos foram fantásticos à sua maneira e acabei por fazer os kms semanais que tinha previsto.

2ª, 4ª, 6ª e domingo – descanso

3ª feira – 19,2km com o meu amigo Badolas – a ideia inicial era de fazer um treino de series (8x1000m) mas à última da hora decidimos fazer um treino mais longo e ritmado. Fizemos Canedo, Fiães, Caldas e Canedo – para quem conhece, este percurso tem algumas subidas fortes, com destaque para duas (Ribeiras a S.Domingos em Fiães – 700-800m de subida ingreme) e das Caldas de S.Jorge para Lobão (2,5kms seguidos a subir bem)….aos 10kms íamos com 5,07min/km de média e mesmo com a subida das Caldas na 2ª parte do treino, chegamos ao fim com uma média de 4,59min/km. São este tipo de treinos que nos sobem a auto-estima (e nos dão cabo das pernas).

5ª feira – 16,15km – saí de casa para fazer uma corrida descontraída, depois dos 2kms, e como me sentia muito bem, decidi-me a fazer um treino de Fartlek….acabei por fazer um grande treino chegando ao fim com uma média de 4,55min/km.

Sábado – 36km de longo com os meus amigos Badolas e Zé Miguel. Fomos para a zona de Esmoriz-Cortegaça-Maceda-Furadouro-Ovar, terreno completamente plano para fazer um teste para a Maratona. E correu muito bem…fizemos os 36kms a uma média de 5,32min/km e senti-me bem….acho que ontem faria uma Maratona abaixo das 4h à vontade. Embora faltem 4 semanas acho que estou pronto para Paris.
Os 3 da vida airada depois da empreitada:
 
No total fiz um pouco mais de 71km esta semana. Amanhã vou para a Alemanha e só regresso na 6ª feira – vou participar numa feira de um cliente meu, e isto das feiras não deixa muito espaço para outras actividades – mas vou arranjar um tempinho para treinar – se não for na rua há-de ser na passadeira do Hotel (sim, já confirmei, e eles tem ginásio com passadeira). A semana acaba com o meu regresso às provas – confesso que já andava com saudades – com a minha participação, no domingo, na Corrida do Pai no Porto – não devo estar com grande ritmo para provas de 10kms, nem sei bem se vou só treinar ou tentar fazer uma boa marca – na hora decido.

Faltam 4 semanas para Paris.

2 comentários:

  1. Muito bom Carlos. Esse treino de 36km foi a um ritmo muito bom para a maratona. Continuação de bons treinos e vais ver que a maratona abaixo das 4h está praticamente garantida. :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tigas, a preparação tá a correr bem, mas sabes que não vou minimamente obcecado pelo tempo....no ano passado no Porto fiz 3h29min, que é o meu recorde....aí sim, toda a preparação e prova foi stressante....Paris é a minha 4ª Maratona, é para curtir. Aquele abraço e espero que estejas recuperado.

    ResponderExcluir