terça-feira

Rumo à Maratona do Porto - impossivel seguir o plano

 

tu bufa rapaz

As últimas duas semanas correram como planeado. Depois da Meia Maratona tive uma semaninha mais ou menos calma para recuperar para as últimas 4 semanas de preparaҫão a sério.

este foi o único treino mais forte da semana pós MM Porto

Esta última semana já foi durinha, com destaque para um treino de séries onde fiz 3x12min a 4,05m/km com as recuperaҫões abaixo dos 5m/km. Correu bem.

No domingo tinha 22km a ritmo de competiҫão no cardápio - comecei cansado, das pernas, do stress do trabalho, mal dormido e com a firme convicҫão de que não iria aguentar ... mas decidi ver até onde conseguia ir ... escolhi o percurso na MM de Cortegaҫa, que parece planinho mas na realidade é bem ondulado ... a Pikinita fez-me companhia de bicicleta. Aproveitei para experimentar uns géis que o João Sousa me aconselhou e voltei a treinar a transportar uma garrafa durante a corrida ... algo que costumo fazer nas Maratonas. Também levei os meus calҫões de compressão e as meias Pernetas da Socksby que são espectaculares. Está na hora de treinar com o equipamento para o dia M.

maravilha de meias ... boas e baratas

aprovadissimo

a minha aguadeira e fotógrafa gira

E correu bastante bem ... saí de Cortegaҫa e cheguei ao Furadouro com pouco mais de 10km, uma média de 4,12m/km e os bpm controlados. Mas na voltinha pelo Furadouro  a coisa mudou e iniciei o regresso a ter que forҫar o andamento para manter a média 


ri-te ri-te

... uns km poucos segundos mais lentos seguidos por uns um pouco mais rápidos para compensar. A ideia de baixar o andamento e levar o treino de forma mais descontraída assolou-me várias vezes mas fui contrariando esses pensamentos km a km e assim cheguei à meia maratona com 1h29m15s ... 4,13m/km de média. 

custa nao custa???

bem bom...

Completei o treino com uma corridinha “recover” e estava feito. 2x isto??? Não sei como mas vamos tentar 😉

cá foi rapaz? Que se passa?

Esta semana iniciou-se um processo de 3 semanas muito duras, com dois treinos de séries por semana e os longos a aumentar de distancia aos fins de semana. Estou supermotivado mas a verdade é que por muita vontade que tenha nem tudo depende de mim ... a verdade é que por muito que queira encaixar os treinos desta semana no meu dia-a-dia não consigo ...

Falhei ontem, logo a abrir a semana ... levantei-me às 3h da manhã para viajar para a Alemanha. Cheguei ao escritório pelas 13h, saí perto das 19h ... passar no supermercado para fazer umas compras para jantar no hotel e assim poupar algum tempo para poder correr ... deu para meia hora ... 5km e alongamentos ... no plano estavam 13km. Adormeci de cansaҫo eram 21h30.

topem o cenário ... pena estar tao cansado


Hoje falhei novamente ... tinha que estar cedo no escritório. Levantar às 4h30 para correr poderia ter sido a soluҫão se o corpo o permitisse. As 7 horas de sono não chegaram para recuperar das 3h de sono da noite anterior, das viagens e do stress. E cheguei ao hotel à pouco de um jantar ... correr perto da meia noite com a barriga cheia? Não me parece ...

Amanhã, 4a Feira, terei tempo se não houver nenhum contratempo de maior ... vou fazer o treino de series que estava previsto para hoje ao fim do dia de trabalho.

Na 5a vou tentar levantar-me às 5h30 para fazer um treininho leve, pois tenho uma reunião importante às 9h em Frankfurt e ao fim do dia regresso a Portugal. Só devo chegar a casa perto das 23h pelo que ou treino de madrugada ou não treino.

6a volto a treinar mas muito soft para no sábado poder fazer 25km a um ritmo alto, treino que era para ser domingo mas que não dá para mim porque há programa com as minhas meninas e elas estão primeiro 😉.

Como podem ver ... por muito motivado e muita vontade que tenha nem sempre é possivel seguir um plano. Faҫo o possivel e às vezes o impossivel ... mas, embora me esqueҫa às vezes, tenho que me lembrar que a corrida é apenas a coisa mais importante das coisas secundárias 😉

Se tudo correr dentro do previsto na próxima semana poderei seguir o plano à risca ... neste momento faltam 4 semanas e meia e eu continuo a acreditar que vou conseguir 😊

ou vai ou rachaaaaa


6 comentários:

  1. Os planos são idealizados mas depois não podem ser levados à risca pelas mais variadas razões, mas isso não vai ser impeditivo do sucesso no dia 7. Eu acredito!!!
    Muita força, estou contigo!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Para podermos dar o nosso melhor temos de respeitar o corpo! De nada vale cumprir os planos quando o corpo não descansa o suficiente.
    Tu és forte e vais conseguir! Eu também acredito!
    Motivação não te falta :)
    Bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei ... por isso esta semana a coisa foi adaptada. Para a semana já volta ao normal. Obrigado. Beijinhos

      Excluir
  3. Estás numa bruta forma, Carlos! Não creio que estes contratempos sejam graves... tens de dar descanso ao corpo para poder recuperar... parece-me que estás no bom caminho! Força! Tentarei acompanhar-te mais de perto! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Sim, estou numa excelente forma mas ciente que preciso de mais um bocadinho ;) ... Forte Abraco

      Excluir