quinta-feira

Motivação para correr? Não preciso, mas acho que 150km e 5500mD+ seria suficiente para me motivar

 

até o cabelo se levanta com tanta velocidade

Anda-se caladito por estas bandas. Não há provas, não há treinos combinados com a malta, não há passeios ao fim de semana para ir conhecer novos percursos. As coisas são como são e para que no futuro próximo possamos ter alguma desta normalidade há que cumprir as regras.

No entanto tudo isto não faz com que ande desmotivado … continuo a correr quase todos os dias, sinto-me motivado para continuar, sozinho ou acompanhado pela Pikinita, sempre aqui pela zona onde vivo às voltas, umas mais curtas com 1km e outras mais rabiscadas que dão uns 3km … o máximo que tenho ido é a 2 ou 3 km de casa. Nunca pego no carro para ir a algum lado para correr, tenho evitado os trilhos mesmo tendo alguns percursos a 500m de casa. Isto faz com que um treino de 20km seja também um teste de resistência mental, porque quando vou por aí fora sem rumo a mesma distância faz-se bem melhor do que por aqui às voltas. Uma forma de eu dar a volta a isto é andar mais rápido, desafiar-me numa subida que faço pela 6ª vez neste treino, fazer a segunda volta mais rápido do que a primeira, etc, etc, etc. Truques 😉

A km semanal anda nos 90km, tenho tido um dia de descanso por semana. Ao fim de semana faço um treino de ca.20km – é o máximo. Series, rampas, ritmos, algum core, treino de força e alongamentos – tem sido isto.

treinos mais curtos mas mais intensos

Facto é que ao fim destes quase dois meses em que voltei a correr já sinto melhorias significativas … tenho notado que as series estão a sair mais rápidas e soltas, a recuperação tem sido melhor e mais rápida. Sinto força nas pernocas nas rampas. Bons sinais. No outro dia fiz 12x400 abaixo de 3,40/min … para o meu nível já é muito bom e já há muito tempo que não as fazia assim.

Ando com vontade de me testar aí nuns 5 ou 10km para ver o que valho neste momento – talvez me inscreva aí numa prova virtual gratuita 😊 – embora não precise de motivação para o fazer acho até alguma piada … por falar nisso a Pikinita inscreveu-se numa dessas provas e à custa disso motivou-se para fazer dois tempos bombásticos … 47,06min aos 10km (o recorde dela anda nos 46min mas já vai um tempinho que nem perto chegava) e dois dias depois pulverizou por completo o melhor tempo dela aos 5km (21,29min) – impressionante. Em ambos estive presente como lebre e deu gosto vê-la ali a dar tudo o que tinha. Já está inscrita na próxima edição que é início de Março … acho que os 10km podem levar uma machadada, os 5km não vai ser nada fácil … ali saiu mesmo tudo na perfeição 😉 … vamos ver.

no dia do recorde aos 5km ...

muito bom mesmo

sapatilha nova pode ter ajudado ... :)

Por falar em motivação … eu o Lima, o Domingos e talvez o Lobo arranjamos uma brincadeira para dia 10 e 11 de Abril. Se até lá as regras o permitirem vamos embarcar numa aventura de 150km com 5500mD+ … vamos “passear” por aí os 4 😉 … mais para a altura, se for possível concretizar eu conto tudo.

Vamos esperando e ver o que a evolução da pandemia nos traz, para saber o que poderá ser viável como provas em 2021. Tenho uma lista com uma aventura bruta em final de Maio, uma outra de 3 dígitos em meados de Junho no estrangeiro com a Pikinita e a Maratona do Porto em inicio de Novembro. Entretanto vai-se treinando com algum afinco.

4 comentários:

  1. Epá, parabéns à Pikinita!

    E prontos, à lebre também :)

    É sinal que alguma coisa está a ser bem feita!

    Belos planos, belos planos, assim haja possibilidade de os cumprirem.
    Vai contando.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado dos dois :) ... e eu vou contando.
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Em primeiro lugar, parabéns à grande Pikinita!!!
    E desejo que esses teus objectivos próximos possam ser todos realizados! Força!!!!
    Grande abraço e um beijinho à Pikinita :)

    ResponderExcluir