terça-feira

Maratona do Porto 2018 - estagiar em altitude pelos Países Baixos


Qualquer plano mais “profissional” para uma Maratona aconselha que se baixe o nr. de km, a intensidade, o volume de treino nas últimas duas semanas antes do grande dia. O trabalho está feito e agora só podes estragar. É o chamado “pisar ovos” J


Eu como não cumpri plano nenhum e não tenho objectivos ambiciosos para esta Maratona quero é aproveitar a boa onda, o “good feeling” que mora por estas bandas e o facto de sentir a forma a voltar. 
Para manter a motivação em alta “decidi” ir fazer um estágio em altitude. E como Portugal não tem os desníveis que procurava havia que escolher outro país – a escolha foi óbvia – Holanda ou Holland ou Netherland ou Países Baixos. Treinar altitude nos Países Baixos – perfeito J
E assim foi … viagem na 2ª (ninguém no seu perfeito juízo escolhe um voo às 5h que te obriga a levantar às 2h e pico) com meia mala cheia de equipamento.  
quem é que escolheu este voo carai??? … fui eu próprio. No papel parece fácil 

bem … valeu que as cores estavam giras … isto promete

gozar com o cara/&&%/&/&%

No plano, 4 treinos em 4 dias …
2ª feira, fim do dia – como será que reagem as pernas apenas com 1 dia de descanso desde o longo de 30km?


bufa moço ...12x400m a 3,50m/km com 200m de trote pelo meio de cada uma … nada mau


zero metros de D+ em 10km … incrível… 

3ª feira, fim do dia … tenho apenas 1h para correr e tomar um duche antes de ir jantar com um cliente … mas quero fazer 10km.


não estava vento … este cabelo é muito "estilho"



eram para ser 10km calminhos … depois de 5km acima dos 5m/km os outros 5km foram a 4,15m/km… aos poucos e poucos estou a voltar à forma

4ª feira, fim do dia – era o dia previsto para fazer um treino de 20km. Cheguei demasiado tarde ao hotel, além disso estou com uma espécie de torcicolo, e em cima disso o tempo está desagradável … choveu e está frio.
o quarto que me deram … escusado dizer que coloquei um armário, duas escrivaninhas, o minibar, a minha mala e a banheira de hidromassagem em frente à porta para dormir descansado …

mas até "curti" o cenário … mas vamos mas é ao treino ..

começa bem o treino …  

ninguém na rua às 20h??? Qui passa??? 

as cores da noite estavam um pouco estranhas...

estava um "ar" místico … bonito, mas arrepiava um pouco não ver ninguém na rua

pronto … será que o Halloween por aqui é mais cedo???


não sei se foi pela cagufa, mas para quem não estava com vontade me ir correr a coisa até foi rápida

nahhh … fiquei no 16º :P … mas reparem nas luzes do elevador …. hmmm … ???

as vistas do quarto no 16º andar 


5ª feira, fim do dia – cheguei cedo ao Hotel e sei que ainda terei quase 2h de luz do dia. Amsterdam Bos (Bosque de Amsterdão) mesmo ao lado. Hmmm … 20km? Não estou melhor do torcicolo, chovisca …. Mas porque não?






uma das melhores fotos … ninguém se lembra de fotografar merda … a sério??? 

eu adoro as cores do Outono …

e adoro árvores … 

fim do dia … a luz começa a ir-se … 
 

muitos animais vi … coelhos, cães, patos e outras aves que não consegui identificar 

não sei se já tinha referido mas adoro as cores do outono … 

outro "companheiro" da minha corrida "national geographic" (esta é do Ricardo dos Montemorrows ou lá como se chamam)

tb adoro árvores … acho que nunca tinha referido… 

e como sempre faço amizades facilmente, especialmente com gajas … esta por acaso era bem gira e fofinha …

a irmã … igualmente gira, fofinha e atrevida …beijocas logo num primeiro "date" … não sou desses, mas desta não resisti ...

é o que digo … isto já nasce … ou se tem ou nada feito .. 

mas estava vigiada pelo pai, mãe, e tios … 

o Pai … fonix 

 Aos 13km tive uma queda feia … estava a escurecer rapidamente e enfiado no bosque ainda mais. Eu levei frontal para a Holanda, mas decidi deixar no Hotel pois pensava despachar-me mais rápido e não contava que dentro do bosque iria escurecer mais cedo. É lógico. Daí ter acelerado o passo e quando cheguei aos 13km decidi dar a volta para regressar ao Hotel por um caminho mais curto e assim fazer os 20. Acontece que dei a volta de forma brusca, em cima de uma ponte de madeira … e catrapum … o pé de apoio escorregou e praticamente não tive reacção … bati com o joelho esquerdo no chão e ao tentar colocar a mão no chão, torci o braço … felizmente foi só pancada e susto… bastaram alguns poucos segundos para saber que estava tudo bem. Se me tivesse magoado a sério não sei como iria sair dali … não levei manta térmica, estava frio e de vez em quando chovia … houve alturas em que não descurava estes pormenores. Ando a ficar desleixado. Foi um aviso.

tá tudo bem … se ainda dá para tirar fotos ...



No regresso ao Hotel ainda andei alguns km às escuras, a correr pelo bosque. Tenho lanterna no telemóvel mas quando ia ligar vi que tinha apenas 8% de bateria. O relógio que tem função "return" caso me perdesse deixou de dar por falta de bateria nesta altura. Tudo a ajudar e por culpa minha … desleixo. Não era assim quando ia correr para zonas que desconheço. Que sirva de lição para te futuro tomar as precauções mínimas exigidas.


Acabou por correr tudo bem. Cheguei bem ao Hotel, satisfeito com um belo de um treininho de ca.20km.

E foi assim o estágio na Holanda – 50km com 58mD+ - objectivo cumprido J
Ahhh … e não se preocupem que não descurei a alimentação … muitas saladinhas, comida (relativamente saudável) … ando de dieta para ver se perco os tais 3 a 4kg que tenho a mais. Já consegui perder 1,5Kg. Falta o resto. Mas tenham calma que dou as minhas facadinhas neste "matrimónio" … 
este era especial … aconselharam-me este por ser de carne dos USA
não gostei :P … nem do fenomenal Hambúrguer nem das batatas fritas divinais
é aqui que quero chegar … ainda me falta um bocadinho … mas com a ajuda de um concurso secreto aí com uma malta hei-de lá chegar…

De regresso a Portugal, descansei na 6ª mas treinei no sábado à noite (5km em estrada) e no domingo 2x (de manhã 11km a marcar os Trilhos do Inha do próximo dia 11/11 (já nem ligo J) e de tarde mais 10km com a Dora junto à Marina do Freixo).
76km, 7 treinos variados de corrida … excelentes recuperações. Fantástico!!!
Domingo é dia de Maratona … vou “pisar ovos” até lá, ou não J

4 comentários:

  1. Excelentes imagens! Excelentes treinos! Excelente charme que conquista logo qualquer uma como se comprova pelas imagens em anexo

    Força para domingo!!!!

    Um abraço e até lá!!!

    ResponderExcluir
  2. 76km em 7 treinos dá uma média de quase 11km por treino. :P Grandes fotos do Outono, mas esse momento Sleepy Hollow foi um bocado preocupante. Juízo! :P

    Até domingo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juízo é o meu nome do meio :)
      Abraço e até lá

      Excluir