segunda-feira

Pernetas vs Lenhador Maluco



Sábado de manhã, pouco passa das 8.30h e chego  com o Zé Moreira a Serralva de carro com a intenção de irmos explorar uma zonas novas para os Trilhos dos Pernetas. Estacionamos junto ao tanque onde tantas vezes paramos para nos refrescarmos quando o calor aperta. Hoje está um frio do caraças.
Colocamos mochilas e arrancamos por um estradão em terra em direcção ao Rio Inha. De ambos os lados pinhal. Vamos em amena cavaqueira a trote … está frio e as pernas estão perras nestes primeiros metros.

Ao longe ouvimos uma moto-serra a trabalhar … esta zona é dominada por 3 tipos de malta … os que correm (ou pedalam), os caçadores e os lenhadores. Não sei se já referi … mas está um frio do rachar.
De repente ouvimos um som de madeira a estilhaçar, aquele som característicos das árvores abatidas a cair …. Paramos e qual não é o nosso espanto quando vemos um eucalipto de boas proporções a tombar com estrondo sobre o estradão uns bons 50 metros à nossa frente. 
Retomamos o caminho com cuidados redobrados. A moto serra volta ao serviço … quando estamos a passar a zona do estradão onde a árvore jaz morta ouvimos novo som característico …  é a irmã abatida a cair em nosso direcção … temos tempo para dar dois passo ao lado antes de a ponta da árvora embater com violência a 2m do sitio onde estamos. Porra …

“Eiiiiiiiiiii…… “ … é preciso berrar várias vezes para os dois homens, uns 20m acima, pararem a moto-serra e ficarem estarrecidos a olhar para nós.
“deviam ter alguém aqui na estrada a controlar se vem alguém … esta árvore caiu mesmo ao nosso lado” berrei-lhe eu … “é preciso ter cuidado que ainda alguém se magoa a sério” …
Eu juro que nem eu nem o Zé fomos mal educados ou ofendemos quem quer que fosse … a reacção do homem da moto-serra foi dizer … “se vocês quiserem podem ficar aí a vigiar, até vos pago” ….
“você está a brincar mas passa aqui muita gente a pé e pode matar alguém” …
A coisa descambou em poucos segundos por causa dele (o outro que estava com ele não dizia nada, só fazia gestos com a mão tipo “vão-se embora, deixem o homem falar sozinho”) … começou a gritar, “andar, ponham-se a andar que esta estrada foi o meu pai que a fez … é metade minha e metade do outro terreno mais abaixo”
“andar se a gente quiser… podemos ficar aqui …. mas se quiser chamamos a policia e já resolvemos a questão”
O homem cada vez se espumava mais “olhem que não sabem com quem se estão a meter … eu sou maluco, olhem que eu sou maluco … malandros do caralho … andar, ponham-se a andar”
O Zé começou a passar-se tb “alguém lhe faltou ao respeito? Conhece-me de algum lado para falar assim? Venha cá abaixo …”
E eu comecei a tentar convencer o Zé a irmos embora porque aquilo tinha tudo para acabar mal… ainda demorei uns bons segundos e lá consegui com que o Zé tb lhe virasse costas e o deixássemos a falar sozinho para grande alivio do desgraçado que estava com o “maluco”, moço a quem nem a voz lhe ouvimos. 
Uns 50 metros mais à frente estava a carrinha do homem … ouvimos uns barulhos atrás de nós e lá vinha ele de passo acelerado em nossa direcção com a moto serra na mão a trabalhar, a espumar-se todo  … fonix …. 
A visão do demo 

Um homem de moto serra na mão a vociferar impropérios que já nem percebia, o Zé a passar-se e a dizer “se for homem pouse a moto-serra e venha …” … e agora? Consegui pegar o Zé por um braço, viramos costas ao “maluco” e seguimos o nosso caminho …
Escusado dizer que já não tínhamos frio … estava bem quente, por fora e por dentro. A vontade em dar uma lição aquele “maluco” irresponsável era enorme, mas valia a pena arranjar confusão? Achamos que não ...
Uma situação caricata como até há data nunca me tinha acontecido. Uma situação perigosa facilmente resolvida com bom senso, bastava o “maluco” pedir desculpa e dizer que tínhamos razão (e tínhamos) e que iria ter os cuidados necessários para não acontecer nenhum acidente. 
Fica a esperança que o homem, mais calmo, ao fim do dia tenha reflectido sobre a situação e de futuro tenha mais cuidado no seu trabalho. Vamos esperar que sim. Eu não vou deixar de lá passar … se voltar a acontecer não sei como vai ser a reacção – acho que vou filmar a cena, dá um belo filme para colocar no FB … ele apanhar-me acho que não consegue J … agora fora de brincadeiras. Numa próxima chamo a policia!!!
O resto do treininho correu muito bem ... 15km e mais de 700m D+ na tentativa de descobrir novos trilhos. Essa parte correu menos bem ... mas importante é que ninguém se magoou.





 


a saga continua ....

10 comentários:

  1. Bolas, foi assustador... Esse vosso trail está a ficar cada vez mais apetecível... Vão ter caminhada??? Ponham alguém, numa zona mais escura, com uma máscara e uma moto serra!! Lol, vão bater se recordes...
    Mas agora a sério nunca apanhei lenhadores do demo, mas ainda no outro domingo, numa caminhada que fizemos ao nosso monte, apanhamos um caçador aos tiros mesmo ao pé do estradão. Começamos a gritar e o gajo diz que está numa zona de caça (o que não me pareceu verdade)... E então esta é uma zona de passagem... Ia havendo molho, mas a coisa acalmou se. Que mania de acharem que são os donos de tudo...
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... sim, vamos ter caminhada. Aposto que haverá caminhada em todas as distâncias :P
      Caçadores encontramos com frequência ... treinam muitos os cães na nossa zona. Mas nunca tivemos stress com nenhum - passamos é a vida com o apito na boca a avisar que andamos por perto. E com lenhadores tb nunca tivemos problemas, aliás, uns km mais à frente encontramos uma família inteira de lenhadores e foi os "bons dias" "esta frio" normais de gente educada e de bem com a vida.
      Um caso de excepção este ...
      Boas corridas

      Excluir
  2. Podia ter sido desta que tinham ficado mesmo pernetas :s
    Que cena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder podia, mas não seria a mesma coisa ... hehehe
      Abraço

      Excluir
  3. Fonix... cena marada!!! Ele há cada um...
    E com uma moto serra na mão era ele um homem...

    Partindo agora para a brincadeira, porque não o contratam como "guest star" para os Trilhos dos Pernetas 2.5 - A fuga ao lenhador?

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que boa ideia ... é só recordes a cair ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Ahhh, as maravilhas do campo.

    Dessas nunca me aconteceu.

    Já agora, os Trilhos passam nessa estrada? Bom sitio para um abastecimento com direito e escolta policial, não?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca digas nunca ...
      Por acaso passam os 18km, é uns 300m depois do abastecimento dos 7km. Vão bater-se recordes ;)
      Abraço

      Excluir
  5. Credo, que cena! A vossa vantagem seria sempre conseguirem correr mais do que ele.
    Não percebi isso daquela fotografia sobre a saga continuar. Tens algum problema com postes de alta tensão?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou levar uma motosserra para a Corrida das Fogueiras ... pode ser que motive ALGUÊM a bater o seu recorde aos 15km :P
      Abraço

      Excluir