quarta-feira

A melhor São Silvestre de Portugal



Qual será a melhor São Silvestre do país? A do Porto é excelente, a de Espinho também, a de Lisboa não conheço, tal como a da Amadora que gostava mesmo de conhecer um dia. Para uns 40 elementos do CAL a resposta é fácil desde sábado passado … é a São Silvestre de A-do-Neves (Almodôvar) sem margem para qualquer dúvida.
De Lamas a A-do-Neves são pouco menos de 500km de distância, ou seja, ida e volta foram quase 1000km. E perguntam vocês? O que faz a malta do Clube Atletismo de Lamas fazer uma viagem tão longa para ir correr 10km numa São Silvestre não competitiva quase à outra ponta do País? Muito simples … o Luís Lobo.
O Luís Lobo é um dos dois melhores atletas do nosso clube, em qualidade desportiva são os dois muito acima de qualquer um de nós. Mas não foi pelo que ele corre que a malta o foi “visitar” – foi pelas qualidades humanas. O Luís conheceu-nos através deste tasquinho … foi através do PK que houve o primeiro contacto, dizia ser seguidor atento (vai-se lá saber porquê). Fomos tendo algumas conversas esporádicas até que um dia decide vir correr ao Porto – veio o Luís e o Eduardo (irmão dele) de avião um domingo de manhã fazer a Corrida de São João – gandas malucos. Escusado dizer que andamos metidos nas bejecas antes e depois da prova e foi “amor à primeira vista” … a boa onda e o espirito da coisa encaixava que nem uma luva na malta do CAL e daí a “assinar” contrato vitalício foi um segundo. Desde aí as visitas ao Norte tem sido uma constante, apesar da distância é um elemento muito presente e quando há aventuras das grandes aí está ele logo na primeira linha. É um calense de gema e um Perneta do núcleo duro, sempre pronto para a rambóia J. O homem é tão boa onda que conquistou a malta do CAL rapidamente – o convite para o visitar um dia em Almodôvar já existia há muito tempo mas nunca houve a verdadeira oportunidade para organizar uma visita.
Em 2016 o Luís (com a ajuda do Eduardo e mais uns amigos) decidiu organizar uma São Silvestre na aldeia onde residem – uma espécie de “brincadeira”, com dorsais impressos por eles e feito em cima do joelho. A ideia era de fazer um convívio entre as gentes da aldeia, por a malta a mexer-se – correr, caminhar e conviver, sem qualquer tipo de competição. Foi um sucesso. Só não deu para irmos porque foi muito em cima da hora. Mas ficou a ideia de lá ir numa 2ª edição, se houvesse. 
E houve … e nós fomos!!! Não meia dúzia como inicialmente previsto, mas um autocarro cheio (ou quase). Entre calenses, familiares e amigos enchemos um autocarro e fomos até ao Alentejo encher a alma. Um dia longo que começou às 5h da manhã e terminou perto das 2h da manhã do dia seguinte. Valeu por cada metro percorrido.
Sinceramente não sei bem transmitir por palavras o que nos proporcionaram, o dia que passamos. 
Fiz uma curta-metragem como recordação para mim e para os outros também. Ainda são 13minutos, mas que transmitem de alguma forma o que foi este dia para nós …


Não tenho mesmo palavras. Tenho estado com alguma da malta que fez este “passeio” nos últimos dias e a conversa anda sempre à volta do mesmo. A forma como nos receberam, os amigos que fizemos, o que comemos e bebemos, o que nos divertimos. Gente boa de várias gerações num convívio 5* - no meu caso foram os meus pais e as minhas filhas – o meu pai tem 72 e a minha mais nova tem 4 – toda a gente se divertiu à grande e adorou a experiência J
Resta-me agradecer, em meu nome e de todos os calenses, a toda gente de A-do-Neves pela forma como nos receberam – sentimo-nos em casa. Á equipa que organizou o evento – espectacular, estão de parabéns, foi a verdadeira festa (não se pagava inscrição, apenas quem quisesse podia comprar a camisola do evento por 5 € - incluía dorsal, abastecimentos e lanche no fim que mais parecia um banquete – queijos, pão alentejano, enchidos, porco preto, leitão assado, sobremesas de todo o tipo, bebidas á descrição … incrível) … obrigado Eduardo Lobo (podias juntar-te ao CAL J), obrigado Ricardo (o homem é o núcleo portista de Almodôvar J) …
Por fim um obrigado muito especial ao Luís Lobo, é uma honra ter-te na nossa família, pelo muito que corres mas muito mais pelo que és. Só por te ter feito chegar ao CAL já valeu a pena ter aberto este tasquinho J … o PK e a corrida deram-me outro “irmão” J
Ahh … e falta referir que o nosso lema é da autoria dele … “quando corre um corremos todos” e que tem um blogue de corrida que merece uma visita.
Grande e Forte Abraço Luís!!! Vemo-nos por aí ...

12 comentários:

  1. No Baixo Alentenjo é assim Carlos... ;)

    ResponderExcluir
  2. Tudo coisas boas! Estes convívios e as amizades que se fazem são do melhor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tão bom :) Essas provas são mesmo as melhores e é isto que a corrida tem de bom: as pessoas que nos traz. Se não fossem as pessoas que fui conhecendo e que me acompanham, acho que já tinha desistido de correr!

    Até eu fiquei com vontade de ir à próxima :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo isso ... olha que boa ideia. Coloca na agenda. Algo de muito similar vai acontecer dia 1 de Maio aqui um bocadinho mais a norte. Fica atenta ;)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Tendo sido uma São Silvestre "criada" por quem foi, foi de certeza um espectáculo. Parabéns ao Lobo, pela iniciativa e obrigada por partilhares a experiência connosco. Para o ano o LamasBus tem de fazer uma paragem em Lisboa, a caminho de Almodôvar... :P
    Beijinhos e um ano cheio de boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o ano um dos Lamasbus poderá fazer paragem em Lisboa .. porque depois disto, vão ser precisos uns 4 ou 5 autocarros :P
      Obrigado. Beijinho

      Excluir
  5. Show de bola este evento !

    ResponderExcluir
  6. ES-PEC-TA-CU-LAR!!!
    (e com filme à maneira para ficar como recordação dum dia em cheio como se constata nas imagens e palavras)

    Perto de 1.000 km só significa 2 coisas:
    - A pessoa que o Luís é!
    - Os amigos que vocês são

    Muitos parabéns a todos e está mais que justificado o título do texto :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir