terça-feira

Perneta no vólei - já passaram quase 30 anos

Leandro, Agostinho, Perneta, Pedro Martins, Dário, João Pedro, Becas
César, Bruno, Patricio, Rui e Zé Paulo

Este blogue é sobre corridas, essencialmente sobre as minhas corridas. Mas pode haver excepções ... hoje é uma delas, porque simplesmente me apetece.

Hoje revi a foto acima na página de um amigo meu que faz anos ... o Bruno Torres. Eu também tenho esta foto, impressa como eram todas naquele tempo, e guardada num envelope com fotografias do meu passado desportivo, desde o gordinho que jogava à bola nas escolinhas ainda na Alemanha até ao marmanjo, já adulto, que andou a passear a sua "classe" pelos muitos campos pelados e poucos relvados que existiam na região até aos 26 anos.

Mas voltemos à foto ... aqui o vosso amigo Perneta jogou vólei no Clube Desportivo de Fiães durante um ano apenas - tinha 14 anos. E, modéstia à parte, não era mau de todo. Esta foto emocionou-me... tão boas recordações de um grupo de amigos que apenas num ano arranjaram tantas histórias para contar. Ainda tenho algum contacto com muitos deles, esporádico porque como sempre na vida, cada um seguio o seu rumo ... mas ninguém me tira estas boas recordações.

Vou contar apenas um episódio... esta equipa foi formada neste ano, todos jogadores de primeiro ano. No nosso primeiro jogo do campeonato recebemos, num sábado, o Castêlo da Maia, que despachamos por uns concludentes 3-0 ... lembro-me perfeitamente que no último set estivemos muito perto de fechar com 15-0 (na altura os sets eram de 15 pontos), falhamos um ataque estava o resultado em 14-0 ... ganhamos por 15-2 se a memória não me atraiçoa. Imaginem esta chavalada nas nuvens ... somos os maiores e isto agora vai ser sempre assim, sempre a abrir, venha quem vier. Acontece que a euforia durou apenas 1 dia ... no dia seguinte fomos a Espinho defrontar a Académica, apenas o campeão nacional em título de iniciados com vários jogadores de selecção. O jogo durou meia hora (no máximo), levamos 3 secos e uma coça daquelas ... voltamos a colocar os pezinhos na terra e acabamos por fazer um excelente campeonato para um primeiro ano. Até vencemos a Académica de Espinho em casa por 3-2 (impossível esquecer) .... estivemos a perder 0-2 e o treinador da Académica decidiu por a descansar os dois melhores jogadores ... acontece que a malta de Fiães era uma malta guerreira, reduziu para um 1-2 e empatou 2-2. Para o último e decisivo set, voltaram a entrar os craques do Espinho, mas a nossa malta estava inspirada e com muito coração fizemos o set da nossa vida .... não ganhamos nada, apenas um jogo, mas foi como se tivéssemos sido campeões.

Nas minhas corridas também é assim... quando dou o que tenho e o que não tenho e chego ao fim de uma prova, por exemplo com um novo RP, é como se tivesse ganho uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Eu sei perfeitamente que não é nada de especial, e que mais ninguém se interessa por isso*, apenas eu, mas é bom na mesma.

E era isto apenas ... tenho saudades destes tempos e tenho saudades desta malta boa!!!

* é pah ... fui muito injusto com muita gente nesta frase do último parágrafo. Não me exprimi bem, o que queria dizer era que por muito bom que o meu resultado seja para mim e me faça sentir um campeão, será sempre insignificante para a maioria das pessoas e para a prova em si. Felizmente tenho muitos amigos que vibram com as minhas "vitórias" e se entristecem com as minhas "derrotas" - e no fundo são esses que contam - tb sou assim com as vossas vitórias e derrotas - o comentário do Jorge mais abaixo resume tudo o que tb penso e concordo a 100% com ele - desculpem lá qualquer coisinha!!!

18 comentários:

  1. Belas recordações mas "quando dou o que tenho e o que não tenho e chego ao fim de uma prova, por exemplo com um novo RP, é como se tivesse ganho uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Eu sei perfeitamente que não é nada de especial, e que mais ninguém se interessa por isso, apenas eu, mas é bom na mesma," Com esta parte não concordo, eu interesso-me, os teu amigos interessam-se, a tua família interessa-se!
    Uma das coisas giras na blogosfera corredora é que cada um vibra e fica feliz com as vitorias dos outros por mais insignificantes que possam parecer para o mundo. Essa alegria que sentimos nas conquistas dos amigos e a solidariedade e tristeza que manifestamos nas suas derrotas e infortúnios fazem da blogosfera corredora uma comunidade solidaria e atenta aos outros e isso é tão bonito ainda mais nestes tempos de egoísmos e individualismos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, condordo em absoluto com tudo o que dizes. Talvez não me tenha exprimido bem ... apenas queria dizer que mesmo com um resultado medíocre e insignificante numa prova nos podemos sentir uns campeões. É evidente que os amigos vibram e choram com as nossas vitórias e derrotas ... e eu felizmente tenho muitos desses amigos.
      Grande abraço

      Excluir
    2. E coloquei um extrazinho no texto para que não restem dúvidas ...
      Grande Abraço amigo Jorge

      Excluir
    3. Gostei do extrazinho no texto. Obrigado. Nas Fogueiras corre sempre no meio da estrada. Não faças com um tipo que eu conheço muito bem que se encostou tanto à berma que saiu da estrada e se enfiou meio metro por um silvado abaixo mas conforme caiu saiu logo de lá sem problemas de maior tirando o facto de ter feito parar todos os atletas que corriam ao pé dele! Esse sujeito é meio pitosga, veio de uma zona de luz para a escuridão e pimba! A partir desse dia nunca mais correu nas Fogueiras junto da berma! E se fosse mais à frente teria ido por uma falésia abaixo e não sei não!

      Excluir
    4. Ahahahaaa.. desculpa, mas essa tem piada :) ... obrigado pela dica ... como sou meio pitosga tb e corro sem óculos, vou ver se me mantenho bem no centro da estrada :)
      Abraço

      Excluir
  2. Estava eu deliciado a ler estas memórias do voley quando... li algo que me revoltou! Disse para mim mesmo: "Então eu que me preocupo sempre com os feitos dos outros, ainda agora estou a torcer para que o Perneta chegue a Peniche e vire aquilo do avesso e vem ele e diz que ninguém se interessa?!?"
    Preparei-me para a devida resposta mas verifico que o Jorge já disse o que havia a dizer.
    Hum... por esta vez escapas... :)

    Um abraço e força!

    ps - Imagino o quão épico deve ter sido aquela reviravolta frente aos campeões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó João, a resposta dada ao Jorge dá para ti tb.
      Não me expliquei bem, sei muito bem quanto tu e outros vibram com as minhas "vitórias" tal como eu vibro com as vossas.
      Ainda bem que por esta vez escapo ;)
      Aquele abraço

      P.S. Foi mesmo, ainda por cima o pavilhão estava com uma bela de uma assistência ... são coisas que não se esquecem.

      Excluir
    2. João,
      coloquei um extrazinho no texto para dissipar qualquer dúvida.
      Forte abraço

      Excluir
  3. Em bom rigor, também há pessoas que não o conhecem, não comentam (hoje é a excepção), mas que também ficam a torcer pelos PRs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O páh ... peço desculpa, não era mesmo minha intenção ser injusto ... obrigado pela força, obrigado por acompanhares e obrigado pelo comentário. Fico mesmo muito feliz por haver tanta gente a torcer por mim.
      Abraço

      Excluir
  4. Já eu...epah...até te percebo, mesmo sem a adenda.

    Mas que fique claro que, embora não conheça pessoalmente uma série de gente que grama com os meus bitaites parvos, vibro e no oposto, me entristeço ou me preocupo, com o que se cai por aqui (e por outros tascos da concorrência).

    Dito isto, vólei...sim, feminino.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... eu sei disso. E os teus bitaites parvos são sempre bem vindos por estas bandas.
      Quanto ao vólei feminino, concordava contigo até a minha mais velha começar a jogar ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Ahhh, pois...efectivamente, mas eu não vou para os lados de Canedo ou coiso...posto isto, feminino!

      Mas é bonito ela seguir a tradição familiar no vólei feminino.


      Quanto aos bitaites, obrigado.

      Abraço

      Excluir
    3. :):):) ... não vens aos Trilhos do Perneta 4??? Estava a contar contigo caramaba :(
      Abraço

      Excluir
    4. Não deverei ir a Canedo ver jogos de bola...4, ainda me lembro quando começaste a falar do I...e ainda não pus aí os pés, decididamente imperdoável.

      Grande Abraço

      Excluir
    5. Lol... acho que bem que não venhas ver jogos de bola, mas um dia tens que vir cá correr no "meu" quintal ... vais gostar, de certeza absoluta.
      Abraço

      Excluir
  5. Essa vitória por 3-2 deve ter sido épica! Boas memórias!

    Eu sempre adorei jogar volley. Tive de férias há uma semana e joguei pela primeira vez desde à uns 10 anos. Que saudades que eu tinha.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo ... contra aquela equipa era assim uma coisa tipo impossível, e só o foi pq eles nos substimaram e quando quiseram já era tarde ;)
      jogar verdadeiramente já não jogo à muito, o mais próximo são os torneios pais/filhos que fazem de vez em quando lá no CDF e eu participo com a mais velha ... dois contra dois ... olha, por acaso no sábado vou estar toda a manhã nesses joguinhos ... o ideal para depois seguir para Peniche e correr os 15km das Fogueiras ;)
      Abraço

      Excluir