segunda-feira

Trilhos do Perneta 3 - bela pernetada


Ontem foi dia de Pernetada, com a realização da 3ª edição dos Trilhos do Perneta.
Os dias anteriores foram mesmo muito intensos, pois além dos preparativos normais que um evento destes acarreta, apenas na 6ª feira é que o percurso maior ficou completamente definido.
Um amigo que andou a marcar o percurso connosco ... no alto do Camouco

aletria ...nham..

... bolinhos ... 

... hidratação... 

tivemos atletas a viajar de avião para estar presentes .. o nosso atleta alentejano Luis Lobo a chegar ao Porto no sábado à noite :)

No sábado andamos nas marcações e domingo de manhã, 8h em ponto estávamos prontos para receber os quase 100 participantes (em 130 inscritos – não é mau J) que se deslocaram até Canedo para correr connosco pelas trilhos do nosso quintal.



prémio de participação ... manufactura, cada exemplar feito com carinho e diferente ... mais uma vez obra do Zé Alexandre, Esposa Ana, filhota Isabel (e pronto .. aqui o Perneta deu uma minúscula ajuda num domingo à tarde, mas só pq aproveitou que nesse dia iam fazer pizza para o jantar)



até antigos colegas de carteira de escola se reencontraram 20 anos depois nos Pernetas...


Confesso que estava um bocadinho apreensivo por causa do percurso grande … na minha modesta opinião tanto os 12 como os 26km estavam muito bons, mas não tinha havido tempo para fazer a volta toda (a grande), ou seja, nenhum de nós conhecia o percurso dos 26km de uma ponta a outra seguido, nem eu J … mas pronto, lá nos haveríamos de desenrascar e desenrascamos mesmo.
O tempo esteve muito bom, sol, céu azul e aberto .. perfeito. O pessoal bem disposto encarnou bem o espirito dos Pernetas, e uns mais rápidos e outros menos lá coloriram as serras de Canedo durante toda a manhã de domingo, durante mais de 5 horas.











uns tem...outros não!!!... refiro-me ao charme natural... obrigado Elisio pela foto ;)

agora visto de outro ângulo e sem montagens de um primo ciumento...

Houve falhas? Houve, um ou outro problema com as marcações, um aos 3 ou 4 km foi a mais “grave”, mas de resto acho que correu tudo bastante bem. Gostava que o grupo tivesse estado mais junto, mas logo desde os primeiros km se viu que não era possível devido à diferença entre andamentos – mas tb não foi grave, pois foram-se formando grupos com andamentos parecidos e com as marcações a coisa foi-se desenrolando ao ritmo de cada um.
No fim, e com aquele calorzinho bom, as minis (bem frescas) caíram que nem ginjas … tão boas que estavam … ainda ficamos ali no convívio entre Pernetas e alguns amigos que ficaram até ao fim …






e com isto convencemos mais dois atletas a entrar para o CAL ... o João (o da esquerda) foi preciso embebeda-lo :)

já para convencer a Ana bastou o nosso charme natural, e claro o Xô Presidente ter ali um contrato à mão como quem não quer a coisa ... 

... arrumar tudo  e siga para o tasquinha da Dª Alice para almoçar … juntaram-se ao convívio a malta dos No Tommorow, que se vieram embora a meio da tarde … nós ficamos e a coisa “descambou” J J J …. Vocês sabem que eu gosto de me rir, que estou (quase) sempre na pu%& da brincadeira, mas digo-vos que como ontem à tarde já não me ria há muito tempo … foi de chorar, acho que pingava a cueca se as usasse JJJ … foi épico … aquelas mines bateram forte (das 160 que tínhamos para a prova, sobraram 20 e posso afirmar que muito mais de metade dos participantes não bebeu nenhuma, e os restantes apenas uma … restavam 8 Pernetas que bebem dessas coisas … na DªAlice foram +70 mines a dividir por 8 até à hora do jogo da bola ?!!= sim, fomos jogar à bola J … fora as 5 garrafas de Vinho do Porto e uma de Ginginha que dividimos com os convidados que quiseram … é só fazer as contas J) … eu vim embora eram 18.30h para levar o Luis Lobo ao aeroporto e alguns ainda ficaram até às tantas … as histórias que me contaram são surreais … e existem fotos e vídeos para o comprovar … mas esses ficam entre Pernetas … só sei que a DªAlice tão depressa não nos vai querer por lá J
ahaaaaaaa.. deixa-me rir ... "ah e tal, em Matosinhos tb temos sandes de PO" ... acredito, mas não como as da DªAlice como depois vieram humildemente a reconhecer :P

Respeitinho ... Xô Presidente e família  

... aqui a coisa ainda estava mais ou menos tranquila:) 

...já somos da casa ... o Bruno tira cafés ... 

... o Zé faz as Receitas e o Filipe come e bebe ... 

nham, nham.. 

... aqui a coisa já descambava ... 

e pronto, é isto... 

...a nossa coqueluche Bininho, o homem mais rápido do mundo a beber um copito de receita .. quando olhamos, já foi ... lol 

... e continua ... a desgraça vem aí a passos largos... 

... e pronto ... já não há retorno... 

... a famosa DªAlice a receber um prémio Perneta ... a senhora tem uma paciência que nem vos digo ... 

... foi direitinho para o local mais importante do tasquinho ... mesmo ao lado do St.António 

... a culpa de tudo é destas meninas, e outras tantas iguais...

os vencidos .... todos contentes ... havia um, que não digo o nome, que andava sempre a cair sozinho ... quer dizer, eu acho que ele nesta altura já não andava sozinho, não é Domingos??? 

... depois de uma poucas horas de sono, quase 30km e 1300mD+ com calor, um sem fim de minis e comer como uns desalmadas, um calor do caraças, o que é que os Pernetas se lembraram de fazer? Claro, jogar à bola ... que mais poderia ser ...

os grandes vencedores... havia dúvidas? 

... e ficamos por aqui, porque o que veio a seguir não abona nada em nosso favor ... a pouca reputação que ainda resta ia de uma vez por todas, e nunca mais seria recuperável ... eu tenho material explosivo, fotos e vídeos, mas esses serão para "passar" um dia destes num jantar só de Pernetas ... mas vendo??? Se alguém estiver interessado, que me contacte ... dinheirinho vivo, não passo recibo :)










Agradecimentos – a todos os que estiveram presentes, a todos que nos ajudaram de alguma forma (mães, esposas, vizinhas, cunhadas … tudo a fazer bolos, aletrias e afins; Câmara e Junta de Freguesia) e especialmente aos meus amigos Pernetas – não existe grupo melhor que este (no limite poderá haver igual, mas melhor é impossível).
Para 2017 temos um grande projecto em mãos – aproveito para informar que vamos transformar os Trilhos do Perneta numa prova oficial – marquem o dia 1 de Maio 2017 na vossa agenda. Organização a cargo do Clube Atletismo de Lamas com o apoio da Câmara Municipal. Mas descansem, que este tipo de Pernetadas será para manter – há espaço para tudo J
Falta referir que mais uma vez a solidariedade funcionou - a malta aderiu em grande ao desafio de encher as prateleiras da Mercearia Social de Canedo. Espectáculo! Obrigado!


Á noite deitei-me cansado, muito cansado mas igualmente satisfeito … é por isto tudo que organizamos estas brincadeiras. Mais um belo dia de trilhos e convívio e mais uma catrefada de amigos novos J. Ao fim de quase 3 meses envolvido na organização de eventos chegou a hora de me concentrar nos meus objectivos, a começar já nos70km do Blues Island nos Açores e claro, naquela coisita de 100km nos Montes Claros lá para final de Agosto J

16 comentários:

  1. Só para dizer uma coisa: GANDAS MALUCOS! =P
    E os Trilhos do Perneta parecem ser muita fixes e nós se calhar até vamos marcar isto na nossa agenda para 2017 ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... venham, venham .. não se arrependem de certeza.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Brutal! Parabéns pela iniciativa :)

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns a toda a organização!
    Há muita prova de trilhos que não chega à centena de participantes!
    E fico muito feliz por saber que a próxima vai ser oficial.
    Viva o Trilho dos Pernetas e seus esforçados e solidários organizadores!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivaaaaa!!! Obrigado em nome de todos os envolvidos na organização. Vamos ter prova oficial, mas não vamos deixar de ter assim uns treininhos destes - uma coisa não invalida a outra.
      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns, meu caro!

    Extensiveis à restante trupe, claro!

    São um grupo mesmo especial, nem consigo contar as garrafas sem usar os meus dedos todos e ainda pedi emprestados!

    Bom, agora que se vai tornar oficial, com chorudos prémios monetários é que eu urei aparecer, afinal tenho 1 ano para treinar.

    Grande Abraço











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado em nome de todos os Pernetas!!!
      Não te ponhas a prometer coisas que não consegues cumprir ... então é preciso ser prova para aparecer? .... já sei, queres ganhar isto :P
      Grande abraço e começa já a treinar

      Excluir
  5. Parabéns! Correm o sério risco dos Trilhos do Perneta se tornarem 'oficiais' e um dia destes terem um mundo de gente a querer participar!
    Agora vá... Acabou-se a brincadeira: concentração máxima nos Montes Claros!
    Beijinhos ao gang!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Mas temos aí uns que estão em falta connosco ;) ... e Pampilhosa este ano? Não se ouve falar de nada?
      Sim chefe ... agora é Montes Claros!!!
      Beijinhos

      Excluir
    2. Já ouvi uns zuns-zuns, mas nada oficial. Aponta-se o 7 de agosto.

      Excluir
    3. Já tá agendado :)

      Excluir
  6. "Ganda" pernetada! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pobre D. Alice, o que tem de aturar... Aposto que comprou o santinho de propósito depois de vocês começarem a frequentar o café! :p
    De resto, parece-me que foi uma manhã (e tarde... :p) animada e fico contente que o Trilho dos Pernetas se venha a tornar oficial. Todo o cuidado na preparação e pormenores (o prémio de participação está fantástico), merecem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DªAlice é um espectáculo e tem uma paciência daquelas ... sabias que ela nem ia abrir neste dia ... só por volta do meio dia é que ela me atendeu o telefone e aceitou receber-nos ... acho que depois se arrependeu :) ... ela é uma fixe, e tá cá bem dentro do coraçãozinho dos Pernetas.
      Tens que vir cá um dia, com ou sem prova ... é só combinar ... tens direito a uma visita guiada pelos trilhos, com passagem na DªAlice evidentemente.
      Concentra-te lá no Oh My God, e depois de desempenares disso (lá para 2020 :)) combinamos isso, certo???
      Beijinhos e obrigado em nome de todos os Pernetas

      Excluir