segunda-feira

A minha Meia Maratona Manuela Machado 2016



Ontem foi dia de rumar a Viana do Castelo para voltar a correr uma Meia Maratona da qual gosto muito e que já não corria vai para 3 anos. No ano passado estava inscrito, mas uma lesão não me permitiu estar presente. O meu objectivo era claro … tentar baixar o meu recorde pessoal na distância – 1h29,49 era o tempo a bater.
Ponto de encontro habitual no Beto e viagem divertida – nem se deu pelos 100km de distância – pouco passava das 8.30h quando chegamos. E o que é a primeira coisa que se faz quando se chega a Viana? Claro … vai-se ao Natário comer uma bolinha de Berlim J e tomar o segundo café do dia. E comprar 14 bolinhas para a família mais chegada J … se eu apareço em casa sem bolinhas (salvo seja J) fica o caldo entornado…
lá vai uma ....


... comi 4 destas ... acreditam???

Estava um frio de rachar, humidade e uma brisa muito ligeira mas suficiente para nos fazer bater o dente. Na rua não se podia estar, pelo que decidimos entrar noutro café para nos resguardarmos do frio … mais um café … faltava meia horita quando fui ao carro equipar … confesso que me custou muito tirar a roupa … uma selfie do grupo que estava comigo e toca mas é dar uma corridinha para aquecer …
alguém estava com mais frio que os outros, não é Badolas???

...fui com o Nuno, reconhecer a recta final, o último retorno … não é fácil quando se chega ali durante a prova, já se vê a meta, mas ainda temos mais 1,5km antes de finalizar a prova. Mais uma foto de grupo e toca a entrar na zona de partida.

Nesta prova não existem partidas por tempo, cheguei tarde pelo que tive que ficar a meio do pelotão … senti as pernas um pouco pesadas … quem é que me mandou fazer os 15km mais rápidos de que tenho registo na 4ª feira passada? …
O tiro de partida foi dado sem pré-aviso … ainda demorei um pouco mais de 1 minuto a passar o pórtico da partida e começava a aventura … encostado à direita ia furando como podia e até nem correu muito mal …

... 1º km em 4,19min/km … a partir daqui consegui correr sempre sem “bloqueios” … ao contrário do aquecimento, sentia-me levezinho, cheio de força e a respiração controlada … os km iam passando a bom ritmo, e mesmo nas subidas conseguia manter o ritmo … a média sempre a baixar até que atingi os 4,10min/km de média por volta dos 5-6km … gosto deste percurso por ser bem ondulado … subidas e descidas não muito ingremes … na ida tenho a impressão que sobe mais … ainda senti algum cansaço ali por volta dos 8km mas em vez de reduzir acelerei …. tinha a ideia firme de chegar ao retorno dos 10km com a média em 4,10km/min o que consegui …  
… sentia-me bem, continuava com força, a respiração continuava controlada … só tinha um problema … os músculos da perna direita estavam presos, a coxa mas especialmente a parte entre o gémeo e o Aquiles .. estava a dar-me uns esticões que me fez lembrar o que me aconteceu em Cortegaça em 2014 …. tentei ignorar mas estava a piorar em pouco tempo … km 12-13 estava bastante mal e a ponderar o que fazer … só me lembrava das aventuras que tenho nos próximos tempos (vocês sabem quais J) e que a última coisa que queria era ter que parar umas semanas … por outro lado sentia-me cheio de força e tinha ali uma oportunidade de fazer um tempo canhão …. reduzi um pouco e tomei um gel (e fui apanhado numa foto J) …

… foi nesta altura que aconteceu algo que me fez tomar uma decisão … passa por mim o Tó, e incentiva-me … ao vê-lo uns poucos metros à minha frente decido apanhar a boleia … e foi assim até aos ca.17km, ora puxava um ora puxava o outro … distrai-me do meu problema e fui andando até que o Tó quebrou um pouco … ainda esperei por duas vezes mas ele mandou-me ir à minha vida, e como amigo não empata amigo e me sentia bem, decidi dar uma sapatada no ritmo …. ou vai ou racha … 4,09min/km era  a minha média …. 18km … 19km … e voltamos á a zona junto ao rio … agora acuso desgaste mas continuo a forçar …


... o apoio do muito público ajuda nesta luta … só rezo que os músculos aguentem … sinto que não estou longe de “rasgar” … 20km … recorde praticamente garantido … baixar os 1.28h é possível … bora … não está fácil de aguentar o ritmo … quando dou a última curva para entrar na recta da meta ainda vou buscar força para um sprint final … um “picanço” com outros dois atletas que consigo ganhar….
... uma sequência a entrar na recta da meta ...



... passei a meta e desliguei o relógio … 1h27,49 … espectacular JJJ

... muita gente conhecida que tinha chegado antes ou que estava a chegar um pouco depois … muitos abraços sentidos J, especialmente do pessoal do BYL (parabéns pessoal, vocês estão umas máquinas – é um mimo ver a vossa evolução J).
Pois é …. Quanto a mim …. 2 minutos certinhos abaixo do anterior RP … nada mau para um Perneta J ... o segredo está nos cafés e nisto ...

... lá vão duas ... já vos disse que foram 4???

Gosto muito da MM de Viana … o percurso ondulado favorece-me e as temperaturas nesta altura do ano costumam ser ideaia para corridas no red-line. Bem fresquinho e nada de vento. Impecável. Á organização nada a apontar, tudo funciona como deve ser, e muita gente a assistir o que também ajuda.

O pessoal do CAL esteve em grande mais uma vez … excelente prestações com alguns recordes pessoais – destaco o Zé Alexandre que está a preparar os Abutres e o Sérgio Matos que pulverizou o RP dele em dia de aniversário.
Um agradecimento especial ao Tó por, mesmo sem se ter apercebido, me ter ajudado na decisão de continuar a minha luta – arrisquei e correu bem. Outro agradecimento aos muitos fotógrafos que fizeram uma cobertura grandiosa ao evento … não me lembro de uma prova onde tenha tantas fotos boas como recordações.

Estou tãooooo empenado …. Já nem me lembro de estar neste estado. Hoje fui fazer meia horita a trote e custou-me muito. Mas valeu a pena … que grande inicio de ano … 2 provas, 2 recordes pulverizados com marcas que nunca pensei conseguir. Agora acabou-se o alcatrão (pelo menos em provas com objectivos) …. venham os trilhos … próximo desafio … os 37km dos Trilhos de Santa Iria a 7 de Fevereiro.

20 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Começa a ser difícil comentar estes teus artigos pela dificuldade em arranjar mais adjectivos que definam os espectaculares resultados que alcanças!

    Muitos e muitos parabéns!!!!!!

    Um grande abraço àquele que ainda se auto-intitula de Perneta. Olha se não o fosses... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... obrigado João. A realidade é que já consegui ultrapassar em muito o que tinha como o meu limite. O segredo está em treinar, mas muito mais em acreditar, tentar e não ter receio em falhar.
      Mais uma vez obrigado.
      Abraço

      P.S. Uma vez Perneta, sempre Perneta e com muito gosto :)

      Excluir
  3. Oi. Sabes-me dizer onde conseguiste as fotos ?
    Só encontro as da Prozis e Correr por Diversão.

    Parabéns pelo recorde, fizemos um tempo muito parecido.
    Vasco Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vasco, tb pela visita e pelo comentário. Já agora parabéns pela tua prova.
      Quanto às fotos são várias as fontes ... além dos que referes lembro-me assim de repente do Miro Cerqueira, JCP 1960 Fotografia, Eduardo Pereira, Matias Novo - Fotografia, Francisco Cabrita, Laureano Freixo, Bia Martins ... deve haver mais, eram tantos.
      Abraço

      Excluir
  4. A tua sorte é que não há controlo anti-doping!

    Isso em açucar e cafeína!!!!! Deves ter patrocinio da Delta :)

    Mas pronto, depois de ver as tuas caras nas fotos da meta concordo que mereceste mais 2, duas! bolas de Berlim.

    E parece que neste caso (mais 1?) foi apertar até um pouco antes de partir!

    PARABÉNS!

    Abraço

    PS: fotos do Perneta a entrar no avião, não há?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... OBRIGADO!!! Foram bem merecidas, não tenhas dúvidas.
      Abraço

      P.S. Não, não há ... mas olha que foi divertido (para os outros) ;)

      Excluir
  5. Estás como as bolas de Berlim... digo... como o Vinho do Porto! Quanto mais velho melhor! Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns! Estás uma máquina! Mas também com doping dessa qualidade só podias pulverizar RP. :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pronto ... agora todos pensam que foi pelo "doping" ... obrigado :)
      Abraço

      Excluir
  7. Estás uma máquina. Já eras, agora estás mais afinadinho.
    Prevejo uma cena bonita lá para os lados do Monte Claro.

    Abreijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Moça.
      Eu prevejo mais do que uma cena bonita lá para esse Monte Claro.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Afinal o segredo está nas bolas!!! Salvo seja... :P
    Muitos parabéns, Perneta! Agora é bater RPs todas as semanas, sim senhor! Pétáculo! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... sim, não há como esconde-lo ;)
      Obrigado, mas agora acabaram-se os RP's .. pelo menos até ao Outono.
      Beijinhos

      Excluir
  9. Este ano promete!
    Estás muito forte! :-)

    Força e parabéns por mais un record!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achas? Olha, a minha mãe diz que estou muito magro ;)
      Obrigado :)
      Abraço

      Excluir
  10. Parabéns máquina! Grande tempo!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido o teu relato mas não tinha tido oportunidade de comentar. Mais uma vez me deliciei com a tua crónica. Acessível e empolgante. Grande Carlos! Grande perneta... Numa palavra: Excelente.
    Para as grandes aventuras que se avizinham... força nas "pernetas". Beijinhos ;)

    ResponderExcluir