segunda-feira

A minha S.Silvestre do Porto 2015 - já é uma tradição


Ontem cumpriu-se a tradição ... desde que corro, que ano após ano me desloco ao Porto para correr a S.Silvestre  e participar nesta festa. Foi a minha 6ª participação consecutiva.
Cada vez gosto menos das provas de grandes massas, por vários motivos que já tenho referido neste meu cantinho. No entanto, e como em tudo, existem excepções e a S.Silvestre do Porto é uma delas. Simplesmente adoro o Porto, início da noite, nesta altura iluminada pelos enfeites de Natal, a Avenida dos Aliados cheia como um ovo, as ruas estreitas, o percurso durinho pelo constante sobe e desce e muito empedrado, o muito público …  uma festa J.

Todos os anos ouço a mesmas críticas, com especial enfoque em demasiada gente para uma cidade de ruas tão acanhadas, o que faz com que não se consiga correr em grandes ritmos nos primeiros km. Acho aceitável para quem vai uma primeira vez e não conhece, agora para quem  já foi várias vezes não, pois já conhece … eu já sei para o que vou, e por isso, nesta prova já não me deixo stressar com objectivos de tempos. Isto não quer dizer que não dê o máximo como irão ver mais à frente, e também não quer dizer que a organização não possa melhorar em alguns aspectos que também irei referir mais à frente.
Vamos lá então à minha prova … é tb já quase uma tradição o meu pai e a minha mãe irem à caminhada, e assim foi pelo 3º ano consecutivo. Fomos cedo para arranjar estacionamento o que resultou – um pouco antes das 16h estávamos no Porto. O tempo estava impecável, as previsões apontavam para chuva a partir da tarde, mas não se concretizou … temperaturas anormais para esta altura do ano, ideais para correr e nem um pingo de chuva ... S.Pedro!! Tás cá dentro J

O habitual cafezinho com a malta do CAL (entre corredores e caminheiros eramos 30), a confraternização e a habitual foto de grupo junto à árvore de Natal em frente à camara do Porto – tudo isto é igualmente uma tradição J
os meus papás :):):)
Depois de um bom aquecimento na companhia do Américo, decidi ir mais cedo para a zona de partida – zona A para sub-40. Mesmo faltando quase 20 minutos já só consegui ficar a meio desta zona e qual não é o meu espanto quando vejo ao meu lado um grande grupo de pessoas vestidas com roupas normais, algumas crianças e até um cão pela trela ?!?! … perguntei a duas moçoilas desta estirpe se elas sabiam o que iria acontecer ali daqui a uns minutos ao que elas retorquiram que claro que sim, com ar de “o que é que este gajo quer?” … insisti a dizer que era perigoso, que a malta depois de começar a correr elas teriam que andar mais de 1km para poder sair dali, e que corriam o risco de ser atropeladas … ao inicio achei que me ignoraram, mas passados uns minutos já não as vi, pelo que depreendo que tenham pensado melhor e seguido o meu conselho em sair dali – pelo vistos o controle de entradas da  organização não funciona a 100% - aspecto a melhorar.
Nos anos anteriores coloquei-me sempre à direita, junto às grades. Sei que na primeira curva à esquerda se cria alguma espaço na direita para poder começar a correr mais rapidamente. No entanto perdi-me na conversa com alguns amigos e quando dei por ela deu-se o tiro de partida e já fui tarde. Mesmo assim fui-me chegando o máximo possível à direita … passei o pórtico já o relógio não estava muito longe dos 2 minutos … como sempre a atenção vai direitinha para evitar quedas nas primeiras centenas de metros, consigo encostar-me à direita e acelerar um pouco … mas este ano muito mais gente teve a mesma ideia e em algumas situações tive mesmo que ir a passo. Como sempre muita gente claramente deslocada naquela altura … como é possível haver gente já a caminhar quando ainda nem meio km se fez, ou como uns 3 ou 4 escoteiros vestidos a rigor tb eles a caminhar … enfim … sou da opinião, que este é o ponto fulcral para melhorar a S.Silvestre do Porto de uma maneira significativa … deve haver alguma forma de controlar a atribuição das zonas de partida em concordância com o real valor dos atletas – já se faz noutras provas – já ouvi falar em partidas por vagas, talvez seja outra solução, não sei … mas voltemos à minha prova …

… como disse mais acima, já sei para o que vou quando venho à S.Silvestre do Porto, pelo que não me deixei stressar com estas situações e lá segui o meu caminho … a subir Sá da Bandeira até ao Marquês a minha intenção era de aproveitar ao máximo os passeios do lado direito para poder embalar como em anos anteriores, mas tb isso correu “mal” J … esta ano havia mais público que o habitual e os passeios estavam cheios … ainda consegui em pequenas partes deste percurso mas a grande parte foi feito no meio de um pelotão compacto e fechado, a ritmo bem abaixo do que pretendia e a aproveitar cada frincha que se abria para passar … como sempre, muitos zigue-zagues, acelera e trava … resultado … chego ao final da subida do Marquês, com uma média de 4,48min/km (ca.2km) … até ao 3km, agora a descer e já com um pouco mais de espaço vou conseguir baixar a média para 4,30min/km … é já um atraso demasiado grande para quem queria tentar fazer o melhor tempo de sempre nesta prova(40,57min) … vamos fazer o melhor possível …
…. o percurso este ano é diferente … na chegada não vamos ter que subir toda a Avenida e dar a volta à Trindade antes de descer para a meta … este ano a meta é um pouco acima de meio da Avenida dos Aliados e será feita a subir … aquelas centenas de metros em falta serão feitos às voltinhas pelo centro do Porto … engane-se quem pensa que o desnível positivo será menor … os metrinhos de subida que se poupa na chegada são distribuídos pelo meio do percurso…

… dos 3 aos 5km faço ritmos “alucinantes” entre 3,35-3,45min/km, apenas interrompidos quando o terreno inclina e as curtas subidas me obrigam a baixar o ritmo… “é até estourar” … a média vai baixando e chego aos 5km com 4,12min/km … numa subida um pouco depois dos 5km dou mesmo um primeiro estouro, o ritmo baixa para 5,20-5,30min e quando finalmente chego cá acima aproveito um abastecimento para dar uns passos de caminhada enquanto apanho uma garrafa de água e dou dois goles … foram apenas alguns poucos segundos mas o suficiente para ficar com a respiração controlada … exagerei na ânsia de recuperar tempo perdido … sigaaa… nesta fase tento controlar um pouco mais o andamento, ali um pouco abaixo dos 4min/km, mas mal chegam as descidas esqueço tudo e é como se não houvesse amanhã … nesta fase chego a fazer um km a 3,34min, o mais rápido de toda a prova …. a média baixa bastante … 4,09 - 4,08 – 4,07 … tu queres ver? Preciso de 4,05 para fazer o melhor tempo numa S.S Porto …
… ali um pouco antes de chegar à zona do túnel de Ceuta existe uma ou duas pequenas subidas que me colocam um travão no andamento … cheguei a ver 4,06 de média, mas entretanto já voltei às 4,07min/km …. entro finalmente no túnel a descer de forma ingreme … é o tudo ou nada … chego à parte plana … 4,06 … agora vem a zona da “ morte” … aqueles 200m de subida para sair do túnel é que nos colocam verdadeiramente à prova … ali é a prova dos nove, se saíres dali “vivo” podes fazer uma boa marca … tenho que reduzir o que é normal, o esforço para sair dali mais ou menos em condições de lutar pela marca é grande …. uma autêntica multidão de pessoas a assistir na saída do túnel e vai ser assim até ao fim … que grande ambiente se cria ali à chegada … aproveito a descida para a Avenida dos Aliados para recuperar e volto a embalar … finalmente 4,05min/km de média… ataco as últimas centenas de metros numa espécie de sprint final … mas já não vai dar para melhor tempo … o meu relógio marca já 9,9km e ainda vou cá em baixo a dar a curva antes de entrar na recta da meta a subir … mesmo assim não desarmo … a uns 150m da meta dou o estouro final … ataquei cedo demais e já não tenho força … sou ultrapassado por alguns atletas que tinha ultrapassado à uns segundos atrás e não tenho força para reagir … mas cheguei … brutal … 41,42min de tempo oficial para 10,21km que o meu relógio marca …

 
Olhando ao que tenho conseguido, pode parecer um pouco aquém, mas esmifrando bem, olhando às condições desta corrida foi uma prova excelente para as minhas capacidades … aos 2km levava quase 4,50min/km de média, aos 3km ainda 4,30min … e cheguei com 4,05min/km ao fim … corri os últimos 5km em 19,41min o que corresponde exactamente ao meu melhor tempo em 5km, feitos em 2011 numa passadeira do ginásio … nunca participei numa prova de 5km, nem nunca num treino tentei baixar esta fasquia … provavelmente terei já feito melhor, mas nunca o registei … talvez um dia destes tente num treino fazer melhor J
Finalizaram 10.875 atletas tendo eu ficado em 546º na geral e em 110º nos velhadas M40 (em 1467 machos na flor da idade que fizeram os 10km :). Muito bom!!!

O pessoal do CAL como sempre em grande, tudo finalizou o que é o mais importante, havendo a destacar as estreias em corridas da Albina e da Samanta – as primeiras de muitas com certeza J
Quanto à organização, existem os pontos a melhorar que eu já referi, especialmente a questão do controle dos tempos para as diferentes zonas – acho que iria melhorar em muito o bom funcionamento da prova … gerir tanta gente na Avenida do Aliados não é fácil,  tem que dar confusão, o que é normal e da minha parte perfeitamente aceitável. Como já referi, quem não quiser este tipo de confusão que procure outras provas … de resto nada a apontar …

E pronto … foi a última prova de 2015, um ano muito positivo no que diz respeito a corridas, ano de muitos recordes e quedas de “barreiras” que eu tinha como meus limites. Farei uma retrospectiva nos próximos dias.
No próximo sábado nova S.Silvestre, a de Espinho … se a coisa se proporcionar e eu estiver num dia sim, que sabe não faço menos que os 39,29min do ano passado??? JJJ


28 comentários:

  1. Grande prova! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Com esses dois primeiros quilómetros tão lentos, foi realmente uma grande recuperação! Excelente prova! Um dia tenho de ir ao Porto correr catano!

    Boas passagens Carlos e que o próximo ano te traga ainda melhores resultados e iguarias culinárias :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade ... foi bom. Se vieres cá acima correr tens que pedir um dorsal de elite para sair lá na frente, ou como alternativa entras na "festa" :)
      Obrigado, tb para ti e para os teus um grande 2016.
      Abraço

      Excluir
  3. Olhando para ti no meio dos teus pais... nasceste num dia "grande" ;).
    Quanto à S. Silvestre do Porto, embora emblemática pela moldura humana que a caracteriza, não é das melhores para se correr. Concordo quando dizes que uma das possibilidades seria fazer partidas faseadas. Seria uma mais valia e os atletas teriam mais espaço para correr e minimizar o perigo de tropeções e quedas.
    Quanto à TUA prova: Excelente, perneta! ;)
    Beijinhos e entra em 2016 em modo Run.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... e não viste o meu irmão ... 1,92cm ?!?!
      Quem vai à S.Silvestre do Porto deve saber que vai a uma festa, vai correr sim senhor para que não pense em grande tempos porque não dá.
      Obrigado :):):)
      Beijinhos e um grande 2016 para ti.

      Excluir
  4. Ahhh, pois...mon cherie...

    Era isto.

    Grande prova, relato sentido.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... brigadinho.
      Aquele abraço e bom 2016 para ti ... vamos lá ver se é no próximo ano que ... já sabes ;)

      Excluir
  5. Muito bom com essas condições.parabéns Carlos.abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhó Eduardo !!! Obrigado :)
      Aquele abraço e bom ano para ti e para os teus

      Excluir
  6. Parabéns por mais uma grande prova. E o desejo que em Espinho faças mais história!

    Um excelente 2016 para ti e todos os teus!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, em Espinho vamos tentar ;)
      Tb para ti e para os teus um excelente 2016.
      Aquele abraço

      Excluir
  7. Muito bem senhor Macho na Idade Linda da Flor! MILF? Oi? :)

    É difícil bater recordes neste tipo de provas de gincana com muita gente, e ainda para mais numa prova que bateu recordes de participação, pelo que li no blogue do João Lima! Parabéns Porto!
    Ainda assim, portaste-te muito bem nesse teu "FARTLEK de São Silvestre"!
    Desconfio que o teu novo RP nos 10k está aí a bater à porta no ano 2016! ;)

    Desejo um "granda" ano de 2016 a ti, à tua família e amigos! Boas entradas!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MILF??? Hehehe... consegues ver cada coisa ...
      Vamos lá ver se é já dia 2 ;)
      Abraço, obrigado e um grande ano tb para ti e para os teus.

      Excluir
  8. Parabéns Carlos por mais este excelente resultado nesta prova que é uma confusão!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder. É uma confusão, mas neste caso eu gosto ;)
      Grande abraço, e um bom ano para ti e para os teus.

      Excluir
  9. Bem, eu vou dizer aquilo que todos pensaram e que ninguém disse:

    1- Aah e tal parti do bloco elite classe A sub 40, mas depois faço um tempo acima dos 40'!
    2- Aah e tal ainda caminhei para beber água e cenas, mas mesmo assim fiz um resultado melhor que os vossos todos!

    E é isto. :D

    Por acaso em Lisboa safavas-te melhor, que a partida tem bom escoamento e há duas vagas. Sendo que já sendo sub 40 partias praticamente em cima da linha de partida. Acho que deves vir a Lisboa só mesmo para fazeres algo na casa dos 35'! :)

    De resto, desejo-te um ano de 2016 cheio de tudo o que é bom e melhor!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... então nunca irei a Lisboa ;)
      Obrigado, e tb para ti um excelente 2016.
      Abraço

      Excluir
  10. Parabéns MILF! :D :D
    Conseguiste fazer a segunda parte da prova mais rápida e ainda ficaste em 110º do escalão, é um espectáculo! (111º era fraquinho... :P)
    Beijinhos e bom ano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha outra ;) ... então se fosse 112º pendurava as chuteiras ;)
      Beijinhos e um bom ano tb para ti

      Excluir
  11. MILF?!?!?! ;) Onde é que isto já anda. Sim senhor, agora sou eu que tenho inveja e apetece-me ir ao Porto fazer uma São Silvestre.

    Parabéns pelo relato.

    Grandes sprints para 2016

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que é esta merda??? Não vejo este tipo de comentários nos "tascos" dos outros!?!?! Mais respeitinho sff, que além de não ter andado com vocês na escola, tenho idade para ser vosso pai ;)
      Ok ... pronto ... agora que está tudo nos eixos ... Obrigado :):):)
      Grande Ano para ti e para os teus
      Forte Abraço

      Excluir
  12. Boa crónica e bom tempo. A organização tem que põr termo ao acesso descontrolado às zonas de partida. Eu também vi pessoas a caminhar à minha frente e eu tinha partido do grupo A. Pessoas lado a lado, a passo e a conversar como se fosse uma caminhada. Tinham partido à minha frente. Cheguei a ver um participante parado, no meio da estrada, a beber e ainda só tinham percorrido cerca de 500/600. Parece que a organização já acordou e vai fazer alterações para o ano. metros.
    Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá António, antes de mais obrigado pela visita ao meu cantinho e ao comentário. Pois, estamos de acordo e se a organização estiver disposta a mudar a forma de controlar a partida, então esta S.Silvestre ficará quase perfeita. Eu penso que não deve ser assim tão difícil como isso. Vamos ver. Para o ano lá estarei novamente.
      Um abraço e tudo de bom para 2016

      Excluir
  13. eheheh...

    Entendo bem esses teus "desabafos" , tambem já passei por algo semelhante em algumas "partidas"... enfim, tema para outra ocasião. ;)

    Parabens grande Carlos , mais uma demonstração da forma em que estás...eu continuo na minha, de repente , numa prova qualquer sem dares por isso , tá esse rp batido na boa...

    Aceita um conselho de um vetereno1... :P , não ligues tanto ao relogio !!
    ...não sejas "escravo" do pace da altura...
    ...não olhes a cada kms para o relogio !!
    ...dá sempre o maximo , olha só nos ultimos 200metros... , e depois me dirás. ;)

    Um grande ano de 2016 e adiante , com muita saude sorte e tudo do melhor para ti e para os teus.
    aquele abraço
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... só tem um problema, eu gosto mesmo muito de olhar para o relógio, a sério ... já muita gente me disse isso que tu me estás a dizer e eu compreendo, mas é que eu gosto mesmo. Por exemplo, o gajo mais rápido do CAL, que faz 34min aos 10km, só tem um simples casio no pulso para saber as horas :):):) ... cada tolo com a sua mania. Talvez um dia deixe o relógio em casa para experimentar ;)
      Abraço e um grande ano tb para ti e para os teus

      Excluir
  14. Relato excelente como sempre, mas o que gostei mais foi a última foto, está 5*****
    Desejo-te um bom 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... obrigado. Que queres? Além de lindo como o caraças tb sou fotogénico pra xuxu ;)
      Abraço e um excelente 2016 tb para ti

      Excluir