domingo

A minha São Silvestre de Ovar 2015



Levantei-me cedinho no sábado para levar a Maria ao treino de vólei – um treino especial natalício que envolveu os familiares dos atletas em joguinhos tipo jogos sem fronteiras …
... fonix ...transportar bolas de ping pong numa régua cansa para caraças ;)
a minha voleibolista preferida :) ... já encomendei um tanque de guerra para o meu arsenal :)

… seguido de 9 jogos vólei de 4 minutos cada, num torneio de duplas … tudo num espirito de brincadeira que durou um pouco mais de 3 horas. E a brincar a brincar, lá íamos correndo, saltando e batendo bolas, e aqui o Perneta deve ter pensado que ainda tem 20 anos J … sei que cheguei a casa e senti-me cansado … já não bastava ainda estar a sentir o empeno dos Trilhos de Perneta de há uma semana atrás … “esquece lá os grandes tempos logo em Ovar”.
Depois de um banhinho rápido, um almocinho e um café deu-se um milagre … e não é que me deixou de doer os músculos … estranhei .. até ensaiei uns passinhos de corrida para confirmar … é verdade … músculos soltinhos, incrível J … andei toda a semana empenado, e depois da asneira que foi fazer series de 1000m na quarta fiquei ainda pior, de tal forma que na 6ª nem rolar consegui …
Eram 4 da tarde, encontrei-me com o Zé Miguel no Beto … meti um pão com manteiga e queijo e um croissant recheado no bucho … não vá me dar uma fraquezazita J … ando a comer como uma larva … em Janeiro entro na linha, palavra de Perneta J … por volta das 17h estávamos em Ovar onde nos encontramos com mais uma malta do CAL para um cafezinho, converseta e receber os dorsais e os brindes … uma camisola técnica e um mini-pão de ló de Ovar … nham … ahhh … e fiquei a saber que todos os que participaram nos Pernetas tinham empenado como eu JJJ
 




Um pouco antes das 18h fomos equipar ao carro e aquecer … a temperatura estava óptima, ca. 18 ºC, mas um pouco de vento e começavam a cair as primeiras pingas de chuva … o aquecimento comprovou que estava soltinho, as sensações eram boas …


... faltavam 10 minutos quando fomos para a zona de partida … nesta prova não havia partida por blocos. A não ser os atletas de elite, com o seu espaço habitual reservado lá na frente, o resto tinha que se desenrascar. De repente o Zé Miguel repara que se tinha esquecido de colocar o dorsal … Perneta e Zé Miguel saem numa corrida desenfreada até ao carro, para ir buscar o dorsal, e regressam no mesmo ritmo … tudo a 100%, estava bem quentinho e com o motor pronto a carburar J … o problema é que já não deu para avançar muito no pelotão … furamos o máximo possível e devemos ter ficado a meio sensivelmente. A vantagem foi que não estivemos ali praticamente tempo nenhum parado … a partida deu-se uns 2 ou 3 minutos depois de termos chegado.
PARTIDA!!! … demorei mais de 30 segundos a passar o pórtico e as primeiras centenas de metros são muito lentos, com aceleradelas e zigue-zagues, mas sempre a esbarrar em autenticas muralhas de atletas mais lentos. A rua da partida não é muito larga, e mesmo os passeios não são solução por causa das pessoas que estão a assistir e tb por serem em calçada portuguesa, que com os chuviscos estão escorregadios. “Já fostes Perneta” é o que me ocorre … mas depois da rotunda junto aos bombeiros, começa a haver mais espaço e consigo acelerar … começo imediatamente a  tentar recuperar o tempo perdido …


... lembro-me de estar a 4,09min/km de média ao 1,5km e que sensivelmente aos 2km já levava 4min/km … “é até rebentar” … descia ligeiramente e eu continuei a dar-lhe gás … ca.3,5km levava 3,56min/km de média o que daria para recorde pessoal – iria ser a média mais baixa que consegui ter – depois começou o sobe e desce, uma estrada em obras e algum paralelo antes de voltarmos a entrar no centro de Ovar … a média baixou mais um pouco e entrei a primeira vez em dificuldade … baixei um pouco o ritmo … passamos na zona da partida novamente aos 5km e marcava 19,57 …


... não era mau, mas para bater o meu recorde na 2ª volta (diferente da 1ª) teria que tirar meio minuto a este tempo, o que corresponderia aos 5km mais rápidos que alguma vez tinha corrido … e o problema é que não me parecia estar com capacidade para isso, ainda por cima estava com inicio de sintomas de “dor de burro” o que nunca me aconteceu em prova  … em vez de acelerar de imediato decidi mudar de táctica … eu sabia que os últimos 2,5km eram em grande parte a descer ligeiramente (embora tivessem 2 subidas curtas mas acentuadas) … iria tentar aguentar o ritmo para chegar aos 7,5-8km com 4min/km de média e depois iria dar tudo para fazer os últimos km a 3,40-3,45 … nunca parei em nenhum abastecimento … tinha bebido um isostar antes da partida para ter reservas para toda a prova … o plano estava a resultar, cheguei à Avenida larga e a descer onde estava a placa dos 8km com uma média de 4min/km e com alguma energia ainda …  a dor de burro tb já tinha ido embora … “Bora lá” … mas aconteceu algo inesperado … mal entro nessa avenida levo com um vento forte de frente, acompanhado por chuva que me obrigava a baixar a cabeça e a cerrar os dentes para tentar não baixar o ritmo ... por muito que eu me fosse ali a matar, não conseguia sequer baixar os 4min/km … aquilo durou ca. 1km, o suficiente para me deixar longe do RP e mais desgastado … depois entramos novamente em Ovar e os prédios voltaram a proteger-nos do vento … consegui acelerar novamente, mas as tais subidas curtas punha-me os bofes de fora e faziam-me baixar o ritmo … aparece a placa dos 9km … olho para o meu relógio e levo 9,33km …”mas que merda é esta?? queres ver …”, fui-me abaixo durante algumas dezenas de metros por causa disso  … a prova iria ter mais do que 10km L … mas tão depressa desmotivei como voltei a motivar-me para dar o meu melhor e comecei a acelerar … reconheço a zona e vejo  a meta … olho para o relógio e levo 39,33min e a meta ali tão perto … já não deve dar para ficar abaixo dos 40min, mas perto, e acelero …

... a recta da meta é uma subida com um pouco mais de uma centena de metros … por incrível que pareça consigo subir a sprintar e passar 3 atletas antes de cortar a meta … o meu relógio marca 39,59min … o tempo oficial viria a confirmar 39,57min … espectáculo … é a segunda vez na minha vida de “atleta de pelotão” que eu consigo baixar a barreira dos 40min, ambas em 2015 J Não deu para recorde, mas fiquei satisfeitíssimo … sinceramente, como eu estava nesse mesmo sábado de manhã, nem em sonhos me imaginaria a baixar essa barreira J


Fiquei igualmente satisfeito por ver o Zé Miguel novamente motivado nestas andanças das corridas … temos o “menino Tonecas” de volta, e que falta faz JJJ
A restante malta do CAL esteve como sempre, em grande. Destaque para o Américo – tira 2 minutos ao RP anterior – a confirmar a grande forma em que se encontra. Parabéns a todos nós!!!
Quanto à prova só posso dizer que gostei … mesmo havendo uma catrefada de provas este fim de semana (além da SS Ovar, realizou-se a de Ermesinde,  Gondomar, Viana e Braga … X-mas Trail em Gaia além de outras que provavelmente estou a esquecer) conseguiram juntar mais de 1000 atletas (finalizaram 1085). Gostei do percurso .. os paralelos eram escusados por causa do meu joelho, mas esse problema é meu J … os brindes eram muito bons, T-Shirt técnica e o tal pão de ló além de uma medalha de Finisher. Penso que podiam melhorar a partida, criando blocos por tempos , mas assim de repente é o único pormenor que tenho a apontar. Ahhh … e achei que tinha pouco público, até estranhei porque Ovar costuma sair à rua quando se corre ali a Meia Maratona … talvez tenha sido por causa da chuva … Gostei!! Parabéns à organização.
Por fim, e como um pão de ló pequeno não chega, tinha que comprar outro, o genuíno da S.Luiz … ora vejam lá …




No próximo domingo há mais São Silvestre … a do Porto, a minha preferida J

16 comentários:

  1. Parabéns Carlos. Lá nos encontraremos pelo 5º ano consecutivo, espero. Quero recordar-te que foi na S.Silvestre do Porto que me iniciei nestas lides do Running e tive o prazer de teres sido a primeira cara conhecida que encontrei. Desde ai, lá nos vamos encontrando e tem sido um alento ver-te a evoluir para um nivel de estatudo de pré-elite ;) Forte abraço e até 27.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade :) ... estava eu a levantar o dorsal e quem estava mesmo à minha frente, quem era??? O meu amigo Trigo ...que coincidência boa :) ... até domingo.
      Abraço

      P.S. Gostei do pré-elite ... se baixar uns 8 ou 9 minutos estou lá :)

      Excluir
  2. Grande Perneta! Excelente! Mesmo com emprevistos finais ainda conseguiste uma boa marca!

    Em relação a comer que nem um alarve já somos dois :p

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carlos! Mais uma grande prova, com uma marca que fica bem no currículo!

    Não sei como é que a malta do Norte consegue ser atleta, com tanta coisa boa para comer! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem verdade ... já sou 2x sub 40 :):):)
      Olha, se não comêssemos é que não havia boa marca para ninguém :)
      Abraço

      Excluir
  4. Muitos parabéns pelo bi sub40!!! És uma máquina

    E que rico aspecto tem esse pão de lo...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Que bela medalha amigo ... E pelo visto, um evento maravilhoso, PARABÉNS. Meu carinho e o desejo de um Natal feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivana. Tb para ti e para a tua família um feliz Natal.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Parabéns, Perneta! Agora é para manter os sub-40 nas restantes São Silvestre! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... tás doida!!! Sub-40 na S.Silvestre do Porto era como fazer 3h numa Maratona ;) (... mas vou tentar ;))
      Beijinhos

      Excluir
  7. Pumba !! ehehehe
    ...estás feito um malandro !!
    ..."áh e tal estou cansado e empenado e coiso , e uma dor aqui e ali outra"...

    "..não vai dar para correr , nem pensar em rps e coiso...

    Essa conbersa já eu conheço á anos !! eheheh
    Andamento nisso carago !!
    Essa forma de 2015 , vai ficar por muitos e bons anos !! ;)

    PARABENS Grande Carlos...
    Força para a da Porto...com a corrida a dar na televisão tripeira e tudo , até vias voar ! eheheh

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... olha que desta vez estava mesmo empenado, quer dizer, de manhã ... de tarde deu-se o milagre ;)
      Ontem voei um bocadinho mais lento, mas voei na mesma ;)
      Aquele abraço

      Excluir