quarta-feira

Diga lá 43 ... entrei na idade Ultra


Aqui o Perneta chegou à idade “Ultra” … são 43 aninhos em cima deste físico invejável … não parece, eu sei J  … o ano passado, com o chegar à idade da Maratona fiz um treino especial para comemorar o número mágico para nós corredores, abri o coração e contei aqui algumas peripécias da minha vida.

E este ano? Para ser coerente deveria ter corrido uma Ultra não era? Tá bem abelha, e começava uma tradição difícil de manter … até aos 99 anos não vejo problema nenhum, mas e depois? … nunca fiz 3 dígitos, nem sei o que isso é (não é Gangue dos Pernetas??? J) …. aos 100 teria que os fazer … e se nesse dia não me apetecer??? … o melhor foi nem começar, cortar a dita tradição pela raiz e pura e simplesmente nem calçar as sapatilhas … sim … zero de corrida este ano … e por opção minha … pumbaaa J

Estive de férias uns (poucos) dias no Algarve … no meu dia de anos não corri, mas durante a semana ainda fiz 3 corriditas. Costumo ficar nas Açoteias com a famosa praia da Falésia, e enquanto a maior parte do pessoal corre na praia, aqui o Perneta prefere o topo da Falésia e os seus trilhos, com pisos muito variados, arribas curtas mas ingremes … o percurso que habitualmente faço vai das Açoteias até Vilamoura (ca.5km) e é um autêntico mói-pernas … mas dá um gozo enorme, e as vistas??? Meu Deus … Just like Heaven … venham lá comigo…
 
 
… o regresso pode ser pelos mesmos trilhos, por dentro (estradas em terra, campos) ou então pela praia (foi o caso desta vez – não há filme porque a Gopro decidiu pifar… mas descansem, que tenho fotos J)





 
… no fim para voltar a casa tenho uma escadaria com quase 100 degraus para subir, logo seguido de outra subida em alcatrão (são apenas ca. 150m, mas com 20m D+) … ufa … ainda fui dar uma voltinha à pista de cross das açoteias para fazer horas e ir buscar o pão fresco à padaria para o pequeno-almoço. 13km no total, as pernas massacradas mas a alma lavada e pronto para enfrentar um dia de praia.
 
... além das corridas fiz isto 2 vezes por dia (2 a descer e 2 a subir), a caminhar, com uma Isabelita ao colo (13kg) e uma mochila às costas .... quem disse que eu não faço reforço muscular :P



 
 
 Fiz mais dois treininhos durante a semana, um de 7km na praia, e um de 15km com series 8x800 a 4,16min/km para que as minhas pernas não se esqueçam desta componente de treino, que a partir de 17/8 será obrigatória uma vez por semana até à Maratona do Porto. Acabou-se a malandrice e a brincadeira … agora é a sério J

... o levantar cedo custa, mas depois estas cores que a natureza nos oferece compensam todo o esforço... tirada no dia do treino de series, campos algarvios por volta das 6.30h da manhã ...
 
 

16 comentários:

  1. Parabéns Carlos!

    Idade Ultra? :)
    Velhos são os trapos! Daqui a menos de um mês também consolido a minha Ultra-idade nos 47... e vou fazer um treino de 4,7 km para festejar LOL

    Belas paisagens, bons trilhose que serenidade de oceano... espetáculo! Bom vídeo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luis... vê lá, não exageres ... olha que na nossa idade pode ser perigoso :)
      Adoro aquela zona ... e correr ali é de manhã cedinho ... aquelas cores, os cheiros, maravilha :)
      Abraço

      Excluir
  2. Muito gosto eu, Ultra Carlos, dos teus filmes! Em especial os 360 resultam sempre muito bem. Parece que tudo está a andar e tu é que estás parado :)

    Sempre que vou lá abaixo, é imperdível andar na pista de cross das Açoteias. E que boas recordações tenho de Dezembro 2010 onde fui lá assistir ao vivo e a cores ao Europeu de Cross, vindo de lá rouco de tanto apoiar os nossos atletas e em especial as nossas meninas que foram ouro colectivamente e tive o privilégio de assistir à monumental vitória da Jéssica!

    Um abraço e, uma vez mais, parabéns Ultra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João ... os 360º ficam sempre bem e são muito simples ... o resto tb podia ser melhor se eu investisse em algo para fixar a maquina (um stick, banda para cabeça ou peito) ... um dia ... para ficar com umas boas recordações serve muito bem :)

      Por acaso, a casa onde costumo ficar, está a 500m da pista das Açoteias, mas só lá costumo dar uma volta porque sim :) ... de resto prefiro perder-me nos trilhos da Falésia, nos campos ou ir afugentar as gaivotas junto ao mar :) ... mas grandes provas ali se fazem ... eu gosto muito de corta-mato (só corri 2 até hoje) ... assistir a essa prova deve ter sido espectacular.

      Abraço e mais uma vez obrigado ;)

      Excluir
  3. Epá, ninguém te dá mais que 42 anos e alguns meses! Juro!
    Estás muito conservado para a idade!

    O pior de todos os anos correres a tua idade para comemorar é que quando chegasses aos 100 anos, e fosses correr os 3 dígitos, corrias o risco de chegares ao primeiro abastecimento sólido e perceberes que te tinhas esquecido da placa em casa e só podias chupar laranjas! :D hahaha

    Se calhar, o melhor é tratares disso dos 3 dígitos já para o ano! Tu... e eu! :)

    Aaaah Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sempre simpático ;)

      Fazer 100km alimentado a laranjas chupadas??? Por que não? Belo desafio extra ;)

      Acho que os 3 dígitos vão ser tratados daqui a exactamente um mês :) ... mas mesmo assim, para o ano pode ser que trate deles novamente, só não sei ainda onde ;)

      Ahhh... obrigado.
      Abraço

      Excluir
    2. Ah vais ao UTAX?!

      Vou-te contar uma piada: Certo dia, uma velhota ia a passar na rua e vê uma fila de mulheres, que mais não eram que 'senhoras da vida' a receberem preservativos. Ela perguntam a uma delas para que é a fila e ela diz-lhe que é para receber laranjas. Ela decidi ficar na fila porque gosta muito de laranjas. Quando chega a vez dela, a funcionária olha para a velha muito admirada e diz "O quê? Com esta idade e aqui?", ao que a velha responde "Oh minha filha... Eu não mordo, só chupo!"

      Excluir
    3. Não...errado.... vou às 24h de Vale de Cambra, andar ás voltas de 2100m2 durante um dia inteiro ... se não ficar zonzo, espero passar a barreira dos 100km :)

      Quanto à piada já conhecia, mas em vez das laranjas a "minha" versão tinha rebuçados ;)

      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns rapaz!

    Começar a tradição decimal ou inversa, 4,3 km ou 34km, o chato vai ser aos 99 anos...pior apenas aos 100, nem aqueces.

    Eu também gosto muito de manhã ver essas cores.

    Aquele Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado moço!

      Deixa lá isso das tradições, seja de uma forma ou de outra só dá chatices e responsabilidades :) ... de ano para ano logo se vê ...

      As manhãs estão com cores lindas ... ainda hoje eram 6h e saí para a rua, o sol começou a aparecer 15 minutos depois... foi lindo enquanto não começaram as series de 1000m ... depois já não me lembro, acho que ficou tudo escuro, raios e trovões e vento ciclónico ... acho eu ;)
      Abraço

      Excluir
  5. Parabéns moço! (Faltava aqui no blogue :-) )

    Quanto a essas paisagens marítimas... Não perdes pela demora!!! :-P

    Beijinhos

    PS: Ah, e bom regresso ao trabalho! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado menina! (Faltava aqui no blogue:))

      ...já desconfiava ... depois de vacaciones na montanha parte 1, tinha que vir uma parte 2 muito provavelmente no mar ;) ... mas olha, deixa lá isso, não te dê ao trabalho, a sério ... ;)

      Beijnhos

      P.S. obrigadinho ;)

      Excluir
  6. Pffff...cortar uma linda tradição dessas logo ao 2 ano !! Não se faz !! :P

    Olha era uma bela ideia , especialmente a dos 100 !
    Mas é melhor despachares isso mesmo e o mais rápido possível !!

    ...vai aqui pelo velhote , olha que não vamos pa novos !! ;)


    Belas fotos e grande video !!
    ...mas deves pensar que não sei que no editar dá para por a velocidade X2 ou X4 !! :P

    Dá-lhe lume caragooo...

    abraço grande rapazola ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão... já não vamos pa novos ;) ... mas enquanto cá andarmos vamos "andar" bem, não é? :)
      Quanto ao vídeo, as velocidades e afins só uma palavra ... apanhado!!! ;)
      Abraço moço

      Excluir