segunda-feira

Trilhos do Perneta 2 mas ao contrário ou regresso ao meu quintal

Depois de umas férias bem merecidas e revigorantes estava na hora de voltar a calçar as sapatilhas … e nada melhor que voltar ao meu quintal para fazer o percurso dos Trilhos do Perneta 2 mas ao contrário J … estava um pouco curioso para saber como iria reagir … uma semana sem corrida não deveria ser problema, pois até terá servido para estar fresquinho como uma alface J … o “problema” tinham sido os excessos alimentares (tantas porcarias comi, todos os dias sem excepção … na bebida nem exagerei assim muito, mas não houve dia em que não consumisse algo “proibitivo” para um atleta da minha categoria J) … e ando com dores nas cruzes ….mas pronto, não haveria de ser nada…
 
mas??? mas??? como é que isto veio aqui parar??? ... ai... já tou com saudades :(
.. no sábado bem à noitinha fui preparar o equipamento… não pegava nas sapatilhas de trail e na mochila à quase 3 meses … tinha este equipamento num alpendre nas traseiras de minha casa, onde entre outras coisas, guardamos lenha … tanto as sapatilhas como a mochila estavam cheias de teias de aranha o que me deu um trabalhito extra para limpar aquilo tudo …

No domingo de manhã, 6,45h estava no ponto de encontro … fomos colocar um carro estrategicamente no Inha (zona de abastecimento no percurso “oficial”) … como ao contrário, os primeiros 7km são “a descer” aproveitamos para despachar as mochilas na mala do carro do Nuno Lima … sempre seriam uns km sem os quase 4Kg, que a minha mochila pesava, às costas … com quase 30km e 1500m D+ para percorrer, sem conhecer fontes pelo caminho e sem localidades pelo meio até aos 20km, não iria arriscar … prefiro levar a mais do que andar a penar … levei 2 ltr de isotónico + 2 garrafas de água 0,33, 2 géis e 1 barra, além da minha pomada milagrosa, 2 magnesonas, 1 benuron, tlm, Gopro, manta térmica, uma notita de 20 aerius, o BI e os meus inseparáveis pacotinhos de lenços de papel J … ainda deu tempo para um café e estava na hora de arrancar … tinha havido algumas desistências de última hora, restavam 10 divertidos e madrugadores Pernetas … “Bamos lá, carago” …
 Equipinha Maravilha: Perneta-Mor (ou Moi-Même), Paulo, Nuno Silva, Francisco, Zé Alexandre, Badolas, Bruno, Nuno Lima, Filipe e Hélder
 
… descobrimos que os primeiros 7km “sempre” a descer do alto da Capela da Sra.da Piedade até à margem esquerda do rio Inha, afinal ainda tem mais de 230m D+ … o ritmo foi vivinho … pelo meio ainda fizemos um picadeiro que não faz parte do menu oficial dos Pernetas (32mD+ em 120m)  … como iam ali o Filipe e o Hélder que não participaram nos Trilhos do dia 1 de Maio, nem mesmo nos treinos preparatórios, tinha que arranjar um local de onde lhe pudesse mostrar as serras que daqui a pouco iríamos ter que escalar J … chegados ao lugar do Inha paramos para colocar as mochilas, comer qualquer coisa e despedirmo-nos  do Nuno Lima que não tinha tempo para mais pois tinha que ir trabalhar.




 
… seguimos junto a Inha durante 1,5km e estava na hora de enfrentar a subida ao alto do Camouco … nunca tinha subido por este lado e estava mesmo curioso para o fazer … ainda antes de subir despedimo-nos do Filipe Moreira, que veio fazer um treininho mais soft e iria voltar para o carro que tb tinha deixado no lugar do Inha … ele está a dar os primeiros passos na corrida e tem tempo para se meter em aventuras mais ousadas – já foi um bom treino para a Pampilhosa que será a sua estreia oficial em provas de Trail.







… e lá começou a subida … brutal … subimos dos 36m aos 430m de altitude … são quase 400m D+ em 2,7km por trilhos em terra com muita pedra … demoramos ca.38min para o fazer … tivemos a recompensa lá em cima …. vistas espectaculares a 360º … não estava sol, mas não havia nevoeiro a encobrir as paisagens … Freita, Montemuro, Paiva, São Domingos, Porto, Oceano Atlântico são apenas alguns dos pontos que se podem vislumbrar do alto do Camouco … o Nuno Silva era a 4ª vez que estava ali em cima e foi a primeira vez que teve direito ao “prémio” … vale mesmo a pena …. ficamos ali um tempinho a apreciar a coisa, e aproveitamos para comer e beber … descanso bem merecido ….
 







 
ora tomem lá a vista a 360º do Camouco ... quem é amigo, quem é??? ... de nada!!!
 
 … depois descemos o monte do Camouco para voltar a subir um pouco até ao Marco dos 4 Concelhos, ex-libris dos Trilhos do Perneta 2 … mais uma selfie para registar o momento e siga para o Marco Geodésico, ponto mais alto do percurso a 476m de altitude … tb não ficamos ali muito tempo … levávamos quase 13km que percorremos em 2h20 …




 
... agora seriam 5km sempre a descer para tentar recuperar algum tempo … as 5h de tempo que tinha definido de limite para a volta estavam a fugir um pouco … quando chegamos ao rio cá abaixo já íamos com uma média que dava um bocadinho de margem para chegar abaixo das 5h …. agora era subir os 2km em estradão florestal até à freguesia de Parada onde esperava que o tasquinho da Dª Alice estivesse aberto … e não é que estava JJJ ….





 
.... os 8 magníficos Pernetas encheram o tasco, que ao mesmo tempo é loja e abastece aquela freguesia com uma dúzia de casas com bens essenciais …   estava na hora de hidratar como deve ser … minis bem fresquinhas para todos (quer dizer, para todos não … houve dois que preferiram Coca-Cola J … meninos é o que é … depois chegamos a Pampilhosa e levamos uma abada do pessoal de lá… enfim J) …. soube mesmo bem J … falta experimentar a mitica sandes de presunto com ovo estrelado a cavalo ... mas não havia tempo... 20km feitos … com esta paragem as 5h já foram … que se lixe… sigaaaaa….
 
 
 
... já não via uma conta com "noves fora" há muitos anos ... não, não é a nossa conta ... para 6 mines e 2 colas foram 6 euros ... barata a festa :)
 
… até Serralva foram 4km, 2 a descer e 2 a subir … agora era descer até à Ponte do Perneta … o problema é que o trilho de acesso ao rio e à ponte estava fechado com tanta vegetação … tivemos alguma dificuldade em acertar pois existem dois trilhos em single-track quase paralelos, e já não me lembrava qual dois é que era o correcto … apenas sei que naqueles 100 ou 200m nos arranhamos todos …. ahhh … finalmente a Ponte dos Pernetas com a respectiva cascata para uma crioterapia natural … nada melhor para nos por finos para os 3,6km finais, quase sempre a subir (175m D+)…







 
... aqui pelo menos avisa-se o pessoal que há buraco ... ;)
 
 
… como já íamos um pouco atrasados e havia pessoal com compromissos decidimos encurtar a parte final em ca.1km – não fomos subir as pedras, quer dizer, neste caso seria descer as pedras porque é ao contrário J … tb não fiquei triste, porque aquilo é capaz de ser perigoso … a malta é crescidinha mas um azar poderia estragar um treininho que estava a ser tão espectacular …. ainda deu tempo para um “sprint” final na rampa que dá acesso à Capela (22mD+ em 200m) onde acabou o percurso … fiquei com os bofes de fora, e deprimido pq ia ali todo contente a pensar que ia a subir à campeão, quando o Nuno Silva passa por mim a “voar” quase ao dobro da velocidade a que eu ia …. se quero ganhar na Pampilhosa vou ter que arranjar maneira de lhe fazer a folha J
 
E pronto …. foi isto …. 5 estrelas, a sério … diversão, corrida (e caminhada), natureza, dureza q.b., “mines” e ninguém se magoou … 28,6km, 1300m D+ em 4h59min. O tempo ajudou, temperatura ligeiramente acima dos 20 graus, mas o sol nunca espreitou o que foi uma bela ajuda.
Já estava com saudades de um treininho com a malta … era escusado era andarem sempre a com as bocas dos 100km J … sabiam que estes amigos da onça (os que foram a S.Mamede) me lembravam de 5 em 5 minutos que eu ainda (friso aqui bem o AÍNDA) não fiz 3 digitos ???? JJJ… e fizeram questão de levar a camisola oficial de S.Mamede … cagões de merda!!! …. Não esperam pela demora, deixem-se andar JJJ
Quanto a mim, correu-me muito bem … sempre tranquilo, nunca senti grande cansaço …fez-se bem … durante todo o percurso bebi 2 ltr de isotónico e tomei um gel (mais para lhe dar uso, pois a data limite estava próxima, do que por necessidade) … também com toda a porcaria que andei a ingerir durante a semana anterior, outra coisa não seria de esperar … o que não falta por aqui é calorias para perder J … as costas é que se ressentiram um pouco … hoje estou melhor, muscularmente algumas poucas dores, sinal que o treino fez efeito …
Obrigado ao pessoal que esteve presente … um dia destes repetimos a dose…

25 comentários:

  1. Epah que grande aventura, e não é que as fotos nem parecem montagem.

    É bom ter assim uma zona para treinar trail tão perto de casa. E com os abastecimentos bem pensados nas tascas do caminho... excelente. O Profissionalismo da organização.

    Parabéns, fico com inveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tou a ficar pró nas montagens ;) ... muitos anos a virar frangos meu amigo, muitos anos :)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  2. Esse 360 é de profissional, rodar sempre à mesma velocidade.

    Fizeste um regresso em grande com o 2 atenreP od sohlirT :)

    Um abraço, boa continuação e... ainda há quem faça a prova dos 9?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... ficou bem não ficou? Por acaso até foi um belo de um regresso, mas cá entre nós, hoje estou bem mais empenado do que ontem ... a PDI afinal não perdoa :)
      Abraço

      P.S. Parece que sim ... foi por isso que tirei a foto ... achei engraçado

      Excluir
  3. Isso é que foi um regresso aos treinos em cheio! Com um quintal tão bonito, não era preciso ires roubar aquela primeira foto ao google... ;)
    Boa semana e bom regresso aos treinos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 1ª???? olha então que a 2ª...

      Excluir
    2. Vale tudo para ganhar a nossa competição :):) ... mas como as das férias não valem, podes ficar descansada.
      Obrigado, beijinhos e boa recuperação.

      P.S. Ó Hélder Jorge, alguém te perguntou a opinião por acaso????

      Excluir
    3. As opiniões são como os copos de água num Trail em Julho!
      Oferecem-se e prontos!
      Agora fiquei triste.
      Desculpem se me intrometi...nem comento a foto da mochila...

      Excluir
    4. Ahh pronto... se as opiniões são como os copos de água em Julho, tás á vontade ;) Amigos de novo?

      Excluir
    5. Pronto, ta bem.
      Um destes dias pagamos umas mines!

      Excluir
    6. Uma vez que toda esta conversa está a acontecer devido ao meu comentário (estejam à vontade, estão em vossa casa ;) ), estou a contar com uma mine também!!! :P
      jnr: aquela primeira foto do mergulho nas águas cristalinas!! Achas que aqueles são os pés do perneta-mor?? Tenho sérias dúvidas... ;)

      Excluir
    7. Oh Menina! Mine e tremoços! É só hidratação, proteína e pouca gordura.
      Também tenho duvidas, acho que é daquelas fotos que vêm nas molduras;)

      Excluir
    8. Mine e tremoços??? Ok.. considerem-se inscritos nos Pernetas 3 ...e desta vez não há cá desculpas.
      Quanto à foto .... APANHADO!!! .. a foto é da minha autoria, mas os pezinhos são da minha mais velha ... se fossem os meus não publicava (ainda me resta um bocadinho de dignidade e pudor) ... sempre perspicaz esta menina ;) ... gajas!!!
      Mas pela enésima vez ... não se preocupem que fotos de férias não valem, a não ser que sejam tiradas de corridas!!!) :)
      Abreijos

      Excluir
  4. SENSACIONAL, amigo !! Um baita (aqui no Sul dizemos assim) evento ! E que imagens belas. Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Aí estão os pernetas de volta!!! Estava a ver que não!!! Não pode ser só lareu!!!!! :)

    Valente treino!!! :) E o vídeo, estás a ficar profissional... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Pernetas não param!!! Beijinhos "Piolha"

      Excluir
  6. Belo treino e em boa companhia, essa malta dos 100km de São Mamede parece ser o máximo!

    Olha, ainda não vi o video, qualquer coisa sobre o flash...mas vocês foram assim tãããããããoooo rápidos????

    Espilica lá como levas mochila com 4 kg e havia malta só com a t-shirt no corpinho???? levavas lá as mines e as teias de aranha, mais as aranhas e descendência??

    Bela volta, muito bom.

    Boa recuperação, coloca aí um "emplastro Leão" nas costas, isso passa num instantinho!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tão o máximo que lhes dediquei um cartoon (vai lá espreitar a posta que acabei de colocar) ;)
      ... malta só com a T-Shirt no corpo são os prós, sim esses dos 100km com 45 graus à sombra, sem água e ao pé coxinho :) ... só de líquidos eram quase 3 kg ... eu não facilito!!!
      Hoje já tou melhorzinho das costas, mas bem empenado da coxa esquerda ... a idade não perdoa mesmo ;)
      Abraço

      P.S. Pernetas 3???

      Excluir
  7. Espectaculo !!
    Esse teu quintal é de roer de inveja !
    Principalmente pelos rios e riachos (digo eu...que ainda não percebi bem se é sempre o mesmo curso de agua ou não) eheheh
    ...é o que me falta na minha zona !!

    Parabens pelo regresso e logo a essa distancia e com essas subidas e descidas... , é á bruto , não é á banana !! ;)


    Desculpa lá...tu disseste que bebeste "2 ltr de isotónico" ????
    Fonix!! Isso para mim dava para 2 meses !!

    É incrível !
    ...e para mais com um gel no bucho tambem ???
    Mas tu não enjoas ?? é uma das coisas que ainda não consegui "dominar" , tenho que arranjar uma cena qualquer para a "má-disposição" que tenho nas provas muito longas.

    Parabens pelo regresso, e pelo conbibiu ! :)

    Dá-lhe lume carago!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o teu não fica nada atrás ... são diferentes, mas ambos bem catitas. O rio principal é o Inha, afluente do Douro que está ali a dois passos ... esse passamos várias vezes em diferentes sítios, e depois ainda temos uns riachos que desaguam no Inha. Ando tudo à volta do mesmo.
      Sim ... 2 ltr ... eu misturo em casa e nunca coloco a dose que eles recomendam (é muito doce) ... e quando começo a enjoar intercalo com água (ou mines :)) ... mas tb já tenho ficado mal-disposto... faz parte.
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
    2. Obrigado eu pela resposta . ;)
      é verdade , se Sintra tivesse um rio ou mesmo um riacho , isto era um paraíso ! ;)

      Ok...acho que já tinha lido o teu "truque" dos 2 litros.
      O meu problema agora é arranjar mochila , onde consiga conciliar as duas coisas , o isot atrás por exemplo e agua á "frente"...
      infelizmente , nos tempos mais proximos , não á centimos para gastar em "luxos" :)

      dá-lhe forte grande Carlos
      aquele abraço

      Excluir
  8. Deve ter sido bem divertido! Melhor só com a mitica sandes de presunto com ovo estrelado a cavalo :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim senhor... quando à sandes, saquei o nr.tlm à Dª Alice ... da próxima marco com ela para ter as sandes prontas para quando nós chegarmos ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Isso é que era de valor!!

      Abraço

      Excluir