quarta-feira

Maratona do Porto 2015 - a minha tá quase a começar

A planificação para o ataque à Maratona do Porto deste ano já começou. Gosto desta fase de elaborar o plano – nunca os consigo cumprir, mas isso já outra história e gosto de imaginar que sim J.
 
O objectivo será chegar à Meta em menos de 3h20, o que para o meu nível é já uma marca bastante “jeitosa” e me vai obrigar a grandes sacrifícios. Com sacrifícios não me refiro aos treinos de corrida – haverá dias em que vai custar muito sair para treinar, mas isso serão excepções.
Refiro-me ao trabalho “invisível” que me proponho a fazer – o “temido” reforço muscular (que eu não gosto, ponto!!!) mas que vai ter que entrar no menu umas 2 ou 3 vezes por semana nem que seja à pancada J.
O problema maior ainda é outro, que me vai custar ainda mais e nem sei bem como o vou conseguir – uma alimentação mais cuidada e adaptada a quem, mesmo Perneta, quer atingir uma marca que será muito próxima do seu limite … quem acompanha o meu cantinho conhece bem os devaneios alimentares que moram nesta barraca, um completo exagero de alimentos “proibidos” para pessoas normais quanto mais para um grande atleta como eu J … gosto tanto de comer “porcarias” que não sei como vai ser …
... para a parte alimentar procurei ajuda profissional … ontem fui ao “confessionário” pela primeira vez – sim, a última vez que me senti assim foi quando me fui confessar ali pela altura da primeira comunhão – ia com tanto medo e com tantos “pecados” para contar que nem sabia por onde começar, e alguns eram tão “terríveis” (os pecados) que ia decidido a omiti-los …
... mas na altura, chegada a hora H, contei tudinho, porque afinal o padre até era porreiro e me deixou à vontade, e porque Deus sabia de tudo, fosse eu contar ou não. E assim aconteceu ontem também … contei tudinho à Sra.Dra., que foi porreirinha e compreensiva (isto já não sei, mas pareceu-me que sim), mas que tal como o padre à 30 anos atrás, me vai mandar fazer penitência … a diferença é que o padre me deu a penitência no imediato e a Sra.Dra. apenas hoje me vai enviar a coisa por mail – modernices que à 30 anos não existiam ... já não me confesso à muitos anos, é provável que nos dias que correm a penitência tb seja enviada por mail, ou a possamos descarregar com uma app qualquer no smartphone e até cumpri-la virtualmente na Wii lá em casa … bem … vamos lá ver o que a coisa me reserva … retive um pormenor … uma vez por semana vou poder soltar a franga e atirar-me ás coisas proibidas como se não houvesse amanhã J …. pelo menos foi assim que entendi …
Sra.Dra. – “não se preocupe, pode comer o geladinho caseiro da sua mãe (cheio de leite condensado, natas, bolacha) ao domingo por exemplo… uma vez por semana não tem problema, agora todos os dias não”.
Eu entendi assim – “uma vez por semana podes comer o que quiseres, nem que seja o bolo gelado da tua mãe inteiro, isto depois de teres enfardado 1 pizza gordurosa, 1 francesinha com batata-frita e ovo a cavalo e ter bebido uma grade de minis… ahh… e 1 vez por semana quer dizer 1 dia inteiro por semana … yeahhh … porcarias de manhã à noite” J
Vamos lá ver … ó pra eles todos contentes ... sim, nos próximos tempos não haverá por aqui foto nojentas das porcarias que como L
 ... já me estou a ver .... JJJ


Quanto ao plano de treino de corrida também já está concluído. Ainda estive a analisar um da Myasics, mas sinceramente, achei-o simples de mais (nem series tinha) – um dia experimento, mas para um objectivo menos importante. Volto a usar como base um plano da Runner’s World alemã – já tenho usado e dou-me bem com eles. Escolhi um para 3h15 e adaptei-o ligeiramente. Serão 4 a 5 treinos de corrida por semana – a base importante serão 3 treinos semanais, um de series, um de ritmo e um longo ao fim de semana. Começa dia 17/8, 820km em 12 semanas. Isto é tudo muito bonito mas vai ser muito difícil de cumprir – a minha vida profissional e familiar não me deixa muito tempo – vai ser uma ginástica do caraças para tentar encaixar os treinos pelo meio – mas isso não é nada a que eu já não esteja habituado J
… e ainda tenho as 24 horas de Vale de Cambra pelo meio – não sei como vou reagir depois desta prova, quanto tempo vou necessitar para recuperar e voltar ao plano de treinos para a Maratona. Eu sei que não se coaduna, mas fazer o quê??? … o gajo é maluco J … e não há-de ser nada, das 24h ao dia da Maratona ainda é mês e meio … um gajo desenrasca-se J
Por isso, dia a partir do dia 17 de Agosto (e depois de duas semaninhas de férias - nunca mais chega a 6ª feira) vão ter que me aturar com os pormenores todos sobre a preparação rumo aos sub 3h20 na Maratona do Porto … são 4 minutos abaixo do meu RP na distância … que os Deuses da Maratona estejam comigo J


33 comentários:

  1. Também devia fazer uma confissão dessas, mas ainda não aconteceu.

    Força nessa preparação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tens aí perto um outro João que está em grande forma, entre outras coisas, por se ter ido confessar e estar a cumprir uma penitência :)
      Obrigado.
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Com um plano desses nada pode falhar! Bons treinos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pode falhar é eu não o cumprir :)
      Obrigado e igualmente.
      Abraço

      Excluir
  3. Amigo força nesses objectivos, e cuidado com os Domingos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... os domingos serão terríveis :) Obrigado. Abraço

      Excluir
  4. Dizes bem Carlos, a confissão e penitência fizeram milagres!!!
    E deixa-me que te diga que nem custa assim tanto a partir do momento que passa a fazer parte do dia a dia e quando se tem um objectivo maior em mente :)

    Quanto ao sub 3.20 chamares uma marca bastante "jeitosa"... hum... é de tal maneira jeitosa que nem eu consigo lá chegar (ih ih ih ih ih)

    FORÇA NISSO PAPA KILOMETROS!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora aqui está um testemunho motivador. Eu acho que vou conseguir :)
      Meu amigo, cada macaco no seu galho ... uns mais rápidos, outros que precisam um bocadinho mais de tempo, o importante é chegar aquela meta :)
      Muito obrigado. Abraço

      Excluir
  5. Força aí companheiro. Eu ando aqui a pensar se vou ou não preparar-me para a minha 1ª maratona. A ver se me decido... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Anda daí ... passar aquela meta é algo de mágico. Dia 9 falamos no assunto.
      Abraço

      Excluir
  6. Força e auto disciplina!!! Se calhar também me tenho de converter a essa religião... mas 3:20 é muito bom e ainda chegas a casa a horas de almoçar.

    Que planos de treinos é que aconselhas a um tipo que quer fazer... hmmm... sem parar de correr +/-4:30?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda daí :):):) ... não sei se serei a pessoa certa para dar conselhos, apenas te posso falar na experiência que fiz. Tenho o meu plano de 12 semanas para a minha estreia na Maratona onde treinei para 4h e fiz menos uns poucos segundos. Se quiseres dar uma vista de olhos manda-me um mail para casc1972@hotmail.com que eu envio-te o dito-cujo ... tb tenho para 3.45h, 3.30h e 3h15 se estiveres interessado ;) ...
      Abraço

      Excluir
    2. Hmmm.
      Manda para mim...pode ser que resulte melhor...assim combinamos receitas.

      Qt ao confessionario...ui estou surpreso!

      Estás a levar mesmo a serio a coisa!

      Obg.
      Abraço

      Excluir
    3. Hélder Jorge,
      eu mando-te os planos de treino por mail.
      Estás surpreso? Já andava a matutar na coisa há algum tempo, mas é preciso muita força de vontade (não vou passar fome, mas vou ter que deixar de comer muita coisa que habitualmente como e gosto muito ... esperei até à preparação para a Maratona, porque assim será mais fácil motivar-me a manter a linha, pois ando atrás de um objectivo concreto ... tb servirá para ver se realmente faz diferença em atletas de pelotão ou não) ... nas próximas semanas vou informando da evolução da coisa e tal ...
      Abraço

      Excluir
    4. Surpreso pela irá ao confessionário, não pelo objectivo nem pela força de vontade.

      Obrigado

      Abraço

      Excluir
    5. sim, sim... entendi perfeitamente e tb entendo a surpresa - imagina quem convive comigo diariamente - a minha mãe por exemplo quer internar-me pq acha que eu já estou magro demais :):):)
      Abraço

      Excluir
    6. Amanhã envio-te pode ser também um para as 3h15m que com sorte estarei lá para os 30 kms

      Excluir
  7. Boas Carlos! Gostei do " Gosto de preparar os planos mas nunca os consigo cumprir! LOL
    Quanto ao nutricionista... não lhe mostres as fotos nojentas do blog, senão vais levar na cabeça! eheheh

    força!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a pura da verdade neste momento :) .... eu já confessei tudinho, pelo que a nutricionista já sabe de que estirpe sou :)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  8. Já tenho saudades de seguir um plano de treino para a maratona. Muito mais que no trail, fico com aquela sensação de que o trabalho depois compensa! Epah esses planos de alimentação é que.....naaaaah :) Força nisso, és capaz de certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece-me sempre... quando ando muito por trilhos, tenho saudades dos planos para as provas de estrada (principalmente Maratonas) e vice-versa ... Obrigado. Abraço

      Excluir
  9. Sim sra... plano de treinos, consultas de nutrição, parece que a coisa está a ficar profissional :)
    Eu não há maneira de conseguir fazer um plano de treinos, ou melhor, segui-lo. Vou correr quando consigo ter tempo, e mesmo quando tenho tempo há dias que me baldo porque simplesmente não me apetece.
    Gostava de num futuro mais ou menos próximo fazer uma maratona, mas é a preparação que me preocupa, e a pouca vontade de cumprir os planos. Há-de chegar o dia em que se faça um click...
    Boa maratona e mostra como é que se papam kilómetros ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se brinca por estas bandas, pelo menos no papel :) ... eu tb não consigo cumprir o plano, como refiro é uma ginástica do caraças para me desdobrar e conseguir treinar ... neste momento corro às 22/23 horas da noite... é quando posso.
      Aposta na Maratona, faz-se com uma preparação adequada e tudo depende do objectivo.... "apenas" acabar não é difícil para quem já tem alguma experiência e km nas pernas.... um dia faz-se o clique e depois não há volta a dar ;)
      Obrigado... assim farei.
      Abraço

      Excluir
    2. É pena seres de tão longe, se não tinha companhia para as corridas :P Por aqui também são raros os dias que vou correr antes das 22h... Depois da mais pequena estar a dormir :) Temos que ser assim e arranjar tempo para tudo!!
      Abraço

      Excluir
    3. Hehehe... tal e qual... eu vou treinar a essa hora exactamente pelo mesmo motivo :) ...
      Alguém que me compreende :)
      Abraço

      Excluir
  10. Anda lá com isso, moço!
    Se cumprires o plano de treinos e perderes uns quilitos vais que agarres esse RP com mais pinta que o gato agarra o rato!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou, eu vou... moça!!
      Vamos lá ver se consigo cumprir minimamente a coisa ... uma coisa é certa, dia 9/8 não está no calendário da dieta ;););)
      beijinhos

      Excluir
  11. Gostei da penitência por email eheheh

    Força nisso, a preparação para a maratona (apesar de nunca o ter feito) é o mais interessante!

    Planos de nutrição é que dispenso! Mas a seguir a Agosto (quando começar a época) vou ter de começar a fechar a boca... :p

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):)
      É verdade... gosto de preparar tudo, e depois treinar para um objectivo em concreto ... correr a Maratona é depois apenas a cereja no topo do bolo.
      Eu tb dispenso normalmente, mas desta vez quero fazer a experiência ... ver se vale a pena e mudar alguns hábitos alimentares exagerados que sei que tenho.
      Abraço

      Excluir
  12. Tu foste confessar-te antes das férias, Carlos Alberto?? Isso é que é empenho! E ingenuidade... Ihih :-)
    Força, é bom ter um objectivo e gosto da ideia de seguir um plano de treinos, embora nunca o tenha feito excepto na primeira Meia, que cumpri quase à risca (e à rasca, às vezes) :-)
    Bons treinos e bons domingos ;-)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Rute ..... (por acaso não tens 2 nome, não???), tu achas que eu não sei?? Nem é empenho, nem ingenuidade... é uma forma de me manter na linha durante as férias ... já bastou os devaneios na semana de férias no inicio deste mês.
      Obrigado .... e sim, e gosto da fase de planear e de (tentar) cumprir o plano ... à risca já sei que não vou conseguir, mas acredita que à rasca vou andar muitas vezes - não tás bem a ver alguns treinos que lá vem prescritos, mas esses dão "pica" ...
      Vai ser toda a semana à espera que chegue a domingo :):):)
      Beijinhos e vai lá fazer as pazes com as corridas este fim de semana ;)

      Excluir
  13. Olha que eu tenho um plan do myasics e gosto da sua simplicidade. Mas não é tão fácil seguir o plano como pode parecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei ... foi exactamente por ter visto isso lá pelo teu cantinho que eu fui simular um para mim ... mas como é muito diferente do que eu costumo fazer, decidi não arriscar desta vez e deixar para uma próxima ... o myasics não tem séries, mas aposta muito nos longos com grande parte ao ritmo da Maratona (o que me agrada) e menos km semanais ... o que eu sigo, aposta nas series, num treino ritmado e num longo a ritmo lento ao fim de semana ... caminhos diferentes para o mesmo objectivo.
      Abraço

      Excluir